segunda-feira, 29 de junho de 2015

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Biologia

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e Habilidades de Biologia  
1ª Série do Ensino Médio
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01-  Distinguir matéria orgânica viva de matéria orgânica morta
02-  Diferenciar matéria orgânica originária de animais da matéria orgânica originária de vegetais
03- Identificar as substâncias necessárias tanto para a produção de matéria orgânica nos produtores como nos consumidores
04- Reconhecer que os produtores de matéria orgânica não são apenas as plantas, mas todos os organismos clorofilados, assim como os consumidores não se restringem a animais
05-  Identificar e explicar as condições e as substâncias necessárias à realização da Fotossíntese
06- Associar a fotossíntese aos produtores e à matéria orgânica produzida que alimenta a teia alimentar
07-  Identificar níveis tróficos em cadeias e teias alimentares representadas em esquemas ou descritas em textos
08-  Reconhecer, nos esquemas que representam cadeias e teias alimentares, que o sentido das setas indica como se dá a circulação dos materiais na natureza
09- Descrever as relações alimentares que se estabelecem entre os seres vivos que participam de cadeias e teias alimentares
10-  Comparar os processos pelos quais animais e vegetais utilizam a energia da matéria orgânica
11-  Associar a produção de matéria orgânica pelos seres clorofilados à transformação de energia luminosa em energia química
12-  Descrever como ocorre a circulação de energia ao longo das cadeias alimentares, identificando as perdas de energia que ocorrem de um nível trófico para outro
13- Comparar os diferentes tipos de pirâmide (de número, de massa e de energia), identificando o que cada uma representa
14-  Identificar as etapas principais dos ciclos biogeoquímicos (água, carbono, oxigênio e nitrogênio)
15-  Diferenciar, com base na descrição de situações concretas, fatores bióticos e abióticos em um ecossistema
16-  Identificar os níveis tróficos em uma cadeia alimentar, reconhecendo carnívoros, herbívoros e onívoros
17-  Descrever as relações alimentares que se processam entre os seres vivos de teias e cadeias alimentares
18-  Identificar, em situações concretas, habitat e nicho ecológico dos organismos envolvidos
19-  Relacionar as atividades econômicas mais importantes no cenário nacional às principais alterações nos ecossistemas brasileiros
20-  Interpretar gráficos e tabelas que contenham dados sobre crescimento e densidade de uma dada população
39-  Relacionar informações sobre indicadores de saúde apresentadas em gráficos e tabelas
40- Identificar o significado de “esperança de vida ao nascer”, relacionando esse indicador a outros, como a mortalidade infantil
41-  Identificar as relações entre os diversos acontecimentos que levaram ao conceito de vacina e imunidade
42- Reconhecer a importância da vacinação no combate às doenças, a partir da análise de estatísticas
43-  Identificar tendências em séries de dados temporais sobre a evolução da esperança de vida
44-  Identificar as fragilidades que acompanham o processo de envelhecimento, propondo estratégias para melhorar a qualidade de vida dos idosos
45-  Reconhecer os fatores que influenciam a saúde no Brasil
46-  Construir gráficos representativos da situação de saúde de diferentes regiões
47- Inferir sobre o nível de desenvolvimento humano e de saúde de diferentes regiões do país e do mundo, com base na análise de indicadores como mortalidade infantil, esperança de vida ao nascer e mortalidade por causa
48-  Inferir sobre o nível de desenvolvimento e de saúde de regiões ou Estados brasileiros com base em suas respectivas condições de acesso a saneamento básico
49-  Apresentar conclusões baseadas em argumentos sobre o impacto positivo das tecnologias na melhoria da qualidade da saúde das populações (vacinas, medicamentos, exames diagnósticos, alimentos enriquecidos etc.)
2º Bimestre
21-  Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações concretas
22-  Identificar as variações na densidade de populações, em razão de mudanças ambientais ou de alterações nos fatores bióticos, com base em textos ou gráficos
23-  Identificar fatores que controlam o tamanho de uma população
24- Estimar a variação na densidade da população de predadores como resultado da flutuação na densidade de suas presas
25-  Reconhecer que a ação de fatores bióticos e abióticos promove o equilíbrio dinâmico das populações, mantendo relativamente estáveis as características dos ecossistemas
26-  Correlacionar alterações climáticas da cidade de São Paulo com desmatamento e crescimento populacional
27- Identificar os fatores que provocaram o desmatamento na Mata Atlântica ao longo do tempo e aqueles responsáveis pelo desmatamento atual
28-  Identificar e caracterizar o processo de poluição das águas por matéria orgânica e detergentes, bem como propostas que permitem reduzi-la
29- Identificar usos e procedimentos que causam poluição da água
30- Relacionar a morte de peixes à falta de oxigênio, e não à “sujeira” na água
31- Identificar e caracterizar fatores ecológicos que interferem no tamanho de uma população em situação de despejo de esgoto na água
32- Identificar os riscos do descarte irregular de produtos que contenham substâncias tóxicas não biodegradáveis
33- Identificar estratégias diversas de tratamento do lixo, reconhecendo vantagens e desvantagens em cada uma delas
34-  Propor estratégias para minimizar ou resolver o problema do lixo urbano
35-  Reconhecer fatores que concorrem para gerar o efeito estufa
36- Identificar os gases que vêm contribuindo para produzir o efeito estufa, hoje e antes da Revolução Industrial, reconhecendo possíveis consequências desse fenômeno
37-  Identificar e caracterizar as fontes de emissão de gás carbônico que contribuíram para intensificar o aquecimento global
38-  Analisar medidas que permitem controlar e/ou resolver os principais problemas ambientais, tais como efeito estufa, destruição da camada de ozônio, desaparecimento de espécies animais e vegetais, alteração no regime das chuvas e poluição do ar, da água e do solo
4º Bimestre
50- Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes faixas etárias, a partir de estatísticas de saúde
51-  Identificar as causas mais frequentes de mortalidade entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o risco de óbito
52- Agrupar diferentes causas de morte segundo semelhança
53-  Reconhecer a gravidez na adolescência como um risco à saúde, a partir de estatísticas de saúde
54- Reconhecer o impacto de uma gravidez na adolescência nos projetos pessoais e profissionais dos envolvidos
55-  Reconhecer práticas sexuais que envolvem riscos de gravidez
56-  Identificar diferentes métodos contraceptivos e avaliar sua eficácia e acessibilidade
57- Reconhecer a gravidez na adolescência como um risco à saúde individual e como um problema de saúde pública
58-  Elaborar, apresentar e discutir hipóteses sobre a alta prevalência de gravidez entre adolescentes
59-  Reconhecer situações de risco de contrair aids, propondo estratégias para redução desse risco
60-  Identificar as diferentes formas de preconceito contra portadores do vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), propondo estratégias para minimizar essa situação
61-  Reconhecer ambiguidades e imprecisões em textos explicativos sobre prevenção de DSTs e aids
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Biologia
2ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01-  Identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como as funções de cada um desses elementos
02-  Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes
03-  Reconhecer e explicar diferenças entre células eucarióticas e procarióticas
04-  Reconhecer e explicar diferenças entre células animais e vegetais
05-  Reconhecer e explicar as diferentes funções da membrana celular
06-  Associar a divisão celular mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares
07-  Relacionar a gênese de tumores e cânceres a processos descontrolados de divisão celular
08-  Reconhecer hábitos de vida que guardam estreita relação com determinados tipos de cânceres e indicar as maneiras mais adequadas de prevenção





21-  Reconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula
22-  Reconhecer o significado da repetição de unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA
23- Elaborar esquemas explicativos do processo de duplicação do DNA
24-  Reconhecer o emparelhamento específico entre as bases nitrogenadas que compõem o DNA
25- Relacionar a duplicação do DNA com a complementaridade das bases que o compõem
26- Relacionar a duplicação do DNA ao processo de divisão celular
27-  Identificar o papel da enzima DNA polimerase na duplicação do DNA
28-  Interpretar gráficos e figuras relativos à duplicação do DNA
29- Reconhecer as semelhanças e diferenças entre o DNA e o RNA
30-  Relacionar os diferentes tipos de RNA ao processo de síntese de proteínas
31- Descrever o processo de síntese de proteínas por meio de texto ou esquemas explicativos
32-  Reconhecer a existência de um código genético universal, por meio do qual a sequência de bases do DNA é traduzida em uma sequência de aminoácidos na proteína
33-  Correlacionar os conceitos mendelianos aos conhecimentos sobre a estrutura e função do DNA



2º Bimestre

09-  Identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas
10-  Identificar os aspectos históricos das concepções sobre hereditariedade à luz da época em que foram propostas
11-  Elaborar e testar hipóteses sobre composição genética de indivíduos
12-  Propor e testar hipóteses sobre herança, aplicando as ideias de Mendel
13-  Interpretar dados apresentados em esquemas, tabelas e gráficos a partir de conhecimentos sistematizados sobre transmissão das características hereditárias
14-  Prever os resultados de cruzamentos genéticos baseados nas leis de Mendel
15-  Conceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo
16-  Identificar e caracterizar os principais eventos que ocorrem na meiose
17-  Identificar e caracterizar o paralelismo entre o comportamento dos cromossomos na meiose e o dos genes na formação dos gametas
18-  Construir e analisar heredogramas
19-  Identificar e caracterizar os mecanismos básicos envolvidos na determinação do sexo dos organismos em geral
20- Identificar e caracterizar o mecanismo de transmissão das características ligadas aos cromossomos sexuais












4º Bimestre

34-  Relacionar as técnicas usadas em Biotecnologia aos principais conceitos de Genética e Biologia Molecular
35-  Reconhecer as aplicações da engenharia genética na medicina, entre elas a terapia gênica
36-  Reconhecer a importância dos testes de DNA na determinação da paternidade, na investigação criminal e na identificação de indivíduos
37- Distinguir o papel dos diferentes tipos de RNA no processo de síntese de proteínas
38-  Avaliar as razões que explicam as contribuições dos eventos da divisão meiótica para a variabilidade das espécies
39-  Analisar os argumentos relativos aos riscos e benefícios da utilização de produtos geneticamente modificados disponíveis no mercado
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Biologia
3ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01-  Escrever e reconhecer nomes científicos
02- Reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na classificação dos seres vivos
03-  Criar sistemas de classificação com base em características dos seres vivos
04-  Utilizar chaves dicotômicas de identificação de seres vivos
05-  Identificar os critérios que orientaram as diferentes teorias classificatórias, comparando-os entre si
06- Caracterizar espécie
07-  Reconhecer indivíduos que pertencem a uma mesma espécie, a partir de critérios predeterminados
08-  Caracterizar o que são híbridos e como são gerados
09-  Identificar e comparar os grandes grupos de seres vivos a partir de características distintivas
10 -  Construir e interpretar árvores filogenéticas
11-  Reconhecer relações de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos
12-  Diferenciar a classificação lineana da classificação filogenética
13-  Reconhecer características gerais dos principais representantes dos reinos MoneraProtista, Fungi, Plantae e Animalia
29- Interpretar concepções religiosas e científicas para a origem da vida e dos seres vivos
30- Identificar e caracterizar as evidências da evolução biológica

31-  Identificar os mecanismos geradores (mutação e recombinação) e os fatores orientadores (seleção natural) da grande variabilidade dos seres vivos
32- Identificar o papel dos isolamentos geográfico e reprodutivo na formação de novas espécies
33- Reconhecer as principais etapas da evolução dos grandes grupos de organismos
34-  Identificar evidências do processo de evolução biológica (fósseis, órgãos análogos, homólogos e vestigiais)
35-  Interpretar a história da vida na Terra com base em escala temporal, indicando os principais eventos (surgimento da vida, das plantas, do homem etc.)
36- Identificar as ideias evolucionistas de Darwin e de Lamarck com base na leitura de textos Históricos
37- Inferir que o resultado da seleção natural é a preservação e a transmissão para os descendentes das variações orgânicas favoráveis à sobrevivência da espécie no ambiente
38-  Analisar as ideias sobre a origem da vida a partir da leitura de textos históricos
39-  Estabelecer a relação entre as condições da Terra primitiva e a origem dos primeiros seres vivos
40- Identificar por comparação as conquistas evolutivas de um grupo de seres vivos em relação a outros
41-  Interpretar árvores filogenéticas e determinar, nesse tipo de representação, as relações de parentesco entre os seres vivos



2º Bimestre
14-  Reconhecer as principais características do desenvolvimento das angiospermas
15-  Comparar os diferentes grupos vegetais com base nas respectivas aquisições evolutivas
16- Associar as características morfofuncionais dos grandes grupos vegetais aos diferentes habitats por eles ocupados
17- Relacionar o movimento das plantas às condições de luminosidade
18- Identificar os grandes grupos de seres vivos a partir de características distintivas
19-  Comparar características gerais dos grandes grupos de seres vivos
20-  Identificar e caracterizar os padrões de reprodução, crescimento e desenvolvimento nos diferentes grupos de animais
21-  Reconhecer as características dos principais filos do reino animal
22- Identificar características comuns aos animais vertebrados
23-  Identificar os principais processos físicos e químicos envolvidos na digestão
24-  Identificar as principais características da respiração humana
25-  Identificar as principais características da circulação humana
26-  Associar estrutura e função dos componentes do sistema reprodutor humano (feminino e masculino)
27- Identificar o princípio básico de funcionamento dos métodos anticoncepcionais mais disseminados
28-  Selecionar dietas adequadas a demandas energéticas e faixas etárias predeterminadas


4º Bimestre
42-  Ler e interpretar imagens relativas à evolução dos hominídeos
43-  Identificar e explicar aspectos da interação entre os mecanismos biológicos e culturais na evolução humana
44- Identificar as principais etapas da evolução humana com base em textos ou na análise de árvores filogenéticas
45- Estabelecer relações de parentesco em árvores filogenéticas de hominídeos
46- Analisar criticamente a relação homem–meio, em situações concretas, reconhecendo a espécie humana como parte integrante de um processo no qual ela modifica e é modificada pelo ambiente em que vive
47-  Reconhecer os impactos da intervenção humana na evolução, nos campos da medicina, da agricultura e da farmacologia, e a relação com o aumento da esperança de vida
48-  Interpretar o processo evolutivo humano como resultado da interação entre mecanismos biológicos e culturais
49- Avaliar as implicações evolutivas dos processos de seleção artificial de espécies animais e vegetais
50-  Avaliar os impactos da transformação e adaptação do ambiente aos interesses da espécie humana

Março/2015


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