segunda-feira, 29 de junho de 2015

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Matemática

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Matemática
6° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
Números

Números naturais

• Múltiplos e divisores
• Números primos
• Operações básicas (+, –, . , ÷)
• Introdução as potencias

Frações

• Representação
• Comparação e ordenação
• Operações




01- Compreender as principais características do sistema decimal: significado da base e do valor posicional

02- Conhecer as características e propriedades
dos números naturais: significado dos números primos, de múltiplos e de divisores

03- Saber realizar operações com números naturais de modo significativo (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação)

04- Compreender o significado das frações na representação de medidas não inteiras e da equivalência de frações

05- Saber realizar as operações de adição e subtração de frações de modo significativo


Geometria/Relações

Formas geométricas

• Formas planas
• Formas espaciais

Perímetro e área

• Unidades de medida
• Perímetro de uma figura plana
• Calculo de área por composição e decomposição
• Problemas envolvendo área e perímetro de figuras planas

11- Saber identificar e classificar formas planas e espaciais em contextos concretos e por meio de suas representações em desenhos e em malhas

12- Saber planificar figuras espaciais e Identificar figuras espaciais a partir de suas planificações.

13- Compreender a noção de área e perímetro de uma figura, sabendo calcula-los por meio de recursos de contagem e de decomposição de figuras.

14- Compreender a ideia de simetria, sabendo reconhece-la em construções geométricas e artísticas, bem como utiliza-la em construções geométricas elementares.
2º Bimestre
Números/Relações

Números decimais

• Representação
• Transformação em fração decimal
• Operações

Sistemas de medida

• Medidas de comprimento, massa e capacidade.
• Sistema métrico decimal: múltiplos e submúltiplos da unidade
06- Compreender o uso da notação decimal para representar quantidades não inteiras, bem como a ideia de valor posicional.

07- Saber realizar e compreender o significado
das operações de adição e subtração de números decimais

08- Saber transformar frações em números decimais e vice-versa

09- Saber realizar medidas usando padrões
e unidades não convencionais; conhecer diversos sistemas de medidas

10- Conhecer as principais características do sistema métrico decimal: unidades de medida (comprimento, massa, capacidade) e transformações de unidades.

4º Bimestre
Números/Relações

Estatística

• Leitura e construção de gráficos e tabelas
• Media aritmética
• Problemas de contagem

15- Compreender informações transmitidas
em tabelas e gráficos.

16-Saber construir gráficos elementares
(barras, linhas, pontos) utilizando escala adequada.

17-Saber calcular, interpretar e utilizar informações relacionadas as medidas de tendência central (media, mediana, moda)

18-Saber utilizar diagramas de arvore para resolver problemas simples de contagem.

19-Compreender a ideia do principio multiplicativo de contagem.
                                                                                                                                                                                           
Março/2015

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Matemática
7° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
Números

Sistemas de numeração

• Sistemas de numeração na Antiguidade
• O sistema posicional decimal

Números negativos

• Representação
• Operações

Números racionais

• Representação fracionaria e decimal
• Operações com decimais e frações
(complementos)

01- Compreender o funcionamento de sistemas decimais e não decimais de numeração e realizar cálculos simples com potencias

02- Compreender a relação entre uma fração e a representação decimal de um numero, sabendo realizar de modo significativo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com decimais.

03-Saber realizar operações de adição,
subtração, multiplicação e divisão de
frações, compreendendo o significado das operações realizadas

04-Compreender o significado dos números negativos em situações concretas, bem como das operações com negativos

05- Saber realizar de modo significativo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números negativos
Relações

Proporcionalidade

• Variação de grandezas direta ou inversamente proporcionais
• Conceito de razão
• Porcentagem
• Razoes constantes na

Geometria:

• Construção de gráficos de setores
• Problemas envolvendo probabilidade

12-Saber reconhecer situações que envolvem proporcionalidade em diferentes contextos, compreendendo a ideia de grandezas direta e inversamente proporcionais.

13- Saber resolver problemas variados, envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais.

14- Reconhecer e saber utilizar o conceito
de razão em diversos contextos (proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc.), bem como na
construção de gráficos de setores

15- Conhecer o significado do numero
como uma razão constante da Geometria,
sabendo utiliza-lo para realizar cálculos
simples envolvendo o comprimento da circunferência ou de suas partes

16- Saber resolver problemas simples
envolvendo a ideia de probabilidade (porcentagem que representa possibilidades de ocorrência)

2º Bimestre

Geometria

Geometria

• Ângulos
• Polígonos
• Circunferência
• Simetrias
• Construções geométricas
• Poliedros

06- Compreender a ideia de medida de um angulo (em grau), sabendo operar com medidas de ângulos e usar instrumentos geométricos para construir e medir ângulos

07- Compreender e identificar simetria axial e de rotação nas figuras geométricas e nos objetos do dia a dia

08- Saber calcular a soma das medidas dos ângulos internos de um triangulo e estender tal calculo para polígonos de n lados.

09- Saber aplicar os conhecimentos sobre a soma das medidas dos ângulos de um triangulo e de um polígono em situações praticas

10- Saber identificar elementos de poliedros e classificar os poliedros segundo diversos pontos de vista

11- Saber planificar e representar (em vistas) figuras espaciais

4º Bimestre

Números

Álgebra

• Uso de letras para representar um valor
Desconhecido
• Conceito de equação
• Resolução de equações
• Equações e problemas

17-Compreender o uso de letras para representar valores desconhecidos, em particular, no uso de formulas

18- Saber fazer a transposição entre a linguagem corrente e a linguagem
algébrica

19- Compreender o conceito de equação a partir da ideia de equivalência, sabendo caracterizar cada equação como uma pergunta

20-Saber traduzir problemas expressos na
linguagem corrente em equações
• Conhecer alguns procedimentos para a resolução de uma equação: equivalência e operação inversa
                                                                                                                                                                                           
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Matemática
8° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades

Números

Números racionais

• Transformação de decimais finitos em
fração
• Dizimas periódicas e fração geratriz

Potenciação

• Propriedades para expoentes inteiros
• Problemas de contagem

01-Compreender a ideia de numero racional em sua relação com as frações e as razoes

02-Conhecer as condições que fazem com que uma razão entre inteiros possa se expressar por meio de dizimas periódicas; saber calcular a geratriz de uma dizima.

03- Compreender a utilidade do uso da linguagem das potencias para representar números muito grandes e muito pequenos

04-Conhecer as propriedades das potencias e saber realizar de modo significativo as operações com potencias (expoentes inteiros)

Números/Relações

Equações

• Resolução de equações de 1o- grau
• Sistemas de equações e resolução de problemas
• Inequações  de 1o- grau

Gráficos

• Coordenadas: localização de pontos no plano cartesiano

09 -Compreender situações problema que envolvem proporcionalidade, sabendo representa-las por meio de equações ou inequações

10-Saber expressar de modo significativo a solução de equações e inequações de 1o- grau

11-Saber explorar problemas simples de matemática discreta, buscando soluções inteiras de equações lineares com duas incógnitas

12-Saber resolver sistemas lineares de duas equações e duas incógnitas pelos métodos da adição e da substituição, sabendo escolher de forma criteriosa o caminho mais adequado em cada situação

13- Compreender e usar o plano cartesiano para a representação de pares ordenados, bem como para a representação das soluções de um sistema de equações lineares.

2º Bimestre

Números/Relações

Expressões algébricas

• Equivalências e transformações
• Produtos notáveis
• Fatoração algébrica

05-Realizar operações simples com monômios e polinômios

06- Relacionar as linguagens algébrica e geométrica, sabendo traduzir uma delas na outra, particularmente no caso dos produtos notáveis

07- Saber atribuir significado a fatoração algébrica e como utiliza-la na resolução de equações e em outros contextos

08- Compreender o significado de expressões envolvendo números naturais por meio de sua representação simbólica e de seu significado geométrico (2n e um numero par,       2n + 1 e um numero impar, a soma
dos n primeiros números naturais e
 n_(_n_ + 1  ) etc.
          2

4º Bimestre

Geometria

Geometria

• Teorema de Tales
• Teorema de Pitágoras
• Área de polígonos
• Volume do prisma

14-Reconhecer e aplicar o teorema de Tales como uma forma de ocorrência da ideia de proporcionalidade, na solução de problemas em diferentes contextos

15-Compreender o significado do teorema de Pitágoras, utilizando-o na solução de problemas em diferentes contextos

16-Calcular áreas de polígonos de diferentes tipos, com destaque para os polígonos regulares

17-Saber identificar prismas em diferentes contextos, bem como saber construí-los e calcular seus volumes.
                                                                                                                                                                                           


Março/2015


Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Matemática
9° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades

Números

Números reais

• Conjuntos numéricos
• Números irracionais
• Potenciação e radiciação em R
• Notação cientifica

01-Compreender a necessidade das sucessivas ampliações dos conjuntos numéricos, culminando com os números irracionais

02- Saber representar os números reais na reta numerada

03-Incorporar a ideia basica de que os números irracionais somente podem ser utilizados em contextos práticos por meio de suas aproximações racionais, sabendo
calcular a aproximação racional de um numero irracional

04-Saber realizar de modo significativo as operações de radiciação e de potenciação com números reais

05- Compreender o significado e saber utilizar a notação cientifica na representação de números muito grandes ou muitos pequenos

Geometria/Relações

Proporcionalidade na Geometria

O conceito de semelhança
• Semelhança de triângulos
• Razoes trigonométricas

11-Saber reconhecer a semelhança entre figuras planas, a partir da igualdade das medidas dos ângulos e da proporcionalidade entre as medidas lineares correspondentes

12-Saber identificar triângulos semelhantes e resolver situações-problema envolvendo semelhança de triângulos

13-Compreender e saber aplicar as relações métricas dos triângulos retângulos, particularmente o teorema de Pitágoras, na resolução de problemas em diferentes contextos

14-Compreender o significado das razoes trigonométricas fundamentais (seno, cosseno e tangente) e saber utiliza-las para resolver problemas em diferentes contextos.
2º Bimestre

Números/Relações

Álgebra

• Equações de 2o- grau: resolução e problemas

Funções

• Noções básicas sobre função
• A ideia de variação
• Construção de tabelas e gráficos para
representar funções de 1o- e de 2o- graus

06-Compreender a resolução de equações de 2o- grau e saber utiliza-las em contextos práticos

07-Compreender a noção de função como relação de interdependência entre grandezas

08-Saber expressar e utilizar em contextos práticos as relações de proporcionalidade direta entre duas grandezas por meio de funções de 1o- grau

09- Saber expressar e utilizar em contextos práticos as relações de proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra por meio de uma função de 2o- grau

10- Saber construir gráficos de funções de 1° e de 2° graus por meio de tabelas e da comparação com os gráficos das funções y = x e y = x2

4º Bimestre

Geometria/Números

Corpos redondos

• O numero Õ; a circunferência, o circulo e suas partes; área do circulo
• Volume e área do cilindro

Probabilidade

• Problemas de contagem e introdução
a probabilidade

15-Conhecer a circunferência, seus principais elementos, suas características e suas partes

16-Compreender o significado do Õ como uma razão e sua utilização no calculo do perímetro e da área da circunferência

17- Saber calcular de modo compreensivo a área e o volume de um cilindro

18-Saber resolver problemas envolvendo processos de contagem – principio multiplicativo

19- Saber resolver problemas que envolvam
ideias simples sobre probabilidade
                                                                                                                                                                                           

Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Matemática
1ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades

Números

Números e sequencias

• Conjuntos numéricos
• Regularidades numéricas: sequencias
• Progressões aritméticas e progressões geométricas

01-Saber reconhecer padrões e regularidades em sequencias numéricas ou de imagens, expressando-as matematicamente, quando possível

02-Conhecer as características principais das progressões aritméticas – expressão do termo geral, soma dos n primeiros termos, entre outras –, sabendo aplica-las em diferentes contextos

03-Conhecer as características principais das progressões geométricas – expressão do termo geral, soma dos n primeiros termos, entre outras –, sabendo aplica-las em diferentes contextos.

04- Compreender o significado da soma dos termos de uma PG infinita (razão de valor absoluto menor do
 que 1) e saber calcular tal soma em alguns contextos, físicos ou geométricos


Relações

Funções exponencial e logarítmica

• Crescimento exponencial
• Função exponencial: equações e inequações
• Logaritmos: definição e propriedades
• Função logarítmica: equações e inequações


09-Conhecer a função exponencial e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento

10-Compreender o significado dos
logaritmos como expoentes convenientes para a representação de números muito grandes ou muito pequenos, em diferentes contextos

11-Conhecer as principais propriedades dos logaritmos, bem como a representação
da função logarítmica, como inversa da função exponencial
• Saber resolver equações e inequacoes simples, usando propriedades de potencias e logaritmos.
2º Bimestre
Relações
Funcoes
• Relacao entre duas grandezas
• Proporcionalidades: direta, inversa, direta
com o quadrado
• Funcao de 1o- grau
• Funcao de 2o- grau

05-Saber reconhecer relações de
proporcionalidade direta, inversa,
direta com o quadrado, entre outras,
representando-as por meio de funções

06-Compreender a construção do gráfico de funções de 1o- grau, sabendo caracterizar o crescimento, o decrescimento e a taxa de variação

07-Compreender a construção do gráfico de funções de 2o- grau como expressões de proporcionalidade entre uma grandeza e o quadrado de outra, sabendo caracterizar os intervalos de crescimento e decrescimento, os sinais da função e os valores extremos (pontos de Maximo ou de mínimo)

08- Saber utilizar em diferentes contextos as funções de 1o- e de 2o- graus, explorando especialmente problemas de máximos e mínimos.

4º Bimestre

Geometria/Relações

Geometria-Trigonometria

• Razoes trigonométricas nos triângulos retângulos
• Polígonos regulares: inscrição, circunscrição e pavimentação de
superfícies
• Resolução de triângulos não retângulos:
Lei dos Senos e Lei dos Cossenos

12-Saber usar de modo sistemático
relações métricas fundamentais entre os elementos de triângulos retângulos, em diferentes contextos

13-Conhecer algumas relações métricas fundamentais em triângulos não retângulos, especialmente a Lei dos Senos e a Lei dos Cossenos

14- Saber construir polígonos regulares e reconhecer suas propriedades fundamentais

15- Saber aplicar as propriedades dos polígonos regulares no problema da pavimentação de superfícies

16- Saber inscrever e circunscrever polígonos regulares em circunferências dadas
                                                                                                                                                                                           
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Matemática
2ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades

Relações

Trigonometria

• Fenômenos periódicos
• Funções trigonométricas
• Equações e inequações
• Adição de arcos
01-Reconhecer a periodicidade presente em alguns fenômenos naturais, associando-a as funções trigonométricas básicas

02- Conhecer as principais características das funções trigonométricas básicas (especialmente o seno, o cosseno e a tangente), sabendo construir seus gráficos e aplica-las em diversos contextos

03- Saber construir o gráfico de funções trigonométricas como
f (x) = asen(bx) + c a partir do gráfico de y = sen x, compreendendo o significado das
transformações associadas aos coeficientes a, b e c

04- Saber resolver equações e inequações trigonométricas simples, compreendendo
o significado das soluções obtidas, em diferentes contextos

Números

Analise combinatória e probabilidade

• Princípios multiplicativo e aditivo
• Probabilidade simples
• Arranjos, combinações e permutações
• Probabilidade da reunião e/ou da intersecção de eventos
• Probabilidade condicional
• Distribuição binomial de probabilidades:
o triangulo de Pascal e o binômio de Newton

09-Compreender os raciocínios combinatórios aditivo e multiplicativo na resolução de
situações-problema de contagem indireta do numero de possibilidades de ocorrência de
um evento

10- Saber calcular probabilidades de eventos
em diferentes situações-problema,
recorrendo a raciocínios combinatórios gerais, sem a necessidade de aplicação de formulas especificas

11- Saber resolver problemas que envolvam o calculo de probabilidades de eventos simples repetidos, como os que conduzem
ao binômio de Newton

12-  Conhecer e saber utilizar as propriedades
simples do binômio de Newton e do
triangulo de Pascal

2º Bimestre

Números/Relações

Matrizes, determinantes e sistemas lineares

• Matrizes: significado como tabelas, características e operações.
• A noção de determinante de uma matriz
quadrada
• Resolução e discussão de sistemas lineares: escalonamento

05-Compreender o significado das
matrizes e das operações entre elas
na representação de tabelas e de
transformações geométricas no plano

06-Saber expressar, por meio de matrizes, situações relativas a fenômenos físicos ou geométricos (imagens digitais, pixels etc.)

07-Saber resolver e discutir sistemas de
equações lineares pelo método de escalonamento de matrizes

08- Reconhecer situações-problema que envolvam sistemas de equações lineares (ate a 4a- ordem), sabendo equaciona-los e resolve-los
4º Bimestre

Geometria

Geometria métrica espacial

• Elementos de geometria de posição
• Poliedros, prismas e pirâmides
• Cilindros, cones e esferas

13- Compreender os fatos fundamentais relativos ao modo geométrico de organização
do conhecimento (conceitos primitivos, definições, postulados e teoremas)

14- Saber identificar propriedades características, calcular relações métricas fundamentais (comprimentos, áreas e volumes) de sólidos como o prisma e o cilindro, utilizando-as em diferentes contextos

15-  Saber identificar propriedades características, calcular relações métricas fundamentais
(comprimentos, áreas e volumes) de sólidos como a pirâmide e o cone, utilizando-as em diferentes contextos

16- Saber identificar propriedades
características, calcular relações métricas fundamentais (comprimentos, áreas e volumes) da esfera e de suas partes, utilizando-as em diferentes contextos

17- Compreender as propriedades da esfera e de suas partes, relacionando-as com os significados dos fusos, das latitudes e das longitudes terrestres
                                                                                                                                                                                           

Março/2015

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Matemática
3ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades

Geometria/Relações

Geometria analítica

• Pontos: distancia, ponto médio e
alinhamento de três pontos
• Reta: equação e estudo dos coeficientes;
problemas lineares
• Ponto e reta: distancia
• Circunferência: equação
• Reta e circunferência: posições relativas
• Cônicas: noções, equações, aplicações

01-Saber usar de modo sistemático sistemas de coordenadas cartesianas para representar pontos, figuras, relações, equações

02-Saber reconhecer a equação da reta,
o significado de seus coeficientes, as
condições que garantem o paralelismo e a perpendicularidade entre retas

03- Compreender a representação de regiões do plano por meio de inequações lineares

04-  Saber resolver problemas práticos
associados a equações e inequações
lineares

05- Saber identificar as equações da
circunferência e das cônicas na forma
reduzida e conhecer as propriedades
características das cônicas





Relações

Estudo das funções

• Qualidades das funções
• Gráficos: funções trigonométricas,exponencial, logarítmica e polinomiais
• Gráficos: analise de sinal, crescimento e taxa de variação
• Composição: translações e reflexões
• Inversão

12- Saber usar de modo sistemático as funções para caracterizar relações de interdependência, reconhecendo as funções de 1°e de 2° graus, seno, cosseno, tangente, exponencial e logarítmica, com suas propriedades características

13-  Saber construir gráficos de funções por meio de transformações em funções
mais simples (translações horizontais, verticais, simetrias, inversões)

14-  Compreender o significado da taxa de variação unitária (variação de f(x) por unidade a mais de x), utilizando-a para caracterizar o crescimento, o decrescimento
e a concavidade de gráficos

15-  Conhecer o significado, em diferentes contextos, do crescimento e do decrescimento exponencial, incluindo-se os que se expressam por meio de funções de base ℮

2º Bimestre

Números

Equações algébricas e números complexos

• Equações polinomiais
• Números complexos: operações e
representação geométrica
• Teorema sobre as raízes de uma equação
polinomial
• Relações de Girard

06-Compreender a historia das equações,

07- com o deslocamento das atenções das formulas para as analises qualitativas

08- Conhecer as relações entre os coeficientes e as raízes de uma equação algébrica

09-  Saber reduzir a ordem de uma equação a partir do conhecimento de uma raiz

10-  Saber expressar o significado dos
números complexos por meio do plano
de Argand-Gauss

11-  Compreender o significado geométrico das operações com números complexos, associando-as a transformações no plano

4º Bimestre

Números/Relações

Estatística

• Gráficos estatísticos: calculo e interpretação de índices estatísticos
• Medidas de tendência central: media, mediana e moda
• Medidas de dispersão: desvio médio e desvio padrão
• Elementos de amostragem

16 - Saber construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas

17- Saber calcular e interpretar medidas de tendência central de uma distribuição de dados: media, mediana e moda

18-  Saber calcular e interpretar medidas de dispersão de uma distribuição de dados: desvio padrão

19-  Saber analisar e interpretar índices estatísticos de diferentes tipos

20- Reconhecer as características de conjuntos de dados distribuídos normalmente; utilizar a curva normal em estimativas pontuais e intervalares

                                                                                                                                                                                           

Março/2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário