segunda-feira, 29 de junho de 2015

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Geografia

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Geografia
6° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01-  Construir e aplicar o conceito de paisagem
02-  Descrever elementos constitutivos de uma paisagem
03- Relacionar informações que permitam identificar os diferentes elementos constitutivos da paisagem
04-  Elaborar hipóteses para explicar as mudanças ocorridas na paisagem com base na observação de imagens
05-  Descrever elementos constitutivos de mudanças e permanências em uma dada paisagem
06- Identificar e descrever, nas paisagens, os elementos mais duráveis e os mais suscetíveis a mudanças na temporalidade humana
07-  Interpretar e produzir textos simples acerca das transformações observáveis no tempo e no espaço
08-  Identificar, a partir de iconografias, diferentes formas de desigualdade social impressas na paisagem

19-  Identificar e descrever os diferentes usos dos recursos naturais realizados pela sociedade
20- Identificar e caracterizar diferentes formas de relevo terrestre
21-  Conceituar rocha e relacionar os tipos de rochas à presença de minérios na face da Terra
22-  Identificar e caracterizar as distintas esferas da Terra (litosfera, atmosfera, hidrosfera, biosfera)
23-  Descrever a importância da força dos ventos na transformação do relevo na escala do lugar
24-  Descrever a ação da água no modelado do relevo terrestre
25- Analisar os impactos produzidos pela ação humana no modelado do relevo
26-  Descrever o movimento de rotação da Terra e identificar sua consequência na sucessão de dias e noites
27-  Descrever o movimento de translação da Terra e identificar seus efeitos na sucessão das estações do ano
28-  Identificar nas diversas manifestações das estações do ano suas consequências no clima que se manifesta na escala do lugar
29-  Descrever as consequências das estações do ano no conjunto das atividades humanas que se desenvolvem na escala do lugar
30- Identificar os elementos formadores do clima e os fatores que nele interferem
31- Identificar e descrever a dinâmica climática e seus ritmos, segundo os tempos da natureza e a temporalidade social
2º Bimestre

09- Comparar e diferenciar mapas e imagens de satélites
10-  Descrever os movimentos do planeta Terra e identificar as consequências dos movimentos
11-  Reconhecer o significado da seletividade na representação cartográfica e a distinção entre mapas e imagens de satélites
12-  Identificar os pontos cardeais e colaterais e aplicar técnicas de orientação relativa
13-  Aplicar o sistema de coordenadas geográficas para determinar a posição absoluta dos lugares
14- Reconhecer a diferença entre a escala gráfica e a escala numérica
15-Inferir título mais adequado para uma representação cartográfica
16-Reconhecer o significado da legenda para a representação dos fenômenos geográficos
17- Reconhecer a diferença entre mapas de base e mapas temáticos
18- Reconhecer técnicas de representação utilizadas na cartografia temática






4º Bimestre

32-  Reconhecer e aplicar o conceito de cadeia produtiva
33-  Analisar as etapas constituintes de diferentes cadeias produtivas
34-  Caracterizar formas espaciais criadas pelas sociedades, no processo de formação e organização do espaço geográfico, que contemplem a dinâmica entre a cidade e o campo
35-  Identificar, por meio de textos ou imagens, elementos constituintes e representativos da paisagem rural e urbana
36- Identificar alterações provocadas no mundo do trabalho, a partir do advento de novas tecnologias
37-  Identificar características e dinâmicas dos fluxos de produção industrial e agropecuária, relacionando-os com a constituição do espaço geográfico contemporâneo
38- Descrever e identificar características específicas do setor de serviços e sua influência no mundo contemporâneo
39-  Avaliar, por meio de diferentes imagens ou textos jornalísticos, formas de propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatórios

Março/2015

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Geografia
7° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01- Identificar, em mapas de divisão política, as principais demarcações do território brasileiro em relação à América do Sul
02-  Identificar, em mapas de divisão política, as demarcações dos Estados brasileiros
03- Interpretar mapas históricos para entender a dinâmica da formação do território e do estabelecimento de fronteiras
04- Diferenciar e aplicar os conceitos de limite e fronteira, posicionando-se diante de situações reais
05-  Identificar, a partir da leitura de textos e mapas, o processo de formação territorial e o estabelecimento das fronteiras nacionais
06-  Ler e interpretar cartas medievais e portulanas
07-  Identificar, a partir de textos e de representações cartográficas, o processo de formação do território brasileiro e os deslocamentos e as modificações de fronteiras
08- Identificar, em registros histórico-geográficos, as diferentes formas de organização político-administrativa do Brasil


20-  Reconhecer e aplicar os conceitos de bioma, domínio morfoclimático, ecossistema e recursos naturais
21-  Reconhecer as generalidades e singularidades que caracterizam os biomas brasileiros, considerando os impactos oriundos das diferentes formas de intervenção humana e levando em consideração o diacronismo dos eventos
22-  Identificar e descrever os diferentes usos dos recursos naturais realizados pela sociedade
23-  Analisar as relações entre sociedade e natureza na produção do espaço geográfico
24-  Identificar os processos de formação das instituições sociais e políticas que regulamentam o patrimônio ambiental brasileiro
25-  Identificar e caracterizar a diversidade morfoclimática do território brasileiro, compreendendo sua importância na distribuição dos recursos naturais
2º Bimestre

09- Identificar, em mapas de divisão regional, as demarcações das grandes regiões brasileiras
10-  Elaborar e interpretar mapas temáticos de indicadores sociais das unidades federadas
11- Ler, extrair e organizar tabelas com indicadores socioeconômicos dos Estados brasileiros
12-  Identificar, em registros histórico-geográficos, representações cartográficas, textos e documentos, as diferentes formas de regionalização do Brasil
13-  Reconhecer atividades econômicas na organização e na regionalização do espaço geográfico
14-  Identificar as características e dinâmicas geográficas dos fluxos de produção industrial em associação com a organização e a regionalização do espaço brasileiro
15-  Identificar características e dinâmicas geográficas da produção agropecuária na organização e regionalização do espaço brasileiro
16-  Agrupar os Estados brasileiros a partir da comparação de seus indicadores socioeconômicos
17- Confeccionar, em uma base cartográfica, mapas temáticos e elaborar propostas de divisão regional, levando em consideração dados e informações disponíveis
18-  Classificar os Estados brasileiros segundo as condições apresentadas em indicadores socioeconômicos
19-  Reconhecer, em representações cartográficas e em gráficos, as diferenças e desigualdades dos Estados brasileiros segundo indicadores socioeconômicos








4º Bimestre

26-  Identificar geograficamente características e dinâmicas dos fluxos populacionais, relacionando-os com a constituição do espaço
27- Interpretar, por meio de diferentes linguagens, o processo de ocupação territorial e a formação da sociedade brasileira
28-  Descrever e aplicar o conceito de densidade demográfica
29-  Descrever e aplicar o conceito de fluxos populacionais (processos migratórios) em associação com a produção do espaço contemporâneo e do Brasil
30- Identificar, por meio de mapa, a distribuição da população brasileira segundo as diferentes regiões
31-  Associar o processo de concentração demográfica ao processo de urbanização
32-  Identificar e discutir as transformações que ocorreram nas formas de uso e apropriação do espaço agrário e industrial ao longo da história brasileira
Março/2015

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Geografia
8° Ano do Ensino Fundamental
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01- Ler e interpretar representações cartográficas históricas do mundo conhecido
02-  Visualizar, por meio de mapas, fenômenos geográficos resultantes da ação humana nas diversas escalas
03-  Visualizar, interpretar e comparar formas de representação cartográfica de fenômenos quantitativos e ordenados na escala global
04-  Identificar situações representativas do processo de globalização
05-  Interpretar situações acerca das manifestações sociais da globalização a partir de textos, gráficos ou mapas
07-  Comparar dados sobre produção, circulação e consumo relativos a diferentes lugares
08-  Identificar no espaço geográfico a trama dos objetos que propiciam a circulação de fluxos econômicos e de informações
09-  Aplicar conhecimentos geográficos para identificar fenômenos socioespaciais representativos dos espaços globalizados
10-  Confrontar argumentos e ideias de diferentes autores em textos que discutem as diferentes manifestações da globalização
11-  Selecionar e ordenar argumentos embasados em fundamentações geográficas representativas da relação espaço-tempo
12-  Identificar e descrever elementos (econômicos e culturais) do processo de globalização como um fenômeno de ampliação da escala geográfica das relações humanas
13- Identificar as novas condições geográficas vinculadas ao desenvolvimento da tecnologia de transportes e comunicação, essenciais no processo de globalização

26-  Identificar a presença de recursos naturais na organização do espaço geográfico relacionada a transformações naturais e à intervenção humana
27-  Aplicar conceitos de recursos naturais segundo as diversas esferas da natureza (litosfera, hidrosfera, atmosfera, biosfera)
28-  Identificar, por meio de gráficos ou mapas, a distribuição e a apropriação desigual dos recursos naturais
29-  Identificar e analisar criticamente as implicações socioambientais resultantes das formas predatórias de utilização dos recursos naturais
30-  Identificar áreas do planeta suscetíveis a danos ambientais decorrentes da ação antrópica
31-  Compreender o significado e a importância da água e de seu ciclo para a sociedade, em sua relação com condições socioambientais, sabendo qualificar diferentes formas de uso resultantes da intervenção humana
32-  Comparar documentos e ações propostas por diferentes instituições sociais e políticas para o enfrentamento de problemas de caráter ambiental
33-  Analisar, de forma qualitativa ou quantitativa, situações-problema referentes à poluição atmosférica, identificando fonte, transporte e destino dos poluentes e reconhecendo suas transformações e efeitos ambientais, notadamente aqueles responsáveis pelo aumento do efeito estufa
24-  Identificar, com critérios geográficos, áreas do planeta suscetíveis aos danos ambientais decorrentes da extração e do uso de fontes energéticas

2º Bimestre

14-  Construir e aplicar conceitos de fontes de energia e de matriz energética
15- Comparar dados para a produção de informações geográficas relevantes acerca das diferentes fontes de energia
16-  Identificar e analisar informações textuais e visuais relativas à produção mundial de energia e à sua distribuição geográfica
17-  Identificar e analisar dados em tabelas, gráficos e mapas relativos ao uso das fontes de energia
18-  Identificar e descrever, por meio de mapas, desequilíbrios na produção e no uso das diversas formas de energia no mundo
19-  Analisar relações conflituosas no mundo em razão de interesses contraditórios entre produtores e usuários das formas de energia e recursos naturais em geral
20-  Analisar dados em diversas fontes que digam respeito às consequências ambientais da atividade energética global e no Brasil
21-  Identificar e analisar dados em tabelas, gráficos e mapas relativos ao uso, forma e consequência ambiental da atividade energética global
22-  Comparar dados para a produção de informações geográficas relevantes acerca das diferentes fontes de energia
23-  Extrair informações de diferentes fontes para exemplificar e explicar formas de utilização e consequências do uso indiscriminado das distintas fontes de energia
24-  Selecionar e ordenar argumentos embasados em fundamentações geográficas com vistas a identificar áreas do planeta suscetíveis a danos ambientais decorrentes da extração e do uso de fontes energéticas
25-  Elaborar e interpretar mapas temáticos e gráficos relativos às questões energéticas







4º Bimestre

25-  Identificar elementos histórico-geográficos representativos da herança pré-colombiana
26-  Comparar a formação territorial de países latino-americanos levando em consideração a influência pré-colombiana e colonial
27-  Comparar a formação territorial e social do Peru e do México levando em consideração a influência cultural pré-colombiana e colonial
28-  Estabelecer semelhanças e diferenças socioculturais entre as correntes de povoamento sul-americanas
29-  Diferenciar as correntes de povoamento que caracterizam a formação territorial da Argentina e do Brasil
30-  Analisar histórica e geograficamente os processos de formação política e econômica de
Cuba e do Haiti estabelecendo relações destes com a situação atual dos dois países
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Geografia
9° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01- Aplicar conceitos de espaço geográfico, lugar, região, fazendo uso da linguagem científica de forma adequada ao nível de estudo
02-  Identificar e caracterizar fatos, situações, fenômenos e lugares representativos do processo de globalização, nas dimensões econômica, cultural e espacial
03-  Identificar, no funcionamento da sociedade capitalista, elementos que estimulam e aceleram o processo de globalização
04- Apresentar possíveis soluções para situações-problema representativas de conflito resultante da ação de forças hegemônicas globais
05-  Confrontar argumentos e ideias de diversos autores em textos que discutem as diferentes manifestações da globalização
06-  Reconhecer, localizar, descrever e comparar fatos, problemas, fenômenos, situações, lugares que expressem as diversidades e desigualdades regionais na escala global, como meio para compreender as disparidades que as envolvem
07-  Explicar e compreender causas e efeitos que permitam reconhecer a globalização como produto do funcionamento do regime capitalista, assim como analisar as condições para sua reprodução
08-  Interpretar fatos, dados, situações, problemas ou fenômenos apresentados em forma de textos, gráficos ou mapas, para compreender as diferentes formas de expressão e manifestação social na escala global

21-  Reconhecer e aplicar conceitos demográficos para análise dos processos populacionais
22-  Agrupar diferentes realidades em classes com critérios comuns, como meio de organizar informações e buscar coerência em relação a dados demográficos
23- Distinguir demografia de geografia das populações
24- Reconhecer a geografia das populações como uma discussão da espacialidade básica, na superfície terrestre, das populações humanas do planeta
25- Interpretar e elaborar representações cartográficas relativas à geografia das populações
26-  Relacionar processos econômicos considerados essenciais na dinâmica populacional
27- Analisar o malthusianismo tendo como referência dados do crescimento populacional e da produção de alimentos
28-  Identificar elementos culturais como fatores relevantes na dinâmica demográfica
29-  Relacionar o desenvolvimento social com a forma de organização demográfica das populações
30-  Comparar realidades nacionais diversas que se expressam na escala mundial, com o intuito de identificar e comparar o perfil populacional de cada região
31- Associar padrões populacionais distintos (estrutura etária, em especial) com as condições de desenvolvimento econômico e social dos países
32-  Comparar países de perfil populacional distinto, identificar padrões e analisar a transição demográfica de um padrão para o outro
33-  Definir e interpretar os processos migratórios internacionais
34-  Relacionar dimensões sociais resultantes da distribuição populacional no espaço geográfico
35-  Identificar características histórico-geográficas que diferenciem o mundo árabe do mundo islâmico
36-  Relacionar situações da vida cotidiana a preconceitos étnicos, culturais, religiosos e de qualquer outra natureza

2º Bimestre

09- Identificar, em textos e situações-problema, os fundamentos da cidadania e da democracia.
10-  Identificar situações nas quais os direitos básicos dos cidadãos não são usufruídos por todos os segmentos da sociedade
11-  Relacionar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, aos valores éticos e morais na vida cotidiana
12-  Reconhecer o significado histórico e geográfico da ONU
13- Analisar propostas apresentadas pela ONU com vistas à melhoria da qualidade de vida da população mundial
14-  Identificar os elementos essenciais da organização econômica das sociedades contemporâneas
15-  Identificar e descrever a base espacial de redes geográficas que constroem o espaço econômico mundial
16-  Identificar os fundamentos políticos e técnicos de organizações econômicas multilaterais nas sociedades contemporâneas
17-  Descrever e compreender o papel da OMC como reguladora das relações comerciais na escala mundial
18- Analisar criticamente as regras que regulam os fluxos internacionais de mercadorias
19- Analisar as formas de organização política e econômica das sociedades contemporâneas, para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade
20-  Aplicar e reconhecer, em textos, os fundamentos defendidos na Declaração Universal dos
Direitos Humanos

4º Bimestre

37-  Reconhecer e aplicar o conceito de cidade e urbanização
38- Identificar as características das redes urbanas
39-  Identificar as características dos processos responsáveis pela hierarquia urbana
40- Identificar e distinguir configurações espaciais representativas das redes geográficas e das cidades globais
41-  Analisar as implicações sociais decorrentes das atividades turísticas com relação à participação econômica e preservação ambiental em diferentes partes do mundo
42- Analisar criticamente implicações sociais e econômicas resultantes da ampliação das redes de narcotráfico no mundo
43-  Estabelecer relações entre as diferentes redes de atividades ilegais com estruturas econômicas e de poder
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e Habilidades de Geografia
1ª Série do Ensino Médio
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01-  Reconhecer, na linguagem cartográfica e nos produtos do sensoriamento remoto, formas indispensáveis para visualizar fenômenos naturais e humanos segundo localizações geográficas
02-  Interpretar o mapa segundo os elementos que o compõem, considerando projeção, escala, métricas e linguagem
03- Aplicar recursos cartográficos na leitura e na confecção de mapas, como meio de visualização sintética da relação entre realidades geográficas distintas
04-  Analisar códigos e símbolos da linguagem cartográfica, utilizando recursos gráficos de qualificação, de quantificação e de ordenação, de modo a evitar falsas imagens e erros cartográficos
05- Analisar a cartografia e as imagens do sensoriamento remoto como representações que dão acesso a interpretações da realidade, mas que não são cópias da realidade
06-  Relacionar a construção de mapas às suas intencionalidades e discutir a influência da cartografia como instrumento de poder
07- Utilizar variáveis visuais de qualificação, quantificação, ordenação e movimento, de modo a evitar erros cartográficos
08-  Identificar as funções dos produtos do sensoriamento remoto como meios para a realização do geoprocessamento e da produção cartográfica
09- Aplicar o conceito de ordem mundial considerando as diferentes formas de poder entre as nações
10-  Identificar, definir e classificar as diferentes potências e superpotências e seu papel na ordem mundial
11-  Identificar as possibilidades de tratamento cartográfico de fatos, situações, fenômenos e lugares representativos do mundo globalizado
12- Analisar as raízes histórico-geográficas do conceito de geopolítica
13-  Analisar situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente
23-  Identificar, em textos ou iconografias, a relatividade dos conhecimentos científicos, sua evolução linear e as rupturas revolucionárias, que alteraram o curso das ciências, notadamente na Geologia e na Geofísica
24-  Reconhecer os domínios naturais como a reunião das esferas inorgânicas (litosfera, hidrosfera, atmosfera) da superfície terrestre
25-  Reconhecer o meio ambiente como a soma da vida nos domínios naturais
26-  Explicar processos geológicos e geofísicos constituintes da crosta terrestre responsáveis por sua dinâmica interna, nas escalas pertinentes
27-  Identificar hipóteses e evidências que expliquem a configuração do relevo terrestre por meio de marcas e constatações geológicas decorrentes de teorias científicas
28- Interpretar mapas representativos das principais áreas de risco de eventos sísmicos e vulcânicos no mundo
29- Associar padrões de desenvolvimento econômico e social às maneiras de realizar o controle preventivo de situações de risco naturais
30- Classificar as diferentes manifestações do modelado do relevo terrestre considerando as forças endógenas e exógenas que atuam no planeta
31- Identificar as formas de manifestação de fenômenos naturais na superfície terrestre segundo diversas escalas geográficas
32-  Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, representados de diferentes formas, para tomar decisões com vistas à prevenção de situações de risco naturais
2º Bimestre
14-  Aplicar os conceitos de fluxos e redes geográficas
15- Analisar a influência da globalização na acentuação dos fluxos migratórios globais
16- Analisar as desigualdades relativas ao conhecimento técnico e tecnológico produzido pelas diversas sociedades em diferentes circunstâncias espaço temporais
17-  Definir e descrever os órgãos multilaterais e seu papel na ordenação das relações conflituosas, como o comércio
18-  Descrever a organização econômica contemporânea como um fenômeno de escala mundial, responsável por reduzir a escala local a uma mera variável do sistema
19-  Reconhecer a liderança de regiões do planeta (EUA, Europa e Extremo Oriente) nos fluxos econômicos globais
20-  Reconhecer e descrever a importância do papel das corporações transnacionais na ordem econômica mundial contemporânea e sua estruturação em redes geográficas
21-  Analisar a globalização e os processos de interdependência e de concentração econômica vinculados ao domínio de novas tecnologias
22- Analisar o papel dos organismos multilaterais na regulamentação dos fluxos de comércio mundial
4º Bimestre
33-  Identificar os domínios naturais associando-os aos principais biomas e às questões relativas à biodiversidade
34-  Comparar características geográficas dos diferentes domínios naturais estabelecendo relações entre os biomas
35-  Associar situações climáticas do presente e do passado às condições atuais dos domínios naturais e do meio ambiente na escala mundial, como elemento que influi na biodiversidade do tempo presente
36- Compreender o caráter sistêmico do planeta e reconhecer a importância da biodiversidade para a preservação da vida, relacionando condições do meio e intervenção humana
37-  Utilizar e interpretar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações antrópicas responsáveis pelas alterações climáticas globais
38-  Identificar os pontos principais relacionados à crise ambiental, considerando mudanças climáticas, contaminação das águas, desmatamento e perda da biodiversidade
39-  Interpretar mapas de impactos ambientais em diferentes escalas geográficas
40-  Analisar criticamente situações-problema representativas da aceleração do processo de humanização do meio natural, resultantes da relação contemporânea das sociedades com a natureza
41-  Reconhecer a importância de organizações e movimentos sociais na defesa de legislações e ações de proteção ao ambiente
42-  Relacionar sociedade e natureza, reconhecendo suas interações na organização do espaço, em diferentes contextos histórico-geográficos
43-  Relacionar as implicações socioambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos
44-  Discutir ações representativas das relações entre sociedade e ambiente
45-  Propor formas de atuação para conservação do ambiente e desenvolvimento sustentável
46-  Analisar situações-problema relativas a perturbações ambientais, em diferentes biomas, identificando ações e interesses e reconhecendo suas transformações
47-  Prever efeitos nos ecossistemas resultantes de ações predatórias, identificando interesses e propondo formas de intervenção para reduzir e controlar a extinção de diferentes espécies
48- Localizar agentes e ações responsáveis pela crise ambiental e identificar os principais pontos de acordos e tratados internacionais, que procuram reverter o atual estágio da crise ambiental
Março/2015

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Geografia
2ª Série do Ensino Médio
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01-  Ler e interpretar mapas e gráficos para extrair informações que permitam identificar singularidades e distinções das diversas etapas da formação territorial do Brasil
02-  Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil
03-  Comparar as diferentes formas de regionalização do Brasil
04-  Extrair informações implícitas e/ou explícitas em mapas e gráficos acerca da situação socioeconômica brasileira
05-  Estabelecer a diferenciação entre os objetivos e as funções dos diferentes organismos econômicos internacionais
06- Ler e interpretar mapas e gráficos para extrair informações que permitam identificar singularidades e distinções acerca da participação do Brasil e de outros países no comércio internacional
07-  Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para identificar e comparar o papel de cada país no processo de integração econômica da América Latina, notadamente no Cone Sul

22- Associar as manifestações culturais dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz brasileira do presente aos processos históricos de sua formação cultural
23- Identificar elementos culturais representativos das diferentes matrizes étnicas brasileiras
24- Diferenciar os conceitos de etnia e raça
25- Analisar criticamente dados e informações disponibilizados pelo IBGE acerca da composição étnica brasileira
26-  Analisar os diferentes períodos de crescimento da população brasileira relacionando-os com os processos históricos correspondentes
27-  Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade
28-  Analisar a estrutura etária brasileira identificando em diferentes pirâmides etárias os períodos de crescimento populacional, assim como os de estabilidade demográfica
29-  Reconhecer e aplicar o conceito de População Economicamente Ativa (PEA)
30-  Identificar os diferentes setores da economia
31- Relacionar a dinâmica dos fluxos populacionais à organização do espaço geográfico brasileiro
32-  Identificar referenciais que possibilitem constatar diferentes formas de exclusão socioespacial no Brasil
33-  Analisar a pirâmide etária brasileira comparando-a com a de outros países
34- Analisar as formas de circulação da informação, da riqueza e dos produtos em diferentes momentos da história brasileira
35-  Analisar a situação das famílias brasileiras com relação à distribuição de renda e inserção no mercado de trabalho formal
36-  Analisar a situação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro
37- Analisar dados representativos da participação das mulheres na estrutura demográfica brasileira
38-  Ler, interpretar e comparar mapas relativos aos índices de pobreza e exclusão no Brasil

2º Bimestre

08- Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira
09-  Reconhecer fatos e/ou situações representativas das etapas do modelo industrial brasileiro
10-  Analisar fatores histórico-geográficos responsáveis pela concentração da atividade industrial no Sudeste brasileiro
11-  Ler e interpretar mapas da distribuição da atividade industrial no Brasil
12-  Comparar dados e informações, expressos em diferentes linguagens, acerca do atual estágio da industrialização brasileira
13- Interpretar fatores que permitam explicar o impacto das novas tecnologias no processo de desterritorialização da produção industrial e agrícola
14-  Identificar a distribuição da atividade agropecuária brasileira pelo território
15-  Reconhecer as diferenças e as transformações que determinaram as várias formas de uso e apropriação dos espaços agrário e urbano
16-  Analisar o papel do meio técnico-científico-informacional nas mudanças dos processos de hierarquização urbana no Brasil
17-  Analisar a composição da rede urbana brasileira
18-  Analisar o papel de São Paulo como grande metrópole nacional e como cidade global
19-  Relacionar a dinâmica dos fluxos populacionais à organização do espaço geográfico urbano no Brasil
20-  Diferenciar os conceitos de rede urbana e de regiões metropolitanas
21- Identificar problemas socioespaciais e ambientais urbanos, caracterizando-os e propondo ações para a melhoria das condições de vida nas cidades brasileiras
4º Bimestre

39-  Compreender e interpretar, em textos ou iconografias, formas de atuação geológica da placa sul-americana, identificando suas consequências, notadamente as que justificam a configuração do modelado do relevo brasileiro
40- Identificar hipóteses e evidências que expliquem a configuração do relevo brasileiro por meio de marcas e constatações geológicas decorrentes de distintas eras geológicas
41- Ler, interpretar e comparar mapas dos diferentes domínios morfoclimáticos e das bacias hidrográficas do Brasil
42-  Reconhecer, identificar e caracterizar os distintos biomas brasileiros, considerando diferentes escalas geográficas
43- Reconhecer a importância de organizações e movimentos sociais na defesa de legislações
e ações de proteção ao ambiente nacional
44-  Relacionar sociedade e natureza, reconhecendo suas interações na organização do espaço brasileiro, em diferentes contextos histórico-geográficos
45-  Propor formas de atuação para conservação dos diferentes domínios florestados e defender políticas que considerem formas de desenvolvimento sustentável
46-  Analisar situações-problema relativas a perturbações ambientais nos diferentes biomas brasileiros, identificando ações e interesses e reconhecendo suas transformações
47- Prever efeitos nos ecossistemas resultantes de ações predatórias, identificando interesses e propondo formas de intervenção para reduzir e controlar a extinção de espécies ameaçadas
48-  Compreender o caráter sistêmico do planeta e reconhecer a importância da biodiversidade para preservação da vida, relacionando condições do meio e intervenção humana
49-  Utilizar e interpretar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações antrópicas responsáveis pelas alterações climáticas globais

Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Geografia
3ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01-  Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem
02-  Aplicar e diferenciar os conceitos de ordem mundial, bipolaridade e multipolaridade
03-  Identificar e descrever os principais elementos que configuram o conceito de ordem mundial, considerando questões geopolíticas, econômicas e culturais
04-  Associar e interpretar mapas sobre a distribuição da riqueza mundial e o número de pessoas refugiadas para identificar as distintas assimetrias e integrações na ordem mundial
05- Analisar situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente
06- Identificar os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana

15-  Extrair informações de textos e imagens sobre a distribuição espacial dos países africanos
16- Ler, interpretar e relacionar evidências espaciais em mapas temáticos sobre clima, precipitação e vegetação do continente africano, de modo a compreender as características dos biomas, identificando as relações de causa e efeito entre os aspectos físicos citados
17- Extrair informações relevantes de mapas temáticos para identificar a subdivisão da África em dois grandes conjuntos de países: parcialmente industrializados e de economia tradicional
18-  Descrever a expansão do islamismo na África, de modo a identificar a diferenciação espacial de aspectos culturais e religiosos fundamentais para o entendimento do agrupamento regional de países do continente
19- Ler e interpretar mapas temáticos sobre o número de adultos e crianças vivendo com HIV, estimativas de novos casos de contágio por HIV e de mortos por Aids
20-  Elaborar textos descritivos a partir da leitura e interpretação de mapas temáticos e gráficos, em particular sobre a variação e os impactos ocasionados pela epidemia de Aids nos índices de esperança de vida ao nascer dos países africanos
21-  Ler e interpretar gráfico sobre a esperança de vida ao nascer da África Subsaariana e em outras regiões do mundo
22-  Distinguir, por meio de mapas, a espacialidade das rotas transatlânticas do tráfico negreiro entre os séculos XVI e XIX, como também as dimensões e destinos, de modo a identificar sua influência na evolução demográfica da África no mesmo período
23-  Ler e interpretar, de maneira associada, mapas temáticos sobre a distribuição da riqueza mundial e o número de pessoas refugiadas para identificar as assimetrias entre a África e a Europa e formular hipóteses sobre as razões que levam governos e autoridades dos países do Norte a evitarem o uso da expressão “refugiados econômicos”
24-  Identificar, por meio da caracterização gráfica e cartográfica dos fluxos comerciais e econômicos entre a África e outras regiões mundiais, a posição proeminente da Europa, da Ásia e da América do Norte nas exportações e nas importações do continente africano

2º Bimestre

07-  Analisar o contexto de surgimento e o significado da expressão “choque de civilizações” no mundo contemporâneo
08-  Analisar os principais elementos de identificação e distinção entre as religiões mundiais
09- Identificar os principais fundamentos histórico-geográficos e a distribuição das principais religiões monoteístas e politeístas em escala mundial
10-  Identificar elementos histórico-geográficos que expliquem o desencadeamento de inúmeros conflitos étnico-culturais no mundo contemporâneo
11-  Ler e interpretar mapas e gráficos relativos à distribuição e à manifestação das principais áreas de conflitos étnico-religiosos no mundo
12-  Analisar elementos histórico-geográficos que permitam diagnosticar diferentes argumentações socioculturais para explicar o conceito de América Latina
13-  Identificar as principais áreas de tensão da América Latina na atualidade e estabelecer a relação entre essas áreas e as consequências do processo de colonização na região
14-  Identificar e analisar o papel dos principais atores sociais envolvidos em conflitos recentes na América Latina
4º Bimestre

25- Reconhecer e aplicar os conceitos de recursos e fluxos materiais e imateriais
26- Reconhecer e aplicar o conceito de redes geográficas
27-  Extrair informações sobre a distribuição das principais redes de fluxos materiais, indicando suas áreas de concentração e de distribuição
28-  Extrair informações sobre a distribuição das principais redes de fluxos de ideias e informações, analisando as condições histórico-geográficas para a sua reprodução
29-  Extrair informações relevantes de mapas temáticos e anamorfoses para identificar e localizar as denominadas cidades globais e suas áreas de influência
30- Ler e interpretar textos que distingam o conceito de terrorismo e identifiquem as suas principais formas e áreas de atuação
31- Ler e interpretar mapa sobre a atuação de redes terroristas, identificando áreas de atuação e interesses que as envolvem
32-  Ponderar razões histórico-geográficas e socioeconômicas que justifiquem e expliquem a
ampliação da atuação das redes criminosas em escala global
33- Destacar fatores responsáveis pela ampliação das redes criminosas globais e suas diferentes formas de atuação a partir dos usos das tecnologias da informação

Março/2015


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