segunda-feira, 29 de junho de 2015

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Educação Física

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Educação Física
6° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades



01-  Identificar diferentes tipos de jogos e reconhecer seus significados socioculturais
02-  Identificar semelhanças e diferenças entre jogo e esporte
03-  Identificar princípios de competição e de cooperação em diferentes tipos de jogos
04- Identificar princípios comuns do esporte coletivo
05-  Identificar as capacidades físicas de velocidade, agilidade e flexibilidade presentes nas atividades do cotidiano e em algumas manifestações da cultura de movimento
06-  Reconhecer a importância e as características do aquecimento
07-  Relacionar as capacidades físicas de velocidade, agilidade e flexibilidade às práticas de aquecimento e alongamento






16- Identificar e relacionar diferentes movimentos do cotidiano com a GA (ou GR)
17- Identificar e nomear os gestos e os movi mentos da GA (ou GR), associando-os aos exercícios e aparelhos obrigatórios
18-  Reconhecer a importância de condutas colaborativas na execução dos movimentos da GA
(ou GR) e recorrer a elas
19- Identificar as próprias estruturas corporais utilizadas na GR
20- Associar exercícios de flexibilidade e força às articulações e aos músculos
2º Bimestre



08- Reconhecer o uso das principais regras da modalidade trabalhada no bimestre e fazer uso delas
09- Identificar a dinâmica básica do futsal (ou handebol) como esporte coletivo
10-  Identificar e aplicar em situações-problema os princípios técnico-táticos do futsal (ou handebol)
11-  Recorrer aos conhecimentos dos sistemas de jogo e de táticas como recursos para a prática do futsal (ou handebol)
12-  Discriminar as diferentes formas de manifestação da força e resistência muscular, bem como seus fatores determinantes
13-  Identificar a capacidade física/força acionada nas atividades do cotidiano e em algumas manifestações da cultura de movimento
14-  Discriminar as diferentes formas de manifestação metabólica da resistência (aeróbia e anaeróbia), com destaque para o futsal (ou handebol)
15-  Identificar as consequências para a saúde de hábitos posturais cotidianos inadequados





4º Bimestre



21-  Identificar o objetivo do handebol (ou futebol) e sua dinâmica básica
22-  Identificar as principais regras do handebol (ou futebol), reconhecendo-as na dinâmica do jogo
23-  Identificar a origem do handebol (ou futebol) e fases de seu processo de difusão pelo mundo
24- Realizar os princípios operacionais do es porte coletivo aplicados a situações específicas do handebol (ou futebol)
25-  Elaborar pensamento tático individual e coletivo
26-  Praticar situações reduzidas do handebol (ou futebol)
27- Identificar o ritmo dos movimentos baseados em compassos binário, ternário e quaternário
28- Relacionar os diferentes compassos ao ritmo de algumas músicas e danças
Março/2015

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Educação Física
7° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades


01-  Identificar a importância da corrida em atividades da vida cotidiana
02-  Distinguir as diferentes modalidades de saltos
03-  Identificar as principais fases do processo histórico das manifestações e representações da cultura rítmica nacional
04- Criar e identificar atividades rítmicas que contemplem diferentes sentidos e intencionalidades
05-  Analisar a questão do gênero na dança
06-  Identificar as capacidades físicas acionadas nas provas de corrida e saltos do atletismo
07-  Identificar as capacidades físicas acionadas nas manifestações rítmicas nacionais
08-  Identificar alguns exercícios específicos que mobilizam as capacidades físicas acionadas no atletismo e nas danças folclóricas e regionais










14-  Identificar diferentes possibilidades de movimento da GR (ou GA)
15-  Identificar e relacionar as características individuais e coletivas na composição dos principais gestos da GR (ou da GA)
16-  Identificar os principais gestos técnicos e relacioná-los com as regras específicas da GR
(ou da GA)
17- Reconhecer os gestos técnicos e relacioná-los com os aparelhos específicos da GR (ou da GA)
18- Relacionar o processo histórico de desenvolvimento da GR (ou da GA) com o de outras modalidades esportivas
19-  Identificar e reconhecer os movimentos característicos de modalidades gímnicas esportivas e de modalidades gímnicas de participação
20- Identificar e reconhecer movimentos presentes em diferentes manifestações da cultura de movimento para atribuir significado à ginástica geral
2º Bimestre

0 9- Reconhecer e fazer uso das principais regras da modalidade estudada no bimestre
10-  Identificar a dinâmica básica do basquetebol (ou voleibol) como esporte coletivo
11- Identificar e aplicar em situações-pro blema os princípios técnico-táticos do basquetebol (ou voleibol)
12- Recorrer aos conhecimentos dos sistemas de jogo e de táticas como recursos para a prática da modalidade
13-  Discriminar as diferentes formas de manifestação metabólica da resistência (aeróbia e anaeróbia), com destaque para o basquetebol (ou voleibol)














4º Bimestre

21-  Reconhecer a estrutura básica da modalidade trabalhada no bimestre
22-  Identificar e aplicar em situações-pro blema os princípios técnicos e táticos do voleibol (basquetebol)
23-  Identificar e analisar as diferentes possibilidades de sistemas táticos no voleibol (basquetebol)
24-  Identificar e caracterizar os movimentos e gestos de equilíbrio e desequilíbrio em diferentes posições de lutas
25- Reconhecer a importância de se equilibrar e de desequilibrar o oponente nas lutas
26-  Estabelecer estratégias para manter-se em equilíbrio durante certo tempo e esquivar-se das investidas de ataque do oponente e recorrer a elas


Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Educação Física
8° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01-  Identificar diferentes possibilidades de saltar obstáculos e relacioná-las com a evolução das técnicas das corridas atuais
02- Identificar ajustes na corrida e posicionamento do corpo para ultrapassar barreiras e obstáculos em diferentes alturas
03-  Identificar e explicar princípios técnicos relacionados às provas de corridas com barreiras e obstáculos
04-  Identificar os princípios técnicos relacionados às provas de arremesso e lançamentos
05-  Identificar diferentes formas de arremesso e lançamentos
06-  Reconhecer diferenças e semelhanças entre as três modalidades de lançamentos
07-  Comparar as diferentes modalidades de luta
08-  Reconhecer as diferentes etapas do processo histórico de desenvolvimento do caratê (ou outras modalidades de luta)
09-  Identificar exercícios específicos que mobilizem as capacidades físicas acionadas no atletismo
10-  Identificar as implicações das capacidades físicas predominantes nas provas de barreiras e obstáculos, arremessos e lançamentos
11- Identificar alguns exercícios específicos que mobilizem as capacidades físicas mencionadas no caratê (ou outras modalidades de luta)
12-  Identificar e comparar os diferentes grupos musculares mobilizados nas sequências de movimentos do caratê (ou outras modalidades de luta)
20-  Identificar manifestações rítmicas de outros países
21-  Comparar manifestações rítmicas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas e o zouk
22-  Identificar a marcação rítmica no zouk, seus passos ou movimentos principais
23-  Analisar as questões de gênero que permeiam a dança no zouk
24-  Identificar os interesses e as motivações envolvidos na prática das ginásticas de academia
25-  Associar os discursos sobre as ginásticas de academia às manifestações de busca de padrões de beleza corporal
26-  Estabelecer relações entre as ginásticas de academia, a busca de padrões de beleza corporal e os parâmetros de saúde
27-  Identificar os princípios de treinamento envolvidos na elaboração de um programa de exercícios
28-  Relacionar os princípios de treinamento com um programa de exercícios para melhoria da flexibilidade e resistência muscular
29-  Identificar os efeitos do treinamento nos aspectos fisiológicos, morfológicos e psicossociais
30- Relacionar os efeitos percebidos no treinamento com as características do programa de exercícios realizado
2º Bimestre

13-  Identificar os procedimentos necessários para a prática do esporte coletivo
14-  Reconhecer as ações técnico-táticas do esporte coletivo
15-  Identificar os sistemas e as principais regras de jogo do esporte coletivo
16-  Identificar as principais características do alongamento, da ginástica aeróbica e da ginástica localizada
16- Reconhecer a ginástica como uma possibilidade do Se movimentar
17- Discriminar os diversos tipos de ginástica
18-  Identificar as principais características de algumas variações das ginásticas aeróbica e localizada e de algumas ginásticas “alternativas”
19-  Identificar as partes de uma sessão de ginástica aeróbica ou ginástica localizada
4º Bimestre
31-  Identificar a dinâmica da modalidade escolhida e suas principais regras
32-  Identificar o processo histórico da modalidade escolhida e sua dinâmica
33-  Identificar o desempenho tático das equipes durante uma partida da modalidade escolhida
34-  Identificar as regras da modalidade escolhida e as ações dos árbitros durante uma partida
35-  Realizar ações táticas coerentes com o resultado buscado na partida
36-  Identificar a relação entre níveis de atividade física, aptidão cardiovascular e predisposição à obesidade
37-  Identificar a relação entre níveis de atividade física, aptidão cardiovascular e controle do peso corporal
38-  Reconhecer o significado de doping, os possíveis efeitos “positivos” sobre o treinamento e os efeitos negativos à saúde
39-  Identificar os efeitos negativos do uso de substâncias anabolizantes: GH – hormônio do crescimento –, insulina e esteroides anabolizantes
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Educação Física
9° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades



01- Identificar os movimentos característicos da capoeira
02-  Identificar costumes e elementos ritualísticos da capoeira
03-  Elaborar movimentos, associando-os aos da capoeira
04- Identificar fases do processo histórico da capoeira
05-  Identificar e adaptar instrumentos utilizados em uma roda de capoeira
06-  Identificar os diferentes elementos constitutivos do hip-hop (ou de outra manifestação rítmica)
07-  Reconhecer características do contexto sociocultural do hip-hop (ou de outra manifestação rítmica) e suas manifestações rítmicas
08- Identificar e nomear passos e movimentos característicos da manifestação rítmica trabalhada no bimestre



14- Identificar as diferenças (no espaço, no tempo e nas regras) e as semelhanças (o prazer, a competição e a dimensão lúdica) entre o jogo e o esporte
15- Identificar a conduta diferenciada entre o jogador (lazer/não trabalho) e o atleta (rendimento/trabalho)
16-  Identificar o processo de transformação do jogo em esporte (como atividade de lazer ou esporte de rendimento)
17-  Identificar o objetivo do beisebol (ou da modalidade escolhida para o bimestre) e suas principais regras, reconhecendo-as na dinâmica do jogo
18-  Relacionar a introdução e a disseminação do beisebol (ou da modalidade escolhida para o bimestre) no Brasil com seu processo histórico de surgimento e consolidação
19-  Identificar e caracterizar a dinâmica básica do esporte, em termos de ataque/defesa e funções dos jogadores
20-  Identificar e reconhecer os princípios técnico-táticos do beisebol (ou da modalidade escolhida para o bimestre), aplicando-os em situações reduzidas de jogo
21-  Aplicar os princípios técnico-táticos do beisebol (ou da modalidade escolhida para o bimestre) em uma partida propriamente dita
22-  Organizar-se de modo autônomo para realizar uma partida de beisebol, desempenhando
todas as funções necessárias para tal




2º Bimestre



09-  Reconhecer as ações técnico-táticas da modalidade trabalhada no bimestre
10-  Identificar e analisar o modo de construção do discurso da televisão sobre o esporte
11- Identificar as fases do processo histórico de desenvolvimento dos diferentes estilos d street dance
12-  Identificar e nomear passos/movimentos característicos de street dance
13- Criar coreografias de street dance




4º Bimestre



23-  Planejar as várias fases de um evento rítmico e expressivo
24-  Elaborar regulamentos específicos para cada categoria de apresentação no festival
25-  Documentar e avaliar as atividades realizadas no evento

Março/2015

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Educação Física
1ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01- Analisar, do ponto de vista técnico-tático, um jogo da modalidade trabalhada no bimestre transmitido pela televisão ou assistido presencialmente
02-  Vivenciar sistemas de jogo e preceitos táticos inerentes à modalidade trabalhada no bimestre
03-  Identificar sistemas defensivos e ofensivos da modalidade trabalhada no bimestre
04- Reconhecer a importância e a utilidade dos sistemas de jogo e táticas no desempenho esportivo
05-  Elaborar estratégias táticas para a modalidade trabalhada no bimestre
06-  Identificar padrões e estereótipos de beleza presentes nas mídias
07-  Reconhecer e criticar o impacto dos padrões e estereótipos de beleza corporal sobre si e seus pares
08- Identificar indicadores que levam à construção de representações culturais sobre o corpo e a beleza
09-  Selecionar, relacionar e interpretar informações e conhecimentos sobre padrões e estereótipos de beleza
10- Selecionar indicadores de composição corporal para construir argumentação consistente e coerente sobre estereótipos de beleza
11- Identificar contribuições da alimentação e do exercício no desenvolvimento e no controle da obesidade
12-  Estimar valores calóricos relacionados ao consumo de alimentos e ao gasto com exercícios físicos


21-  Identificar os sistemas ofensivo e defensivo da modalidade esportiva trabalhada no bimestre
22- Reconhecer aspectos táticos em situações-problema típicas da modalidade esportiva trabalhada no bimestre
23-  Identificar e diferenciar atividade física e exercício
24- Diferenciar saúde individual de saúde coletiva
25-  Identificar a relação entre condições socioeconômicas e acesso a programas e espaços para a exercitação física
2º Bimestre

13- Reconhecer a importância do ritmo no esporte, na luta, na ginástica e na dança
14- Identificar características do ritmo em vivências do esporte, da luta, da ginástica e da dança
15- Reconhecer e analisar as técnicas da GR (ou da GA)
• Realizar e combinar diferentes movimentos da ginástica rítmica (ou da GA)
16-  Identificar padrões e estereótipos de beleza nos diferentes contextos históricos e culturais
17- Identificar representações da beleza em seu grupo sociocultural
18-  Identificar recursos voltados à obtenção de padrões de beleza corporal
19- Reconhecer e criticar o impacto dos estereótipos de beleza corporal na opção por exercícios físicos, produtos e práticas alimentares
20- Reconhecer riscos e benefícios que a utilização de produtos, práticas alimentares e
programas de exercícios podem trazer à saúde
4º Bimestre

26- Identificar as características do exercício aeróbio, em termos de intensidade, frequência e duração
27- Relacionar o exercício aeróbio ao desenvolvimento da capacidade física, da resistência, da melhoria do sistema cardiorrespiratório e da diminuição ou controle da gordura corporal
28- Identificar seu próprio ritmo de caminhada em função da intensidade exigida na exercitação aeróbia
29- Associar os princípios gerais da ginástica aeróbica ao conceito de exercício aeróbio
30-  Identificar princípios, exercícios e técnicas comuns às várias modalidades de ginástica aeróbica
31- Reconhecer suas sensações de esforço, motivação, facilidades e dificuldades na prática da ginástica aeróbica
32-  Selecionar, relacionar e interpretar informações e conhecimentos para construir argumentação consistente e coerente que justifique a preferência por uma modalidade de ginástica
33- Reconhecer características do esporte na ginástica aeróbica esportiva
34- Identificar e comparar os princípios e exercícios da ginástica aeróbica esportiva com a ginástica aeróbica tradicional
35-  Identificar os movimentos básicos da esgrima (ou da luta selecionada para o bimestre)
36-  Reconhecer e valorizar as técnicas e táticas no desempenho esportivo e na apreciação do espetáculo esportivo

Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Educação Física
2ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01-  Reconhecer a prática de ginásticas como possibilidade do Se-Movimentar
02-  Identificar interesses e motivações envolvidos na prática dos diversos tipos e formas de ginástica
03-  Reconhecer a associação promovida pelas mídias entre ginástica e padrões de beleza
04-  Analisar criticamente produtos e mensagens da mídia que tratem da ginástica
05- Discriminar conceitualmente as capacidades físicas, avaliando sua própria condição com relação a essas capacidades
06-  Identificar as capacidades físicas que podem ser desenvolvidas em algumas ginásticas de academias
07-  Criar exercícios ginásticos adequados para o desenvolvimento das capacidades físicas pretendidas
19-  Reconhecer a dinâmica básica da modalidade trabalhada no bimestre
20-  Identificar e aplicar em situações-problema os princípios técnico-táticos da modalidade trabalhada no bimestre
21-  Identificar e vivenciar diversas possibilidades dos sistemas de jogo e táticas da modalidade trabalhada no bimestre
22- Identificar e reconhecer, em seus próprios hábitos de vida, os fatores de risco para as doenças hipocinéticas
23-  Identificar a relação entre baixos níveis de atividade física e doenças hipocinéticas
24-  Identificar os riscos à saúde relacionados a dietas, consumo de suplementos alimentares, uso de esteroides anabolizantes e outras formas de doping
25-  Identificar e discriminar os significados/sentidos no discurso das mídias sobre o esporte
26- Relacionar os significados/sentidos propostos pelas mídias com suas próprias experiências do Se Movimentar no esporte
27-  Analisar criticamente matérias jornalísticas que tratem de esporte

2º Bimestre
08- Identificar alguns princípios técnicos e táticos na prática da modalidade individual trabalhada no bimestre
09-  Reconhecer semelhanças entre as técnicas e táticas utilizadas na modalidade individual trabalhada no bimestre e em outras modalidades esportivas e possibilidades do Se-Movimentar
10-  Identificar e reconhecer os efeitos do treinamento físico sobre os sistemas orgânicos
11-  Relacionar tipos e características de atividades físicas/exercícios físicos com o desenvolvimento de capacidades físicas e efeitos sobre os sistemas orgânicos
12- Identificar os princípios que regem a elaboração de um programa de musculação
13-  Identificar os diferentes tipos de hipertrofia muscular
14-  Discriminar possíveis riscos, benefícios e recomendações quanto à prática da musculação na infância e adolescência
15- Discriminar possíveis benefícios e recomendações quanto à prática da musculação por adultos idosos
16-  Identificar as expectativas de desempenho relacionadas ao gênero no esporte
17-  Identificar formas de preconceito e evitar qualquer tipo de discriminação na prática do esporte
18- Relacionar informações e conhecimentos sobre esporte e diferenças de gênero e de sexo às experiências do Se-Movimentar

4º Bimestre
28-  Identificar manifestações da ginástica alternativa
29-  Comparar manifestações da ginástica alternativa com outros métodos de ginástica, percebendo semelhanças e diferenças entre elas
30-  Identificar necessidades individuais e coletivas que podem ser atendidas pela prática de ginástica alternativa
31-  Identificar os tipos de lesões musculoesqueléticas mais comuns no meio esportivo
32-  Identificar causas e características das lesões esportivas musculoesqueléticas mais comuns
33-  Relacionar fatores do meio ambiente que interferem sobre a predisposição do organismo ao surgimento ou agravamento de lesões musculoesqueléticas entre atletas e não atletas
34-  Identificar como a capacidade funcional, o aquecimento prévio, a alimentação balanceada e o uso de uniforme e equipamento de proteção contribuem para a prática segura de exercícios/esportes
35-  Relacionar aspectos da infraestrutura disponível com níveis e condições adequadas à prática de exercícios/esportes
36-  Identificar a dinâmica do goalball e suas regras básicas
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Educação Física
3ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01-  Identificar e nomear golpes, técnicas e táticas inerentes à modalidade de luta trabalhada no bimestre
02- Reconhecer e valorizar o conhecimento das técnicas e táticas da modalidade de luta trabalhada no bimestre como fator importante na apreciação do espetáculo esportivo
02- Analisar do ponto de vista técnico e tático uma luta da modalidade de luta trabalhada no bimestre, assistida presencialmente ou pela televisão
03-  Simular a realização de algumas técnicas dos golpes e preceitos táticos da modalidade de luta trabalhada no bimestre
04-  Discriminar conceitualmente os princípios do treinamento
05-  Estabelecer a zona-alvo de exercitação a partir da medida da frequência cardíaca
06- Identificar como os princípios do treinamento se aplicam ao desenvolvimento das capacidades físicas
07-   Selecionar, interpretar e utilizar informações e conhecimentos sobre os princípios do treinamento na elaboração de um programa pessoal de condicionamento físico voltado ao desenvolvimento de uma ou mais capacidades físicas
08-  Identificar qualquer tipo de preconceito e evitar qualquer tipo de discriminação na prática da luta e da atividade rítmica
09-  Identificar como os papéis ou condicionantes sexuais culturalmente construídos influenciam as expectativas de desempenho físico dos jovens

20-  Reconhecer etapas do processo histórico de desenvolvimento do samba, com destaque para as diferentes regiões brasileiras
21-  Identificar as características do samba de roda: gestos e movimentos
22-  Identificar os diferentes instrumentos característicos do samba de roda
23- Construir argumentos sobre a importância do lazer
24-  Identificar possibilidades de lazer nas atividades de cultura de movimento
25- Identificar diferenças e semelhanças de valores, interesses e recompensas nas situações de lazer e trabalho
26-  Identificar e reconhecer as dificuldades/facilidades para o acesso ao lazer
27-  Identificar a influência das mídias (jogos virtuais) na vida cotidiana
28-  Elaborar estratégias cooperativas e competitivas para os jogos virtuais
2º Bimestre
10- Apreciar e analisar movimentos característicos do hip-hop
11-  Caracterizar o movimento hip-hop como expressão sociocultural
12-  Identificar os diferentes estilos de street dance
13-  Nomear passos e movimentos característicos de street dance
14- Criar e nomear movimentos de street dance
15-  Identificar reações do próprio corpo diante das demandas ocupacionais
16-  Reconhecer motivos pelos quais a ginástica laboral contribui para a prevenção de doenças relativas ao seu trabalho
17-  Identificar as possibilidades de atividades na ginástica laboral
18-  Identificar características específicas dos esportes radicais (ou de outros esportes trabalhados no bimestre)
19- Relacionar experiências do Se-Mo vimentar ao “estilo de vida” dos praticantes de esportes radicais (ou de outros esportes trabalhados no bimestre)

4º Bimestre
29-  Planejar, vivenciar e avaliar as várias etapas do evento
30-  Documentar as atividades realizadas, vinculando esse registro à preservação do processo histórico da unidade escolar e da comunidade
31-  Identificar as necessidades de lazer na comunidade
32-  Propor formas de organização do tempo disponível a partir dos interesses e conteúdos do lazer
33-  Elaborar argumentos para problematizar a ausência de espaços de lazer na comunidade
34-  Identificar conhecimentos, interesses e necessidades da comunidade com relação à prática de atividade física e exercício físico
35-  Selecionar e organizar informações referentes aos benefícios da prática de atividades e exercícios físicos para divulgação na comunidade
Março/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário