Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Sociologia
1ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Desenvolver o espírito crítico e a
capacidade de observação da sociedade
02- Desenvolver habilidades de
leitura, produção de textos contínuos e expressão oral
03-Iniciar a construção de um
olhar sociológico sobre a realidade
04- Desenvolver a consciência de que não há
olhar natural; todos os olhares são sempre construções
05- Distinguir o conhecimento de senso comum do
conhecimento científico
06- Distinguir Sociologia de
Filosofia e Assistência Social
07- Compreender o papel da Revolução Industrial
e da urbanização no nascimento da Sociologia
08- Compreender
o que faz um sociólogo
|
17- Reconhecer que a unidade
entre todos os seres humanos é o fato de que o homem é um ser cultural
18- Compreender a ideia de
cultura de um ponto de vista antropológico
19- Reconhecer o caráter social e culturalmente
construído da humanidade
20- Distinguir instinto de cultura
21- Reconhecer o papel da
cultura e do instinto na vida dos homens
22- Compreender que a humanidade só existe na diferença
23- Identificar as
características da cultura
|
||
2º Bimestre
|
09- Compreender o que permite ao homem viver em
sociedade
10- Produzir uma reflexão sobre o processo de
socialização
11- Compreender as dinâmicas de
interação e relações sociais
12- Distinguir a inserção nos
diversos grupos sociais de origem e convivência cotidiana
13- Desenvolver a concepção de
onde, quando e como vivemos: a noção de comportamento e sociabilidade
14- Compreender, de maneira
geral, como se dá o processo de construção identitária
15- Reconhecer que a construção identitária é um
processo contínuo e que vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja,
dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e participa da vida em
sociedade
16- Desenvolver a sensibilidade sociológica para
observar as relações sociais entre os Indivíduos
|
4º Bimestre
|
24- Reconhecer e analisar formas
de manifestação da desigualdade social
25- Compreender a desigualdade
na construção social de gênero
26- Compreender criticamente a
ideia de raça e etnia
27- Distinguir as diferentes abordagens
sociológicas do conceito de classe social
28- Identificar fatores que expressam a
desigualdade social no Brasil
|
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Sociologia
2ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Refletir sobre a questão da diversidade
nacional de forma crítica
02- Desenvolver habilidades de leitura, produção
de textos contínuos e expressão oral
03- Ler e interpretar tabelas que expressam a
diversidade nacional em seus diferentes aspectos
04- Distinguir emigração e imigração e
identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional
05- Estabelecer uma reflexão sobre as razões da
migração
06- Desenvolver uma visão sociológica da figura
do estrangeiro
07- Compreender e operar com os conceitos de
assimilação e aculturação
08- Apreender o significado da
relação entre estabelecidos e outsiders
09- Sensibilizar-se
em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira
|
17- Identificar o trabalho como
mediação entre o homem e a natureza
18- Estabelecer uma reflexão sobre divisão do
trabalho, processo de trabalho e relações de trabalho
19- Compreender como Karl Marx, Émile Durkheim e
Max Weber pensaram o trabalho na vida social do homem
20- Compreender os conceitos de
fetichismo da mercadoria e alienação no processo de produção capitalista
21- Identificar as transformações no mundo do
trabalho: as mudanças no processo e na organização do trabalho
22- Compreender as categorias emprego e
desemprego na atualidade
23- Identificar o perfil
daqueles que são mais atingidos pelo desemprego no Brasil
24- Reconhecer as causas do desemprego na
atualidade
|
||
2º Bimestre
|
10- Compreender a noção de cultura e
diferenciá-la da de cultura de massa
11- Desenvolver habilidades de
leitura, produção de textos contínuos e expressão oral
12- Distinguir a ideia de
sociedade do conceito de cultura
13- Refletir criticamente a
respeito da produção em massa
14- Questionar a noção de juventude
15- Compreender de que maneiras os jovens se
relacionam com a sociedade de consumo e a produção de cultura
16- Estabelecer uma reflexão crítica sobre a
apropriação de elementos para consumo de massa na produção da identidade
juvenil
|
4º Bimestre
|
25- Compreender criticamente a
problemática da violência no contexto brasileiro
26- Reconhecer a existência de
diferentes formas de violência: simbólica, física e psicológica
27- Identificar e compreender de
forma crítica como a violência doméstica, a violência sexual e a violência na
escola são exercidas em suas diversas formas (simbólica, física e psicológica)
28- Estabelecer uma reflexão
sobre os processos de produção e reprodução da violência
29- Desenvolver um olhar
sociológico sobre os fatores sociais, econômicos, históricos e contextuais
que contribuem para explicar os fenômenos violentos
30- Desenvolver um questionamento quanto ao
papel de cada um na produção e reprodução da violência escolar (bullying)
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Sociologia
3ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Compreender o significado e as origens das
palavras “cidadão” e “cidadania”
02- Distinguir e reconhecer o
que são direitos civis, políticos, sociais e humanos
03- Desenvolver uma compreensão
inicial sobre a relação entre a formação do Estado brasileiro e a
constituição dos direitos civis, políticos, sociais e humanos no Brasil
05- Analisar criticamente as condições de
exercício da cidadania no Brasil ao longo da história
06- Compreender de que maneiras
a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988
07- Ler, interpretar e analisar
o texto original da Constituição Brasileira
08- Estabelecer uma reflexão
crítica sobre a formalização dos direitos da cidadania e as suas possibilidades
de efetivação
09- Ler, interpretar e analisar
trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Código de Defesa do
Consumidor e do Estatuto do Idoso
10- Estabelecer uma reflexão crítica sobre os
direitos e os deveres do cidadão
|
19- Compreender o conceito geral
de Estado e suas formas
20- Distinguir o conceito de Estado da concepção
de governo e identificar as principais formas de governo (monarquia e
república) e suas características
21- Identificar e reconhecer diferentes sistemas
de governo (presidencialismo, parlamentarismo, semipresidencialismo)
22- Compreender a organização interna dos
poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), sua natureza e funções
23- Identificar os componentes do poder
Legislativo, compreender o sistema de representação proporcional e o papel de
senadores e deputados no âmbito federal
24- Desenvolver noções claras sobre o
funcionamento das eleições no Brasil, a formação dos partidos, a importância
do voto e o papel do eleitor no sistema democrático
25- Estabelecer uma reflexão crítica sobre a
atuação do cidadão no controle da representação política na relação entre
eleitores e representantes eleitos
|
||
2º Bimestre
|
11- Interpretar e analisar criticamente fatos e
eventos históricos brasileiros
12- Reconhecer diferentes formas de atuação
política da população nas revoltas e movimentos populares dos séculos XIX e
XX
13- Compreender a importância da participação
política da população nos movimentos operário, sindical e dos sem-terra
14- Desenvolver o espírito crítico em relação à
historicidade da condição feminina
15- Estabelecer relações entre a luta feminina e
a ampliação dos direitos civis
16- Estabelecer uma reflexão sobre o significado
e a importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres
17- Reconhecer e identificar algumas das
principais reivindicações dos movimentos sociais contemporâneos
18- Desenvolver o espírito crítico em relação
aos conflitos sociais, a desigualdade, o racismo, o preconceito, a diferença
e a questão ambiental a partir das experiências cotidianas do jovem
|
4º Bimestre
|
26- Abordar a problemática da reprodução da
violência por meio de sua banalização
27- Questionar o lugar do ser humano em meio ao
conflito social, à intolerância religiosa, ao racismo e à desigualdade social
28- Reconhecer os problemas da individualização
na sociedade contemporânea
29- Compreender o que significa a desumanização
e a “coisificação” do outro e quais os fatores que contribuem para esses
fenômenos
30- Resgatar a especificidade da
condição humana e dos direitos fundamentais à vida, à liberdade, à dignidade,
à pessoa e às condições mínimas de sobrevivência
31- Estabelecer uma reflexão crítica acerca da
importância do sonho e da esperança como motivadores da ação transformadora da
realidade social
|
Março/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário