Acompanhamento
Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se
que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE.
Antônio Vieira Campos
Quadro
de Conteúdos e Habilidades de Português
6° Ano do Ensino Fundamental
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Saber procurar informações complementares em
dicionários, gramáticas, enciclopédias, internet etc.
02- Selecionar textos para a leitura de acordo com
diferentes objetivos ou interesses (estudo, formação pessoal, entretenimento,
realização de tarefas etc.)
03- Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
04 - Reconhecer o processo de composição textual como um
conjunto de ações interligadas
05 - Inferir e reconhecer elementos da narrativa
06 - Analisar narrativas ficcionais: enredo, personagem,
espaço, tempo e foco narrativo
07 - Produzir texto com
organização narrativa
|
17- Reconhecer o processo de composição textual como um
conjunto de ações interligadas
18- Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
19- Utilizar
conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para a elaboração
de textos narrativos
20- Compreender aspectos linguísticos em funcionamento
no texto narrativo
21- Reconhecer, na leitura de textos ficcionais,
elementos que indiquem o comportamento e as características principais das
personagens
22- Identificar problemas e criar soluções que possam
ajudá-los a organizar projetos
23- Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos,
de gênero etc.) para elaborar projetos
|
||
2º Bimestre
|
08- Analisar a
norma-padrão em funcionamento no texto escrito
09- Reconhecer e compreender a narratividade em
imagens
10- Transpor textos de linguagem verbal para outras
linguagens
11- Transpor texto de linguagem não verbal para outras
linguagens
12 - Criar estratégias para a apresentação oral de um
projeto
13 - Reconhecer os elementos organizacionais e
estruturais caracterizadores das narrativas policiais ou de enigma
14- Reconhecer
características do gênero crônica narrativa
15- Produzir quadro-síntese com características do
gênero crônica narrativa
16- Reconhecer traços característicos do gênero letra de
música
|
4º Bimestre
|
24- Reconhecer o
processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas
25- Reconhecer no
texto indícios de intencionalidade do autor
26- Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
27- Posicionar-se
como agente de ações que contribuem para sua formação como leitor, escritor e
ator em uma dada realidade
28- Refletir sobre os critérios de seleção/leitura de
livros, ampliando-os ou modificando-os a partir de discussões coletivas
29- Identificar problemas a partir da observação da
realidade
30- Reconhecer
elementos conotativos
|
Março/2015
Acompanhamento
Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se
que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE.
Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Português
7° Ano do Ensino Fundamental
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Ler e interpretar textos da tipologia
relatar, inferindo seus traços característicos em situações específicas de
comunicação
02- Analisar textos, identificando os valores e
as conotações que veiculam
03- Analisar a norma-padrão em funcionamento
no texto
04- Distinguir e ressignificar as
características da tipologia narrativa em contraste ao
agrupamento tipológico relatar
05- Criar hipótese de sentido a partir de
informações dadas pelo texto (verbal e não verbal)
06- Reconhecer o processo de
composição textual como um conjunto de ações interligadas
07- Inferir informações
subjacentes aos conteúdos explicitados no texto
08- Fruir esteticamente objetos culturais
|
18- Reconhecer o processo de
composição textual como um conjunto de ações interligadas
19- Ler enunciados, depreendendo
deles informações e orientações para a escrita
20- Identificar sequências lógicas de enunciados
21- Analisar a norma-padrão em funcionamento no
texto
22- Produzir textos escritos de
acordo com a situação comunicativa e o contexto no qual se inserem
23- Utilizar conhecimentos sobre
a língua e sobre gêneros textuais para a elaboração e realização de projetos
coletivos
24- Analisar aspectos discursivos
e linguísticos do gênero priorizado, em função do contexto comunicacional
25- Compreender textos orais e escritos por meio
de retomada dos tópicos do texto
26- Fruir esteticamente objetos
culturais
|
||
2º Bimestre
|
09- Analisar e interpretar textos do gênero
relato, identificando os valores e as conotações que veiculam
10- Produzir quadro-síntese com
características dos gêneros relato de experiência e notícias
de jornal
11- Inferir informações
subjacentes aos conteúdos explicitados no texto
12- Ressignificar produções
textuais a partir de conhecimentos linguísticos
13- Construir critérios para ler notícias a
partir de conhecimentos sobre o jornal como mídia impressa
14- Analisar a norma-padrão em
funcionamento no texto
15- Comparar variedades linguísticas de acordo
com o contexto comunicacional
16- Reconhecer diferentes tipos de coesão que
permitem a progressão discursiva
do texto
17- Fruir esteticamente objetos
culturais
|
4º Bimestre
|
27- Reconhecer os elementos organizacionais e
estruturais caracterizadores do gênero textual reportagem
28- Analisar textos, identificando os valores e
as conotações que veiculam
29- Formular hipótese de sentido
a partir de informações do texto (verbal e não verbal)
30-
Coletar, organizar informações e fazer anotações sobre os textos apresentados
a partir de critérios preestabelecidos.
31- Analisar a norma-padrão em
funcionamento no texto
32- Distinguir conectivos e
demais elementos de coesão próprios de relatos orais e escritos
33- Ressignificar produções textuais a partir de
conhecimentos linguísticos
34- Ampliar conhecimentos sobre determinado
autor, tema jornalístico, estilo de um jornal ou sobre um gênero em questão,
aprendendo a antecipar informações e a interpretar os textos lidos
35- Construir critérios para retirar um livro da
biblioteca a partir do conhecimento que se tem do autor e da obra
36- Fruir esteticamente objetos culturais
|
Março/2015
Acompanhamento
Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se
que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE.
Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Português
8° Ano do Ensino Fundamental
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
Habilidades
|
01- Ler e
interpretar textos prescritivos/injuntivos, inferindo seus traços
característicos em situações específicas de comunicação
02- Analisar
textos prescritivos/injuntivos e construir quadro-síntese
03- Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
04- Comparar usos linguísticos na norma-padrão e
coloquial
05- Inferir
características de anúncios publicitários a partir de conhecimento prévio
06- Analisar a intertextualidade presente em um texto
07- Comparar características da tipologia
prescritiva/injuntiva em textos de diferentes gêneros
|
15- Analisar a norma-padrão em
funcionamento no texto
16- Selecionar e escolher anúncios
publicitários de acordo com orientações dadas
17- Comparar anúncios, tendo em
vista diferentes públicos-alvo
18- Pesquisar objetos culturais
a partir de tema e público-alvo
19- Selecionar objetos culturais
coerentes com tema e público-alvo
20- Construir estratégia
publicitária pertinente ao público-alvo
21- Identificar e reconhecer a produção de
texto como processo em etapas de reelaboração
22- Produzir versão final de um
texto, com marcas de intervenção
23- Apresentar análises orais de
anúncios publicitários
24- Apresentar oralmente os resultados de uma
análise de grupo
|
||
2º Bimestre
|
08- Analisar o efeito de uma dada variedade linguística
no texto
09- Analisar a
norma-padrão em funcionamento no texto
10- Analisar anúncios publicitários produzidos em
diferentes suportes
11- Identificar e analisar níveis de persuasão do texto
publicitário
12- Reconhecer o
conceito de intencionalidade
13- Pesquisar textos coerentes com tema preestabelecido
14- Interpretar
texto de forma a compreender o raciocínio autoral
|
4º Bimestre
|
25- Analisar a norma-padrão em
funcionamento no texto
26- Ressignificar a construção de anúncio
publicitário, após sistematização de características
27- Ressignificar suas produções textuais a
partir de seus conhecimentos linguísticos
28- Avaliar, segundo critérios, os trabalhos
apresentados pelos grupos
29- Selecionar informações a
partir de critério preestabelecido
30- Organizar informações a partir de critério
preestabelecido (organização da informação por
meio de articuladores)
31- Identificar e reconhecer critérios de
organização da informação em parágrafos
(informações novas/informações
repetidas)
32- Resumir narrativas e texto expositivo
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo
Oficial do Estado de SP
Espera-se
que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE.
Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos
e Habilidades de Português
9° Ano do Ensino Fundamental
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
Habilidades
|
01- Ler e interpretar textos argumentativos,
inferindo seus traços característicos
02- Analisar textos
argumentativos e construir quadros-síntese
03- Analisar a norma-padrão em funcionamento no
texto
04- Debater oralmente sobre temas variados,
selecionando argumentos coerentes para a defesa de um dado ponto de vista
05- Identificar tipos de
argumentos em textos de opinião
06- Produzir resenhas utilizando os
conhecimentos adquiridos sobre textos argumentativos
07- Analisar temas diversos,
selecionando argumentos que justifiquem pontos de vista divergentes
08- Fruir esteticamente objetos
culturais
09- Saber revisar textos, reconhecendo a
importância das questões linguísticas para a organização coerente de ideias e
argumentos
|
19- Identificar, escolher e
classificar argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de um ponto
de vista
20- Analisar a norma-padrão em
funcionamento no texto
21- Identificar e reconhecer a produção de um
texto como processo em etapas de reelaboração
22- Produzir versão final de um
texto com marcas de intervenção
23- Construir ponto de vista que
represente o interesse do grupo majoritário
24- Construir conceito de “ato político” a
partir de situação de comunicação
25- Construir opinião crítica a
partir de informações e análises apresentadas
26- Analisar imagens sob o ponto de vista de seu
caráter político e social
27- Realizar apresentação oral
adequada à situação de interlocução
28- Fruir esteticamente objetos
culturais
|
||
2º Bimestre
|
10- Ler e interpretar textos
expositivos e argumentativos, inferindo seus traços característicos
11- Selecionar informações de
acordo com os objetivos ou intencionalidades da situação comunicativa
12- Identificar, escolher e classificar
argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de um ponto de vista
13- Analisar imagens do ponto de
vista de seu caráter político
14- Analisar a norma-padrão em
funcionamento no texto
15- Compreender, identificar e
utilizar os mecanismos de coerência e coesão no texto
16- Construir parágrafos argumentativos de
acordo com o contexto da situação comunicativa
17- Criar hipótese de sentido a partir de
informações encontradas no texto
18- Fruir esteticamente objetos
culturais
|
4º Bimestre
|
29- Reconhecer e analisar texto
de estrutura opinativa
30- Resumir texto opinativo
31- Posicionar-se como agente de
ações que contribuam para sua formação como leitor,
escritor e ator em uma dada
realidade
32- Reformular ideias,
apresentando novos argumentos e exemplos
33- Analisar a norma-padrão em funcionamento no
texto
34- Utilizar conhecimento sobre
a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar projeto coletivo
35- Produzir uma versão final de um texto com
marcas de intervenção
36- Fruir esteticamente objetos culturais
|
Março/2015
Acompanhamento
Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se
que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE.
Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Português
1ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Relacionar o uso da norma-padrão
às diferentes esferas de atividade social
02- Identificar ideias-chave em
um texto, concatenando-as na elaboração de uma síntese
03- Elaborar projetos escritos
para executar atividades
04- Elaborar sínteses de textos verbo-visuais,
compreendendo a linguagem como realização cotidiana em circulação social por
meio de gêneros textuais de diferentes tipologias
05- Reconhecer os elementos básicos da
narrativa literária
06- Reconhecer a língua
portuguesa como realidade histórica, social e geográfica, como manifestação
do pensamento, da cultura e identidade de um indivíduo, de um povo e de uma
comunidade
07- Elaborar estratégias de
leitura e de produção de textos diversos (verbais e não verbais), respeitando
as suas diferentes características de gênero e os procedimentos de coesão e
coerência textuais
08- Relacionar linguagem verbal literária com
linguagem não verbal
09- Construir sentido pela comparação entre
textos a partir de diferentes relações intertextuais
10- Analisar os efeitos semânticos e
expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas estudadas
no bimestre: verbo, adjetivo, substantivo
|
22- Construir um conceito de Literatura a
partir de sua dimensão semiótica, compreendendo-o como sistema intersemiótico
23- Analisar, em um texto, os
mecanismos linguísticos utilizados na sua construção
24- Reconhecer diferentes
elementos internos e externos que estruturam uma entrevista,
apropriando-se deles no processo
de construção do sentido
25- Reconhecer marcas da alteridade do
coenunciador presentes no texto
26- Identificar e explicar as
diferenças entre comédia e tragédia
27- Reconhecer, em contos, entrevistas e
poemas, marcas linguísticas que singularizam os
diferentes gêneros
28- Identificar os efeitos de
sentido resultantes do uso de determinados recursos expressivos, em contos,
entrevistas e poemas
29- Reconhecer características
básicas do poema lírico
30- Posicionar-se criticamente diante do texto
do outro, defendendo ponto de vista coerente a partir de argumentos
31- Analisar os efeitos
semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes
morfológicas e discursivas: verbo e conectores
|
||
2º Bimestre
|
11- Adaptar textos em diferentes
linguagens, levando em conta aspectos linguísticos,
históricos e sociais
12- Reconhecer características básicas do texto
dramático teatral
13- Localizar informações visando
a resolver problemas, no campo das instituições linguística e literária, em
dicionários, enciclopédias, gramáticas, internet etc.
14- Avaliar a própria expressão
oral ou a alheia durante ou após situações de interação, fazendo, quando
possível, os ajustes necessários
15- Analisar textos que
transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbal e não verbal,
tais como as relações entre legenda e fotografia etc.
16- Distinguir as marcas próprias do texto
literário e estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua
produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político
17- Relacionar informações sobre concepções
artísticas e procedimentos de construção do
texto literário com os contextos
de produção, para atribuir significados de leituras críticas em diferentes
situações
18- Estabelecer relações entre as informações
do texto lido com outras de conhecimento prévio
19- Identificar em textos o uso
de tempos verbais no eixo do presente ou do pretérito para reconhecer eventos
anteriores e posteriores a esses tempos
20- Analisar os efeitos
semânticos e expressivos produzidos pelo uso do verbo
21- Utilizar procedimentos
iniciais para a elaboração do texto: estabelecer o tema; pesquisar ideias e
dados; planejar a estrutura; formular projeto de texto
|
4º Bimestre
|
32- Analisar os efeitos semânticos e
expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas: verbo,
artigos e numerais
33- Posicionar-se criticamente
diante do texto do outro, defendendo ponto de vista coerente a partir de
argumentos
34- Identificar e analisar mecanismos de
ruptura no texto narrativo tradicional
35- Reconhecer as principais
diferenças e semelhanças entre gêneros literários narrativos
36- Reconhecer e analisar a expressão literária
popular, estabelecendo diálogos intertextuais com a produção literária
erudita
37- Analisar os efeitos semânticos e
expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas: verbo,
pronomes, artigos e numerais
38- Construir sentido pela comparação entre
textos a partir de diferentes relações intertextuais
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo
Oficial do Estado de SP
Espera-se
que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE.
Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Português
2ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Distinguir as diferenças
entre leitura de distração e leitura literária, atentando para o valor
estético do texto ficcional
02- Sintetizar opiniões
03- Distinguir enunciados objetivos e
enunciados subjetivos
04- Reconhecer, em textos, os
procedimentos de convencimento utilizados pelo enunciador
05- Reconhecer o impacto social das diferentes
tecnologias de comunicação e informação
06- Analisar, em textos de variados gêneros,
elementos sintáticos utilizados na sua construção
07- Analisar os efeitos semânticos
e expressivos, em um texto, produzidos tanto pelo uso de períodos simples ou
compostos como pelo uso das conjunções
08- Analisar os efeitos semânticos e
expressivos produzidos pela coordenação e subordinação de períodos na
construção de textos argumentativos
09- Distinguir notícia de artigo de opinião
10- Relacionar – em artigos de opinião e
anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos, recursos linguísticos,
identificando o diálogo entre as ideias e o embate dos interesses existentes
na sociedade
11- Reconhecer as
características que definem o gênero literário romance
12- Estabelecer relações lógico-discursivas,
analisando o valor argumentativo dos conectivos
|
25- Relacionar diferentes
produções textuais aos valores próprios da sexualidade e contemporaneidade
26- Relacionar a produção
textual presente à herança cultural acumulada pela língua portuguesa nos
processos de continuidade e ruptura
27- Organizar adequadamente os parágrafos de um
texto visando a atingir a proposta Enunciativa
28- Elaborar estratégias de produção de textos
expositivos e argumentativos
29- Inferir tese, tema ou assunto principal nos
diferentes gêneros: reportagem, correspondência, poema, ensaio e/ou perfil
biográfico
30- Concatenar ideias na estruturação de um
texto argumentativo
31- Relacionar a construção da
subjetividade à expressão literária em textos do século XIX
32- Analisar e revisar o próprio
texto em função dos objetivos estabelecidos, da intenção comunicativa e do
leitor a que se destina
33- Analisar os efeitos
semânticos e expressivos produzidos pelo uso dos elementos de linguagem
(preposição e conectivos) em textos variados
34- Usar adequadamente os conectores na
construção coesiva de um texto
|
||
2º Bimestre
|
13- Inferir o sentido de palavras ou expressões
em textos literários do século XIX, considerando o contexto que as envolve
14- Contextualizar histórica e
socialmente o texto literário produzido no século XIX
15- Reconhecer diferentes
elementos que estruturam o texto narrativo (personagens, marcadores de tempo
e de localização, sequência lógica dos fatos) na construção do sentido do
romance e do conto do século XIX, apropriando-se deles no processo de
elaboração do sentido
16- Formular opinião sobre
determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por meio de
argumentação lógica
17- Estabelecer relação entre a
tese e os argumentos apresentados para defendê-la ou refutá-la
18- Inferir tese, tema ou assunto principal nos
gêneros textuais: artigo de opinião, romance, conto fantástico e poema
19- Reconhecer recursos prosódicos e expressivos
frequentes em texto poético (rima, ritmo, assonância, aliteração),
estabelecendo relações entre eles e o tema do poema
20- Reconhecer o texto literário
produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos
atualizáveis na contemporaneidade
21- Identificar o valor semântico e expressivo
do advérbio na construção coesiva de um texto
22- Identificar o valor expressivo da metáfora e
da metonímia na construção coesiva de um exto
23- Confrontar um texto produzido antes do
século XX com outros textos, opiniões e informações, posicionando-se
criticamente, levando em conta os diferentes modos de ver o mundo presente
24- Diferenciar ideias centrais
e secundárias de um texto
|
|
35- Relacionar a produção textual presente à
herança cultural acumulada pela língua portuguesa nos processos de
continuidade e ruptura
36- Relacionar a dimensão persuasiva da
linguagem às diferentes vivências sociais visando a polemizar preconceitos e
incoerências
37- Concatenar adequadamente as diferentes
frases de um texto visando à construção da textualidade
38- Identificar, em textos
literários dos séculos XIX e XX, as relações entre tema, estilo e contexto de
produção
39- Relacionar o gênero textual conto à
construção de expectativas de leitura
40- Reconhecer processos
linguísticos para romper com a tradição literária anterior ao século XX, na
Literatura
41- Analisar o uso da linguagem na produção de
entrevistas em interface com a construção da identidade social
42- Analisar os efeitos semânticos e expressivos
produzidos pelo uso de orações coordenadas e subordinadas em textos variados
43- Analisar os efeitos
semânticos e expressivos produzidos pelo uso de conectores em entrevistas
|
Março/2015
Acompanhamento
Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se
que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE.
Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Português
3ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Relacionar as culturas
produzidas, em língua portuguesa, em Portugal, na África e no Brasil
02- Construir um conceito de
modernidade que explique fenômenos culturais e literários contemporâneos,
relacionando, a partir desse conceito, as diferentes produções culturais contemporâneas
03- Relacionar diferentes produções artísticas e
culturais contemporâneas com outras obras do passado, procurando aproximações
de tema e sentido
04- Analisar os efeitos
semânticos e expressivos produzidos pelo uso do vocativo em textos e frases
05- Resolver problemas de
oralidade na produção do texto escrito visando a adequar o texto à
intencionalidade comunicativa
06- Adequar o registro escrito e oral a
situações formais de uso da linguagem
07- Identificar e analisar
características próprias da linguagem literária da modernidade
08- Identificar a tese e ideias-chave em um
texto argumentativo
|
17- Considerar indícios de
valores presentes na contemporaneidade manifestos na urdidura textual
18- Analisar as intenções
enunciativas dos textos literários na escolha dos temas, das estruturas e dos
estilos, como procedimentos argumentativos
19- Elaborar a revisão de texto
produzido seguindo procedimentos aprendidos na série
20- Relacionar, como realidade
cultural lusófona, as produções, em língua portuguesa, na África e no Brasil
21- Identificar o papel de categorias da
enunciação – pessoa, tempo e espaço – na construção de sentidos para o texto
22- Usar conhecimentos de
terceiros (citação) na produção de projeto de texto próprio, mantendo autoria
23- Relacionar, em produção textual, informações
veiculadas pela mídia impressa sobre a esfera de atividades “trabalho e
emprego” na produção de um texto dissertativo
24- Analisar criticamente as relações
entre poesia da modernidade e a construção do mundo atual
25- Identificar o valor discursivo e expressivo
da estilização, da paródia e da reformulação na construção do sentido de um
texto
26- Relacionar criticamente, na
produção de um texto de acesso ao Ensino Superior, informações das diferentes
áreas do saber: Filosofia, Economia, Sociologia, Literatura,
Arte, entre outras
|
||
2º Bimestre
|
09- Reconhecer diferentes elementos que
estruturam o texto narrativo (personagens, marcadores de tempo e de localização,
sequência lógica dos fatos) visando a resolver questões de acesso ao Ensino
Superior
10- Usar adequadamente a
norma-padrão formal da língua portuguesa na elaboração de respostas e textos
dissertativos que atendam às solicitações de exames de acesso ao Ensino
Superior e/ou seleções e
entrevistas de emprego
11- Contextualizar histórica e
socialmente o texto literário
12- Projetar dissertações
escolares
13- Relacionar contexto
sociocultural a uma determinada obra literária produzida na segunda metade do
século XX
14- Analisar o paralelismo, particularmente como
ele se manifesta na construção dos períodos do texto nos processos de
coordenação e subordinação
15- Identificar, no texto,
marcas de uso de variação linguística
16- Comparar as características de diferentes
gêneros sobre a apresentação de um mesmo tema
|
|
27-Posicionar-se criticamente
diante da realidade fazendo interagir conceitos, valores ideológicos e
elementos linguísticos
28- Considerar indícios de
valores presentes na contemporaneidade manifestos na urdidura textual
29- Analisar as intenções enunciativas dos
textos literários na escolha dos temas, das estruturas e dos estilos, como
procedimentos argumentativos
30- Localizar informações
relevantes do texto para solucionar determinado problema apresentado
31- Identificar os elementos pertinentes a um
projeto de vida mantendo, por meio da atividade linguística, o sentido de
interdependência com o mundo
32- Mobilizar informações, conceitos e
procedimentos na produção escrita de um projeto de vida
33- Identificar e avaliar as
características próprias da apresentação de um discurso de orador
34- Relacionar conhecimentos do
uso da norma-padrão da língua portuguesa à construção de um discurso de
orador
35- Avaliar as habilidades do outro seguindo
critérios específicos preestabelecidos
36- Relacionar criticamente, na produção de um
texto, informações das diferentes áreas do saber: Filosofia, Economia,
Sociologia, Literatura, Arte, entre outras
|
Março/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário