Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Arte
6° Ano do Ensino Fundamental
|
|||||
1º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
A tridimensionalidade nas linguagens
artísticas
Diferenciação entre o espaço bi
e o tridimensional
• O som no espaço: melodia-ritmo
• Formas do espaço teatral e sua
relação com o corpo dos atores
• Forma tridimensional do corpo
em movimento, com ênfase nos eixos vertical (altura), horizontal
(lateralidade) e sagital (profundidade)
|
01- Estabelecer diferenciações entre o espaço bi
e o tridimensional
02- Reconhecer e interpretar a linguagem
tridimensional em produções artísticas
03- Operar com a
tridimensionalidade na criação de ideias na linguagem da Arte
|
Luz:
suporte, ferramenta e matéria pulsante na Arte
• O claro e o escuro, a sombra e
a luz, o foco, a atmosfera e a luz na construção de sentido
• A luz e a contraluz na dança,
no teatro e nas artes visuais
• A luz e a sombra no teatro de
sombras
• O som em diferentes espaços,
estereofonia e gravação bináurea
• As relações entre luz e cor; a
dimensão simbólica da luz e da cor
• A materialidade da luz nas
linguagens artísticas
|
07- Operar a luz como elemento,
ferramenta e matéria presente nas diferentes linguagens artísticas
08- Identificar a dimensão simbólica
da luz como geradora de sentido e de múltiplas significações na Arte
09 - Reconhecer luz e sombra como qualidade estética
e expressiva na obra de arte
10 - Distinguir a sonoridade
provocada por fontes distintas
|
||
2º Bimestre
|
O
espaço no território das linguagens artísticas
• Escultura, assemblage, ready-made,
parangolé; objeto, instalação, intervenções urbanas,
site
specific, land
art, web art etc.
• Cenografia e a cena
contemporânea; topologia de cena
• Linguagem das danças clássica,
moderna e contemporânea
• A mesma melodia em diferentes
harmonizações; densidade e intensidade
• A dimensão artística do espaço
no decorrer dos tempos: percursos de pesquisa na História
da Arte
|
04 - Reconhecer, interpretar e estabelecer
diferenciações entre as linguagens artísticas tendo o espaço como foco
05- Analisar a percepção visual,
a sonora, a espacial e a cinestésica na leitura e na criação de ideias na
linguagem da Arte
06 - Operar o pensamento
analítico na distinção dos modos de utilizar o espaço nas diferentes linguagens
da Arte no decorrer do tempo
|
4º Bimestre
|
Olhares
sobre a matéria da arte
• Suportes, ferramentas,
matérias
• Corpos perceptivos;
improvisação, intuição, imaginação criadora, coleta sensorial; vigília
criativa; repertório pessoal e
cultural; poética pessoal; pensamento visual; pensamento
corporal e cinestésico;
pensamento musical
• Percurso de experimentação;
perseguir ideias; esboços; séries; cadernos de anotações;
estudo e pesquisa; apropriações;
combinações; processo colaborativo
• O corpo e a voz como suporte e
matéria da arte
• Conceitos, procedimentos e
conteúdos investigados durante o ano
|
11 - Manejar e utilizar
suportes, ferramentas e materiais em processos de criação em arte
12 - Experimentar e reconhecer as potencialidades
do corpo como suporte e matéria das artes cênicas
13 - Experimentar e reconhecer as potencialidades
da voz como suporte e matéria da música
14 - Identificar conceitos e procedimentos
estudados e experimentados em Arte durante o ano letivo
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Arte
7° Ano do Ensino Fundamental
|
|||||
1º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
O desenho e a potencialidade do registro
nas linguagens artísticas
• Desenho de observação, de
memória, de imaginação; o desenho como esboço, o desenho como obra
• Desenho de cenário; planta
baixa como desenho do espaço cênico; desenho como croqui de figurino
• Desenho coreográfico que o
olho vê
• Partituras não convencionais
• A linha e a forma como
elemento e registro nas linguagens artísticas
|
01 - Distinguir e utilizar
conceitos sobre a linguagem do desenho e suas conexões com as diferentes
linguagens artísticas
02 - Relacionar e interpretar as
potencialidades do desenho como registro
03 - Considerar o desenho como modo de
pensar, perceber, observar, imaginar, projetar e expressar-se nas diferentes
linguagens artísticas
|
O
“trans-formar” matérico em materialidade na arte
• A apropriação de matéria e
ferramentas no fazer arte
• A produção de instrumentos e a
materialidade do timbre
• A qualidade do movimento do
corpo que dança: espaço, tempo, força, ritmo
• Os objetos do cotidiano; as
relações entre matéria, forma simbólica e imaginário poético no teatro de
objetos
• O papel como matéria: colagem,
papelagem, papel machê
• As linguagens da arte:
ampliações de referências a partir do diálogo com a materialidade
|
08 - Produzir trabalhos partindo
de diálogos exploratórios entre matérias, ferramentas e linguagens artísticas
09 - Investigar matérias e
ferramentas em obras de artistas, de várias modalidades artísticas, em tempos
diversos
10 - Reconhecer e utilizar a
matéria e as ferramentas na construção poética como materialidade da obra de
arte
11 - Operar com diferentes
materialidades, fazendo relações entre forma e imaginário poético
|
||
2º Bimestre
|
A
forma como elemento e registro na arte
• A linha como um dos elementos
formais da visualidade
• O desenho e a manipulação de
marionetes, teatro de animação, teatro de bonecos,
mamulengo; a forma tornando
visível a singularidade da personagem
• A forma como registro:
notações em dança e em música
• A dimensão artística da forma
no decorrer dos tempos
|
04 - Ler a forma e suas
potenciais significações nas diversas linguagens da Arte
05 - Interpretar e relacionar as
potencialidades da forma como elemento básico das linguagens artísticas
06 - Operar com a forma para
tornar visíveis ideias nas diferentes linguagens da Arte
07 - Operar com a forma na
criação de notações na dança e na música
|
4º Bimestre
|
Experimentação: uma fresta para
respirar o poético
• Improvisação, acaso,
ludicidade, espontaneidade
• Corpos perceptivos, intuição,
acaso, imaginação criadora, coleta sensorial, vigília criativa,
repertório pessoal e cultural,
poética pessoal, pensamentos visual, musical, corporal
e sinestésico
• Percurso de experimentação,
perseguir ideias, esboços, séries, cadernos de anotação,
estudo e pesquisa, apropriações,
combinações, processo coletivo e colaborativo
• Linguagens da Arte e
procedimentos criativos de experimentação
• Conceitos, procedimentos e
conteúdos investigados durante o ano letivo
|
12 - Distinguir, nos processos de criação, a
construção de linguagem da Arte por meio da improvisação, do acaso, da
intuição, da ação lúdica e do espontâneo
13 - Operar com percursos de experimentação nos
processos de criação de linguagens artísticas
14 - Identificar conceitos e procedimentos
estudados e experimentados em arte durante o
ano letivo
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Arte
8° Ano do Ensino Fundamental
|
|||||
1º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
O suporte na materialidade da arte
• Diferenciação, na música,
entre instrumentos tradicionais e instrumentos elétricos e
eletrônicos; samplers,
música no computador; sintetizadores
• O corpo como suporte físico da
dança; leveza; peso; flexões; ritmos; objetos cênicos
• O corpo como suporte físico do
teatro; a ação física como elemento da expressividade no palco
• Diferenciação entre suportes
tradicionais, não convencionais, imateriais; suporte flexível ou rígido; Xerox;
computador; grandes formatos; corpo
|
01 - Interpretar e relacionar,
na leitura de obras de arte, a diferenciação de suportes convencionais, não
convencionais e imateriais usados no fazer arte
02 - Manejar diferentes suportes
na criação de ideias na linguagem da Arte
03 - Reconhecer e utilizar o
suporte como matéria de construção poética na materialidade da obra de arte
04 - Distinguir suportes
materiais e imateriais nas produções artísticas
|
Reflexos
e reflexões da vida na Arte – as temáticas no território de forma-conteúdo
• Temáticas que se revelam pelas
formas
• Temas que se fazem forma pela
observação e imitação de corporeidades
• Relações entre imagem-forma e
conteúdo de figuras cênicas
• Relações potenciais entre
temáticas, épocas e culturas
• Temáticas idealizadas,
realistas, expressionistas, surreais, abstratas; temas históricos, questões
políticas, religiosas, de natureza; o ser humano, sua identidade, seu
anonimato;
a visão feminina; o corpo; a
complexidade formal etc.
• Temáticas contemporâneas: arte
e vida; histórias de vida; cenas de rua
|
09 - Identificar temáticas em
obras de arte por meio da relação entre forma e conteúdo
10 - Experimentar e reconhecer diferentes modos
de construção e solução estética a partir de temáticas
11 - Reconhecer a relação entre
arte e vida presente nas poéticas artísticas
12 -Operar com ideias,
sentimentos, pensamentos e emoção na produção de poéticas pessoais e/ou em
grupo
|
||
2º Bimestre
|
A
ruptura das tradições nas linguagens artísticas
• A linguagem da música,
paisagem sonora; o rádio como mídia sonora; música produzida pelos DJs
• A linguagem do happening e
da perfor mance; a linguagem do teatro com a tecnologia; a
linguagem do teatro-dança
• A linguagem da capoeira, do hip-hop,
do balé clássico, da dança moderna, da dança contemporânea
• Do chassi para o papel, a tela
ou a obra diretamente sobre a parede; do pedestal para o
objeto, a instalação e o site
specific; o livro de artista; as performances; as obras
interativas
• Processos de criação: intenção
criativa, escolha e diálogo com a matéria, repertório pessoal
e cultural, imaginação criadora,
poética pessoal
|
05 - Investigar as linguagens da
arte que são inventadas a partir da ruptura de suportes convencionais, lendo
e produzindo com suportes não convencionais e imateriais usados no fazer Arte
06 - Pesquisar processos de criação
pessoal e de artistas, ampliando o conceito de poética e de
processo de criação no fazer
artístico
07 - Ampliar repertórios
pessoais e culturais, analisando sua importância em processos de criação nas
várias áreas de conhecimento humano
08 - Operar com suportes,
imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais, música, teatro ou
dança
|
4º Bimestre
|
“Misturança”
étnica: marcas no patrimônio cultural, rastros na cultura popular
• Heranças culturais;
patrimônios culturais imaterial e material
• Arte indígena
• Arte afro-brasileira
• Poéticas contemporâneas
• Conceitos, procedimentos e
conteúdos investigados durante o ano
|
13 - Investigar a arte e as
práticas culturais como patrimônio cultural
14 - Reconhecer o patrimônio cultural, a memória
coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais
15 - Distinguir e relacionar as
culturas formadoras da cultura popular brasileira
16 - Reconhecer os conceitos,
procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em
Arte durante o ano
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Arte
9° Ano do Ensino Fundamental
|
|||||
1º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
Processos
de criação nas linguagens artísticas
• Procedimentos criativos na
construção de obras visuais, sonoras e cênicas.
• Ação inventiva; corpo
perceptivo; imaginação criadora; coleta sensorial; vigília criativa; percurso
de experimentação; esboços; séries; cadernos de anotações; apropriações;
processo colaborativo; pensamentos visual, corporal, musical
• Repertórios pessoal e cultural;
poética pessoal
• O diálogo com a matéria
visual, sonora e cênica em processos de criação
|
01 - Investigar processos de criação pessoais e
de artistas, ampliando o conceito de poéticas e de processo de criação
02 - Analisar repertórios pessoais e culturais,
reconhecendo sua importância em processos de criação nas várias áreas de
conhecimento humano
03 - Pesquisar o diálogo entre a
materialidade e os processos de criação, analisando a escolha
da matéria, as ferramentas, os
suportes e os procedimentos técnicos
04 - Operar com imagens, ideias
e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em Arte,
gerando sua expressão em artes visuais, música, teatro ou dança
|
Fusão,
mistura, contaminação de linguagens
• Design, moda,
mobiliário, desenho industrial
• Fusão entre as linguagens
teatral e cinematográfica
• Ballet de repertório;
dança moderna do início século XX; dança teatral
• Música de cinema; som
sincronizado; som fabricado
• Hibridismo das relações entre
forma-con teúdo nas várias linguagens; elementos básicos
da visualidade e suas ampliações
no design; elementos básicos da linguagem híbrida do
cinema e elementos básicos das
linguagens do teatro, da dança e da música
|
08- Analisar o modo como se
fundem e se contaminam as linguagens da Arte, originando hibridismos nas
artes visuais, na música, no teatro e na dança
09 - Experimentar procedimentos
artísticos para gerar linguagens híbridas
10- Operar, na leitura de obras
de arte e no fazer artístico, com a ideia de obra de arte sem a rigidez dos
cânones e definições tradicionais
11 - Reconhecer as múltiplas
formas híbridas da linguagem da Arte
|
||
2º Bimestre
|
Materialidade
e gramática das linguagens artísticas
• Matéria e significação
• O corpo como suporte físico na
dança e no teatro
• Cenário; adereços; objetos
cênicos; texto
• Suportes, ferramentas e
procedimentos técnicos
• Elementos básicos da linguagem
da dança; música; teatro e artes visuais
• Temáticas que impulsionam a
criação
|
05 - Investigar a potência da
matéria, dos suportes e procedimentos técnicos nas linguagens da Arte
06 - Pesquisar o diálogo entre a
intenção criativa, a materialidade e as conexões entre forma-conteúdo
07 - Operar com os elementos da forma em Arte,
com temáticas e com a materialidade, gerando sua expressão em artes visuais,
música, teatro ou dança
|
4º Bimestre
|
Travessia
poética: do fazer artístico ao ritual de passagem
• Arte e documentação
• Exposição ou apresentação
artística e o registro como documentação
• Modos de documentar a arte
• Conceitos, procedimentos e
conteúdos investigados durante o ano
|
12 - Elaborar, realizar, mostrar
e documentar um projeto poético individual ou colaborativo
13 - Identificar conceitos,
procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em Arte durante o ano
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Arte
1ª Série do Ensino Médio
|
|||||
1º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
Arte,
cidade e patrimônio cultural.
•
Heranças culturais; patrimônio cultural imaterial e material; estética do
cotidiano; tradição e ruptura; ligação arte e vida; arte contemporânea
• Preservação e restauro;
políticas culturais; educação patrimonial
• Arte pública; intervenções
urbanas; grafite; pichação; monumentos históricos
• Paisagem sonora; músicos da
rua; videoclipe; música contemporânea
• Escola de samba; tambor de
crioula; jongo; roda de samba; frevo; forró; dança
contemporânea; dança popular
• Artes circenses; circo
tradicional; famílias circenses; circo contemporâneo; escolas de circo; palhaço
clown e a tradição cômica; folia de reis; palhaços de hospital
|
01 - Investigar a arte e as práticas culturais
como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana
02 - Identificar o patrimônio
cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais
03 - Operar com imagens, ideias
e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em Arte,
gerando sua expressão em artes visuais, música, teatro ou dança
04 - Operar com esboços de projetos in dividuais
ou colaborativos visando à intervenção e à mediação cultural na escola e na
cidade
|
In[ter]venção
na escola: arte e ação
• Suportes, ferramentas e
procedimentos técnicos e inventivos
• O corpo como suporte físico na
dança e no teatro
• O corpo do teatro; o corpo do
ator/atriz em expressão cênica.
• Matéria sonora e significação;
o som da palavra; música coral; o som dos textos e das
bandas na escola; parâmetros
sonoros, timbre
• Corpo espetacular; intervenção
em espaços não convencionais; texto/escritura/temas de
intervenção cênica
• Visualidade da forma-conteúdo
em conexão com a materialidade e os processos
de criação
|
09 - Ampliar a compreensão sobre a intervenção em
Arte
10 - Analisar a materialidade em Arte e utilizar
suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo na linguagem das
artes visuais, da música, do teatro ou da dança
11 - Analisar os processos já realizados no 1o e
no 2o bimestres como um modo de leitura-sondagem para a continuidade dos
projetos de intervenção, individuais ou colaborativos
|
||
2º Bimestre
|
In[ter]venção
em arte: projetos poéticos na escola
• Intervenção em Arte
• Modos de intervenção artística
e seus processos de criação em artes visuais, música, teatro
e dança
• Ações de intervenção e
mediação cultural por meio de projetos poéticos individuais ou
Colaborativos
|
05 - Construir critérios para analisar a
intervenção em Arte
06 - Articular imagens, ideias e
sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação nas linguagens das artes
visuais, da música, do teatro ou da dança, gerando projetos de intervenção na
escola
07 - Analisar o
lugar-espaço-escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de
questões propositoras para a intervenção
08 - Utilizar conhecimentos
sobre a intervenção em artes visuais, música, teatro ou dança para
elaborar e realizar na escola
projetos individuais ou colaborativos visando à mediação
cultural na escola
|
4º Bimestre
|
In[ter]venção:
instantâneos poéticos na escola
• A intervenção e seu registro
como documentação
• Modos de documentação em Arte
• Conceitos, procedimentos e
conteúdos investigados durante o ano
|
12 - Elaborar, realizar e
documentar intervenções na escola
13 - Identificar conceitos, procedimentos e
conteúdos investigados durante o ano letivo
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Arte
2ª Série do Ensino Médio
|
|||||
1º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
O encontro entre a arte e o público
• Espaços expositivos, modos de
expor, salões de arte, bienais e feiras de arte
• Festivais de teatro, espaços
promotores de leitura dramática, mostra universitária
• Festivais de dança, mostra
universitária, espaços alternativos de dança
• Festivais de música, espaços
para concerto, espaços alternativos de música: coretos, as ruas
|
01 - Investigar o encontro entre arte e público
na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser
compartilhada
02- Identificar espaços e formas de integração
entre arte e público
03- Analisar a mediação
cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de
diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança
04 - Esboçar projetos individuais ou
colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer
artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno
|
Tempo
de fazer, gestando o mostrar
• A construção de jingles
• O desenho de animação
• A improvisação teatral
• A dança e suas modalidades
• O festival e o salão como modo
de mostrar a produção
|
09 - Analisar a materialidade em
Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo
nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança
10 - Operar com diferentes procedimentos
artísticos na criação de poéticas pessoais ou
processos colaborativos
11 - Pesquisar festivais e
salões como formas de mostrar a produção artística
12 - Analisar processos já
realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos
individuais ou colaborativos
|
||
2º Bimestre
|
Poéticas
pessoais e processos colaborativos em arte
• A potencialidade e a
singularidade poética nas linguagens artísticas
• As linguagens das linguagens
da Arte
• A operação poética de
levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da
gramática das linguagens
artísticas
• O revelar das temáticas
• Projetos de poética pessoal ou
colaborativa
|
05- Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou
colaborativas por meio de percursos de experimentação
06 - Reconhecer a invenção poética durante o
fazer da construção artística, inventando seu
modo de fazer
07 - Investigar as potencialidades das relações
entre linguagens artísticas e forma-conteúdo
08 - Inventar e elaborar a
escrita de pré-projetos individuais ou colaborativos como condutores de
espaço para a realização do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu
entorno, no segundo semestre
|
4º
Bimestre
|
O
mostrar anunciado: a produção poética na escola
• Amostra poética: festival,
salão
• Modos de divulgação em Arte:
cartaz, fôlder, programa
• Conceitos, procedimentos e
conteúdos investigados em Arte durante o ano
|
13 - Elaborar, realizar, mostrar
e documentar um projeto poético
14 - Reconhecer conceitos,
procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em Arte durante o ano
letivo
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Arte
3ª Série do Ensino Médio
|
|||||
1º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Conteúdos
|
Habilidades
|
|
|
|
|
||
2º Bimestre
|
|
|
|
|
|
Março/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário