Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro
de Conteúdos e Habilidades de Matemática
6° Ano do Ensino Fundamental
|
|||||
1º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
Números
Números naturais
• Múltiplos e divisores
• Números primos
• Operações básicas (+, –, . ,
÷)
• Introdução as potencias
Frações
• Representação
• Comparação e ordenação
• Operações
|
01- Compreender as principais características do sistema
decimal: significado da base e do valor posicional
02- Conhecer as características e propriedades
dos números naturais: significado dos números primos, de
múltiplos e de divisores
03- Saber realizar operações com números naturais de modo
significativo (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação)
04- Compreender o significado das frações na representação
de medidas não inteiras e da equivalência de frações
05- Saber realizar as operações de adição e subtração de
frações de modo significativo
|
Geometria/Relações
Formas
geométricas
• Formas planas
• Formas espaciais
Perímetro
e área
• Unidades de medida
• Perímetro de uma figura plana
• Calculo de área por composição
e decomposição
• Problemas envolvendo área e perímetro
de figuras planas
|
11- Saber identificar e classificar formas planas e
espaciais em contextos concretos e por meio de suas representações em desenhos
e em malhas
12- Saber planificar figuras espaciais e Identificar
figuras espaciais a partir de suas planificações.
13- Compreender a noção de área e perímetro de uma figura,
sabendo calcula-los por meio de recursos de contagem e de decomposição de figuras.
14- Compreender a ideia de simetria, sabendo reconhece-la
em construções geométricas e artísticas, bem como utiliza-la em construções geométricas
elementares.
|
||
2º Bimestre
|
Números/Relações
Números decimais
• Representação
• Transformação em fração decimal
• Operações
Sistemas de medida
• Medidas de comprimento, massa e capacidade.
• Sistema métrico decimal: múltiplos e submúltiplos da
unidade
|
06- Compreender o uso da notação decimal para representar
quantidades não inteiras, bem como a ideia de valor posicional.
07- Saber realizar e compreender o significado
das operações de adição e subtração de números decimais
08- Saber transformar frações em números decimais e
vice-versa
09- Saber realizar medidas usando padrões
e unidades não convencionais; conhecer diversos sistemas
de medidas
10- Conhecer as principais características do sistema
métrico decimal: unidades de medida (comprimento, massa, capacidade) e transformações
de unidades.
|
4º Bimestre
|
Números/Relações
Estatística
• Leitura e construção de gráficos
e tabelas
• Media aritmética
• Problemas de contagem
|
15- Compreender informações transmitidas
em tabelas e gráficos.
16-Saber construir gráficos elementares
(barras, linhas, pontos)
utilizando escala adequada.
17-Saber calcular, interpretar e utilizar informações
relacionadas as medidas de tendência central (media, mediana, moda)
18-Saber utilizar diagramas de arvore para resolver
problemas simples de contagem.
19-Compreender a ideia do principio multiplicativo de
contagem.
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Matemática
7° Ano do Ensino Fundamental
|
|||||
1º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
Números
Sistemas de numeração
• Sistemas de numeração na Antiguidade
• O sistema posicional decimal
Números negativos
• Representação
• Operações
Números racionais
• Representação fracionaria e
decimal
• Operações com decimais e frações
(complementos)
|
01- Compreender o funcionamento de sistemas decimais e não
decimais de numeração e realizar cálculos simples com potencias
02- Compreender a relação entre uma fração e a representação
decimal de um numero, sabendo realizar de modo significativo as operações de adição,
subtração, multiplicação e divisão com decimais.
03-Saber realizar operações de adição,
subtração, multiplicação e divisão
de
frações, compreendendo o
significado das operações realizadas
04-Compreender o significado dos números negativos em situações
concretas, bem como das operações com negativos
05- Saber realizar de modo significativo as operações de adição,
subtração, multiplicação e divisão de números negativos
|
Relações
Proporcionalidade
• Variação de grandezas direta
ou inversamente proporcionais
• Conceito de razão
• Porcentagem
• Razoes constantes na
Geometria:
• Construção de gráficos de
setores
• Problemas envolvendo
probabilidade
|
12-Saber reconhecer situações que envolvem
proporcionalidade em diferentes contextos, compreendendo a ideia de grandezas
direta e inversamente proporcionais.
13- Saber resolver problemas variados, envolvendo grandezas
direta e inversamente proporcionais.
14- Reconhecer e saber utilizar o conceito
de razão em diversos contextos (proporcionalidade,
escala, velocidade, porcentagem etc.), bem como na
construção de gráficos de
setores
15- Conhecer o significado do numero
como uma razão constante da
Geometria,
sabendo utiliza-lo para realizar
cálculos
simples envolvendo o comprimento
da circunferência ou de suas partes
16- Saber resolver problemas simples
envolvendo a ideia de
probabilidade (porcentagem que representa possibilidades de ocorrência)
|
||
2º Bimestre
|
Geometria
Geometria
• Ângulos
• Polígonos
• Circunferência
• Simetrias
• Construções geométricas
• Poliedros
|
06- Compreender a ideia de medida de um angulo (em grau),
sabendo operar com medidas de ângulos e usar instrumentos geométricos para
construir e medir ângulos
07- Compreender e identificar simetria axial e de rotação
nas figuras geométricas e nos objetos do dia a dia
08- Saber calcular a soma das medidas dos ângulos internos
de um triangulo e estender tal calculo para polígonos de n lados.
09- Saber aplicar os conhecimentos sobre a soma das medidas
dos ângulos de um triangulo e de um polígono em situações praticas
10- Saber identificar elementos de poliedros e classificar
os poliedros segundo diversos pontos de vista
11- Saber planificar e representar (em vistas) figuras
espaciais
|
4º Bimestre
|
Números
Álgebra
• Uso de letras para representar
um valor
Desconhecido
• Conceito de equação
• Resolução de equações
• Equações e problemas
|
17-Compreender o uso de letras para representar valores
desconhecidos, em particular, no uso de formulas
18- Saber fazer a transposição entre a linguagem corrente e
a linguagem
algébrica
19- Compreender o conceito de equação a partir da ideia de equivalência,
sabendo caracterizar cada equação como uma pergunta
20-Saber traduzir problemas expressos na
linguagem corrente em equações
• Conhecer alguns procedimentos
para a resolução de uma equação: equivalência e operação inversa
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Matemática
8° Ano do Ensino Fundamental
|
|||||
1º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
Números
Números racionais
• Transformação de decimais
finitos em
fração
• Dizimas periódicas e fração
geratriz
Potenciação
• Propriedades para expoentes
inteiros
• Problemas de contagem
|
01-Compreender a ideia de numero racional em sua relação
com as frações e as razoes
02-Conhecer as condições que fazem com que uma razão entre
inteiros possa se expressar por meio de dizimas periódicas; saber calcular a
geratriz de uma dizima.
03- Compreender a utilidade do uso da linguagem das
potencias para representar números muito grandes e muito pequenos
04-Conhecer as propriedades das potencias e saber realizar
de modo significativo as operações com potencias (expoentes inteiros)
|
Números/Relações
Equações
• Resolução de equações de 1o-
grau
• Sistemas de equações e resolução
de problemas
• Inequações de 1o- grau
Gráficos
• Coordenadas: localização de
pontos no plano cartesiano
|
09
-Compreender situações problema
que envolvem proporcionalidade, sabendo representa-las por meio de equações
ou inequações
10-Saber expressar de modo significativo a solução de equações
e inequações de 1o- grau
11-Saber explorar problemas simples de matemática discreta,
buscando soluções inteiras de equações lineares com duas incógnitas
12-Saber resolver sistemas lineares de duas equações e duas
incógnitas pelos métodos da adição e da substituição, sabendo escolher de
forma criteriosa o caminho mais adequado em cada situação
13- Compreender e usar o plano cartesiano para a representação
de pares ordenados, bem como para a representação das soluções de um sistema
de equações lineares.
|
||
2º Bimestre
|
Números/Relações
Expressões algébricas
• Equivalências e transformações
• Produtos notáveis
• Fatoração algébrica
|
05-Realizar operações simples com monômios e polinômios
06- Relacionar as linguagens algébrica e geométrica,
sabendo traduzir uma delas na outra, particularmente no caso dos produtos notáveis
07- Saber atribuir significado a fatoração algébrica e como
utiliza-la na resolução de equações e em outros contextos
08- Compreender o significado de expressões envolvendo números
naturais por meio de sua representação simbólica e de seu significado geométrico
(2n e um numero par, 2n + 1 e um numero impar, a soma
dos n primeiros números naturais
e
n_(_n_ + 1 ) etc.
2
|
4º Bimestre
|
Geometria
Geometria
• Teorema de Tales
• Teorema de Pitágoras
• Área de polígonos
• Volume do prisma
|
14-Reconhecer e aplicar o teorema de Tales como uma forma
de ocorrência da ideia de proporcionalidade, na solução de problemas em
diferentes contextos
15-Compreender o significado do teorema de Pitágoras,
utilizando-o na solução de problemas em diferentes contextos
16-Calcular áreas de polígonos de diferentes tipos, com
destaque para os polígonos regulares
17-Saber identificar prismas em diferentes contextos, bem
como saber construí-los e calcular seus volumes.
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Matemática
9° Ano do Ensino Fundamental
|
|||||
1º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
Números
Números reais
• Conjuntos numéricos
• Números irracionais
• Potenciação e radiciação em R
• Notação cientifica
|
01-Compreender a necessidade das sucessivas ampliações dos
conjuntos numéricos, culminando com os números irracionais
02- Saber representar os números reais na reta numerada
03-Incorporar a ideia basica de que os números irracionais
somente podem ser utilizados em contextos práticos por meio de suas aproximações
racionais, sabendo
calcular a aproximação racional
de um numero irracional
04-Saber realizar de modo significativo as operações de radiciação
e de potenciação com números reais
05- Compreender o significado e saber utilizar a notação
cientifica na representação de números muito grandes ou muitos pequenos
|
Geometria/Relações
Proporcionalidade na Geometria
• O
conceito de semelhança
• Semelhança de triângulos
• Razoes trigonométricas
|
11-Saber reconhecer a semelhança entre figuras planas, a
partir da igualdade das medidas dos ângulos e da proporcionalidade entre as
medidas lineares correspondentes
12-Saber identificar triângulos semelhantes e resolver
situações-problema envolvendo semelhança de triângulos
13-Compreender e saber aplicar as relações métricas dos triângulos
retângulos, particularmente o teorema de Pitágoras, na resolução de problemas
em diferentes contextos
14-Compreender o significado das razoes trigonométricas fundamentais
(seno, cosseno e tangente) e saber utiliza-las para resolver problemas em
diferentes contextos.
|
||
2º Bimestre
|
Números/Relações
Álgebra
• Equações de 2o- grau: resolução
e problemas
Funções
• Noções básicas sobre função
• A ideia de variação
• Construção de tabelas e gráficos
para
representar funções de 1o- e de
2o- graus
|
06-Compreender a resolução de equações de 2o- grau e saber utiliza-las
em contextos práticos
07-Compreender a noção de função como relação de interdependência
entre grandezas
08-Saber expressar e utilizar em contextos práticos as relações
de proporcionalidade direta entre duas grandezas por meio de funções de 1o-
grau
09- Saber expressar e utilizar em contextos práticos as relações
de proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra por meio
de uma função de 2o- grau
10- Saber construir gráficos de funções de 1° e de 2° graus
por meio de tabelas e da comparação com os gráficos das funções y = x e y =
x2
|
4º Bimestre
|
Geometria/Números
Corpos redondos
• O numero Õ; a circunferência, o circulo e suas partes; área do
circulo
• Volume e área do cilindro
Probabilidade
• Problemas de contagem e introdução
a probabilidade
|
15-Conhecer a circunferência, seus principais elementos,
suas características e suas partes
16-Compreender o significado do Õ como uma razão e sua utilização no calculo do perímetro
e da área da circunferência
17- Saber calcular de modo compreensivo a área e o volume
de um cilindro
18-Saber resolver problemas envolvendo processos de
contagem – principio multiplicativo
19- Saber resolver problemas que envolvam
ideias simples sobre
probabilidade
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos
e Habilidades de Matemática
1ª Série do Ensino Médio
|
|||||
1º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
Números
Números e sequencias
• Conjuntos numéricos
• Regularidades numéricas:
sequencias
• Progressões aritméticas e progressões
geométricas
|
01-Saber reconhecer
padrões e regularidades em sequencias numéricas ou de imagens, expressando-as
matematicamente, quando possível
02-Conhecer as características principais das progressões aritméticas
– expressão do termo geral, soma dos n primeiros termos, entre outras –,
sabendo aplica-las em diferentes contextos
03-Conhecer as características principais das progressões geométricas
– expressão do termo geral, soma dos n primeiros termos, entre outras –,
sabendo aplica-las em diferentes contextos.
04- Compreender o significado da soma dos termos de uma PG
infinita (razão de valor absoluto menor do
que 1) e saber calcular tal soma em alguns
contextos, físicos ou geométricos
|
Relações
Funções exponencial e logarítmica
• Crescimento exponencial
• Função exponencial: equações e
inequações
• Logaritmos: definição e
propriedades
• Função logarítmica: equações e
inequações
|
09-Conhecer a função exponencial e suas propriedades
relativas ao crescimento ou decrescimento
10-Compreender o significado dos
logaritmos como expoentes
convenientes para a representação de números muito grandes ou muito pequenos,
em diferentes contextos
11-Conhecer as principais propriedades dos logaritmos, bem
como a representação
da função logarítmica, como
inversa da função exponencial
• Saber resolver equações e inequacoes
simples, usando propriedades de potencias e logaritmos.
|
||
2º Bimestre
|
Relações
Funcoes
• Relacao entre duas grandezas
• Proporcionalidades: direta,
inversa, direta
com o quadrado
• Funcao de 1o- grau
• Funcao de 2o- grau
|
05-Saber reconhecer relações de
proporcionalidade direta,
inversa,
direta com o quadrado, entre
outras,
representando-as por meio de funções
06-Compreender a construção do gráfico de funções de 1o-
grau, sabendo caracterizar o crescimento, o decrescimento e a taxa de variação
07-Compreender a construção do gráfico de funções de 2o-
grau como expressões de proporcionalidade entre uma grandeza e o quadrado de
outra, sabendo caracterizar os intervalos de crescimento e decrescimento, os
sinais da função e os valores extremos (pontos de Maximo ou de mínimo)
08- Saber utilizar em diferentes contextos as funções de
1o- e de 2o- graus, explorando especialmente problemas de máximos e mínimos.
|
4º Bimestre
|
Geometria/Relações
Geometria-Trigonometria
• Razoes trigonométricas nos triângulos
retângulos
• Polígonos regulares: inscrição,
circunscrição e pavimentação de
superfícies
• Resolução de triângulos não retângulos:
Lei dos Senos e Lei dos Cossenos
|
12-Saber usar de modo sistemático
relações métricas fundamentais
entre os elementos de triângulos retângulos, em diferentes contextos
13-Conhecer algumas relações métricas fundamentais em triângulos
não retângulos, especialmente a Lei dos Senos e a Lei dos Cossenos
14- Saber construir polígonos regulares e reconhecer suas
propriedades fundamentais
15- Saber aplicar as propriedades dos polígonos regulares
no problema da pavimentação de superfícies
16- Saber inscrever e circunscrever polígonos regulares em circunferências
dadas
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Matemática
2ª Série do Ensino Médio
|
|||||
1º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
Relações
Trigonometria
• Fenômenos periódicos
• Funções trigonométricas
• Equações e inequações
• Adição de arcos
|
01-Reconhecer a periodicidade
presente em alguns fenômenos naturais, associando-a as funções trigonométricas
básicas
02- Conhecer as principais
características das funções trigonométricas básicas (especialmente o seno, o
cosseno e a tangente), sabendo construir seus gráficos e aplica-las em
diversos contextos
03- Saber construir o gráfico de
funções trigonométricas como
f (x) = asen(bx) + c a partir do
gráfico de y = sen x, compreendendo o significado das
transformações associadas aos coeficientes
a, b e c
04- Saber resolver equações e
inequações trigonométricas simples, compreendendo
o significado das soluções
obtidas, em diferentes contextos
|
Números
Analise combinatória e
probabilidade
• Princípios multiplicativo e
aditivo
• Probabilidade simples
• Arranjos, combinações e permutações
• Probabilidade da reunião e/ou
da intersecção de eventos
• Probabilidade condicional
• Distribuição binomial de
probabilidades:
o triangulo de Pascal e o binômio
de Newton
|
09-Compreender os raciocínios combinatórios
aditivo e multiplicativo na resolução de
situações-problema de contagem
indireta do numero de possibilidades de ocorrência de
um evento
10- Saber calcular
probabilidades de eventos
em diferentes situações-problema,
recorrendo a raciocínios combinatórios
gerais, sem a necessidade de aplicação de formulas especificas
11- Saber resolver problemas que
envolvam o calculo de probabilidades de eventos simples repetidos, como os
que conduzem
ao binômio de Newton
12- Conhecer e saber utilizar as propriedades
simples do binômio de Newton e
do
triangulo de Pascal
|
||
2º Bimestre
|
Números/Relações
Matrizes, determinantes e
sistemas lineares
• Matrizes: significado como
tabelas, características e operações.
• A noção de determinante de uma
matriz
quadrada
• Resolução e discussão de
sistemas lineares: escalonamento
|
05-Compreender o significado das
matrizes e das operações entre
elas
na representação de tabelas e de
transformações geométricas no
plano
06-Saber expressar, por meio de
matrizes, situações relativas a fenômenos físicos ou geométricos (imagens
digitais, pixels etc.)
07-Saber resolver e discutir
sistemas de
equações lineares pelo método de
escalonamento de matrizes
08- Reconhecer situações-problema
que envolvam sistemas de equações lineares (ate a 4a- ordem), sabendo
equaciona-los e resolve-los
|
4º Bimestre
|
Geometria
Geometria métrica espacial
• Elementos de geometria de posição
• Poliedros, prismas e pirâmides
• Cilindros, cones e esferas
|
13- Compreender os fatos
fundamentais relativos ao modo geométrico de organização
do conhecimento (conceitos
primitivos, definições, postulados e teoremas)
14- Saber identificar
propriedades características, calcular relações métricas fundamentais (comprimentos,
áreas e volumes) de sólidos como o prisma e o cilindro, utilizando-as em diferentes
contextos
15- Saber identificar propriedades características,
calcular relações métricas fundamentais
(comprimentos, áreas e volumes)
de sólidos como a pirâmide e o cone, utilizando-as em diferentes contextos
16- Saber identificar
propriedades
características, calcular relações
métricas fundamentais (comprimentos, áreas e volumes) da esfera e de suas
partes, utilizando-as em diferentes contextos
17- Compreender as propriedades
da esfera e de suas partes, relacionando-as com os significados dos fusos,
das latitudes e das longitudes terrestres
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Matemática
3ª Série do Ensino Médio
|
|||||
1º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
Geometria/Relações
Geometria analítica
• Pontos: distancia, ponto médio
e
alinhamento de três pontos
• Reta: equação e estudo dos
coeficientes;
problemas lineares
• Ponto e reta: distancia
• Circunferência: equação
• Reta e circunferência: posições
relativas
• Cônicas: noções, equações, aplicações
|
01-Saber usar de modo sistemático
sistemas de coordenadas cartesianas para representar pontos, figuras, relações,
equações
02-Saber reconhecer a equação da
reta,
o significado de seus
coeficientes, as
condições que garantem o
paralelismo e a perpendicularidade entre retas
03- Compreender a representação
de regiões do plano por meio de inequações lineares
04- Saber resolver problemas práticos
associados a equações e inequações
lineares
05- Saber identificar as equações
da
circunferência e das cônicas na
forma
reduzida e conhecer as
propriedades
características das cônicas
|
Relações
Estudo das funções
• Qualidades das funções
• Gráficos: funções trigonométricas,exponencial,
logarítmica e polinomiais
• Gráficos: analise de sinal,
crescimento e taxa de variação
• Composição: translações e reflexões
• Inversão
|
12- Saber usar de modo sistemático
as funções para caracterizar relações de interdependência, reconhecendo as funções
de 1°e de 2° graus, seno, cosseno, tangente, exponencial e logarítmica, com
suas propriedades características
13- Saber construir gráficos de funções por meio
de transformações em funções
mais simples (translações horizontais,
verticais, simetrias, inversões)
14- Compreender o significado da taxa de variação
unitária (variação de f(x) por unidade a mais de x), utilizando-a para caracterizar
o crescimento, o decrescimento
e a concavidade de gráficos
15- Conhecer o significado, em diferentes contextos,
do crescimento e do decrescimento exponencial, incluindo-se os que se
expressam por meio de funções de base ℮
|
||
2º Bimestre
|
Números
Equações algébricas e números
complexos
• Equações polinomiais
• Números complexos: operações e
representação geométrica
• Teorema sobre as raízes de uma
equação
polinomial
• Relações de Girard
|
06-Compreender a historia das equações,
07- com o deslocamento das atenções
das formulas para as analises qualitativas
08- Conhecer as relações entre
os coeficientes e as raízes de uma equação algébrica
09- Saber reduzir a ordem de uma equação a partir
do conhecimento de uma raiz
10- Saber expressar o significado dos
números complexos por meio do
plano
de Argand-Gauss
11- Compreender o significado geométrico das operações
com números complexos, associando-as a transformações no plano
|
4º Bimestre
|
Números/Relações
Estatística
• Gráficos estatísticos: calculo
e interpretação de índices estatísticos
• Medidas de tendência central:
media, mediana e moda
• Medidas de dispersão: desvio médio
e desvio padrão
• Elementos de amostragem
|
16 - Saber construir e
interpretar tabelas e gráficos de frequências a partir de dados obtidos em
pesquisas por amostras estatísticas
17- Saber calcular e interpretar
medidas de tendência central de uma distribuição de dados: media, mediana e
moda
18- Saber calcular e interpretar medidas de dispersão
de uma distribuição de dados: desvio padrão
19- Saber analisar e interpretar índices estatísticos
de diferentes tipos
20- Reconhecer as características
de conjuntos de dados distribuídos normalmente; utilizar a curva normal em estimativas
pontuais e intervalares
|
Março/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário