segunda-feira, 29 de junho de 2015

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Arte


Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Arte
6° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades

A tridimensionalidade nas linguagens artísticas

Diferenciação entre o espaço bi e o tridimensional
• O som no espaço: melodia-ritmo
• Formas do espaço teatral e sua relação com o corpo dos atores
• Forma tridimensional do corpo em movimento, com ênfase nos eixos vertical (altura), horizontal (lateralidade) e sagital (profundidade)


01-  Estabelecer diferenciações entre o espaço bi e o tridimensional

02-  Reconhecer e interpretar a linguagem tridimensional em produções artísticas

03- Operar com a tridimensionalidade na criação de ideias na linguagem da Arte
Luz: suporte, ferramenta e matéria pulsante na Arte

• O claro e o escuro, a sombra e a luz, o foco, a atmosfera e a luz na construção de sentido
• A luz e a contraluz na dança, no teatro e nas artes visuais
• A luz e a sombra no teatro de sombras
• O som em diferentes espaços, estereofonia e gravação bináurea
• As relações entre luz e cor; a dimensão simbólica da luz e da cor
• A materialidade da luz nas linguagens artísticas

07- Operar a luz como elemento, ferramenta e matéria presente nas diferentes linguagens artísticas

08- Identificar a dimensão simbólica da luz como geradora de sentido e de múltiplas significações na Arte

09 -  Reconhecer luz e sombra como qualidade estética e expressiva na obra de arte

10 - Distinguir a sonoridade provocada por fontes distintas
2º Bimestre

O espaço no território das linguagens artísticas

• Escultura, assemblage, ready-made, parangolé; objeto, instalação, intervenções urbanas,
site specific, land art, web art etc.
• Cenografia e a cena contemporânea; topologia de cena
• Linguagem das danças clássica, moderna e contemporânea
• A mesma melodia em diferentes harmonizações; densidade e intensidade
• A dimensão artística do espaço no decorrer dos tempos: percursos de pesquisa na História
da Arte

04 - Reconhecer, interpretar e estabelecer diferenciações entre as linguagens artísticas tendo o espaço como foco

05- Analisar a percepção visual, a sonora, a espacial e a cinestésica na leitura e na criação de ideias na linguagem da Arte

06 - Operar o pensamento analítico na distinção dos modos de utilizar o espaço nas diferentes linguagens da Arte no decorrer do tempo
4º Bimestre
Olhares sobre a matéria da arte
• Suportes, ferramentas, matérias
• Corpos perceptivos; improvisação, intuição, imaginação criadora, coleta sensorial; vigília
criativa; repertório pessoal e cultural; poética pessoal; pensamento visual; pensamento
corporal e cinestésico; pensamento musical
• Percurso de experimentação; perseguir ideias; esboços; séries; cadernos de anotações;
estudo e pesquisa; apropriações; combinações; processo colaborativo
• O corpo e a voz como suporte e matéria da arte
• Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados durante o ano

11 - Manejar e utilizar suportes, ferramentas e materiais em processos de criação em arte

12 -  Experimentar e reconhecer as potencialidades do corpo como suporte e matéria das artes cênicas

13 -  Experimentar e reconhecer as potencialidades da voz como suporte e matéria da música

14 -  Identificar conceitos e procedimentos estudados e experimentados em Arte durante o ano letivo
                                                                                                                                            

Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Arte
7° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades

O desenho e a potencialidade do registro nas linguagens artísticas

• Desenho de observação, de memória, de imaginação; o desenho como esboço, o desenho como obra
• Desenho de cenário; planta baixa como desenho do espaço cênico; desenho como croqui de figurino
• Desenho coreográfico que o olho vê
• Partituras não convencionais
• A linha e a forma como elemento e registro nas linguagens artísticas


01 - Distinguir e utilizar conceitos sobre a linguagem do desenho e suas conexões com as diferentes linguagens artísticas

02 - Relacionar e interpretar as potencialidades do desenho como registro

 03 - Considerar o desenho como modo de pensar, perceber, observar, imaginar, projetar e expressar-se nas diferentes linguagens artísticas

O “trans-formar” matérico em materialidade na arte


• A apropriação de matéria e ferramentas no fazer arte
• A produção de instrumentos e a materialidade do timbre
• A qualidade do movimento do corpo que dança: espaço, tempo, força, ritmo
• Os objetos do cotidiano; as relações entre matéria, forma simbólica e imaginário poético no teatro de objetos
• O papel como matéria: colagem, papelagem, papel machê
• As linguagens da arte: ampliações de referências a partir do diálogo com a materialidade



08 - Produzir trabalhos partindo de diálogos exploratórios entre matérias, ferramentas e linguagens artísticas

09 - Investigar matérias e ferramentas em obras de artistas, de várias modalidades artísticas, em tempos diversos

10 - Reconhecer e utilizar a matéria e as ferramentas na construção poética como materialidade da obra de arte

11 - Operar com diferentes materialidades, fazendo relações entre forma e imaginário poético
2º Bimestre

A forma como elemento e registro na arte

• A linha como um dos elementos formais da visualidade
• O desenho e a manipulação de marionetes, teatro de animação, teatro de bonecos,
mamulengo; a forma tornando visível a singularidade da personagem
• A forma como registro: notações em dança e em música
• A dimensão artística da forma no decorrer dos tempos

04 - Ler a forma e suas potenciais significações nas diversas linguagens da Arte

05 - Interpretar e relacionar as potencialidades da forma como elemento básico das linguagens artísticas

06 - Operar com a forma para tornar visíveis ideias nas diferentes linguagens da Arte

07 - Operar com a forma na criação de notações na dança e na música
4º Bimestre
Experimentação: uma fresta para respirar o poético


• Improvisação, acaso, ludicidade, espontaneidade
• Corpos perceptivos, intuição, acaso, imaginação criadora, coleta sensorial, vigília criativa,
repertório pessoal e cultural, poética pessoal, pensamentos visual, musical, corporal
e sinestésico
• Percurso de experimentação, perseguir ideias, esboços, séries, cadernos de anotação,
estudo e pesquisa, apropriações, combinações, processo coletivo e colaborativo
• Linguagens da Arte e procedimentos criativos de experimentação
• Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados durante o ano letivo



12 -  Distinguir, nos processos de criação, a construção de linguagem da Arte por meio da improvisação, do acaso, da intuição, da ação lúdica e do espontâneo

13 -  Operar com percursos de experimentação nos processos de criação de linguagens artísticas

14 -  Identificar conceitos e procedimentos estudados e experimentados em arte durante o
ano letivo
                                                                                                                                                                                           

Março/2015


Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Arte
8° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
O suporte na materialidade da arte

• Diferenciação, na música, entre instrumentos tradicionais e instrumentos elétricos e
eletrônicos; samplers, música no computador; sintetizadores
• O corpo como suporte físico da dança; leveza; peso; flexões; ritmos; objetos cênicos
• O corpo como suporte físico do teatro; a ação física como elemento da expressividade no palco
• Diferenciação entre suportes tradicionais, não convencionais, imateriais; suporte flexível ou rígido; Xerox; computador; grandes formatos; corpo

01 - Interpretar e relacionar, na leitura de obras de arte, a diferenciação de suportes convencionais, não convencionais e imateriais usados no fazer arte

02 - Manejar diferentes suportes na criação de ideias na linguagem da Arte

03 - Reconhecer e utilizar o suporte como matéria de construção poética na materialidade da obra de arte

04 - Distinguir suportes materiais e imateriais nas produções artísticas
Reflexos e reflexões da vida na Arte – as temáticas no território de forma-conteúdo

• Temáticas que se revelam pelas formas
• Temas que se fazem forma pela observação e imitação de corporeidades
• Relações entre imagem-forma e conteúdo de figuras cênicas
• Relações potenciais entre temáticas, épocas e culturas
• Temáticas idealizadas, realistas, expressionistas, surreais, abstratas; temas históricos, questões políticas, religiosas, de natureza; o ser humano, sua identidade, seu anonimato;
a visão feminina; o corpo; a complexidade formal etc.
• Temáticas contemporâneas: arte e vida; histórias de vida; cenas de rua

09 - Identificar temáticas em obras de arte por meio da relação entre forma e conteúdo

10 -  Experimentar e reconhecer diferentes modos de construção e solução estética a partir de temáticas

11 - Reconhecer a relação entre arte e vida presente nas poéticas artísticas

12 -Operar com ideias, sentimentos, pensamentos e emoção na produção de poéticas pessoais e/ou em grupo
2º Bimestre
A ruptura das tradições nas linguagens artísticas
• A linguagem da música, paisagem sonora; o rádio como mídia sonora; música produzida pelos DJs
• A linguagem do happening e da perfor mance; a linguagem do teatro com a tecnologia; a
linguagem do teatro-dança
• A linguagem da capoeira, do hip-hop, do balé clássico, da dança moderna, da dança contemporânea
• Do chassi para o papel, a tela ou a obra diretamente sobre a parede; do pedestal para o
objeto, a instalação e o site specific; o livro de artista; as performances; as obras interativas
• Processos de criação: intenção criativa, escolha e diálogo com a matéria, repertório pessoal
e cultural, imaginação criadora, poética pessoal


05 - Investigar as linguagens da arte que são inventadas a partir da ruptura de suportes convencionais, lendo e produzindo com suportes não convencionais e imateriais usados no fazer Arte

06 - Pesquisar processos de criação pessoal e de artistas, ampliando o conceito de poética e de
processo de criação no fazer artístico

07 - Ampliar repertórios pessoais e culturais, analisando sua importância em processos de criação nas várias áreas de conhecimento humano

08 - Operar com suportes, imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais, música, teatro ou dança
4º Bimestre
“Misturança” étnica: marcas no patrimônio cultural, rastros na cultura popular

• Heranças culturais; patrimônios culturais imaterial e material
• Arte indígena
• Arte afro-brasileira
• Poéticas contemporâneas
• Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados durante o ano

13 - Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural

14 -  Reconhecer o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais

15 - Distinguir e relacionar as culturas formadoras da cultura popular brasileira

16 - Reconhecer os conceitos, procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em
Arte durante o ano
                                                                                                                                                                                           

Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Arte
9° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
Processos de criação nas linguagens artísticas

• Procedimentos criativos na construção de obras visuais, sonoras e cênicas.
• Ação inventiva; corpo perceptivo; imaginação criadora; coleta sensorial; vigília criativa; percurso de experimentação; esboços; séries; cadernos de anotações; apropriações; processo colaborativo; pensamentos visual, corporal, musical
• Repertórios pessoal e cultural; poética pessoal
• O diálogo com a matéria visual, sonora e cênica em processos de criação

01 -  Investigar processos de criação pessoais e de artistas, ampliando o conceito de poéticas e de processo de criação

02 -  Analisar repertórios pessoais e culturais, reconhecendo sua importância em processos de criação nas várias áreas de conhecimento humano

03 - Pesquisar o diálogo entre a materialidade e os processos de criação, analisando a escolha
da matéria, as ferramentas, os suportes e os procedimentos técnicos

04 - Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais, música, teatro ou dança
Fusão, mistura, contaminação de linguagens

Design, moda, mobiliário, desenho industrial
• Fusão entre as linguagens teatral e cinematográfica
Ballet de repertório; dança moderna do início século XX; dança teatral
• Música de cinema; som sincronizado; som fabricado
• Hibridismo das relações entre forma-con teúdo nas várias linguagens; elementos básicos
da visualidade e suas ampliações no design; elementos básicos da linguagem híbrida do
cinema e elementos básicos das linguagens do teatro, da dança e da música


08- Analisar o modo como se fundem e se contaminam as linguagens da Arte, originando hibridismos nas artes visuais, na música, no teatro e na dança

09 - Experimentar procedimentos artísticos para gerar linguagens híbridas

10- Operar, na leitura de obras de arte e no fazer artístico, com a ideia de obra de arte sem a rigidez dos cânones e definições tradicionais

11 - Reconhecer as múltiplas formas híbridas da linguagem da Arte
2º Bimestre

Materialidade e gramática das linguagens artísticas


• Matéria e significação
• O corpo como suporte físico na dança e no teatro
• Cenário; adereços; objetos cênicos; texto
• Suportes, ferramentas e procedimentos técnicos
• Elementos básicos da linguagem da dança; música; teatro e artes visuais
• Temáticas que impulsionam a criação




05 - Investigar a potência da matéria, dos suportes e procedimentos técnicos nas linguagens da Arte

06 - Pesquisar o diálogo entre a intenção criativa, a materialidade e as conexões entre forma-conteúdo

07 -  Operar com os elementos da forma em Arte, com temáticas e com a materialidade, gerando sua expressão em artes visuais, música, teatro ou dança
4º Bimestre
Travessia poética: do fazer artístico ao ritual de passagem

• Arte e documentação
• Exposição ou apresentação artística e o registro como documentação
• Modos de documentar a arte
• Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados durante o ano

12 - Elaborar, realizar, mostrar e documentar um projeto poético individual ou colaborativo

13 - Identificar conceitos, procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em Arte durante o ano
                                                                                                                                                                                           

Março/2015

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Arte
1ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
Arte, cidade e patrimônio cultural.

Heranças culturais; patrimônio cultural imaterial e material; estética do cotidiano; tradição e ruptura; ligação arte e vida; arte contemporânea
• Preservação e restauro; políticas culturais; educação patrimonial
• Arte pública; intervenções urbanas; grafite; pichação; monumentos históricos
• Paisagem sonora; músicos da rua; videoclipe; música contemporânea
• Escola de samba; tambor de crioula; jongo; roda de samba; frevo; forró; dança
contemporânea; dança popular
• Artes circenses; circo tradicional; famílias circenses; circo contemporâneo; escolas de circo; palhaço clown e a tradição cômica; folia de reis; palhaços de hospital


01 -  Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana

02 - Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais

03 - Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais, música, teatro ou dança

04 -  Operar com esboços de projetos in dividuais ou colaborativos visando à intervenção e à mediação cultural na escola e na cidade
In[ter]venção na escola: arte e ação

• Suportes, ferramentas e procedimentos técnicos e inventivos
• O corpo como suporte físico na dança e no teatro
• O corpo do teatro; o corpo do ator/atriz em expressão cênica.
• Matéria sonora e significação; o som da palavra; música coral; o som dos textos e das
bandas na escola; parâmetros sonoros, timbre
• Corpo espetacular; intervenção em espaços não convencionais; texto/escritura/temas de
intervenção cênica
• Visualidade da forma-conteúdo em conexão com a materialidade e os processos
de criação


09 -  Ampliar a compreensão sobre a intervenção em Arte

10 -  Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo na linguagem das artes visuais, da música, do teatro ou da dança

11 -  Analisar os processos já realizados no 1o e no 2o bimestres como um modo de leitura-sondagem para a continuidade dos projetos de intervenção, individuais ou colaborativos
2º Bimestre
In[ter]venção em arte: projetos poéticos na escola

• Intervenção em Arte
• Modos de intervenção artística e seus processos de criação em artes visuais, música, teatro
e dança
• Ações de intervenção e mediação cultural por meio de projetos poéticos individuais ou
Colaborativos



05 -  Construir critérios para analisar a intervenção em Arte

06 - Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança, gerando projetos de intervenção na escola

07 - Analisar o lugar-espaço-escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositoras para a intervenção

08 - Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, música, teatro ou dança para
elaborar e realizar na escola projetos individuais ou colaborativos visando à mediação
cultural na escola

4º Bimestre
In[ter]venção: instantâneos poéticos na escola

• A intervenção e seu registro como documentação
• Modos de documentação em Arte
• Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados durante o ano

12 - Elaborar, realizar e documentar intervenções na escola

13 -  Identificar conceitos, procedimentos e conteúdos investigados durante o ano letivo
                                                                                                                                                                                           
Março/2015


Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Arte
2ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades


O encontro entre a arte e o público

• Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte
• Festivais de teatro, espaços promotores de leitura dramática, mostra universitária
• Festivais de dança, mostra universitária, espaços alternativos de dança
• Festivais de música, espaços para concerto, espaços alternativos de música: coretos, as ruas



01 -  Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada

02-  Identificar espaços e formas de integração entre arte e público

03- Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança

04 -  Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno




Tempo de fazer, gestando o mostrar

• A construção de jingles
• O desenho de animação
• A improvisação teatral
• A dança e suas modalidades
• O festival e o salão como modo de mostrar a produção


09 - Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança

10 -  Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou
processos colaborativos

11 - Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artística

12 - Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos



2º Bimestre

Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte

• A potencialidade e a singularidade poética nas linguagens artísticas
• As linguagens das linguagens da Arte
• A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da
gramática das linguagens artísticas
• O revelar das temáticas
• Projetos de poética pessoal ou colaborativa

05-  Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação

06 -  Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu
modo de fazer

07 -  Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo

08 - Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno, no segundo semestre

4º Bimestre

O mostrar anunciado: a produção poética na escola
• Amostra poética: festival, salão
• Modos de divulgação em Arte: cartaz, fôlder, programa
• Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados em Arte durante o ano

13 - Elaborar, realizar, mostrar e documentar um projeto poético

14 - Reconhecer conceitos, procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em Arte durante o ano letivo
                                                                                                                                                                                           

Março/2015



Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Arte
3ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Conteúdos
Habilidades
3º Bimestre
Conteúdos
Habilidades






















2º Bimestre


































                                                                                                                                                                                           

Março/2015





Nenhum comentário:

Postar um comentário