Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Geografia
6° Ano do Ensino Fundamental
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Construir e aplicar o conceito de paisagem
02- Descrever elementos constitutivos de uma
paisagem
03- Relacionar informações que
permitam identificar os diferentes elementos constitutivos da paisagem
04- Elaborar hipóteses para explicar as mudanças
ocorridas na paisagem com base na observação de imagens
05- Descrever elementos constitutivos de
mudanças e permanências em uma dada paisagem
06- Identificar e descrever, nas
paisagens, os elementos mais duráveis e os mais suscetíveis a mudanças na
temporalidade humana
07- Interpretar e produzir textos simples acerca
das transformações observáveis no tempo e no espaço
08- Identificar, a partir de iconografias,
diferentes formas de desigualdade social impressas na paisagem
|
19- Identificar e descrever os diferentes usos
dos recursos naturais realizados pela sociedade
20- Identificar e caracterizar
diferentes formas de relevo terrestre
21- Conceituar rocha e relacionar os tipos de
rochas à presença de minérios na face da Terra
22- Identificar e caracterizar as distintas
esferas da Terra (litosfera, atmosfera, hidrosfera, biosfera)
23- Descrever a importância da força dos ventos
na transformação do relevo na escala do lugar
24- Descrever a ação da água no modelado do
relevo terrestre
25- Analisar os impactos
produzidos pela ação humana no modelado do relevo
26- Descrever o movimento de rotação da Terra e
identificar sua consequência na sucessão de dias e noites
27- Descrever o movimento de translação da Terra
e identificar seus efeitos na sucessão das estações do ano
28- Identificar nas diversas manifestações das
estações do ano suas consequências no clima que se manifesta na escala do
lugar
29- Descrever as consequências das estações do
ano no conjunto das atividades humanas que se desenvolvem na escala do lugar
30- Identificar os elementos
formadores do clima e os fatores que nele interferem
31- Identificar e descrever a
dinâmica climática e seus ritmos, segundo os tempos da natureza e a temporalidade
social
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2º Bimestre
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09- Comparar e diferenciar mapas
e imagens de satélites
10- Descrever os movimentos do planeta Terra e
identificar as consequências dos movimentos
11- Reconhecer o significado da seletividade na
representação cartográfica e a distinção entre mapas e imagens de satélites
12- Identificar os pontos cardeais e colaterais
e aplicar técnicas de orientação relativa
13- Aplicar o sistema de coordenadas geográficas
para determinar a posição absoluta dos lugares
14- Reconhecer a diferença entre
a escala gráfica e a escala numérica
15-Inferir título mais adequado
para uma representação cartográfica
16-Reconhecer o significado da
legenda para a representação dos fenômenos geográficos
17- Reconhecer a diferença entre
mapas de base e mapas temáticos
18- Reconhecer técnicas de
representação utilizadas na cartografia temática
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4º Bimestre
|
32- Reconhecer e aplicar o conceito de cadeia
produtiva
33- Analisar as etapas constituintes de
diferentes cadeias produtivas
34- Caracterizar formas espaciais criadas pelas
sociedades, no processo de formação e organização do espaço geográfico, que
contemplem a dinâmica entre a cidade e o campo
35- Identificar, por meio de textos ou imagens,
elementos constituintes e representativos da paisagem rural e urbana
36- Identificar alterações
provocadas no mundo do trabalho, a partir do advento de novas tecnologias
37- Identificar características e dinâmicas dos
fluxos de produção industrial e agropecuária, relacionando-os com a constituição
do espaço geográfico contemporâneo
38- Descrever e identificar
características específicas do setor de serviços e sua influência no mundo
contemporâneo
39- Avaliar, por meio de diferentes imagens ou
textos jornalísticos, formas de propagação de hábitos de consumo que induzam
a sistemas produtivos predatórios
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Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Geografia
7° Ano do Ensino Fundamental
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
|
Habilidades
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01- Identificar, em mapas de
divisão política, as principais demarcações do território brasileiro em relação
à América do Sul
02- Identificar, em mapas de divisão política, as
demarcações dos Estados brasileiros
03- Interpretar mapas históricos
para entender a dinâmica da formação do território e do estabelecimento de
fronteiras
04- Diferenciar e aplicar os
conceitos de limite e fronteira, posicionando-se diante de situações reais
05- Identificar, a partir da leitura de textos e
mapas, o processo de formação territorial e o estabelecimento das fronteiras
nacionais
06- Ler e interpretar cartas medievais e
portulanas
07- Identificar, a partir de textos e de
representações cartográficas, o processo de formação do território brasileiro
e os deslocamentos e as modificações de fronteiras
08- Identificar, em registros
histórico-geográficos, as diferentes formas de organização político-administrativa
do Brasil
|
20- Reconhecer e aplicar os conceitos de bioma,
domínio morfoclimático, ecossistema e recursos naturais
21- Reconhecer as generalidades e singularidades
que caracterizam os biomas brasileiros, considerando os impactos oriundos das
diferentes formas de intervenção humana e levando em consideração o
diacronismo dos eventos
22- Identificar e descrever os diferentes usos
dos recursos naturais realizados pela sociedade
23- Analisar as relações entre sociedade e
natureza na produção do espaço geográfico
24- Identificar os processos de formação das
instituições sociais e políticas que regulamentam o patrimônio ambiental
brasileiro
25- Identificar e caracterizar a diversidade morfoclimática
do território brasileiro, compreendendo sua importância na distribuição dos
recursos naturais
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2º Bimestre
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09- Identificar, em mapas de
divisão regional, as demarcações das grandes regiões brasileiras
10- Elaborar e interpretar mapas temáticos de
indicadores sociais das unidades federadas
11- Ler, extrair e organizar
tabelas com indicadores socioeconômicos dos Estados brasileiros
12- Identificar, em registros
histórico-geográficos, representações cartográficas, textos e documentos, as
diferentes formas de regionalização do Brasil
13- Reconhecer atividades econômicas na
organização e na regionalização do espaço geográfico
14- Identificar as características e dinâmicas
geográficas dos fluxos de produção industrial em associação com a organização
e a regionalização do espaço brasileiro
15- Identificar características e dinâmicas
geográficas da produção agropecuária na organização e regionalização do
espaço brasileiro
16- Agrupar os Estados brasileiros a partir da
comparação de seus indicadores socioeconômicos
17- Confeccionar, em uma base
cartográfica, mapas temáticos e elaborar propostas de divisão regional,
levando em consideração dados e informações disponíveis
18- Classificar os Estados brasileiros segundo
as condições apresentadas em indicadores socioeconômicos
19- Reconhecer, em representações cartográficas
e em gráficos, as diferenças e desigualdades dos Estados brasileiros segundo
indicadores socioeconômicos
|
4º Bimestre
|
26- Identificar geograficamente características
e dinâmicas dos fluxos populacionais, relacionando-os com a constituição do
espaço
27- Interpretar, por meio de
diferentes linguagens, o processo de ocupação territorial e a formação da
sociedade brasileira
28- Descrever e aplicar o conceito de densidade
demográfica
29- Descrever e aplicar o conceito de fluxos
populacionais (processos migratórios) em associação com a produção do espaço
contemporâneo e do Brasil
30- Identificar, por meio de
mapa, a distribuição da população brasileira segundo as diferentes regiões
31- Associar o processo de concentração
demográfica ao processo de urbanização
32- Identificar e discutir as transformações que
ocorreram nas formas de uso e apropriação do espaço agrário e industrial ao
longo da história brasileira
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Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Geografia
8° Ano do Ensino Fundamental
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Ler e interpretar
representações cartográficas históricas do mundo conhecido
02- Visualizar, por meio de mapas, fenômenos
geográficos resultantes da ação humana nas diversas escalas
03- Visualizar, interpretar e comparar formas de
representação cartográfica de fenômenos quantitativos e ordenados na escala
global
04- Identificar situações representativas do
processo de globalização
05- Interpretar situações acerca das
manifestações sociais da globalização a partir de textos, gráficos ou mapas
07- Comparar dados sobre produção, circulação e
consumo relativos a diferentes lugares
08- Identificar no espaço geográfico a trama dos
objetos que propiciam a circulação de fluxos econômicos e de informações
09- Aplicar conhecimentos geográficos para
identificar fenômenos socioespaciais representativos dos espaços globalizados
10- Confrontar argumentos e ideias de diferentes
autores em textos que discutem as diferentes manifestações da globalização
11- Selecionar e ordenar argumentos embasados em
fundamentações geográficas representativas da relação espaço-tempo
12- Identificar e descrever elementos
(econômicos e culturais) do processo de globalização como um fenômeno de
ampliação da escala geográfica das relações humanas
13- Identificar as novas
condições geográficas vinculadas ao desenvolvimento da tecnologia de
transportes e comunicação, essenciais no processo de globalização
|
26- Identificar a presença de recursos naturais
na organização do espaço geográfico relacionada a transformações naturais e à
intervenção humana
27- Aplicar conceitos de recursos naturais
segundo as diversas esferas da natureza (litosfera, hidrosfera, atmosfera,
biosfera)
28- Identificar, por meio de gráficos ou mapas,
a distribuição e a apropriação desigual dos recursos naturais
29- Identificar e analisar criticamente as
implicações socioambientais resultantes das formas predatórias de utilização
dos recursos naturais
30- Identificar áreas do planeta suscetíveis a
danos ambientais decorrentes da ação antrópica
31- Compreender o significado e a importância da
água e de seu ciclo para a sociedade, em sua relação com condições
socioambientais, sabendo qualificar diferentes formas de uso resultantes da
intervenção humana
32- Comparar documentos e ações propostas por
diferentes instituições sociais e políticas para o enfrentamento de problemas
de caráter ambiental
33- Analisar, de forma qualitativa ou
quantitativa, situações-problema referentes à poluição atmosférica,
identificando fonte, transporte e destino dos poluentes e reconhecendo suas transformações
e efeitos ambientais, notadamente aqueles responsáveis pelo aumento do efeito
estufa
24- Identificar, com critérios geográficos,
áreas do planeta suscetíveis aos danos ambientais decorrentes da extração e
do uso de fontes energéticas
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2º Bimestre
|
14- Construir e aplicar conceitos de fontes de
energia e de matriz energética
15- Comparar dados para a
produção de informações geográficas relevantes acerca das diferentes fontes
de energia
16- Identificar e analisar informações textuais
e visuais relativas à produção mundial de energia e à sua distribuição
geográfica
17- Identificar e analisar dados em tabelas,
gráficos e mapas relativos ao uso das fontes de energia
18- Identificar e descrever, por meio de mapas,
desequilíbrios na produção e no uso das diversas formas de energia no mundo
19- Analisar relações conflituosas no mundo em
razão de interesses contraditórios entre produtores e usuários das formas de
energia e recursos naturais em geral
20- Analisar dados em diversas fontes que digam
respeito às consequências ambientais da atividade energética global e no
Brasil
21- Identificar e analisar dados em tabelas,
gráficos e mapas relativos ao uso, forma e consequência ambiental da
atividade energética global
22- Comparar dados para a produção de
informações geográficas relevantes acerca das diferentes fontes de energia
23- Extrair informações de diferentes fontes
para exemplificar e explicar formas de utilização e consequências do uso indiscriminado
das distintas fontes de energia
24- Selecionar e ordenar argumentos embasados em
fundamentações geográficas com vistas a identificar áreas do planeta
suscetíveis a danos ambientais decorrentes da extração e do uso de fontes
energéticas
25- Elaborar e interpretar mapas temáticos e
gráficos relativos às questões energéticas
|
4º Bimestre
|
25- Identificar elementos histórico-geográficos
representativos da herança pré-colombiana
26- Comparar a formação territorial de países
latino-americanos levando em consideração a influência pré-colombiana e
colonial
27- Comparar a formação territorial e social do
Peru e do México levando em consideração a influência cultural pré-colombiana
e colonial
28- Estabelecer semelhanças e diferenças socioculturais
entre as correntes de povoamento sul-americanas
29- Diferenciar as correntes de povoamento que
caracterizam a formação territorial da Argentina e do Brasil
30- Analisar histórica e geograficamente os
processos de formação política e econômica de
Cuba e do Haiti estabelecendo
relações destes com a situação atual dos dois países
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Geografia
9° Ano do Ensino Fundamental
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1º Bimestre
|
Habilidades
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3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Aplicar conceitos de espaço
geográfico, lugar, região, fazendo uso da linguagem científica de forma
adequada ao nível de estudo
02- Identificar e caracterizar fatos, situações,
fenômenos e lugares representativos do processo de globalização, nas
dimensões econômica, cultural e espacial
03- Identificar, no funcionamento da sociedade
capitalista, elementos que estimulam e aceleram o processo de globalização
04- Apresentar possíveis
soluções para situações-problema representativas de conflito resultante da
ação de forças hegemônicas globais
05- Confrontar argumentos e ideias de diversos
autores em textos que discutem as diferentes manifestações da globalização
06- Reconhecer, localizar, descrever e comparar
fatos, problemas, fenômenos, situações, lugares que expressem as diversidades
e desigualdades regionais na escala global, como meio para compreender as
disparidades que as envolvem
07- Explicar e compreender causas e efeitos que
permitam reconhecer a globalização como produto do funcionamento do regime
capitalista, assim como analisar as condições para sua reprodução
08- Interpretar fatos, dados, situações,
problemas ou fenômenos apresentados em forma de textos, gráficos ou mapas,
para compreender as diferentes formas de expressão e manifestação social na
escala global
|
21- Reconhecer e aplicar conceitos demográficos
para análise dos processos populacionais
22- Agrupar diferentes realidades em classes com
critérios comuns, como meio de organizar informações e buscar coerência em
relação a dados demográficos
23- Distinguir demografia de
geografia das populações
24- Reconhecer a geografia das
populações como uma discussão da espacialidade básica, na superfície
terrestre, das populações humanas do planeta
25- Interpretar e elaborar
representações cartográficas relativas à geografia das populações
26- Relacionar processos econômicos considerados
essenciais na dinâmica populacional
27- Analisar o malthusianismo
tendo como referência dados do crescimento populacional e da produção de
alimentos
28- Identificar elementos culturais como fatores
relevantes na dinâmica demográfica
29- Relacionar o desenvolvimento social com a
forma de organização demográfica das populações
30- Comparar realidades nacionais diversas que
se expressam na escala mundial, com o intuito de identificar e comparar o
perfil populacional de cada região
31- Associar padrões
populacionais distintos (estrutura etária, em especial) com as condições de
desenvolvimento econômico e social dos países
32- Comparar países de perfil populacional
distinto, identificar padrões e analisar a transição demográfica de um padrão
para o outro
33- Definir e interpretar os processos
migratórios internacionais
34- Relacionar dimensões sociais resultantes da
distribuição populacional no espaço geográfico
35- Identificar características
histórico-geográficas que diferenciem o mundo árabe do mundo islâmico
36- Relacionar situações da vida cotidiana a
preconceitos étnicos, culturais, religiosos e de qualquer outra natureza
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2º Bimestre
|
09- Identificar, em textos e
situações-problema, os fundamentos da cidadania e da democracia.
10- Identificar situações nas quais os direitos
básicos dos cidadãos não são usufruídos por todos os segmentos da sociedade
11- Relacionar os fundamentos da cidadania e da
democracia, do presente e do passado, aos valores éticos e morais na vida
cotidiana
12- Reconhecer o significado histórico e
geográfico da ONU
13- Analisar propostas
apresentadas pela ONU com vistas à melhoria da qualidade de vida da população
mundial
14- Identificar os elementos essenciais da
organização econômica das sociedades contemporâneas
15- Identificar e descrever a base espacial de
redes geográficas que constroem o espaço econômico mundial
16- Identificar os fundamentos políticos e
técnicos de organizações econômicas multilaterais nas sociedades
contemporâneas
17- Descrever e compreender o papel da OMC como
reguladora das relações comerciais na escala mundial
18- Analisar criticamente as
regras que regulam os fluxos internacionais de mercadorias
19- Analisar as formas de
organização política e econômica das sociedades contemporâneas, para elaborar
propostas de intervenção solidária na realidade
20- Aplicar e reconhecer, em textos, os
fundamentos defendidos na Declaração Universal dos
Direitos Humanos
|
4º Bimestre
|
37- Reconhecer e aplicar o conceito de cidade e
urbanização
38- Identificar as
características das redes urbanas
39- Identificar as características dos processos
responsáveis pela hierarquia urbana
40- Identificar e distinguir
configurações espaciais representativas das redes geográficas e das cidades
globais
41- Analisar as implicações sociais decorrentes
das atividades turísticas com relação à participação econômica e preservação
ambiental em diferentes partes do mundo
42- Analisar criticamente
implicações sociais e econômicas resultantes da ampliação das redes de narcotráfico
no mundo
43- Estabelecer relações entre as diferentes
redes de atividades ilegais com estruturas econômicas e de poder
|
Março/2015
Acompanhamento
Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o
aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio
Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Geografia
1ª Série do Ensino Médio
|
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1º Bimestre
|
Habilidades
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3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Reconhecer, na linguagem cartográfica e nos
produtos do sensoriamento remoto, formas indispensáveis para visualizar
fenômenos naturais e humanos segundo localizações geográficas
02- Interpretar o mapa segundo os elementos que
o compõem, considerando projeção, escala, métricas e linguagem
03- Aplicar recursos
cartográficos na leitura e na confecção de mapas, como meio de visualização
sintética da relação entre realidades geográficas distintas
04- Analisar códigos e símbolos da linguagem
cartográfica, utilizando recursos gráficos de qualificação, de quantificação
e de ordenação, de modo a evitar falsas imagens e erros cartográficos
05- Analisar a cartografia e as
imagens do sensoriamento remoto como representações que dão acesso a
interpretações da realidade, mas que não são cópias da realidade
06- Relacionar a construção de mapas às suas
intencionalidades e discutir a influência da cartografia como instrumento de
poder
07- Utilizar variáveis visuais
de qualificação, quantificação, ordenação e movimento, de modo a evitar erros
cartográficos
08- Identificar as funções dos produtos do sensoriamento
remoto como meios para a realização do geoprocessamento e da produção
cartográfica
09- Aplicar o conceito de ordem
mundial considerando as diferentes formas de poder entre as nações
10- Identificar, definir e classificar as
diferentes potências e superpotências e seu papel na ordem mundial
11- Identificar as possibilidades de tratamento
cartográfico de fatos, situações, fenômenos e lugares representativos do
mundo globalizado
12- Analisar as raízes histórico-geográficas
do conceito de geopolítica
13- Analisar situações representativas da ordem
mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na
manutenção do sistema mundial vigente
|
23- Identificar, em textos ou iconografias, a
relatividade dos conhecimentos científicos, sua evolução linear e as rupturas
revolucionárias, que alteraram o curso das ciências, notadamente na Geologia
e na Geofísica
24- Reconhecer os domínios naturais como a
reunião das esferas inorgânicas (litosfera, hidrosfera, atmosfera) da
superfície terrestre
25- Reconhecer o meio ambiente como a soma da
vida nos domínios naturais
26- Explicar processos geológicos e geofísicos
constituintes da crosta terrestre responsáveis por sua dinâmica interna, nas
escalas pertinentes
27- Identificar hipóteses e evidências que
expliquem a configuração do relevo terrestre por meio de marcas e
constatações geológicas decorrentes de teorias científicas
28- Interpretar mapas
representativos das principais áreas de risco de eventos sísmicos e vulcânicos
no mundo
29- Associar padrões de
desenvolvimento econômico e social às maneiras de realizar o controle
preventivo de situações de risco naturais
30- Classificar as diferentes
manifestações do modelado do relevo terrestre considerando as forças
endógenas e exógenas que atuam no planeta
31- Identificar as formas de
manifestação de fenômenos naturais na superfície terrestre segundo diversas
escalas geográficas
32- Selecionar, organizar, relacionar e
interpretar dados e informações, representados de diferentes formas, para
tomar decisões com vistas à prevenção de situações de risco naturais
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2º Bimestre
|
14- Aplicar os conceitos de fluxos e redes
geográficas
15- Analisar a influência da
globalização na acentuação dos fluxos migratórios globais
16- Analisar as desigualdades
relativas ao conhecimento técnico e tecnológico produzido pelas diversas
sociedades em diferentes circunstâncias espaço temporais
17- Definir e descrever os órgãos multilaterais
e seu papel na ordenação das relações conflituosas, como o comércio
18- Descrever a organização econômica
contemporânea como um fenômeno de escala mundial, responsável por reduzir a
escala local a uma mera variável do sistema
19- Reconhecer a liderança de regiões do planeta
(EUA, Europa e Extremo Oriente) nos fluxos econômicos globais
20- Reconhecer e descrever a importância do
papel das corporações transnacionais na ordem econômica mundial contemporânea
e sua estruturação em redes geográficas
21- Analisar a globalização e os processos de interdependência
e de concentração econômica vinculados ao domínio de novas tecnologias
22- Analisar o papel dos
organismos multilaterais na regulamentação dos fluxos de comércio mundial
|
4º Bimestre
|
33- Identificar os domínios naturais
associando-os aos principais biomas e às questões relativas à biodiversidade
34- Comparar características geográficas dos
diferentes domínios naturais estabelecendo relações entre os biomas
35- Associar situações climáticas do presente e
do passado às condições atuais dos domínios naturais e do meio ambiente na
escala mundial, como elemento que influi na biodiversidade do tempo presente
36- Compreender o caráter
sistêmico do planeta e reconhecer a importância da biodiversidade para a
preservação da vida, relacionando condições do meio e intervenção humana
37- Utilizar e interpretar diferentes escalas de
tempo para situar e descrever transformações antrópicas responsáveis pelas
alterações climáticas globais
38- Identificar os pontos principais
relacionados à crise ambiental, considerando mudanças climáticas,
contaminação das águas, desmatamento e perda da biodiversidade
39- Interpretar mapas de impactos ambientais em
diferentes escalas geográficas
40- Analisar criticamente situações-problema
representativas da aceleração do processo de humanização do meio natural,
resultantes da relação contemporânea das sociedades com a natureza
41- Reconhecer a importância de organizações e
movimentos sociais na defesa de legislações e ações de proteção ao ambiente
42- Relacionar sociedade e natureza,
reconhecendo suas interações na organização do espaço, em diferentes
contextos histórico-geográficos
43- Relacionar as implicações socioambientais do
uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos
44- Discutir ações representativas das relações
entre sociedade e ambiente
45- Propor formas de atuação para conservação do
ambiente e desenvolvimento sustentável
46- Analisar situações-problema relativas a
perturbações ambientais, em diferentes biomas, identificando ações e
interesses e reconhecendo suas transformações
47- Prever efeitos nos ecossistemas resultantes
de ações predatórias, identificando interesses e propondo formas de
intervenção para reduzir e controlar a extinção de diferentes espécies
48- Localizar agentes e ações
responsáveis pela crise ambiental e identificar os principais pontos de
acordos e tratados internacionais, que procuram reverter o atual estágio da crise
ambiental
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Geografia
2ª Série do Ensino Médio
|
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1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
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01- Ler e interpretar mapas e gráficos para
extrair informações que permitam identificar singularidades e distinções das
diversas etapas da formação territorial do Brasil
02- Identificar dados, representações e
informações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas
do processo de formação territorial do Brasil
03- Comparar as diferentes formas de
regionalização do Brasil
04- Extrair informações implícitas e/ou
explícitas em mapas e gráficos acerca da situação socioeconômica brasileira
05- Estabelecer a diferenciação entre os
objetivos e as funções dos diferentes organismos econômicos internacionais
06- Ler e interpretar mapas e
gráficos para extrair informações que permitam identificar singularidades e
distinções acerca da participação do Brasil e de outros países no comércio
internacional
07- Identificar dados, representações e
informações encontradas em cartas e mapas para identificar e comparar o papel
de cada país no processo de integração econômica da América Latina,
notadamente no Cone Sul
|
22- Associar as manifestações
culturais dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz brasileira do
presente aos processos históricos de sua formação cultural
23- Identificar elementos
culturais representativos das diferentes matrizes étnicas brasileiras
24- Diferenciar os conceitos de
etnia e raça
25- Analisar criticamente dados
e informações disponibilizados pelo IBGE acerca da composição étnica
brasileira
26- Analisar os diferentes períodos de
crescimento da população brasileira relacionando-os com os processos
históricos correspondentes
27- Reconhecer e aplicar os conceitos de
crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de
mortalidade infantil e taxa de fecundidade
28- Analisar a estrutura etária brasileira
identificando em diferentes pirâmides etárias os períodos de crescimento
populacional, assim como os de estabilidade demográfica
29- Reconhecer e aplicar o conceito de População
Economicamente Ativa (PEA)
30- Identificar os diferentes setores da
economia
31- Relacionar a dinâmica dos
fluxos populacionais à organização do espaço geográfico brasileiro
32- Identificar referenciais que possibilitem
constatar diferentes formas de exclusão socioespacial no Brasil
33- Analisar a pirâmide etária brasileira
comparando-a com a de outros países
34- Analisar as formas de
circulação da informação, da riqueza e dos produtos em diferentes momentos da
história brasileira
35- Analisar a situação das famílias brasileiras
com relação à distribuição de renda e inserção no mercado de trabalho formal
36- Analisar a situação das mulheres no mercado
de trabalho brasileiro
37- Analisar dados
representativos da participação das mulheres na estrutura demográfica
brasileira
38- Ler, interpretar e comparar mapas relativos
aos índices de pobreza e exclusão no Brasil
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2º Bimestre
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08- Identificar elementos
representativos das diferentes fases da industrialização brasileira
09- Reconhecer fatos e/ou situações
representativas das etapas do modelo industrial brasileiro
10- Analisar fatores histórico-geográficos responsáveis
pela concentração da atividade industrial no Sudeste brasileiro
11- Ler e interpretar mapas da distribuição da
atividade industrial no Brasil
12- Comparar dados e informações, expressos em
diferentes linguagens, acerca do atual estágio da industrialização brasileira
13- Interpretar fatores que
permitam explicar o impacto das novas tecnologias no processo de desterritorialização
da produção industrial e agrícola
14- Identificar a distribuição da atividade
agropecuária brasileira pelo território
15- Reconhecer as diferenças e as transformações
que determinaram as várias formas de uso e apropriação dos espaços agrário e
urbano
16- Analisar o papel do meio
técnico-científico-informacional nas mudanças dos processos de hierarquização
urbana no Brasil
17- Analisar a composição da rede urbana
brasileira
18- Analisar o papel de São Paulo como grande
metrópole nacional e como cidade global
19- Relacionar a dinâmica dos fluxos
populacionais à organização do espaço geográfico urbano no Brasil
20- Diferenciar os conceitos de rede urbana e de
regiões metropolitanas
21- Identificar problemas
socioespaciais e ambientais urbanos, caracterizando-os e propondo ações para
a melhoria das condições de vida nas cidades brasileiras
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4º Bimestre
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39- Compreender e interpretar, em textos ou
iconografias, formas de atuação geológica da placa sul-americana,
identificando suas consequências, notadamente as que justificam a configuração
do modelado do relevo brasileiro
40- Identificar hipóteses e
evidências que expliquem a configuração do relevo brasileiro por meio de
marcas e constatações geológicas decorrentes de distintas eras geológicas
41- Ler, interpretar e comparar
mapas dos diferentes domínios morfoclimáticos e das bacias hidrográficas do
Brasil
42- Reconhecer, identificar e caracterizar os
distintos biomas brasileiros, considerando diferentes escalas geográficas
43- Reconhecer a importância de
organizações e movimentos sociais na defesa de legislações
e ações de proteção ao ambiente
nacional
44- Relacionar sociedade e natureza,
reconhecendo suas interações na organização do espaço brasileiro, em
diferentes contextos histórico-geográficos
45- Propor formas de atuação para conservação
dos diferentes domínios florestados e defender políticas que considerem
formas de desenvolvimento sustentável
46- Analisar situações-problema relativas a
perturbações ambientais nos diferentes biomas brasileiros, identificando
ações e interesses e reconhecendo suas transformações
47- Prever efeitos nos
ecossistemas resultantes de ações predatórias, identificando interesses e
propondo formas de intervenção para reduzir e controlar a extinção de
espécies ameaçadas
48- Compreender o caráter sistêmico do planeta e
reconhecer a importância da biodiversidade para preservação da vida,
relacionando condições do meio e intervenção humana
49- Utilizar e interpretar diferentes escalas de
tempo para situar e descrever transformações antrópicas responsáveis pelas
alterações climáticas globais
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Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Geografia
3ª Série do Ensino Médio
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Comparar e diferenciar os critérios de
regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas
e econômicas que as envolvem
02- Aplicar e diferenciar os conceitos de ordem
mundial, bipolaridade e multipolaridade
03- Identificar e descrever os principais
elementos que configuram o conceito de ordem mundial, considerando questões
geopolíticas, econômicas e culturais
04- Associar e interpretar mapas sobre a
distribuição da riqueza mundial e o número de pessoas refugiadas para
identificar as distintas assimetrias e integrações na ordem mundial
05- Analisar situações
representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas
potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente
06- Identificar os processos de
integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos
órgãos multilaterais na integração latino-americana
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15- Extrair informações de textos e imagens
sobre a distribuição espacial dos países africanos
16- Ler, interpretar e
relacionar evidências espaciais em mapas temáticos sobre clima, precipitação
e vegetação do continente africano, de modo a compreender as características
dos biomas, identificando as relações de causa e efeito entre os aspectos físicos
citados
17- Extrair informações
relevantes de mapas temáticos para identificar a subdivisão da África em dois
grandes conjuntos de países: parcialmente industrializados e de economia tradicional
18- Descrever a expansão do islamismo na África,
de modo a identificar a diferenciação espacial de aspectos culturais e
religiosos fundamentais para o entendimento do agrupamento regional de países
do continente
19- Ler e interpretar mapas
temáticos sobre o número de adultos e crianças vivendo com HIV, estimativas
de novos casos de contágio por HIV e de mortos por Aids
20- Elaborar textos descritivos a partir da
leitura e interpretação de mapas temáticos e gráficos, em particular sobre a
variação e os impactos ocasionados pela epidemia de Aids nos índices de
esperança de vida ao nascer dos países africanos
21- Ler e interpretar gráfico sobre a esperança
de vida ao nascer da África Subsaariana e em outras regiões do mundo
22- Distinguir, por meio de mapas, a
espacialidade das rotas transatlânticas do tráfico negreiro entre os séculos
XVI e XIX, como também as dimensões e destinos, de modo a identificar sua
influência na evolução demográfica da África no mesmo período
23- Ler e interpretar, de maneira associada,
mapas temáticos sobre a distribuição da riqueza mundial e o número de pessoas
refugiadas para identificar as assimetrias entre a África e a Europa e
formular hipóteses sobre as razões que levam governos e autoridades dos países
do Norte a evitarem o uso da expressão “refugiados econômicos”
24- Identificar, por meio da caracterização
gráfica e cartográfica dos fluxos comerciais e econômicos entre a África e
outras regiões mundiais, a posição proeminente da Europa, da Ásia e da
América do Norte nas exportações e nas importações do continente africano
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2º Bimestre
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07- Analisar o contexto de surgimento e o
significado da expressão “choque de civilizações” no mundo contemporâneo
08- Analisar os principais elementos de
identificação e distinção entre as religiões mundiais
09- Identificar os principais
fundamentos histórico-geográficos e a distribuição das principais religiões
monoteístas e politeístas em escala mundial
10- Identificar elementos histórico-geográficos
que expliquem o desencadeamento de inúmeros conflitos étnico-culturais no mundo
contemporâneo
11- Ler e interpretar mapas e gráficos relativos
à distribuição e à manifestação das principais áreas de conflitos
étnico-religiosos no mundo
12- Analisar elementos histórico-geográficos que
permitam diagnosticar diferentes argumentações socioculturais para explicar o
conceito de América Latina
13- Identificar as principais áreas de tensão da
América Latina na atualidade e estabelecer a relação entre essas áreas e as
consequências do processo de colonização na região
14- Identificar e analisar o papel dos
principais atores sociais envolvidos em conflitos recentes na América Latina
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4º Bimestre
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25- Reconhecer e aplicar os
conceitos de recursos e fluxos materiais e imateriais
26- Reconhecer e aplicar o
conceito de redes geográficas
27- Extrair informações sobre a distribuição das
principais redes de fluxos materiais, indicando suas áreas de concentração e
de distribuição
28- Extrair informações sobre a distribuição das
principais redes de fluxos de ideias e informações, analisando as condições
histórico-geográficas para a sua reprodução
29- Extrair informações relevantes de mapas
temáticos e anamorfoses para identificar e localizar as denominadas cidades
globais e suas áreas de influência
30- Ler e interpretar textos que
distingam o conceito de terrorismo e identifiquem as suas principais formas e
áreas de atuação
31- Ler e interpretar mapa sobre
a atuação de redes terroristas, identificando áreas de atuação e interesses
que as envolvem
32- Ponderar razões histórico-geográficas e socioeconômicas
que justifiquem e expliquem a
ampliação da atuação das redes
criminosas em escala global
33- Destacar fatores
responsáveis pela ampliação das redes criminosas globais e suas diferentes
formas de atuação a partir dos usos das tecnologias da informação
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Março/2015
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