Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Educação Física
6° Ano do Ensino Fundamental
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Identificar
diferentes tipos de jogos e reconhecer seus significados socioculturais
02- Identificar
semelhanças e diferenças entre jogo e esporte
03- Identificar
princípios de competição e de cooperação em diferentes tipos de jogos
04- Identificar princípios comuns do esporte coletivo
05- Identificar
as capacidades físicas de velocidade, agilidade e flexibilidade presentes nas
atividades do cotidiano e em algumas manifestações da cultura de movimento
06- Reconhecer a
importância e as características do aquecimento
07- Relacionar as
capacidades físicas de velocidade, agilidade e flexibilidade às práticas de aquecimento
e alongamento
|
16- Identificar e relacionar diferentes movimentos do
cotidiano com a GA (ou GR)
17- Identificar e nomear os gestos e os movi mentos da
GA (ou GR), associando-os aos exercícios e aparelhos obrigatórios
18- Reconhecer a
importância de condutas colaborativas na execução dos movimentos da GA
(ou GR) e recorrer a elas
19- Identificar as próprias estruturas corporais
utilizadas na GR
20- Associar exercícios de flexibilidade e força às
articulações e aos músculos
|
||
2º Bimestre
|
08- Reconhecer o uso das principais regras da modalidade
trabalhada no bimestre e fazer uso delas
09- Identificar a dinâmica básica do futsal (ou
handebol) como esporte coletivo
10- Identificar e
aplicar em situações-problema os princípios técnico-táticos do futsal (ou
handebol)
11- Recorrer aos
conhecimentos dos sistemas de jogo e de táticas como recursos para a prática
do futsal (ou handebol)
12- Discriminar
as diferentes formas de manifestação da força e resistência muscular, bem como
seus fatores determinantes
13- Identificar a
capacidade física/força acionada nas atividades do cotidiano e em algumas manifestações
da cultura de movimento
14- Discriminar
as diferentes formas de manifestação metabólica da resistência (aeróbia e anaeróbia),
com destaque para o futsal (ou handebol)
15- Identificar
as consequências para a saúde de hábitos posturais cotidianos inadequados
|
4º Bimestre
|
21- Identificar o
objetivo do handebol (ou futebol) e sua dinâmica básica
22- Identificar
as principais regras do handebol (ou futebol), reconhecendo-as na dinâmica do
jogo
23- Identificar a
origem do handebol (ou futebol) e fases de seu processo de difusão pelo mundo
24- Realizar os princípios operacionais do es porte
coletivo aplicados a situações específicas do handebol (ou futebol)
25- Elaborar
pensamento tático individual e coletivo
26- Praticar
situações reduzidas do handebol (ou futebol)
27- Identificar o ritmo dos movimentos baseados em
compassos binário, ternário e quaternário
28- Relacionar os diferentes compassos ao ritmo de
algumas músicas e danças
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Educação Física
7° Ano do Ensino Fundamental
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Identificar a
importância da corrida em atividades da vida cotidiana
02- Distinguir as
diferentes modalidades de saltos
03- Identificar
as principais fases do processo histórico das manifestações e representações
da cultura rítmica nacional
04- Criar e identificar atividades rítmicas que
contemplem diferentes sentidos e intencionalidades
05- Analisar a
questão do gênero na dança
06- Identificar
as capacidades físicas acionadas nas provas de corrida e saltos do atletismo
07- Identificar
as capacidades físicas acionadas nas manifestações rítmicas nacionais
08- Identificar
alguns exercícios específicos que mobilizam as capacidades físicas acionadas
no atletismo e nas danças folclóricas e regionais
|
14- Identificar
diferentes possibilidades de movimento da GR (ou GA)
15- Identificar e
relacionar as características individuais e coletivas na composição dos principais
gestos da GR (ou da GA)
16- Identificar
os principais gestos técnicos e relacioná-los com as regras específicas da GR
(ou da GA)
17- Reconhecer os gestos técnicos e relacioná-los com os
aparelhos específicos da GR (ou da GA)
18- Relacionar o processo histórico de desenvolvimento
da GR (ou da GA) com o de outras modalidades esportivas
19- Identificar e
reconhecer os movimentos característicos de modalidades gímnicas esportivas e
de modalidades gímnicas de participação
20- Identificar e reconhecer movimentos presentes em
diferentes manifestações da cultura de movimento para atribuir significado à
ginástica geral
|
||
2º Bimestre
|
0 9- Reconhecer e fazer uso das principais regras da
modalidade estudada no bimestre
10- Identificar a
dinâmica básica do basquetebol (ou voleibol) como esporte coletivo
11- Identificar e aplicar em situações-pro blema os
princípios técnico-táticos do basquetebol (ou voleibol)
12- Recorrer aos conhecimentos dos sistemas de jogo e de
táticas como recursos para a prática da modalidade
13- Discriminar
as diferentes formas de manifestação metabólica da resistência (aeróbia e anaeróbia),
com destaque para o basquetebol (ou voleibol)
|
4º Bimestre
|
21- Reconhecer a
estrutura básica da modalidade trabalhada no bimestre
22- Identificar e
aplicar em situações-pro blema os princípios técnicos e táticos do voleibol (basquetebol)
23- Identificar e
analisar as diferentes possibilidades de sistemas táticos no voleibol (basquetebol)
24- Identificar e
caracterizar os movimentos e gestos de equilíbrio e desequilíbrio em diferentes
posições de lutas
25- Reconhecer a importância de se equilibrar e de
desequilibrar o oponente nas lutas
26- Estabelecer
estratégias para manter-se em equilíbrio durante certo tempo e esquivar-se das
investidas de ataque do oponente e recorrer a elas
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Educação Física
8° Ano do Ensino Fundamental
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Identificar
diferentes possibilidades de saltar obstáculos e relacioná-las com a evolução
das técnicas das corridas atuais
02- Identificar ajustes na corrida e posicionamento do
corpo para ultrapassar barreiras e obstáculos em diferentes alturas
03- Identificar e
explicar princípios técnicos relacionados às provas de corridas com barreiras
e obstáculos
04- Identificar
os princípios técnicos relacionados às provas de arremesso e lançamentos
05- Identificar
diferentes formas de arremesso e lançamentos
06- Reconhecer
diferenças e semelhanças entre as três modalidades de lançamentos
07- Comparar as
diferentes modalidades de luta
08- Reconhecer as
diferentes etapas do processo histórico de desenvolvimento do caratê (ou outras
modalidades de luta)
09- Identificar
exercícios específicos que mobilizem as capacidades físicas acionadas no
atletismo
10- Identificar
as implicações das capacidades físicas predominantes nas provas de barreiras
e obstáculos, arremessos e lançamentos
11- Identificar alguns exercícios específicos que
mobilizem as capacidades físicas mencionadas no caratê (ou outras modalidades
de luta)
12- Identificar e
comparar os diferentes grupos musculares mobilizados nas sequências de movimentos
do caratê (ou outras modalidades de luta)
|
20- Identificar
manifestações rítmicas de outros países
21- Comparar
manifestações rítmicas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas e o zouk
22- Identificar a
marcação rítmica no zouk, seus passos ou movimentos principais
23- Analisar as
questões de gênero que permeiam a dança no zouk
24- Identificar
os interesses e as motivações envolvidos na prática das ginásticas de
academia
25- Associar os
discursos sobre as ginásticas de academia às manifestações de busca de padrões
de beleza corporal
26- Estabelecer
relações entre as ginásticas de academia, a busca de padrões de beleza corporal
e os parâmetros de saúde
27- Identificar
os princípios de treinamento envolvidos na elaboração de um programa de exercícios
28- Relacionar os
princípios de treinamento com um programa de exercícios para melhoria da flexibilidade
e resistência muscular
29- Identificar
os efeitos do treinamento nos aspectos fisiológicos, morfológicos e
psicossociais
30- Relacionar os efeitos percebidos no treinamento com
as características do programa de exercícios realizado
|
||
2º Bimestre
|
13- Identificar
os procedimentos necessários para a prática do esporte coletivo
14- Reconhecer as
ações técnico-táticas do esporte coletivo
15- Identificar
os sistemas e as principais regras de jogo do esporte coletivo
16- Identificar
as principais características do alongamento, da ginástica aeróbica e da ginástica
localizada
16- Reconhecer a ginástica como uma possibilidade do Se
movimentar
17- Discriminar os diversos tipos de ginástica
18- Identificar
as principais características de algumas variações das ginásticas aeróbica e localizada
e de algumas ginásticas “alternativas”
19- Identificar as partes de uma sessão de
ginástica aeróbica ou ginástica localizada
|
4º Bimestre
|
31- Identificar a
dinâmica da modalidade escolhida e suas principais regras
32- Identificar o
processo histórico da modalidade escolhida e sua dinâmica
33- Identificar o
desempenho tático das equipes durante uma partida da modalidade escolhida
34- Identificar
as regras da modalidade escolhida e as ações dos árbitros durante uma partida
35- Realizar
ações táticas coerentes com o resultado buscado na partida
36- Identificar a
relação entre níveis de atividade física, aptidão cardiovascular e
predisposição à obesidade
37- Identificar a
relação entre níveis de atividade física, aptidão cardiovascular e controle
do peso corporal
38- Reconhecer o
significado de doping, os possíveis efeitos “positivos” sobre o
treinamento e os efeitos negativos à saúde
39- Identificar
os efeitos negativos do uso de substâncias anabolizantes: GH – hormônio do crescimento
–, insulina e esteroides anabolizantes
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Educação Física
9° Ano do Ensino Fundamental
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Identificar os movimentos característicos da
capoeira
02- Identificar
costumes e elementos ritualísticos da capoeira
03- Elaborar
movimentos, associando-os aos da capoeira
04- Identificar fases do processo histórico da capoeira
05- Identificar e
adaptar instrumentos utilizados em uma roda de capoeira
06- Identificar
os diferentes elementos constitutivos do hip-hop (ou de outra manifestação
rítmica)
07- Reconhecer
características do contexto sociocultural do hip-hop (ou de outra manifestação
rítmica) e suas manifestações rítmicas
08- Identificar e nomear passos e movimentos
característicos da manifestação rítmica trabalhada no bimestre
|
14- Identificar as diferenças (no espaço, no tempo e nas
regras) e as semelhanças (o prazer, a competição e a dimensão lúdica) entre o
jogo e o esporte
15- Identificar a conduta diferenciada entre o jogador
(lazer/não trabalho) e o atleta (rendimento/trabalho)
16- Identificar o
processo de transformação do jogo em esporte (como atividade de lazer ou esporte
de rendimento)
17- Identificar o
objetivo do beisebol (ou da modalidade escolhida para o bimestre) e suas principais
regras, reconhecendo-as na dinâmica do jogo
18- Relacionar a
introdução e a disseminação do beisebol (ou da modalidade escolhida para o bimestre)
no Brasil com seu processo histórico de surgimento e consolidação
19- Identificar e
caracterizar a dinâmica básica do esporte, em termos de ataque/defesa e funções
dos jogadores
20- Identificar e
reconhecer os princípios técnico-táticos do beisebol (ou da modalidade
escolhida para o bimestre), aplicando-os em situações reduzidas de jogo
21- Aplicar os
princípios técnico-táticos do beisebol (ou da modalidade escolhida para o bimestre)
em uma partida propriamente dita
22- Organizar-se de
modo autônomo para realizar uma partida de beisebol, desempenhando
todas as funções necessárias para tal
|
||
2º Bimestre
|
09- Reconhecer as
ações técnico-táticas da modalidade trabalhada no bimestre
10- Identificar e
analisar o modo de construção do discurso da televisão sobre o esporte
11- Identificar as fases do processo histórico de
desenvolvimento dos diferentes estilos d street dance
12- Identificar e
nomear passos/movimentos característicos de street dance
13- Criar coreografias de street dance
|
4º Bimestre
|
23- Planejar as
várias fases de um evento rítmico e expressivo
24- Elaborar
regulamentos específicos para cada categoria de apresentação no festival
25- Documentar e
avaliar as atividades realizadas no evento
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Educação Física
1ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Analisar, do ponto de vista
técnico-tático, um jogo da modalidade trabalhada no bimestre transmitido pela
televisão ou assistido presencialmente
02- Vivenciar sistemas de jogo e preceitos
táticos inerentes à modalidade trabalhada no bimestre
03- Identificar sistemas defensivos e ofensivos
da modalidade trabalhada no bimestre
04- Reconhecer a importância e a
utilidade dos sistemas de jogo e táticas no desempenho esportivo
05- Elaborar estratégias táticas para a modalidade
trabalhada no bimestre
06- Identificar padrões e estereótipos de beleza
presentes nas mídias
07- Reconhecer e criticar o impacto dos padrões
e estereótipos de beleza corporal sobre si e seus pares
08- Identificar indicadores que
levam à construção de representações culturais sobre o corpo e a beleza
09- Selecionar, relacionar e interpretar
informações e conhecimentos sobre padrões e estereótipos de beleza
10- Selecionar indicadores de
composição corporal para construir argumentação consistente e coerente sobre
estereótipos de beleza
11- Identificar contribuições da
alimentação e do exercício no desenvolvimento e no controle da obesidade
12- Estimar valores calóricos relacionados ao
consumo de alimentos e ao gasto com exercícios físicos
|
21- Identificar os sistemas ofensivo e defensivo
da modalidade esportiva trabalhada no bimestre
22- Reconhecer aspectos táticos
em situações-problema típicas da modalidade esportiva trabalhada no bimestre
23- Identificar e diferenciar atividade física e
exercício
24- Diferenciar saúde individual
de saúde coletiva
25- Identificar a relação entre condições
socioeconômicas e acesso a programas e espaços para a exercitação física
|
||
2º Bimestre
|
13- Reconhecer a importância do
ritmo no esporte, na luta, na ginástica e na dança
14- Identificar características
do ritmo em vivências do esporte, da luta, da ginástica e da dança
15- Reconhecer e analisar as
técnicas da GR (ou da GA)
• Realizar e combinar diferentes
movimentos da ginástica rítmica (ou da GA)
16- Identificar padrões e estereótipos de beleza
nos diferentes contextos históricos e culturais
17- Identificar representações
da beleza em seu grupo sociocultural
18- Identificar recursos voltados à obtenção de
padrões de beleza corporal
19- Reconhecer e criticar o
impacto dos estereótipos de beleza corporal na opção por exercícios físicos,
produtos e práticas alimentares
20- Reconhecer riscos e
benefícios que a utilização de produtos, práticas alimentares e
programas de exercícios podem
trazer à saúde
|
4º Bimestre
|
26- Identificar as
características do exercício aeróbio, em termos de intensidade, frequência e duração
27- Relacionar o exercício
aeróbio ao desenvolvimento da capacidade física, da resistência, da melhoria
do sistema cardiorrespiratório e da diminuição ou controle da gordura
corporal
28- Identificar seu próprio
ritmo de caminhada em função da intensidade exigida na exercitação aeróbia
29- Associar os princípios
gerais da ginástica aeróbica ao conceito de exercício aeróbio
30- Identificar princípios, exercícios e
técnicas comuns às várias modalidades de ginástica aeróbica
31- Reconhecer suas sensações de
esforço, motivação, facilidades e dificuldades na prática da ginástica
aeróbica
32- Selecionar, relacionar e interpretar
informações e conhecimentos para construir argumentação consistente e
coerente que justifique a preferência por uma modalidade de ginástica
33- Reconhecer características
do esporte na ginástica aeróbica esportiva
34- Identificar e comparar os
princípios e exercícios da ginástica aeróbica esportiva com a ginástica
aeróbica tradicional
35- Identificar os movimentos básicos da esgrima
(ou da luta selecionada para o bimestre)
36- Reconhecer e valorizar as técnicas e táticas
no desempenho esportivo e na apreciação do espetáculo esportivo
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Educação Física
2ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Reconhecer a
prática de ginásticas como possibilidade do Se-Movimentar
02- Identificar
interesses e motivações envolvidos na prática dos diversos tipos e formas de
ginástica
03- Reconhecer a
associação promovida pelas mídias entre ginástica e padrões de beleza
04- Analisar
criticamente produtos e mensagens da mídia que tratem da ginástica
05- Discriminar conceitualmente as capacidades físicas,
avaliando sua própria condição com relação a essas capacidades
06- Identificar
as capacidades físicas que podem ser desenvolvidas em algumas ginásticas de
academias
07- Criar
exercícios ginásticos adequados para o desenvolvimento das capacidades físicas
pretendidas
|
19- Reconhecer a
dinâmica básica da modalidade trabalhada no bimestre
20- Identificar e
aplicar em situações-problema os princípios técnico-táticos da modalidade trabalhada
no bimestre
21- Identificar e
vivenciar diversas possibilidades dos sistemas de jogo e táticas da
modalidade trabalhada no bimestre
22- Identificar e reconhecer, em seus próprios hábitos
de vida, os fatores de risco para as doenças hipocinéticas
23- Identificar a
relação entre baixos níveis de atividade física e doenças hipocinéticas
24- Identificar
os riscos à saúde relacionados a dietas, consumo de suplementos alimentares, uso
de esteroides anabolizantes e outras formas de doping
25- Identificar e
discriminar os significados/sentidos no discurso das mídias sobre o esporte
26- Relacionar os significados/sentidos propostos pelas
mídias com suas próprias experiências do Se Movimentar no esporte
27- Analisar
criticamente matérias jornalísticas que tratem de esporte
|
||
2º Bimestre
|
08- Identificar alguns princípios técnicos e táticos na
prática da modalidade individual trabalhada no bimestre
09- Reconhecer
semelhanças entre as técnicas e táticas utilizadas na modalidade individual trabalhada
no bimestre e em outras modalidades esportivas e possibilidades do Se-Movimentar
10- Identificar e
reconhecer os efeitos do treinamento físico sobre os sistemas orgânicos
11- Relacionar
tipos e características de atividades físicas/exercícios físicos com o desenvolvimento
de capacidades físicas e efeitos sobre os sistemas orgânicos
12- Identificar os princípios que regem a elaboração de
um programa de musculação
13- Identificar
os diferentes tipos de hipertrofia muscular
14- Discriminar
possíveis riscos, benefícios e recomendações quanto à prática da musculação na
infância e adolescência
15- Discriminar possíveis benefícios e recomendações
quanto à prática da musculação por adultos idosos
16- Identificar
as expectativas de desempenho relacionadas ao gênero no esporte
17- Identificar
formas de preconceito e evitar qualquer tipo de discriminação na prática do
esporte
18- Relacionar informações e conhecimentos sobre esporte
e diferenças de gênero e de sexo às experiências do Se-Movimentar
|
4º Bimestre
|
28- Identificar
manifestações da ginástica alternativa
29- Comparar
manifestações da ginástica alternativa com outros métodos de ginástica, percebendo
semelhanças e diferenças entre elas
30- Identificar
necessidades individuais e coletivas que podem ser atendidas pela prática de ginástica
alternativa
31- Identificar
os tipos de lesões musculoesqueléticas mais comuns no meio esportivo
32- Identificar
causas e características das lesões esportivas musculoesqueléticas mais
comuns
33- Relacionar
fatores do meio ambiente que interferem sobre a predisposição do organismo ao
surgimento ou agravamento de lesões musculoesqueléticas entre atletas e não
atletas
34- Identificar
como a capacidade funcional, o aquecimento prévio, a alimentação balanceada e
o uso de uniforme e equipamento de proteção contribuem para a prática segura
de exercícios/esportes
35- Relacionar
aspectos da infraestrutura disponível com níveis e condições adequadas à prática
de exercícios/esportes
36- Identificar a
dinâmica do goalball e suas regras básicas
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Educação Física
3ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Identificar e
nomear golpes, técnicas e táticas inerentes à modalidade de luta trabalhada no
bimestre
02- Reconhecer e valorizar o conhecimento das técnicas e
táticas da modalidade de luta trabalhada no bimestre como fator importante na
apreciação do espetáculo esportivo
02- Analisar do ponto de vista técnico e tático uma luta
da modalidade de luta trabalhada no bimestre, assistida presencialmente ou
pela televisão
03- Simular a
realização de algumas técnicas dos golpes e preceitos táticos da modalidade
de luta trabalhada no bimestre
04- Discriminar
conceitualmente os princípios do treinamento
05- Estabelecer a
zona-alvo de exercitação a partir da medida da frequência cardíaca
06- Identificar como os princípios do treinamento se
aplicam ao desenvolvimento das capacidades físicas
07- Selecionar, interpretar e utilizar
informações e conhecimentos sobre os princípios do treinamento na elaboração
de um programa pessoal de condicionamento físico voltado ao desenvolvimento
de uma ou mais capacidades físicas
08- Identificar
qualquer tipo de preconceito e evitar qualquer tipo de discriminação na
prática da luta e da atividade rítmica
09- Identificar
como os papéis ou condicionantes sexuais culturalmente construídos influenciam
as expectativas de desempenho físico dos jovens
|
20- Reconhecer
etapas do processo histórico de desenvolvimento do samba, com destaque para
as diferentes regiões brasileiras
21- Identificar
as características do samba de roda: gestos e movimentos
22- Identificar
os diferentes instrumentos característicos do samba de roda
23- Construir argumentos sobre a importância do lazer
24- Identificar
possibilidades de lazer nas atividades de cultura de movimento
25- Identificar diferenças e semelhanças de valores,
interesses e recompensas nas situações de lazer e trabalho
26- Identificar e
reconhecer as dificuldades/facilidades para o acesso ao lazer
27- Identificar a
influência das mídias (jogos virtuais) na vida cotidiana
28- Elaborar
estratégias cooperativas e competitivas para os jogos virtuais
|
||
2º Bimestre
|
10- Apreciar e analisar movimentos característicos do hip-hop
11- Caracterizar
o movimento hip-hop como expressão sociocultural
12- Identificar
os diferentes estilos de street dance
13- Nomear passos
e movimentos característicos de street dance
14- Criar e nomear movimentos de street dance
15- Identificar
reações do próprio corpo diante das demandas ocupacionais
16- Reconhecer
motivos pelos quais a ginástica laboral contribui para a prevenção de doenças
relativas ao seu trabalho
17- Identificar
as possibilidades de atividades na ginástica laboral
18- Identificar
características específicas dos esportes radicais (ou de outros esportes trabalhados
no bimestre)
19- Relacionar experiências do Se-Mo vimentar ao “estilo
de vida” dos praticantes de esportes radicais (ou de outros esportes
trabalhados no bimestre)
|
4º Bimestre
|
29- Planejar,
vivenciar e avaliar as várias etapas do evento
30- Documentar as
atividades realizadas, vinculando esse registro à preservação do processo histórico
da unidade escolar e da comunidade
31- Identificar
as necessidades de lazer na comunidade
32- Propor formas
de organização do tempo disponível a partir dos interesses e conteúdos do
lazer
33- Elaborar
argumentos para problematizar a ausência de espaços de lazer na comunidade
34- Identificar
conhecimentos, interesses e necessidades da comunidade com relação à prática de
atividade física e exercício físico
35- Selecionar e
organizar informações referentes aos benefícios da prática de atividades e exercícios
físicos para divulgação na comunidade
|
Março/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário