segunda-feira, 29 de junho de 2015

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Sociologia

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Sociologia  
1ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades


01-  Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade
02- Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral
03-Iniciar a construção de um olhar sociológico sobre a realidade
04-  Desenvolver a consciência de que não há olhar natural; todos os olhares são sempre construções
05-  Distinguir o conhecimento de senso comum do conhecimento científico
06- Distinguir Sociologia de Filosofia e Assistência Social
07-  Compreender o papel da Revolução Industrial e da urbanização no nascimento da Sociologia
08- Compreender o que faz um sociólogo



17- Reconhecer que a unidade entre todos os seres humanos é o fato de que o homem é um ser cultural
18- Compreender a ideia de cultura de um ponto de vista antropológico
19-  Reconhecer o caráter social e culturalmente construído da humanidade
20-  Distinguir instinto de cultura
21- Reconhecer o papel da cultura e do instinto na vida dos homens
22-  Compreender que a humanidade só existe na diferença
23- Identificar as características da cultura
2º Bimestre




09-  Compreender o que permite ao homem viver em sociedade
10-  Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização
11- Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais
12- Distinguir a inserção nos diversos grupos sociais de origem e convivência cotidiana
13- Desenvolver a concepção de onde, quando e como vivemos: a noção de comportamento e sociabilidade
14- Compreender, de maneira geral, como se dá o processo de construção identitária
15-  Reconhecer que a construção identitária é um processo contínuo e que vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e participa da vida em sociedade
16-  Desenvolver a sensibilidade sociológica para observar as relações sociais entre os Indivíduos

















4º Bimestre



24- Reconhecer e analisar formas de manifestação da desigualdade social
25- Compreender a desigualdade na construção social de gênero
26- Compreender criticamente a ideia de raça e etnia
27-  Distinguir as diferentes abordagens sociológicas do conceito de classe social
28-  Identificar fatores que expressam a desigualdade social no Brasil



Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Sociologia
2ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01-  Refletir sobre a questão da diversidade nacional de forma crítica
02-  Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral
03-  Ler e interpretar tabelas que expressam a diversidade nacional em seus diferentes aspectos
04-  Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional
05-  Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração
06-  Desenvolver uma visão sociológica da figura do estrangeiro
07-  Compreender e operar com os conceitos de assimilação e aculturação
08- Apreender o significado da relação entre estabelecidos e outsiders
09- Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira





17- Identificar o trabalho como mediação entre o homem e a natureza
18-  Estabelecer uma reflexão sobre divisão do trabalho, processo de trabalho e relações de trabalho
19-  Compreender como Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber pensaram o trabalho na vida social do homem
20- Compreender os conceitos de fetichismo da mercadoria e alienação no processo de produção capitalista
21-  Identificar as transformações no mundo do trabalho: as mudanças no processo e na organização do trabalho
22-  Compreender as categorias emprego e desemprego na atualidade
23- Identificar o perfil daqueles que são mais atingidos pelo desemprego no Brasil
24-  Reconhecer as causas do desemprego na atualidade
2º Bimestre


10-  Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa
11- Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral
12- Distinguir a ideia de sociedade do conceito de cultura
13- Refletir criticamente a respeito da produção em massa
14-  Questionar a noção de juventude
15-  Compreender de que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a produção de cultura
16-  Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de massa na produção da identidade juvenil












4º Bimestre


25- Compreender criticamente a problemática da violência no contexto brasileiro
26- Reconhecer a existência de diferentes formas de violência: simbólica, física e psicológica
27- Identificar e compreender de forma crítica como a violência doméstica, a violência sexual e a violência na escola são exercidas em suas diversas formas (simbólica, física e psicológica)
28- Estabelecer uma reflexão sobre os processos de produção e reprodução da violência
29- Desenvolver um olhar sociológico sobre os fatores sociais, econômicos, históricos e contextuais que contribuem para explicar os fenômenos violentos
30-  Desenvolver um questionamento quanto ao papel de cada um na produção e reprodução da violência escolar (bullying)


Março/2015





Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Sociologia
3ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01-  Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”
02- Distinguir e reconhecer o que são direitos civis, políticos, sociais e humanos
03- Desenvolver uma compreensão inicial sobre a relação entre a formação do Estado brasileiro e a constituição dos direitos civis, políticos, sociais e humanos no Brasil
05-  Analisar criticamente as condições de exercício da cidadania no Brasil ao longo da história
06- Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988
07- Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
08- Estabelecer uma reflexão crítica sobre a formalização dos direitos da cidadania e as suas possibilidades de efetivação
09- Ler, interpretar e analisar trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto do Idoso
10-  Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão



19- Compreender o conceito geral de Estado e suas formas
20-  Distinguir o conceito de Estado da concepção de governo e identificar as principais formas de governo (monarquia e república) e suas características
21-  Identificar e reconhecer diferentes sistemas de governo (presidencialismo, parlamentarismo, semipresidencialismo)
22-  Compreender a organização interna dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), sua natureza e funções
23-  Identificar os componentes do poder Legislativo, compreender o sistema de representação proporcional e o papel de senadores e deputados no âmbito federal
24-  Desenvolver noções claras sobre o funcionamento das eleições no Brasil, a formação dos partidos, a importância do voto e o papel do eleitor no sistema democrático
25-  Estabelecer uma reflexão crítica sobre a atuação do cidadão no controle da representação política na relação entre eleitores e representantes eleitos
2º Bimestre




11-  Interpretar e analisar criticamente fatos e eventos históricos brasileiros
12-  Reconhecer diferentes formas de atuação política da população nas revoltas e movimentos populares dos séculos XIX e XX
13-  Compreender a importância da participação política da população nos movimentos operário, sindical e dos sem-terra
14-  Desenvolver o espírito crítico em relação à historicidade da condição feminina
15-  Estabelecer relações entre a luta feminina e a ampliação dos direitos civis
16-  Estabelecer uma reflexão sobre o significado e a importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres
17-  Reconhecer e identificar algumas das principais reivindicações dos movimentos sociais contemporâneos
18-  Desenvolver o espírito crítico em relação aos conflitos sociais, a desigualdade, o racismo, o preconceito, a diferença e a questão ambiental a partir das experiências cotidianas do jovem





4º Bimestre




26-  Abordar a problemática da reprodução da violência por meio de sua banalização
27-  Questionar o lugar do ser humano em meio ao conflito social, à intolerância religiosa, ao racismo e à desigualdade social
28-  Reconhecer os problemas da individualização na sociedade contemporânea
29-  Compreender o que significa a desumanização e a “coisificação” do outro e quais os fatores que contribuem para esses fenômenos
30- Resgatar a especificidade da condição humana e dos direitos fundamentais à vida, à liberdade, à dignidade, à pessoa e às condições mínimas de sobrevivência
31-  Estabelecer uma reflexão crítica acerca da importância do sonho e da esperança como motivadores da ação transformadora da realidade social




Março/2015






Nenhum comentário:

Postar um comentário