Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Ciências
6° Ano do Ensino Fundamental
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Construir e aplicar o
conceito de que os seres vivos estão relacionados aos ambientes em que são
encontrados
02- Identificar, em ambientes
(ou em textos descritivos de ambientes), elementos essenciais à manutenção da
vida dos organismos que neles se desenvolvem
03- Reconhecer, em textos ou
figuras, os seres vivos e os fatores não vivos de um determinado ambiente
04- Descrever, com base na
observação de figuras e ilustrações, animais e vegetais típicos dos
principais ecossistemas brasileiros: Floresta Amazônica, Mata Atlântica,
Cerrado, Caatinga, Pantanal, Campos Sulinos (Pampas)
05- Associar figuras ou
ilustrações de animais e vegetais representativos da biodiversidade brasileira
aos seus respectivos ecossistemas
06- Reconhecer a presença, em
cadeias e teias alimentares, de produtores, consumidores e Decompositores
07- Reconhecer e descrever
variações na população de determinadas espécies de um ambiente, sob o impacto
da extinção de determinadas populações e/ou introdução de novas espécies
08- Reconhecer causas e
consequências de desequilíbrios em cadeias e teias alimentares, com base em
situações descritas em textos ou ilustrações
09- Identificar as formas de obtenção de energia
e o fluxo de energia nos ambientes
10- Reconhecer as transformações do estado
físico da água, associando-as às respectivas mudanças de temperatura
11- Construir e aplicar o conceito de ciclo
hidrológico, de maneira a interpretar os diversos caminhos da água no
ambiente
12- Reconhecer e valorizar ações que promovam o
uso racional da água
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28- Ler e interpretar textos científicos ou
notícias sobre poluição do ar ou do solo
29- Reconhecer e/ou representar, por meio de
diferentes linguagens, características de locais ou de ambientes poluídos
30- Identificar e caracterizar
os principais poluentes químicos do ar, das águas e do solo, destacando seus
efeitos sobre a saúde individual e coletiva
31- Identificar características
da agricultura convencional e da orgânica, ressaltando as vantagens e
desvantagens de cada uma dessas modalidades em relação à preservação ambiental,
à saúde humana e ao atendimento à demanda por alimentos
32- Indicar e caracterizar
medidas que reduzem a poluição ambiental do ar, das águas e do solo
33- Identificar e caracterizar os elementos que
entram na composição do solo, reconhecendo os tipos mais adequados ao cultivo
de vegetais
34- Identificar as doenças humanas transmitidas
por água contaminada e as formas de preveni-las
35- Reconhecer a importância do saneamento
público (tratamento da água e do esgoto) e sua relação com a prevenção e
promoção da saúde
36- Identificar e caracterizar as principais
fases no tratamento da água, com base em textos, esquemas ou situações
experimentais
37- Reconhecer medidas que
possam reduzir o consumo individual e coletivo de água
38- Identificar e caracterizar
os principais métodos de coleta e de destinação do lixo
39- Identificar e argumentar
sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e de destinação
de lixo, tendo como parâmetro a preservação ambiental e a saúde coletiva
40- Identificar as condições que facilitam (ou
dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as vantagens
ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes
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2º Bimestre
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12- Identificar características dos materiais,
utilizando-as para classificá-los de acordo com suas propriedades específicas
13- Reconhecer usos de
diferentes materiais no cotidiano e no sistema produtivo, com base em textos
e ilustrações
14- Identificar e caracterizar
os múltiplos usos da água, reconhecendo as propriedades que permitem que ela
seja usada dessa ou daquela maneira
15- Reconhecer aspectos
relevantes no uso e na preservação da água, como a manutenção da vida e a
produção de alimentos
16- Identificar e caracterizar
os métodos de obtenção para os materiais mais comumente utilizados em nosso
cotidiano (metais, plásticos etc.)
17- Identificar e caracterizar as modificações
sofridas pelos materiais mais comumente utilizados em nosso cotidiano, como
metais, plásticos etc., para constituírem produtos diversos (parafusos,
máquinas, lâminas etc.)
18- Distinguir recursos renováveis de não
renováveis
19- Reconhecer medidas que
concorram para o uso racional de recursos materiais
20- Identificar as principais substâncias
envolvidas na fotossíntese, reconhecendo o papel desse processo na
sobrevivência dos vegetais e dos animais
21- Identificar e caracterizar
as principais consequências ambientais do desmatamento
22- Propor estratégias para
resolver o problema do desmatamento associado à produção de papel com emprego
de madeira
23- Indicar e caracterizar processos de
separação de corantes e óleos a partir de substâncias produzidas por vegetais
24- Indicar e caracterizar o uso da madeira como
matéria-prima para a obtenção de papel, de carvão vegetal e para a indústria
de móveis
25- Identificar e caracterizar as consequências
do uso indiscriminado da madeira
26- Elaborar argumentos consistentes para
debater e enfrentar situações-problema relativas ao uso do álcool como
combustível
27- Identificar vantagens e desvantagens do
processo de produção em escala do álcool combustível
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4º Bimestre
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41- Ler e interpretar imagens e modelos
representativos do planeta Terra, fazendo estimativas de suas dimensões
42- Reconhecer a diversidade
histórico-cultural das representações da Terra elaboradas em diferentes
épocas e por diferentes culturas
43- Pesquisar e comparar
representações do planeta Terra em diferentes épocas, culturas e civilizações
44- Identificar representações
da Terra em fotos, planisférios e imagens televisivas
45- Reconhecer e identificar as principais
características físicas, a composição e a estrutura interna da Terra
46- Representar em escala, por
meio de desenhos e esquemas, as diferentes camadas da Terra
47- Reconhecer, em textos ou
ilustrações, os modelos científicos que explicam a ocorrência de fenômenos
naturais, como terremotos, vulcões e tsunamis
48- Associar diferentes intensidades de
iluminação solar ao movimento de rotação da Terra
49- Observar sombras de objetos
variados, como edifícios, árvores, postes e pessoas, e associar suas formas e
seus tamanhos às posições do Sol ao longo do dia
50- Relacionar o ciclo dia/noite e posições
observadas do Sol com o movimento de rotação da Terra
51- Calcular e realizar medidas de tempo do
cotidiano e de pequenos e grandes intervalos de tempo
52- Localizar historicamente e
comparar diferentes medidores de tempo, como relógios de sol, de água, de
areia, mecânicos e elétricos
53- Organizar e registrar informações sobre a
duração do dia em diferentes épocas do ano e sobre os horários de nascimento
e ocaso do Sol
54- Realizar observações e formular hipóteses
sobre o movimento aparente do Sol para explicar o ciclo dia/noite, registrando-as
por meio de desenhos, esquemas ou textos
55- Compreender e explicar por
que os polos terrestres são mais frios do que as regiões equatoriais, com
base em ilustrações e modelos explicativos do movimento aparente do Sol
56- Identificar, em um mapa-múndi, horários em
localidades que ficam em diferentes fusos,reconhecendo o impacto desse
sistema sobre a vida humana
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Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Ciências
7° Ano do Ensino Fundamental
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
|
Habilidades
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01- Ler e interpretar informações relacionadas
ao céu apresentadas em diferentes linguagens, como música, dicionário,
desenhos, textos e cartas celestes
02- Descrever e/ou interpretar relatos de
fenômenos ou de acontecimentos que envolvam conhecimentos a respeito do céu
03- Diferenciar fenômenos astronômicos de
fenômenos não astronômicos
04- Identificar os pontos cardeais, com base em
bússola caseira ou tomando como referência o movimento aparente do Sol
05- Reconhecer e utilizar as coordenadas para
localizar objetos no céu
06- Observar e identificar algumas constelações
no céu e em cartas celestes
07- Reconhecer e empregar
linguagem científica na denominação de astros, como planeta, planeta anão,
asteroides, satélites, cinturão de asteroides etc.
08- Comparar tamanhos e
distâncias relativas entre astros pertencentes ao Sistema Solar, com base em
figuras e ilustrações
09- Construir um modelo em escala do Sistema
Solar, interpretando as relações entre tamanho e distância dos astros que o
integram
10- Expressar de forma textual ideias,
percepções e impressões a respeito das grandes dimensões do Sistema Solar em
relação à pequena parcela ocupada pela Terra
11- Reconhecer a construção do conhecimento
científico relativo às observações do céu como um processo histórico e
cultural, com base na análise de textos e/ou modelos
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26- Identificar e descrever a participação de
microrganismos na fabricação de determinados alimentos (pão, queijo, leite,
iogurte etc.), com base na leitura de textos
27- Identificar e descrever a participação de
microrganismos na conservação/deterioração de determinados alimentos (carne,
leite, iogurte etc.), com base na leitura de textos ou em análise de
resultados de experimentação
28- Reconhecer a etiologia e a profilaxia do
botulismo a partir da leitura de texto ou ilustração do processo de
transmissão
29- Reconhecer procedimentos utilizados em casas
ou residências para a conservação de alimentos a partir da leitura de textos
e/ou ilustrações
30- Reconhecer procedimentos utilizados pela
indústria para a conservação de alimentos a partir da leitura de textos e/ou
ilustrações
31- Identificar e descrever as fases principais
nos processos de esterilização do leite e as transformações químicas para a
obtenção de seus derivados
32- Associar a fermentação
biológica ao processo de obtenção de energia realizado por microrganismos,
identificando os reagentes e produtos desse processo
33- Ler e interpretar gráficos sobre a
ocorrência e a distribuição de acidentes de derramamento de petróleo
34- Identificar e descrever prejuízos ambientais
e para a saúde coletiva causados pelos episódios de derramamento de petróleo
a partir da leitura de texto e/ou ilustração
35- Identificar e descrever situações em que
microrganismos podem ser utilizados para recuperar ambientes contaminados por
petróleo ou outros poluentes, com base em textos
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2º Bimestre
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12- Ler e interpretar diferentes representações
sobre a origem da vida, expressas em textos de natureza diversa
13- Relacionar as informações
presentes em textos que tratam da origem dos seres vivos com os contextos em
que foram produzidos
14- Confrontar interpretações diversas dadas ao
fenômeno do surgimento da vida no planeta, comparando diferentes pontos de
vista, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a
validade dos argumentos utilizados
15- Reconhecer que os fósseis são evidências da
evolução dos seres vivos, com base em textos e/ou ilustrações
16- Reconhecer a organização celular como uma
característica fundamental das formas vivas
17- Identificar e caracterizar
as funções vitais básicas das formas vivas
18- Representar estruturas
celulares básicas por meio da construção de modelos tridimensionais
19- Utilizar conceitos
biológicos na caracterização de seres vivos: unicelular, pluricelular, autótrofo
e heterótrofo, entre outros
20- Comparar diferentes critérios que podem ser
utilizados na classificação biológica
21- Ler e interpretar diferentes informações
referentes à extinção das espécies em textos, gráficos e ilustrações
22- Construir, apresentar e
reconhecer argumentação plausível para a defesa da preservação da
biodiversidade
23- Identificar e explicar as principais causas
de destruição dos ecossistemas
24 - Reconhecer a importância da
biodiversidade para preservação da vida, destacando de que maneira ela pode
ser ameaçada por condições climáticas e pela intervenção humana
25- Identificar e descrever as
principais adaptações dos animais, plantas e fungos aos ambientes em que
vivem, com base em textos e/ou ilustrações
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4º Bimestre
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36- Reconhecer a saúde como bem-estar físico, mental
e social, e não apenas como ausência de doenças
37- Ler e interpretar indicadores de saúde
apresentados na forma de tabelas e gráficos simples
38- Reconhecer determinantes e condicionantes de
uma vida saudável (alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda,
trabalho, educação, transporte, lazer etc.), com base em textos e/ou
ilustrações
39- Propor ações para melhorar a
qualidade de vida de uma determinada população, conhecidos os seus
indicadores básicos de saúde
40- Reconhecer argumentos e propostas que
expressem a visão de que saúde é um bem pessoal que deve ser promovido por
meio de diferentes ações (individuais, coletivas e governamentais), com base
em textos
41- Explicar a transmissão e as medidas de
prevenção das principais doenças causadas por vírus
42- Explicar a transmissão e as
medidas de prevenção das principais doenças causadas por bactérias
43- Representar e/ou explicar fenômenos que
aparecem nos ciclos de transmissão das verminoses mais comuns
(esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase, ancilostomíase,
filariose e bicho-geográfico), bem como as medidas para preveni-las
44- Reconhecer a relação entre os ectoparasitas
e os endoparasitas e a saúde humana
45- Identificar os ciclos de transmissão das
principais doenças causadas por protozoários (leishmaniose, doença de Chagas
e malária)
46- Reconhecer episódios de
endemia e/ou epidemia, com base na leitura de textos
47- Identificar e explicar condições ambientais
e climáticas que favorecem (ou dificultam) a
disseminação de algumas doenças,
com base na leitura de textos
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Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Ciências
8° Ano do Ensino Fundamental
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Identificar
diferentes necessidades nutricionais segundo idade, sexo e atividades diárias
das pessoas
02- Identificar
os principais tipos de nutrientes presentes nos alimentos mais comuns da dieta
diária
03- Identificar e explicar as diferentes funções que os
nutrientes têm no organismo
04- Ler e
interpretar rótulos de alimentos, julgando sua adequação a dietas
predeterminadas (hiper e hipocalóricas, sem colesterol etc.)
05- Identificar e
explicar as causas das principais doenças relacionadas à alimentação, bem como
as suas consequências no desenvolvimento do indivíduo
06- Identificar,
em tabelas, a composição nutricional dos alimentos e a função de cada tipo de
componente
07- Identificar e
explicar a integração existente entre os sistemas digestores, respiratório, cardiovascular
e excretor durante o processo de nutrição
08- Identificar
as causas do ganho de peso excessivo, bem como as estratégias que favorecem o
emagrecimento saudável
09- Identificar e
explicar as funções básicas e as principais doenças do sistema cardiovascular
10- Identificar
hábitos de vida e/ou fatores que afetam a saúde do sistema cardiovascular, como
hipertensão, sedentarismo, colesterol, diabetes, obesidade, tabagismo e
estresse
11- Identificar e
explicar mecanismos de defesa (barreiras mecânicas e sistema imunológico) utilizados
pelo organismo para se proteger da ação de agentes externos, mantendo a sua
integridade
12- Identificar e
explicar formas pelas quais o sangue se relaciona às defesas corporais internas
do organismo
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25- Identificar
regularidades e invariantes na análise experimental de fenômenos físicos,
como o movimento de um pião ou a rotação da Terra
26- Identificar e
explicar aspectos da vida terrestre influenciados pelas estações do ano
27- Recorrer a
modelos explicativos para explicar o que é um ano
28- Comparar
diversos calendários, explicitando o princípio que orienta a elaboração de
cada um deles
29- Identificar e explicar princípios básicos do
funcionamento do calendário gregoriano
30- Reconhecer e
representar o movimento de translação da Terra em torno do Sol, percebendo a
invariância do seu eixo de rotação
31- Identificar
regularidades e invariantes na análise do movimento orbital da Lua
32- Utilizar
modelos explicativos para explicar as fases da Lua
33- Interpretar e
analisar textos referentes às diferentes interpretações culturais sobre o Sol
e a Lua
34- Relacionar a
inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de seu movimento à
existência das estações do ano; associar o clima em diferentes regiões do mundo
e do país às diferentes latitudes
35- Ler e
interpretar textos que utilizam dados referentes às estrelas e galáxias
36- Reconhecer a
natureza cíclica de movimentos da Terra, do Sol e da Lua, associando-os a fenômenos
naturais, ao calendário e a influências na vida humana
37- Relacionar períodos de translação dos planetas a
suas distâncias em relação ao Sol e à duração dos seus anos
38- Explicar o
significado do horário de verão e seu impacto sobre a economia de energia e sobre
a saúde humana
39- Identificar
as diferentes fases da Lua e os horários em que ela aparece e desaparece no
céu
40- Relacionar as
diferentes fases da Lua com as diferentes posições da Terra e da Lua em relação
ao Sol
41- Identificar a
posição do Sol pela análise da iluminação da Lua
42- Reconhecer e
representar, em desenhos e esquemas, as diferentes fases da Lua
43- Explicar e
representar em esquemas os eclipses da Lua e do Sol
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2º Bimestre
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13- Identificar,
em textos e ilustrações, exemplos de reprodução sexuada e de reprodução assexuada
14- Identificar e
explicar as principais diferenças entre as reproduções sexuada e assexuada
15- Reconhecer a
principal diferença entre os tipos de fertilização, identificando as circunstâncias
em que cada tipo ocorre preferencialmente
16- Reconhecer e
nomear, em ilustrações ou modelos anatômicos, as partes do sistema reprodutor
feminino e masculino
17- Identificar e
explicar as funções dos órgãos principais do sistema reprodutor masculino e
feminino
18- Reconhecer as
principais mudanças corporais que ocorrem em ambos os sexos da espécie humana
durante a puberdade, com base em textos ou ilustrações
19- Reconhecer as
principais características da adolescência, com base em texto
20- Identificar e
explicar os efeitos dos principais hormônios sexuais
21- Identificar
os principais fenômenos que ocorrem no ciclo menstrual, correlacionando-os com
os hormônios neles envolvidos
22- Identificar e
explicar métodos contraceptivos e de proteção contra doenças sexualmente transmissíveis
(DSTs)
23- Reconhecer
vantagens e desvantagens dos diferentes métodos contraceptivos
24- Identificar e
explicar meios de contágio e de prevenção da síndrome da imunodeficiência adquirida
(aids) e das DSTs
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4º Bimestre
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44- Identificar
diferentes formas de utilização de energia elétrica no cotidiano, na cidade e
no país
45- Classificar
as tecnologias que utilizam eletricidade em função de seus usos
46- Identificar
símbolos e outras representações características de aparelhos elétricos, como
potência e tensão, em suas chapinhas de fabricação
47- Analisar
qualitativamente dados referentes à potência elétrica de aparelhos,
utilizando corretamente a nomenclatura e a unidade de potência
48- Identificar e
representar circuitos elétricos simples em instalações domésticas e em diferentes
aparelhos
49- Identificar e
explicar as funções dos circuitos elétricos em instalações domésticas e em diferentes
aparelhos
50- Desenvolver
modelos explicativos para componentes de um circuito elétrico simples
51- Identificar
variáveis relevantes para a interpretação e a análise de experimentos sobre
eletricidade
52- Identificar e diferenciar materiais condutores de
materiais isolantes de eletricidade
53- Identificar e
explicar os riscos relativos aos usos da eletricidade, bem como os procedimentos
para evitá-los
54- Identificar e explicar o percurso da eletricidade
desde as usinas geradoras até as residências, a partir de esquemas ou textos
55- Ler e
interpretar textos, folhetos e manuais simples de equipamentos e circuitos
elétricos
56- Ler e
interpretar informações contidas em uma conta de energia elétrica residencial
e desenvolver conceitos para o uso racional dessa energia
57- Reconhecer
aspectos favoráveis e desfavoráveis das diferentes formas de geração de
eletricidade
58- Comparar
origens, usos, vantagens e desvantagens de recursos energéticos como petróleo,
carvão, gás natural e biomassa, com base em textos
59- Analisar
problemas decorrentes do uso de petróleo e de outros combustíveis fósseis, propondo
formas de reduzi-los
60- Reconhecer
vantagens do uso de fontes renováveis de energia no mundo atual, com base em
textos
61- Ler e
interpretar tabelas simples de fontes e consumo de energia na cidade ou no
país
62- Comparar
capacidade, velocidade, potência e consumo energético de diferentes meios
de transporte e identificar os mais adequados às
condições de operação
63- Identificar e
propor soluções para problemas ambientais provocados em decorrência dos
meios de transporte
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Acompanhamento
Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o
aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio
Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Ciências
9° Ano do Ensino Fundamental
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
|
Habilidades
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01- Medir volumes de sólidos e determinar as densidades
de substâncias e misturas
02- Identificar
comportamentos diferenciados de materiais resultantes da interação entre forças
mecânicas e a luz
03- Reconhecer a
natureza corpuscular da matéria, propondo explicações para o comportamento
dos materiais, com base em modelos interpretativos simples
04- Associar os
resultados de interações entre os materiais ao comportamento das partículas que
os constituem
05- Comparar
substâncias químicas e misturas de substâncias químicas a partir de medidas
de densidade expressas em tabela de dados
06- Determinar
densidades de misturas e substâncias químicas sólidas
07- Identificar
evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas em textos
e ilustrações
08- Descrever
transformações químicas que ocorrem no cotidiano
09- Identificar
evidências da existência de proporção entre quantidades de substâncias utilizadas
em transformações químicas
10- Relacionar
observações feitas experimentalmente com a descrição das transformações químicas
realizadas em indústrias e que ocorrem no cotidiano
11- Diferenciar
substâncias simples e compostas por meio de transformações químicas
12- Propor
modelos explicativos para diferenciar substâncias simples e compostas
13- Representar substâncias químicas por meio de
símbolos dos elementos que as constituem
14- Comparar
condutibilidades elétricas de diferentes materiais
15- Reconhecer
limitações do modelo de partículas para interpretar diferenças de condutibilidade
elétrica
16- Interpretar texto sobre experimento
histórico
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29- Identificar e
explicar os mecanismos básicos pelos quais os cheiros são percebidos e os gostos
são sentidos, com base em textos e procedimentos experimentais
30- Identificar e
explicar as contribuições das diferentes estruturas da língua na percepção
dos diferentes sabores
31- Identificar e
explicar os mecanismos básicos pelos quais as sensações táteis são percebidas
32- Identificar as diferentes estruturas responsáveis
pelo tato
33- Estabelecer
relações entre o sistema nervoso, a recepção de estímulos pelos órgãos dos sentidos,
os impulsos nervosos e as reações, com base em textos ou esquemas
34- Identificar e
explicar os processos de reflexão e absorção da luz na superfície do organismo
humano e a ação da melanina na proteção das células da pele
35- Reconhecer o
princípio de funcionamento dos filtros solares e a validade de argumentos que
defendem o seu uso
36- Reconhecer
procedimentos que concorrem para reduzir o risco de incidência de câncer de
pele
37- Compreender a propagação retilínea da luz no
funcionamento de um espelho e de uma câmara escura e fazer analogia entre a
câmara e o olho humano
38- Identificar e
explicar os mecanismos básicos de funcionamento do olho humano, fazendo uma
analogia entre suas partes e as de uma máquina fotográfica
39- Identificar e
explicar os principais defeitos da visão, bem como os efeitos das lentes na correção
desses defeitos
40- Explicar o funcionamento básico de
instrumentos e aparelhos que ampliam a visão humana, como luneta, periscópio,
telescópio e microscópio
41- Explicar o
funcionamento básico do sistema auditivo, destacando os possíveis problemas que
podem causar a surdez
42- Identificar
as partes principais da orelha humana, relacionando-as com o papel que exercem
no processo de propagação dos sons
43- Reconhecer
zonas de ruído que podem provocar problemas auditivos, com base em textos
44- Propor
alternativas para minimizar o nível de ruído em zonas urbanas, melhorando a qualidade
de vida das populações
45- Identificar e
reconhecer o impacto do envelhecimento sobre o funcionamento dos órgãos dos
sentidos
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2º Bimestre
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17- Reconhecer que
os sistemas nervoso e endócrino atuam integradamente na coordenação das
diversas partes do corpo, a partir de textos ou de esquemas
18- Distinguir
ação nervosa de ação hormonal
19- Identificar e
explicar a diferença entre atos voluntários e reflexos
20- Classificar
exemplos de atos comuns do cotidiano em voluntários e reflexos
21- Associar os
principais hormônios às glândulas que os produzem, identificando suas funções
nos órgãos sobre os quais atuam e no organismo em geral
22- Identificar e
explicar as principais doenças metabólicas associadas ao excesso ou à falta dos
principais hormônios que atuam no organismo humano
23- Reconhecer o
papel dos hormônios da hipófise na regulação das demais glândulas
24- Identificar e explicar as principais ocorrências
hormonais da puberdade e o seu impacto no organismo humano
25- Reconhecer
que estímulos externos, como abuso de drogas, automedicação e uso inadequado
de hormônios, entre outros, afetam o delicado equilíbrio entre o estado de saúde
e o estado de doença
26- Identificar
os principais efeitos das drogas no organismo humano
27- Diferenciar
drogas lícitas de ilícitas, bem como as estimulantes das depressoras
28- Identificar e explicar os efeitos e os
riscos do uso de anabolizantes
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4º Bimestre
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46- Identificar os usos que são feitos das
radiações no cotidiano
47- Classificar as tecnologias
que utilizam radiação em função de seus usos
48- Reconhecer e saber utilizar corretamente a
nomenclatura e a unidade de frequência das radiações
49- Ler e interpretar informações sobre ondas
apresentadas em diferentes linguagens e representações
50- Diferenciar as radiações de
acordo com suas frequências
51- Fazer uso de escalas apropriadas para a
representação do espectro eletromagnético
52- Descrever e representar qualitativamente
fenômenos de transmissão de informações por meio das ondas eletromagnéticas
53- Relacionar fenômenos de blindagem das ondas,
observados experimentalmente, a fenômenos semelhantes identificados no dia a
dia
54- Interpretar mudanças entre os diferentes
modelos explicativos para a luz e a visão, com base em leitura de textos
55- Construir e interpretar um experimento para
verificar o fenômeno da decomposição da luz
56- Reconhecer e explicar os fenômenos de
formação de cores a partir das cores primárias
57- Identificar e explicar as diferenças entre
as misturas de cor-luz e cor-pigmento
58- Interpretar imagens simples
de radiografia
59- Descrever e identificar procedimentos
relativos ao exame de radiografia utilizando conhecimentos físicos
60- Identificar no espectro eletromagnético a
faixa de frequência correspondente à luz visível, relacionando-a com as
demais faixas de frequência
61- Reconhecer os diferentes usos que são feitos
das radiações eletromagnéticas de alta frequência, a partir de textos
62- Identificar os efeitos das radiações
eletromagnéticas sobre a saúde humana e o ambiente
63- Reconhecer que, se por um lado, a tecnologia
melhora a qualidade de vida, por outro, ela pode trazer efeitos que precisam
ser ponderados e avaliados
64- Identificar e explicar a diferença entre
processos de irradiação e contaminação radioativa
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