segunda-feira, 29 de junho de 2015

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Português

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Português
6° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01- Saber procurar informações complementares em dicionários, gramáticas, enciclopédias, internet etc.

02- Selecionar textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses (estudo, formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas etc.)

03- Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

04 - Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

05 - Inferir e reconhecer elementos da narrativa

06 - Analisar narrativas ficcionais: enredo, personagem, espaço, tempo e foco narrativo

07 - Produzir texto com organização narrativa

17- Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

18- Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

19-  Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para a elaboração de textos narrativos

20- Compreender aspectos linguísticos em funcionamento no texto narrativo

21- Reconhecer, na leitura de textos ficcionais, elementos que indiquem o comportamento e as características principais das personagens

22- Identificar problemas e criar soluções que possam ajudá-los a organizar projetos

23- Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar projetos

2º Bimestre


08-  Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto escrito

09-  Reconhecer e compreender a narratividade em imagens

10- Transpor textos de linguagem verbal para outras linguagens

11- Transpor texto de linguagem não verbal para outras linguagens

12 - Criar estratégias para a apresentação oral de um projeto

13 - Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores das narrativas policiais ou de enigma

14-  Reconhecer características do gênero crônica narrativa

15- Produzir quadro-síntese com características do gênero crônica narrativa

16- Reconhecer traços característicos do gênero letra de música
4º Bimestre


24-  Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

25-  Reconhecer no texto indícios de intencionalidade do autor

26- Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

27-  Posicionar-se como agente de ações que contribuem para sua formação como leitor, escritor e ator em uma dada realidade

28- Refletir sobre os critérios de seleção/leitura de livros, ampliando-os ou modificando-os a partir de discussões coletivas

29- Identificar problemas a partir da observação da realidade

30-  Reconhecer elementos conotativos
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Português
7° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01-  Ler e interpretar textos da tipologia relatar, inferindo seus traços característicos em situações específicas de comunicação

02-  Analisar textos, identificando os valores e as conotações que veiculam

03- Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

04-  Distinguir e ressignificar as características da tipologia narrativa em contraste ao
agrupamento tipológico relatar

05-  Criar hipótese de sentido a partir de informações dadas pelo texto (verbal e não verbal)

06- Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

07- Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto

08-  Fruir esteticamente objetos culturais

18- Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

19- Ler enunciados, depreendendo deles informações e orientações para a escrita

20-  Identificar sequências lógicas de enunciados

21-  Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

22- Produzir textos escritos de acordo com a situação comunicativa e o contexto no qual se inserem

23- Utilizar conhecimentos sobre a língua e sobre gêneros textuais para a elaboração e realização de projetos coletivos

24- Analisar aspectos discursivos e linguísticos do gênero priorizado, em função do contexto comunicacional

25-  Compreender textos orais e escritos por meio de retomada dos tópicos do texto

26- Fruir esteticamente objetos culturais

2º Bimestre


09-  Analisar e interpretar textos do gênero relato, identificando os valores e as conotações que veiculam

10- Produzir quadro-síntese com características dos gêneros relato de experiência e notícias
de jornal

11- Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto

12- Ressignificar produções textuais a partir de conhecimentos linguísticos

13-  Construir critérios para ler notícias a partir de conhecimentos sobre o jornal como mídia impressa

14- Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

15-  Comparar variedades linguísticas de acordo com o contexto comunicacional

16-  Reconhecer diferentes tipos de coesão que permitem a progressão discursiva
do texto

17- Fruir esteticamente objetos culturais
4º Bimestre

27-  Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores do gênero textual reportagem

28-  Analisar textos, identificando os valores e as conotações que veiculam

29- Formular hipótese de sentido a partir de informações do texto (verbal e não verbal)

30- Coletar, organizar informações e fazer anotações sobre os textos apresentados a partir de critérios preestabelecidos.

31- Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

32- Distinguir conectivos e demais elementos de coesão próprios de relatos orais e escritos

33-  Ressignificar produções textuais a partir de conhecimentos linguísticos

34-  Ampliar conhecimentos sobre determinado autor, tema jornalístico, estilo de um jornal ou sobre um gênero em questão, aprendendo a antecipar informações e a interpretar os textos lidos

35-  Construir critérios para retirar um livro da biblioteca a partir do conhecimento que se tem do autor e da obra

36-  Fruir esteticamente objetos culturais

                                                                                                                                                                                           
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Português
8° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades

01-  Ler e interpretar textos prescritivos/injuntivos, inferindo seus traços característicos em situações específicas de comunicação

02-  Analisar textos prescritivos/injuntivos e construir quadro-síntese

03- Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

04- Comparar usos linguísticos na norma-padrão e coloquial

05-  Inferir características de anúncios publicitários a partir de conhecimento prévio

06- Analisar a intertextualidade presente em um texto

07- Comparar características da tipologia prescritiva/injuntiva em textos de diferentes gêneros

15- Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

16-  Selecionar e escolher anúncios publicitários de acordo com orientações dadas

17- Comparar anúncios, tendo em vista diferentes públicos-alvo

18- Pesquisar objetos culturais a partir de tema e público-alvo

19- Selecionar objetos culturais coerentes com tema e público-alvo

20- Construir estratégia publicitária pertinente ao público-alvo

21-  Identificar e reconhecer a produção de texto como processo em etapas de reelaboração

22- Produzir versão final de um texto, com marcas de intervenção

23- Apresentar análises orais de anúncios publicitários

24-  Apresentar oralmente os resultados de uma análise de grupo

2º Bimestre



08- Analisar o efeito de uma dada variedade linguística no texto

09-  Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

10- Analisar anúncios publicitários produzidos em diferentes suportes

11- Identificar e analisar níveis de persuasão do texto publicitário

12-  Reconhecer o conceito de intencionalidade

13- Pesquisar textos coerentes com tema preestabelecido

14-  Interpretar texto de forma a compreender o raciocínio autoral
4º Bimestre



25- Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

26-  Ressignificar a construção de anúncio publicitário, após sistematização de características

27-  Ressignificar suas produções textuais a partir de seus conhecimentos linguísticos

28-  Avaliar, segundo critérios, os trabalhos apresentados pelos grupos

29- Selecionar informações a partir de critério preestabelecido

30-  Organizar informações a partir de critério preestabelecido (organização da informação por
meio de articuladores)

31-  Identificar e reconhecer critérios de organização da informação em parágrafos
(informações novas/informações repetidas)

32-  Resumir narrativas e texto expositivo

Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Português
9° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades

01-  Ler e interpretar textos argumentativos, inferindo seus traços característicos

02- Analisar textos argumentativos e construir quadros-síntese

03-  Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

04-  Debater oralmente sobre temas variados, selecionando argumentos coerentes para a defesa de um dado ponto de vista

05- Identificar tipos de argumentos em textos de opinião

06-  Produzir resenhas utilizando os conhecimentos adquiridos sobre textos argumentativos

07- Analisar temas diversos, selecionando argumentos que justifiquem pontos de vista divergentes

08- Fruir esteticamente objetos culturais

09-  Saber revisar textos, reconhecendo a importância das questões linguísticas para a organização coerente de ideias e argumentos

19- Identificar, escolher e classificar argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de um ponto de vista

20- Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

21-  Identificar e reconhecer a produção de um texto como processo em etapas de reelaboração

22- Produzir versão final de um texto com marcas de intervenção

23- Construir ponto de vista que represente o interesse do grupo majoritário

24-  Construir conceito de “ato político” a partir de situação de comunicação

25- Construir opinião crítica a partir de informações e análises apresentadas

26-  Analisar imagens sob o ponto de vista de seu caráter político e social

27- Realizar apresentação oral adequada à situação de interlocução

28- Fruir esteticamente objetos culturais

2º Bimestre


10- Ler e interpretar textos expositivos e argumentativos, inferindo seus traços característicos

11- Selecionar informações de acordo com os objetivos ou intencionalidades da situação comunicativa

12-  Identificar, escolher e classificar argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de um ponto de vista

13- Analisar imagens do ponto de vista de seu caráter político

14- Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

15- Compreender, identificar e utilizar os mecanismos de coerência e coesão no texto

16-  Construir parágrafos argumentativos de acordo com o contexto da situação comunicativa

17-  Criar hipótese de sentido a partir de informações encontradas no texto

18- Fruir esteticamente objetos culturais

4º Bimestre


29- Reconhecer e analisar texto de estrutura opinativa

30-  Resumir texto opinativo

31- Posicionar-se como agente de ações que contribuam para sua formação como leitor,
escritor e ator em uma dada realidade

32- Reformular ideias, apresentando novos argumentos e exemplos

33-  Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto

34- Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar projeto coletivo

35-  Produzir uma versão final de um texto com marcas de intervenção

36-  Fruir esteticamente objetos culturais
                                                                                                                                                                                           
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Português
1ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01- Relacionar o uso da norma-padrão às diferentes esferas de atividade social

02- Identificar ideias-chave em um texto, concatenando-as na elaboração de uma síntese

03- Elaborar projetos escritos para executar atividades

04-  Elaborar sínteses de textos verbo-visuais, compreendendo a linguagem como realização cotidiana em circulação social por meio de gêneros textuais de diferentes tipologias

05-  Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária

06- Reconhecer a língua portuguesa como realidade histórica, social e geográfica, como manifestação do pensamento, da cultura e identidade de um indivíduo, de um povo e de uma comunidade

07- Elaborar estratégias de leitura e de produção de textos diversos (verbais e não verbais), respeitando as suas diferentes características de gênero e os procedimentos de coesão e
coerência textuais

08-  Relacionar linguagem verbal literária com linguagem não verbal

09-  Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais

10-  Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas estudadas no bimestre: verbo, adjetivo, substantivo
22-  Construir um conceito de Literatura a partir de sua dimensão semiótica, compreendendo-o como sistema intersemiótico

23- Analisar, em um texto, os mecanismos linguísticos utilizados na sua construção

24- Reconhecer diferentes elementos internos e externos que estruturam uma entrevista,
apropriando-se deles no processo de construção do sentido

25-  Reconhecer marcas da alteridade do coenunciador presentes no texto

26- Identificar e explicar as diferenças entre comédia e tragédia

27-  Reconhecer, em contos, entrevistas e poemas, marcas linguísticas que singularizam os
diferentes gêneros

28- Identificar os efeitos de sentido resultantes do uso de determinados recursos expressivos, em contos, entrevistas e poemas

29- Reconhecer características básicas do poema lírico

30-  Posicionar-se criticamente diante do texto do outro, defendendo ponto de vista coerente a partir de argumentos

31- Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas e discursivas: verbo e conectores

2º Bimestre
11- Adaptar textos em diferentes linguagens, levando em conta aspectos linguísticos,
históricos e sociais

12-  Reconhecer características básicas do texto dramático teatral

13- Localizar informações visando a resolver problemas, no campo das instituições linguística e literária, em dicionários, enciclopédias, gramáticas, internet etc.

14- Avaliar a própria expressão oral ou a alheia durante ou após situações de interação, fazendo, quando possível, os ajustes necessários

15- Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbal e não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc.

16-  Distinguir as marcas próprias do texto literário e estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político

17-  Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do
texto literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras críticas em diferentes situações

18-  Estabelecer relações entre as informações do texto lido com outras de conhecimento prévio

19- Identificar em textos o uso de tempos verbais no eixo do presente ou do pretérito para reconhecer eventos anteriores e posteriores a esses tempos

20- Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso do verbo

21- Utilizar procedimentos iniciais para a elaboração do texto: estabelecer o tema; pesquisar ideias e dados; planejar a estrutura; formular projeto de texto

4º Bimestre
32-  Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas: verbo, artigos e numerais

33- Posicionar-se criticamente diante do texto do outro, defendendo ponto de vista coerente a partir de argumentos

34-  Identificar e analisar mecanismos de ruptura no texto narrativo tradicional

35- Reconhecer as principais diferenças e semelhanças entre gêneros literários narrativos

36-  Reconhecer e analisar a expressão literária popular, estabelecendo diálogos intertextuais com a produção literária erudita

37-  Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas: verbo, pronomes, artigos e numerais

38-  Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Português
2ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01- Distinguir as diferenças entre leitura de distração e leitura literária, atentando para o valor estético do texto ficcional
02-  Sintetizar opiniões
03-  Distinguir enunciados objetivos e enunciados subjetivos
04- Reconhecer, em textos, os procedimentos de convencimento utilizados pelo enunciador
05-  Reconhecer o impacto social das diferentes tecnologias de comunicação e informação
06-  Analisar, em textos de variados gêneros, elementos sintáticos utilizados na sua construção
07- Analisar os efeitos semânticos e expressivos, em um texto, produzidos tanto pelo uso de períodos simples ou compostos como pelo uso das conjunções
08-  Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pela coordenação e subordinação de períodos na construção de textos argumentativos
09-  Distinguir notícia de artigo de opinião
10-  Relacionar – em artigos de opinião e anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos, recursos linguísticos, identificando o diálogo entre as ideias e o embate dos interesses existentes na sociedade
11- Reconhecer as características que definem o gênero literário romance
12-  Estabelecer relações lógico-discursivas, analisando o valor argumentativo dos conectivos


25- Relacionar diferentes produções textuais aos valores próprios da sexualidade e contemporaneidade

26- Relacionar a produção textual presente à herança cultural acumulada pela língua portuguesa nos processos de continuidade e ruptura

27-  Organizar adequadamente os parágrafos de um texto visando a atingir a proposta Enunciativa

28-  Elaborar estratégias de produção de textos expositivos e argumentativos

29-  Inferir tese, tema ou assunto principal nos diferentes gêneros: reportagem, correspondência, poema, ensaio e/ou perfil biográfico

30-  Concatenar ideias na estruturação de um texto argumentativo

31- Relacionar a construção da subjetividade à expressão literária em textos do século XIX

32- Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, da intenção comunicativa e do leitor a que se destina

33- Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso dos elementos de linguagem (preposição e conectivos) em textos variados

34-  Usar adequadamente os conectores na construção coesiva de um texto
2º Bimestre

13-  Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos literários do século XIX, considerando o contexto que as envolve
14- Contextualizar histórica e socialmente o texto literário produzido no século XIX
15- Reconhecer diferentes elementos que estruturam o texto narrativo (personagens, marcadores de tempo e de localização, sequência lógica dos fatos) na construção do sentido do romance e do conto do século XIX, apropriando-se deles no processo de
elaboração do sentido
16- Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por meio de argumentação lógica
17- Estabelecer relação entre a tese e os argumentos apresentados para defendê-la ou refutá-la
18-  Inferir tese, tema ou assunto principal nos gêneros textuais: artigo de opinião, romance, conto fantástico e poema
19-  Reconhecer recursos prosódicos e expressivos frequentes em texto poético (rima, ritmo, assonância, aliteração), estabelecendo relações entre eles e o tema do poema
20- Reconhecer o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade
21-  Identificar o valor semântico e expressivo do advérbio na construção coesiva de um texto
22-  Identificar o valor expressivo da metáfora e da metonímia na construção coesiva de um exto
23-  Confrontar um texto produzido antes do século XX com outros textos, opiniões e informações, posicionando-se criticamente, levando em conta os diferentes modos de ver o mundo presente
24- Diferenciar ideias centrais e secundárias de um texto



35-  Relacionar a produção textual presente à herança cultural acumulada pela língua portuguesa nos processos de continuidade e ruptura

36-  Relacionar a dimensão persuasiva da linguagem às diferentes vivências sociais visando a polemizar preconceitos e incoerências

37-  Concatenar adequadamente as diferentes frases de um texto visando à construção da textualidade

38- Identificar, em textos literários dos séculos XIX e XX, as relações entre tema, estilo e contexto de produção

39-  Relacionar o gênero textual conto à construção de expectativas de leitura

40- Reconhecer processos linguísticos para romper com a tradição literária anterior ao século XX, na Literatura

41-  Analisar o uso da linguagem na produção de entrevistas em interface com a construção da identidade social

42-  Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso de orações coordenadas e subordinadas em textos variados

43- Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso de conectores em entrevistas
                Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Português
3ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01- Relacionar as culturas produzidas, em língua portuguesa, em Portugal, na África e no Brasil
02- Construir um conceito de modernidade que explique fenômenos culturais e literários contemporâneos, relacionando, a partir desse conceito, as diferentes produções culturais contemporâneas
03-  Relacionar diferentes produções artísticas e culturais contemporâneas com outras obras do passado, procurando aproximações de tema e sentido
04- Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso do vocativo em textos e frases
05- Resolver problemas de oralidade na produção do texto escrito visando a adequar o texto à intencionalidade comunicativa
06-  Adequar o registro escrito e oral a situações formais de uso da linguagem
07- Identificar e analisar características próprias da linguagem literária da modernidade
08-  Identificar a tese e ideias-chave em um texto argumentativo
17- Considerar indícios de valores presentes na contemporaneidade manifestos na urdidura textual
18- Analisar as intenções enunciativas dos textos literários na escolha dos temas, das estruturas e dos estilos, como procedimentos argumentativos
19- Elaborar a revisão de texto produzido seguindo procedimentos aprendidos na série
20- Relacionar, como realidade cultural lusófona, as produções, em língua portuguesa, na África e no Brasil
21-  Identificar o papel de categorias da enunciação – pessoa, tempo e espaço – na construção de sentidos para o texto
22- Usar conhecimentos de terceiros (citação) na produção de projeto de texto próprio, mantendo autoria
23-  Relacionar, em produção textual, informações veiculadas pela mídia impressa sobre a esfera de atividades “trabalho e emprego” na produção de um texto dissertativo
24- Analisar criticamente as relações entre poesia da modernidade e a construção do mundo atual
25-  Identificar o valor discursivo e expressivo da estilização, da paródia e da reformulação na construção do sentido de um texto
26- Relacionar criticamente, na produção de um texto de acesso ao Ensino Superior, informações das diferentes áreas do saber: Filosofia, Economia, Sociologia, Literatura,
Arte, entre outras

2º Bimestre

09-  Reconhecer diferentes elementos que estruturam o texto narrativo (personagens, marcadores de tempo e de localização, sequência lógica dos fatos) visando a resolver questões de acesso ao Ensino Superior
10- Usar adequadamente a norma-padrão formal da língua portuguesa na elaboração de respostas e textos dissertativos que atendam às solicitações de exames de acesso ao Ensino
Superior e/ou seleções e entrevistas de emprego
11- Contextualizar histórica e socialmente o texto literário
12- Projetar dissertações escolares
13- Relacionar contexto sociocultural a uma determinada obra literária produzida na segunda metade do século XX
14-  Analisar o paralelismo, particularmente como ele se manifesta na construção dos períodos do texto nos processos de coordenação e subordinação
15- Identificar, no texto, marcas de uso de variação linguística
16-  Comparar as características de diferentes gêneros sobre a apresentação de um mesmo tema


27-Posicionar-se criticamente diante da realidade fazendo interagir conceitos, valores ideológicos e elementos linguísticos
28- Considerar indícios de valores presentes na contemporaneidade manifestos na urdidura textual
29-  Analisar as intenções enunciativas dos textos literários na escolha dos temas, das estruturas e dos estilos, como procedimentos argumentativos
30- Localizar informações relevantes do texto para solucionar determinado problema apresentado
31-  Identificar os elementos pertinentes a um projeto de vida mantendo, por meio da atividade linguística, o sentido de interdependência com o mundo
32-  Mobilizar informações, conceitos e procedimentos na produção escrita de um projeto de vida
33- Identificar e avaliar as características próprias da apresentação de um discurso de orador
34- Relacionar conhecimentos do uso da norma-padrão da língua portuguesa à construção de um discurso de orador
35-  Avaliar as habilidades do outro seguindo critérios específicos preestabelecidos
36-  Relacionar criticamente, na produção de um texto, informações das diferentes áreas do saber: Filosofia, Economia, Sociologia, Literatura, Arte, entre outras

                Março/2015





Nenhum comentário:

Postar um comentário