Acompanhamento
Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o
aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio
Vieira Campos
Quadro de Conteúdos
e Habilidades de Biologia
1ª Série do Ensino Médio
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Distinguir matéria orgânica viva de matéria
orgânica morta
02- Diferenciar matéria orgânica originária de
animais da matéria orgânica originária de vegetais
03- Identificar as substâncias
necessárias tanto para a produção de matéria orgânica nos produtores como nos
consumidores
04- Reconhecer que os produtores
de matéria orgânica não são apenas as plantas, mas todos os organismos
clorofilados, assim como os consumidores não se restringem a animais
05- Identificar e explicar as condições e as
substâncias necessárias à realização da Fotossíntese
06- Associar a fotossíntese aos
produtores e à matéria orgânica produzida que alimenta a teia alimentar
07- Identificar níveis tróficos em cadeias e
teias alimentares representadas em esquemas ou descritas em textos
08- Reconhecer, nos esquemas que representam
cadeias e teias alimentares, que o sentido das setas indica como se dá a
circulação dos materiais na natureza
09- Descrever as relações
alimentares que se estabelecem entre os seres vivos que participam de cadeias
e teias alimentares
10- Comparar os processos pelos quais animais e
vegetais utilizam a energia da matéria orgânica
11- Associar a produção de matéria orgânica
pelos seres clorofilados à transformação de energia luminosa em energia
química
12- Descrever como ocorre a circulação de
energia ao longo das cadeias alimentares, identificando as perdas de energia
que ocorrem de um nível trófico para outro
13- Comparar os diferentes tipos
de pirâmide (de número, de massa e de energia), identificando o que cada uma
representa
14- Identificar as etapas principais dos ciclos
biogeoquímicos (água, carbono, oxigênio e nitrogênio)
15- Diferenciar, com base na descrição de
situações concretas, fatores bióticos e abióticos em um ecossistema
16- Identificar os níveis tróficos em uma cadeia
alimentar, reconhecendo carnívoros, herbívoros e onívoros
17- Descrever as relações alimentares que se
processam entre os seres vivos de teias e cadeias alimentares
18- Identificar, em situações concretas, habitat
e nicho ecológico dos organismos envolvidos
19- Relacionar as atividades econômicas mais
importantes no cenário nacional às principais alterações nos ecossistemas
brasileiros
20- Interpretar gráficos e tabelas que contenham
dados sobre crescimento e densidade de uma dada população
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39- Relacionar informações sobre indicadores de
saúde apresentadas em gráficos e tabelas
40- Identificar o significado de
“esperança de vida ao nascer”, relacionando esse indicador a outros, como a
mortalidade infantil
41- Identificar as relações entre os diversos
acontecimentos que levaram ao conceito de vacina e imunidade
42- Reconhecer a importância da
vacinação no combate às doenças, a partir da análise de estatísticas
43- Identificar tendências em séries de dados
temporais sobre a evolução da esperança de vida
44- Identificar as fragilidades que acompanham o
processo de envelhecimento, propondo estratégias para melhorar a qualidade de
vida dos idosos
45- Reconhecer os fatores que influenciam a
saúde no Brasil
46- Construir gráficos representativos da
situação de saúde de diferentes regiões
47- Inferir sobre o nível de
desenvolvimento humano e de saúde de diferentes regiões do país e do mundo,
com base na análise de indicadores como mortalidade infantil, esperança de
vida ao nascer e mortalidade por causa
48- Inferir sobre o nível de desenvolvimento e
de saúde de regiões ou Estados brasileiros com base em suas respectivas
condições de acesso a saneamento básico
49- Apresentar conclusões baseadas em argumentos
sobre o impacto positivo das tecnologias na melhoria da qualidade da saúde
das populações (vacinas, medicamentos, exames diagnósticos, alimentos
enriquecidos etc.)
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2º Bimestre
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21- Identificar e caracterizar as maneiras pelas
quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma
mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de
situações concretas
22- Identificar as variações na densidade de
populações, em razão de mudanças ambientais ou de alterações nos fatores
bióticos, com base em textos ou gráficos
23- Identificar fatores que controlam o tamanho
de uma população
24- Estimar a variação na
densidade da população de predadores como resultado da flutuação na densidade
de suas presas
25- Reconhecer que a ação de fatores bióticos e
abióticos promove o equilíbrio dinâmico das populações, mantendo
relativamente estáveis as características dos ecossistemas
26- Correlacionar alterações climáticas da
cidade de São Paulo com desmatamento e crescimento populacional
27- Identificar os fatores que
provocaram o desmatamento na Mata Atlântica ao longo do tempo e aqueles
responsáveis pelo desmatamento atual
28- Identificar e caracterizar o processo de
poluição das águas por matéria orgânica e detergentes, bem como propostas que
permitem reduzi-la
29- Identificar usos e
procedimentos que causam poluição da água
30- Relacionar a morte de peixes
à falta de oxigênio, e não à “sujeira” na água
31- Identificar e caracterizar
fatores ecológicos que interferem no tamanho de uma população em situação de
despejo de esgoto na água
32- Identificar os riscos do
descarte irregular de produtos que contenham substâncias tóxicas não
biodegradáveis
33- Identificar estratégias
diversas de tratamento do lixo, reconhecendo vantagens e desvantagens em cada
uma delas
34- Propor estratégias para minimizar ou
resolver o problema do lixo urbano
35- Reconhecer fatores que concorrem para gerar
o efeito estufa
36- Identificar os gases que vêm
contribuindo para produzir o efeito estufa, hoje e antes da Revolução
Industrial, reconhecendo possíveis consequências desse fenômeno
37- Identificar e caracterizar as fontes de
emissão de gás carbônico que contribuíram para intensificar o aquecimento
global
38- Analisar medidas que permitem controlar e/ou
resolver os principais problemas ambientais, tais como efeito estufa,
destruição da camada de ozônio, desaparecimento de espécies animais e
vegetais, alteração no regime das chuvas e poluição do ar, da água e do solo
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4º Bimestre
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50- Reconhecer os riscos
diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes faixas
etárias, a partir de estatísticas de saúde
51- Identificar as causas mais frequentes de
mortalidade entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o risco de
óbito
52- Agrupar diferentes causas de
morte segundo semelhança
53- Reconhecer a gravidez na adolescência como
um risco à saúde, a partir de estatísticas de saúde
54- Reconhecer o impacto de uma gravidez
na adolescência nos projetos pessoais e profissionais dos envolvidos
55- Reconhecer práticas sexuais que envolvem
riscos de gravidez
56- Identificar diferentes métodos
contraceptivos e avaliar sua eficácia e acessibilidade
57- Reconhecer a gravidez na
adolescência como um risco à saúde individual e como um problema de saúde
pública
58- Elaborar, apresentar e discutir hipóteses
sobre a alta prevalência de gravidez entre adolescentes
59- Reconhecer situações de risco de contrair
aids, propondo estratégias para redução desse risco
60- Identificar as diferentes formas de
preconceito contra portadores do vírus da imunodeficiência adquirida (HIV),
propondo estratégias para minimizar essa situação
61- Reconhecer ambiguidades e imprecisões em
textos explicativos sobre prevenção de DSTs e aids
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Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Biologia
2ª Série do Ensino Médio
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Identificar os elementos básicos que compõem
a célula, bem como as funções de cada um desses elementos
02- Relacionar as funções vitais das células a
seus respectivos componentes
03- Reconhecer e explicar diferenças entre
células eucarióticas e procarióticas
04- Reconhecer e explicar diferenças entre
células animais e vegetais
05- Reconhecer e explicar as diferentes funções
da membrana celular
06- Associar a divisão celular mitótica à
reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos
dos seres multicelulares
07- Relacionar a gênese de tumores e cânceres a
processos descontrolados de divisão celular
08- Reconhecer hábitos de vida que guardam
estreita relação com determinados tipos de cânceres e indicar as maneiras
mais adequadas de prevenção
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21- Reconhecer o DNA como um polímero formado
por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula
22- Reconhecer o significado da repetição de
unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA
23- Elaborar esquemas
explicativos do processo de duplicação do DNA
24- Reconhecer o emparelhamento específico entre
as bases nitrogenadas que compõem o DNA
25- Relacionar a duplicação do
DNA com a complementaridade das bases que o compõem
26- Relacionar a duplicação do
DNA ao processo de divisão celular
27- Identificar o papel da enzima DNA polimerase
na duplicação do DNA
28- Interpretar gráficos e figuras relativos à
duplicação do DNA
29- Reconhecer as semelhanças e
diferenças entre o DNA e o RNA
30- Relacionar os diferentes tipos de RNA ao
processo de síntese de proteínas
31- Descrever o processo de
síntese de proteínas por meio de texto ou esquemas explicativos
32- Reconhecer a existência de um código
genético universal, por meio do qual a sequência de bases do DNA é traduzida
em uma sequência de aminoácidos na proteína
33- Correlacionar os conceitos mendelianos aos
conhecimentos sobre a estrutura e função do DNA
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2º Bimestre
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09- Identificar e diferenciar características
genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas
10- Identificar os aspectos históricos das
concepções sobre hereditariedade à luz da época em que foram propostas
11- Elaborar e testar hipóteses sobre composição
genética de indivíduos
12- Propor e testar hipóteses sobre herança,
aplicando as ideias de Mendel
13- Interpretar dados apresentados em esquemas,
tabelas e gráficos a partir de conhecimentos sistematizados sobre transmissão
das características hereditárias
14- Prever os resultados de cruzamentos
genéticos baseados nas leis de Mendel
15- Conceituar gene, alelo, homozigoto,
heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo
16- Identificar e caracterizar os principais
eventos que ocorrem na meiose
17- Identificar e caracterizar o paralelismo
entre o comportamento dos cromossomos na meiose e o dos genes na formação dos
gametas
18- Construir e analisar heredogramas
19- Identificar e caracterizar os mecanismos
básicos envolvidos na determinação do sexo dos organismos em geral
20- Identificar e caracterizar o
mecanismo de transmissão das características ligadas aos cromossomos sexuais
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4º Bimestre
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34- Relacionar as técnicas usadas em
Biotecnologia aos principais conceitos de Genética e Biologia Molecular
35- Reconhecer as aplicações da engenharia
genética na medicina, entre elas a terapia gênica
36- Reconhecer a importância dos testes de DNA
na determinação da paternidade, na investigação criminal e na identificação
de indivíduos
37- Distinguir o papel dos
diferentes tipos de RNA no processo de síntese de proteínas
38- Avaliar as razões que explicam as
contribuições dos eventos da divisão meiótica para a variabilidade das
espécies
39- Analisar os argumentos relativos aos riscos
e benefícios da utilização de produtos geneticamente modificados disponíveis
no mercado
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Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Biologia
3ª Série do Ensino Médio
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Escrever e reconhecer nomes científicos
02- Reconhecer as categorias
taxonômicas utilizadas na classificação dos seres vivos
03- Criar sistemas de classificação com base em
características dos seres vivos
04- Utilizar chaves dicotômicas de identificação
de seres vivos
05- Identificar os critérios que orientaram as
diferentes teorias classificatórias, comparando-os entre si
06- Caracterizar espécie
07- Reconhecer indivíduos que pertencem a uma
mesma espécie, a partir de critérios predeterminados
08- Caracterizar o que são híbridos e como são
gerados
09- Identificar e comparar os grandes grupos de
seres vivos a partir de características distintivas
10 - Construir e interpretar árvores
filogenéticas
11- Reconhecer relações de parentesco evolutivo
entre grupos de seres vivos
12- Diferenciar a classificação lineana da
classificação filogenética
13- Reconhecer características gerais dos
principais representantes dos reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e
Animalia
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29- Interpretar concepções
religiosas e científicas para a origem da vida e dos seres vivos
30- Identificar e caracterizar
as evidências da evolução biológica
31- Identificar os mecanismos geradores (mutação
e recombinação) e os fatores orientadores (seleção natural) da grande
variabilidade dos seres vivos
32- Identificar o papel dos
isolamentos geográfico e reprodutivo na formação de novas espécies
33- Reconhecer as principais
etapas da evolução dos grandes grupos de organismos
34- Identificar evidências do processo de
evolução biológica (fósseis, órgãos análogos, homólogos e vestigiais)
35- Interpretar a história da vida na Terra com
base em escala temporal, indicando os principais eventos (surgimento da vida,
das plantas, do homem etc.)
36- Identificar as ideias
evolucionistas de Darwin e de Lamarck com base na leitura de textos Históricos
37- Inferir que o resultado da
seleção natural é a preservação e a transmissão para os descendentes das
variações orgânicas favoráveis à sobrevivência da espécie no ambiente
38- Analisar as ideias sobre a origem da vida a
partir da leitura de textos históricos
39- Estabelecer a relação entre as condições da
Terra primitiva e a origem dos primeiros seres vivos
40- Identificar por comparação
as conquistas evolutivas de um grupo de seres vivos em relação a outros
41- Interpretar árvores filogenéticas e
determinar, nesse tipo de representação, as relações de parentesco entre os
seres vivos
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2º Bimestre
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14- Reconhecer as principais características do
desenvolvimento das angiospermas
15- Comparar os diferentes grupos vegetais com
base nas respectivas aquisições evolutivas
16- Associar as características
morfofuncionais dos grandes grupos vegetais aos diferentes habitats por
eles ocupados
17- Relacionar o movimento das
plantas às condições de luminosidade
18- Identificar os grandes
grupos de seres vivos a partir de características distintivas
19- Comparar características gerais dos grandes
grupos de seres vivos
20- Identificar e caracterizar os padrões de
reprodução, crescimento e desenvolvimento nos diferentes grupos de animais
21- Reconhecer as características dos principais
filos do reino animal
22- Identificar características
comuns aos animais vertebrados
23- Identificar os principais processos físicos
e químicos envolvidos na digestão
24- Identificar as principais características da
respiração humana
25- Identificar as principais características da
circulação humana
26- Associar estrutura e função dos componentes
do sistema reprodutor humano (feminino e masculino)
27- Identificar o princípio
básico de funcionamento dos métodos anticoncepcionais mais disseminados
28- Selecionar dietas adequadas a demandas
energéticas e faixas etárias predeterminadas
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4º Bimestre
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42- Ler e interpretar imagens relativas à
evolução dos hominídeos
43- Identificar e explicar aspectos da interação
entre os mecanismos biológicos e culturais na evolução humana
44- Identificar as principais
etapas da evolução humana com base em textos ou na análise de árvores
filogenéticas
45- Estabelecer relações de
parentesco em árvores filogenéticas de hominídeos
46- Analisar criticamente a relação
homem–meio, em situações concretas, reconhecendo a espécie humana como parte
integrante de um processo no qual ela modifica e é modificada pelo ambiente
em que vive
47- Reconhecer os impactos da intervenção humana
na evolução, nos campos da medicina, da agricultura e da farmacologia, e a
relação com o aumento da esperança de vida
48- Interpretar o processo evolutivo humano como
resultado da interação entre mecanismos biológicos e culturais
49- Avaliar as implicações
evolutivas dos processos de seleção artificial de espécies animais e vegetais
50- Avaliar os impactos da transformação e
adaptação do ambiente aos interesses da espécie humana
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Março/2015
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