segunda-feira, 29 de junho de 2015

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Ciências

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Ciências  
6° Ano do Ensino Fundamental
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01- Construir e aplicar o conceito de que os seres vivos estão relacionados aos ambientes em que são encontrados
02- Identificar, em ambientes (ou em textos descritivos de ambientes), elementos essenciais à manutenção da vida dos organismos que neles se desenvolvem
03- Reconhecer, em textos ou figuras, os seres vivos e os fatores não vivos de um determinado ambiente
04- Descrever, com base na observação de figuras e ilustrações, animais e vegetais típicos dos principais ecossistemas brasileiros: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Campos Sulinos (Pampas)
05- Associar figuras ou ilustrações de animais e vegetais representativos da biodiversidade brasileira aos seus respectivos ecossistemas
06- Reconhecer a presença, em cadeias e teias alimentares, de produtores, consumidores e Decompositores
07- Reconhecer e descrever variações na população de determinadas espécies de um ambiente, sob o impacto da extinção de determinadas populações e/ou introdução de novas espécies
08- Reconhecer causas e consequências de desequilíbrios em cadeias e teias alimentares, com base em situações descritas em textos ou ilustrações
09-  Identificar as formas de obtenção de energia e o fluxo de energia nos ambientes
10-  Reconhecer as transformações do estado físico da água, associando-as às respectivas mudanças de temperatura
11-  Construir e aplicar o conceito de ciclo hidrológico, de maneira a interpretar os diversos caminhos da água no ambiente
12-  Reconhecer e valorizar ações que promovam o uso racional da água

28-  Ler e interpretar textos científicos ou notícias sobre poluição do ar ou do solo
29-  Reconhecer e/ou representar, por meio de diferentes linguagens, características de locais ou de ambientes poluídos
30- Identificar e caracterizar os principais poluentes químicos do ar, das águas e do solo, destacando seus efeitos sobre a saúde individual e coletiva
31- Identificar características da agricultura convencional e da orgânica, ressaltando as vantagens e desvantagens de cada uma dessas modalidades em relação à preservação ambiental, à saúde humana e ao atendimento à demanda por alimentos
32- Indicar e caracterizar medidas que reduzem a poluição ambiental do ar, das águas e do solo
33-  Identificar e caracterizar os elementos que entram na composição do solo, reconhecendo os tipos mais adequados ao cultivo de vegetais
34-  Identificar as doenças humanas transmitidas por água contaminada e as formas de preveni-las
35-  Reconhecer a importância do saneamento público (tratamento da água e do esgoto) e sua relação com a prevenção e promoção da saúde
36-  Identificar e caracterizar as principais fases no tratamento da água, com base em textos, esquemas ou situações experimentais
37- Reconhecer medidas que possam reduzir o consumo individual e coletivo de água
38- Identificar e caracterizar os principais métodos de coleta e de destinação do lixo
39- Identificar e argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e de destinação de lixo, tendo como parâmetro a preservação ambiental e a saúde coletiva
40-  Identificar as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes

2º Bimestre

12-  Identificar características dos materiais, utilizando-as para classificá-los de acordo com suas propriedades específicas
13- Reconhecer usos de diferentes materiais no cotidiano e no sistema produtivo, com base em textos e ilustrações
14- Identificar e caracterizar os múltiplos usos da água, reconhecendo as propriedades que permitem que ela seja usada dessa ou daquela maneira
15- Reconhecer aspectos relevantes no uso e na preservação da água, como a manutenção da vida e a produção de alimentos
16- Identificar e caracterizar os métodos de obtenção para os materiais mais comumente utilizados em nosso cotidiano (metais, plásticos etc.)
17-  Identificar e caracterizar as modificações sofridas pelos materiais mais comumente utilizados em nosso cotidiano, como metais, plásticos etc., para constituírem produtos diversos (parafusos, máquinas, lâminas etc.)
18-  Distinguir recursos renováveis de não renováveis
19- Reconhecer medidas que concorram para o uso racional de recursos materiais
20-  Identificar as principais substâncias envolvidas na fotossíntese, reconhecendo o papel desse processo na sobrevivência dos vegetais e dos animais
21- Identificar e caracterizar as principais consequências ambientais do desmatamento
22- Propor estratégias para resolver o problema do desmatamento associado à produção de papel com emprego de madeira
23-  Indicar e caracterizar processos de separação de corantes e óleos a partir de substâncias produzidas por vegetais
24-  Indicar e caracterizar o uso da madeira como matéria-prima para a obtenção de papel, de carvão vegetal e para a indústria de móveis
25-  Identificar e caracterizar as consequências do uso indiscriminado da madeira
26-  Elaborar argumentos consistentes para debater e enfrentar situações-problema relativas ao uso do álcool como combustível
27-  Identificar vantagens e desvantagens do processo de produção em escala do álcool combustível
4º Bimestre

41-  Ler e interpretar imagens e modelos representativos do planeta Terra, fazendo estimativas de suas dimensões
42- Reconhecer a diversidade histórico-cultural das representações da Terra elaboradas em diferentes épocas e por diferentes culturas
43- Pesquisar e comparar representações do planeta Terra em diferentes épocas, culturas e civilizações
44- Identificar representações da Terra em fotos, planisférios e imagens televisivas
45-  Reconhecer e identificar as principais características físicas, a composição e a estrutura interna da Terra
46- Representar em escala, por meio de desenhos e esquemas, as diferentes camadas da Terra
47- Reconhecer, em textos ou ilustrações, os modelos científicos que explicam a ocorrência de fenômenos naturais, como terremotos, vulcões e tsunamis
48-  Associar diferentes intensidades de iluminação solar ao movimento de rotação da Terra
49- Observar sombras de objetos variados, como edifícios, árvores, postes e pessoas, e associar suas formas e seus tamanhos às posições do Sol ao longo do dia
50-  Relacionar o ciclo dia/noite e posições observadas do Sol com o movimento de rotação da Terra
51-  Calcular e realizar medidas de tempo do cotidiano e de pequenos e grandes intervalos de tempo
52- Localizar historicamente e comparar diferentes medidores de tempo, como relógios de sol, de água, de areia, mecânicos e elétricos
53-  Organizar e registrar informações sobre a duração do dia em diferentes épocas do ano e sobre os horários de nascimento e ocaso do Sol
54-  Realizar observações e formular hipóteses sobre o movimento aparente do Sol para explicar o ciclo dia/noite, registrando-as por meio de desenhos, esquemas ou textos
55- Compreender e explicar por que os polos terrestres são mais frios do que as regiões equatoriais, com base em ilustrações e modelos explicativos do movimento aparente do Sol
56-  Identificar, em um mapa-múndi, horários em localidades que ficam em diferentes fusos,reconhecendo o impacto desse sistema sobre a vida humana

Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Ciências
7° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01-  Ler e interpretar informações relacionadas ao céu apresentadas em diferentes linguagens, como música, dicionário, desenhos, textos e cartas celestes
02-  Descrever e/ou interpretar relatos de fenômenos ou de acontecimentos que envolvam conhecimentos a respeito do céu
03-  Diferenciar fenômenos astronômicos de fenômenos não astronômicos
04-  Identificar os pontos cardeais, com base em bússola caseira ou tomando como referência o movimento aparente do Sol
05-  Reconhecer e utilizar as coordenadas para localizar objetos no céu
06-  Observar e identificar algumas constelações no céu e em cartas celestes
07- Reconhecer e empregar linguagem científica na denominação de astros, como planeta, planeta anão, asteroides, satélites, cinturão de asteroides etc.
08- Comparar tamanhos e distâncias relativas entre astros pertencentes ao Sistema Solar, com base em figuras e ilustrações
09-  Construir um modelo em escala do Sistema Solar, interpretando as relações entre tamanho e distância dos astros que o integram
10-  Expressar de forma textual ideias, percepções e impressões a respeito das grandes dimensões do Sistema Solar em relação à pequena parcela ocupada pela Terra
11-  Reconhecer a construção do conhecimento científico relativo às observações do céu como um processo histórico e cultural, com base na análise de textos e/ou modelos

26-  Identificar e descrever a participação de microrganismos na fabricação de determinados alimentos (pão, queijo, leite, iogurte etc.), com base na leitura de textos
27-  Identificar e descrever a participação de microrganismos na conservação/deterioração de determinados alimentos (carne, leite, iogurte etc.), com base na leitura de textos ou em análise de resultados de experimentação
28-  Reconhecer a etiologia e a profilaxia do botulismo a partir da leitura de texto ou ilustração do processo de transmissão
29-  Reconhecer procedimentos utilizados em casas ou residências para a conservação de alimentos a partir da leitura de textos e/ou ilustrações
30-  Reconhecer procedimentos utilizados pela indústria para a conservação de alimentos a partir da leitura de textos e/ou ilustrações
31-  Identificar e descrever as fases principais nos processos de esterilização do leite e as transformações químicas para a obtenção de seus derivados
32- Associar a fermentação biológica ao processo de obtenção de energia realizado por microrganismos, identificando os reagentes e produtos desse processo
33-  Ler e interpretar gráficos sobre a ocorrência e a distribuição de acidentes de derramamento de petróleo
34-  Identificar e descrever prejuízos ambientais e para a saúde coletiva causados pelos episódios de derramamento de petróleo a partir da leitura de texto e/ou ilustração
35-  Identificar e descrever situações em que microrganismos podem ser utilizados para recuperar ambientes contaminados por petróleo ou outros poluentes, com base em textos

2º Bimestre

12-  Ler e interpretar diferentes representações sobre a origem da vida, expressas em textos de natureza diversa
13- Relacionar as informações presentes em textos que tratam da origem dos seres vivos com os contextos em que foram produzidos
14-  Confrontar interpretações diversas dadas ao fenômeno do surgimento da vida no planeta, comparando diferentes pontos de vista, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados
15-  Reconhecer que os fósseis são evidências da evolução dos seres vivos, com base em textos e/ou ilustrações
16-  Reconhecer a organização celular como uma característica fundamental das formas vivas
17- Identificar e caracterizar as funções vitais básicas das formas vivas
18- Representar estruturas celulares básicas por meio da construção de modelos tridimensionais
19- Utilizar conceitos biológicos na caracterização de seres vivos: unicelular, pluricelular, autótrofo e heterótrofo, entre outros
20-  Comparar diferentes critérios que podem ser utilizados na classificação biológica
21-  Ler e interpretar diferentes informações referentes à extinção das espécies em textos, gráficos e ilustrações
22- Construir, apresentar e reconhecer argumentação plausível para a defesa da preservação da biodiversidade
23-  Identificar e explicar as principais causas de destruição dos ecossistemas
24 - Reconhecer a importância da biodiversidade para preservação da vida, destacando de que maneira ela pode ser ameaçada por condições climáticas e pela intervenção humana
25- Identificar e descrever as principais adaptações dos animais, plantas e fungos aos ambientes em que vivem, com base em textos e/ou ilustrações
4º Bimestre

36-  Reconhecer a saúde como bem-estar físico, mental e social, e não apenas como ausência de doenças
37-  Ler e interpretar indicadores de saúde apresentados na forma de tabelas e gráficos simples
38-  Reconhecer determinantes e condicionantes de uma vida saudável (alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte, lazer etc.), com base em textos e/ou ilustrações
39- Propor ações para melhorar a qualidade de vida de uma determinada população, conhecidos os seus indicadores básicos de saúde
40-  Reconhecer argumentos e propostas que expressem a visão de que saúde é um bem pessoal que deve ser promovido por meio de diferentes ações (individuais, coletivas e governamentais), com base em textos
41-  Explicar a transmissão e as medidas de prevenção das principais doenças causadas por vírus
42- Explicar a transmissão e as medidas de prevenção das principais doenças causadas por bactérias
43-  Representar e/ou explicar fenômenos que aparecem nos ciclos de transmissão das verminoses mais comuns (esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase, ancilostomíase, filariose e bicho-geográfico), bem como as medidas para preveni-las
44-  Reconhecer a relação entre os ectoparasitas e os endoparasitas e a saúde humana
45-  Identificar os ciclos de transmissão das principais doenças causadas por protozoários (leishmaniose, doença de Chagas e malária)
46- Reconhecer episódios de endemia e/ou epidemia, com base na leitura de textos
47-  Identificar e explicar condições ambientais e climáticas que favorecem (ou dificultam) a
disseminação de algumas doenças, com base na leitura de textos

Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Ciências
8° Ano do Ensino Fundamental
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01-  Identificar diferentes necessidades nutricionais segundo idade, sexo e atividades diárias das pessoas
02-  Identificar os principais tipos de nutrientes presentes nos alimentos mais comuns da dieta diária
03- Identificar e explicar as diferentes funções que os nutrientes têm no organismo
04-  Ler e interpretar rótulos de alimentos, julgando sua adequação a dietas predeterminadas (hiper e hipocalóricas, sem colesterol etc.)
05-  Identificar e explicar as causas das principais doenças relacionadas à alimentação, bem como as suas consequências no desenvolvimento do indivíduo
06-  Identificar, em tabelas, a composição nutricional dos alimentos e a função de cada tipo de componente
07-  Identificar e explicar a integração existente entre os sistemas digestores, respiratório, cardiovascular e excretor durante o processo de nutrição
08-  Identificar as causas do ganho de peso excessivo, bem como as estratégias que favorecem o emagrecimento saudável
09-  Identificar e explicar as funções básicas e as principais doenças do sistema cardiovascular
10-  Identificar hábitos de vida e/ou fatores que afetam a saúde do sistema cardiovascular, como hipertensão, sedentarismo, colesterol, diabetes, obesidade, tabagismo e estresse
11-  Identificar e explicar mecanismos de defesa (barreiras mecânicas e sistema imunológico) utilizados pelo organismo para se proteger da ação de agentes externos, mantendo a sua integridade
12-  Identificar e explicar formas pelas quais o sangue se relaciona às defesas corporais internas do organismo

25-  Identificar regularidades e invariantes na análise experimental de fenômenos físicos, como o movimento de um pião ou a rotação da Terra
26-  Identificar e explicar aspectos da vida terrestre influenciados pelas estações do ano
27-  Recorrer a modelos explicativos para explicar o que é um ano
28-  Comparar diversos calendários, explicitando o princípio que orienta a elaboração de cada um deles
29- Identificar e explicar princípios básicos do funcionamento do calendário gregoriano
30-  Reconhecer e representar o movimento de translação da Terra em torno do Sol, percebendo a invariância do seu eixo de rotação
31-  Identificar regularidades e invariantes na análise do movimento orbital da Lua
32-  Utilizar modelos explicativos para explicar as fases da Lua
33-  Interpretar e analisar textos referentes às diferentes interpretações culturais sobre o Sol e a Lua
34-  Relacionar a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de seu movimento à existência das estações do ano; associar o clima em diferentes regiões do mundo e do país às diferentes latitudes
35-  Ler e interpretar textos que utilizam dados referentes às estrelas e galáxias
36-  Reconhecer a natureza cíclica de movimentos da Terra, do Sol e da Lua, associando-os a fenômenos naturais, ao calendário e a influências na vida humana
37- Relacionar períodos de translação dos planetas a suas distâncias em relação ao Sol e à duração dos seus anos
38-  Explicar o significado do horário de verão e seu impacto sobre a economia de energia e sobre a saúde humana
39-  Identificar as diferentes fases da Lua e os horários em que ela aparece e desaparece no céu
40-  Relacionar as diferentes fases da Lua com as diferentes posições da Terra e da Lua em relação ao Sol
41-  Identificar a posição do Sol pela análise da iluminação da Lua
42-  Reconhecer e representar, em desenhos e esquemas, as diferentes fases da Lua
43-  Explicar e representar em esquemas os eclipses da Lua e do Sol
2º Bimestre
13-  Identificar, em textos e ilustrações, exemplos de reprodução sexuada e de reprodução assexuada
14-  Identificar e explicar as principais diferenças entre as reproduções sexuada e assexuada
15-  Reconhecer a principal diferença entre os tipos de fertilização, identificando as circunstâncias em que cada tipo ocorre preferencialmente
16-  Reconhecer e nomear, em ilustrações ou modelos anatômicos, as partes do sistema reprodutor feminino e masculino
17-  Identificar e explicar as funções dos órgãos principais do sistema reprodutor masculino e feminino
18-  Reconhecer as principais mudanças corporais que ocorrem em ambos os sexos da espécie humana durante a puberdade, com base em textos ou ilustrações
19-  Reconhecer as principais características da adolescência, com base em texto
20-  Identificar e explicar os efeitos dos principais hormônios sexuais
21-  Identificar os principais fenômenos que ocorrem no ciclo menstrual, correlacionando-os com os hormônios neles envolvidos
22-  Identificar e explicar métodos contraceptivos e de proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
23-  Reconhecer vantagens e desvantagens dos diferentes métodos contraceptivos
24-  Identificar e explicar meios de contágio e de prevenção da síndrome da imunodeficiência adquirida (aids) e das DSTs
4º Bimestre
44-  Identificar diferentes formas de utilização de energia elétrica no cotidiano, na cidade e no país
45-  Classificar as tecnologias que utilizam eletricidade em função de seus usos
46-  Identificar símbolos e outras representações características de aparelhos elétricos, como potência e tensão, em suas chapinhas de fabricação
47-  Analisar qualitativamente dados referentes à potência elétrica de aparelhos, utilizando corretamente a nomenclatura e a unidade de potência
48-  Identificar e representar circuitos elétricos simples em instalações domésticas e em diferentes aparelhos
49-  Identificar e explicar as funções dos circuitos elétricos em instalações domésticas e em diferentes aparelhos
50-  Desenvolver modelos explicativos para componentes de um circuito elétrico simples
51-  Identificar variáveis relevantes para a interpretação e a análise de experimentos sobre eletricidade
52- Identificar e diferenciar materiais condutores de materiais isolantes de eletricidade
53-  Identificar e explicar os riscos relativos aos usos da eletricidade, bem como os procedimentos para evitá-los
54- Identificar e explicar o percurso da eletricidade desde as usinas geradoras até as residências, a partir de esquemas ou textos
55-  Ler e interpretar textos, folhetos e manuais simples de equipamentos e circuitos elétricos
56-  Ler e interpretar informações contidas em uma conta de energia elétrica residencial e desenvolver conceitos para o uso racional dessa energia
57-  Reconhecer aspectos favoráveis e desfavoráveis das diferentes formas de geração de eletricidade
58-  Comparar origens, usos, vantagens e desvantagens de recursos energéticos como petróleo, carvão, gás natural e biomassa, com base em textos
59-  Analisar problemas decorrentes do uso de petróleo e de outros combustíveis fósseis, propondo formas de reduzi-los
60-  Reconhecer vantagens do uso de fontes renováveis de energia no mundo atual, com base em textos
61-  Ler e interpretar tabelas simples de fontes e consumo de energia na cidade ou no país
62-  Comparar capacidade, velocidade, potência e consumo energético de diferentes meios
de transporte e identificar os mais adequados às condições de operação
63-  Identificar e propor soluções para problemas ambientais provocados em decorrência dos
meios de transporte
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e Habilidades de Ciências
9° Ano do Ensino Fundamental
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01- Medir volumes de sólidos e determinar as densidades de substâncias e misturas
02-  Identificar comportamentos diferenciados de materiais resultantes da interação entre forças mecânicas e a luz
03-  Reconhecer a natureza corpuscular da matéria, propondo explicações para o comportamento dos materiais, com base em modelos interpretativos simples
04-  Associar os resultados de interações entre os materiais ao comportamento das partículas que os constituem
05-  Comparar substâncias químicas e misturas de substâncias químicas a partir de medidas de densidade expressas em tabela de dados
06-  Determinar densidades de misturas e substâncias químicas sólidas
07-  Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas em textos e ilustrações
08-  Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano
09-  Identificar evidências da existência de proporção entre quantidades de substâncias utilizadas em transformações químicas
10-  Relacionar observações feitas experimentalmente com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e que ocorrem no cotidiano
11-  Diferenciar substâncias simples e compostas por meio de transformações químicas
12-  Propor modelos explicativos para diferenciar substâncias simples e compostas
13- Representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem
14-  Comparar condutibilidades elétricas de diferentes materiais
15-  Reconhecer limitações do modelo de partículas para interpretar diferenças de condutibilidade elétrica
16-  Interpretar texto sobre experimento histórico

29-  Identificar e explicar os mecanismos básicos pelos quais os cheiros são percebidos e os gostos são sentidos, com base em textos e procedimentos experimentais
30-  Identificar e explicar as contribuições das diferentes estruturas da língua na percepção dos diferentes sabores
31-  Identificar e explicar os mecanismos básicos pelos quais as sensações táteis são percebidas
32- Identificar as diferentes estruturas responsáveis pelo tato
33-  Estabelecer relações entre o sistema nervoso, a recepção de estímulos pelos órgãos dos sentidos, os impulsos nervosos e as reações, com base em textos ou esquemas
34-  Identificar e explicar os processos de reflexão e absorção da luz na superfície do organismo humano e a ação da melanina na proteção das células da pele
35-  Reconhecer o princípio de funcionamento dos filtros solares e a validade de argumentos que defendem o seu uso
36-  Reconhecer procedimentos que concorrem para reduzir o risco de incidência de câncer de pele
 37-  Compreender a propagação retilínea da luz no funcionamento de um espelho e de uma câmara escura e fazer analogia entre a câmara e o olho humano
38-  Identificar e explicar os mecanismos básicos de funcionamento do olho humano, fazendo uma analogia entre suas partes e as de uma máquina fotográfica
39-  Identificar e explicar os principais defeitos da visão, bem como os efeitos das lentes na correção desses defeitos
 40-  Explicar o funcionamento básico de instrumentos e aparelhos que ampliam a visão humana, como luneta, periscópio, telescópio e microscópio
41-  Explicar o funcionamento básico do sistema auditivo, destacando os possíveis problemas que podem causar a surdez
42-  Identificar as partes principais da orelha humana, relacionando-as com o papel que exercem no processo de propagação dos sons
43-  Reconhecer zonas de ruído que podem provocar problemas auditivos, com base em textos
44-  Propor alternativas para minimizar o nível de ruído em zonas urbanas, melhorando a qualidade de vida das populações
45-  Identificar e reconhecer o impacto do envelhecimento sobre o funcionamento dos órgãos dos sentidos
2º Bimestre
17-  Reconhecer que os sistemas nervoso e endócrino atuam integradamente na coordenação das diversas partes do corpo, a partir de textos ou de esquemas
18-  Distinguir ação nervosa de ação hormonal
19-  Identificar e explicar a diferença entre atos voluntários e reflexos
20-  Classificar exemplos de atos comuns do cotidiano em voluntários e reflexos
21-  Associar os principais hormônios às glândulas que os produzem, identificando suas funções nos órgãos sobre os quais atuam e no organismo em geral
22-  Identificar e explicar as principais doenças metabólicas associadas ao excesso ou à falta dos principais hormônios que atuam no organismo humano
23-  Reconhecer o papel dos hormônios da hipófise na regulação das demais glândulas
24- Identificar e explicar as principais ocorrências hormonais da puberdade e o seu impacto no organismo humano
25-  Reconhecer que estímulos externos, como abuso de drogas, automedicação e uso inadequado de hormônios, entre outros, afetam o delicado equilíbrio entre o estado de saúde e o estado de doença
26-  Identificar os principais efeitos das drogas no organismo humano
27-  Diferenciar drogas lícitas de ilícitas, bem como as estimulantes das depressoras
28-  Identificar e explicar os efeitos e os riscos do uso de anabolizantes

4º Bimestre
46-  Identificar os usos que são feitos das radiações no cotidiano
47- Classificar as tecnologias que utilizam radiação em função de seus usos
48-  Reconhecer e saber utilizar corretamente a nomenclatura e a unidade de frequência das radiações
49-  Ler e interpretar informações sobre ondas apresentadas em diferentes linguagens e representações
50- Diferenciar as radiações de acordo com suas frequências
51-  Fazer uso de escalas apropriadas para a representação do espectro eletromagnético
52-  Descrever e representar qualitativamente fenômenos de transmissão de informações por meio das ondas eletromagnéticas
53-  Relacionar fenômenos de blindagem das ondas, observados experimentalmente, a fenômenos semelhantes identificados no dia a dia
54-  Interpretar mudanças entre os diferentes modelos explicativos para a luz e a visão, com base em leitura de textos
55-  Construir e interpretar um experimento para verificar o fenômeno da decomposição da luz
56-  Reconhecer e explicar os fenômenos de formação de cores a partir das cores primárias
57-  Identificar e explicar as diferenças entre as misturas de cor-luz e cor-pigmento
58- Interpretar imagens simples de radiografia
59-  Descrever e identificar procedimentos relativos ao exame de radiografia utilizando conhecimentos físicos
60-  Identificar no espectro eletromagnético a faixa de frequência correspondente à luz visível, relacionando-a com as demais faixas de frequência
61-  Reconhecer os diferentes usos que são feitos das radiações eletromagnéticas de alta frequência, a partir de textos
62-  Identificar os efeitos das radiações eletromagnéticas sobre a saúde humana e o ambiente
63-  Reconhecer que, se por um lado, a tecnologia melhora a qualidade de vida, por outro, ela pode trazer efeitos que precisam ser ponderados e avaliados
64-  Identificar e explicar a diferença entre processos de irradiação e contaminação radioativa






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