segunda-feira, 29 de junho de 2015

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Física

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Física  
1ª Série do Ensino Médio
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01-  Identificar movimentos que se realizam no dia a dia e as grandezas relevantes que os caracterizam
02-  Reconhecer características comuns aos movimentos e sistematizá-las segundo trajetórias, variações de velocidade e outras variáveis
03- Fazer estimativas, realizar ou interpretar medidas e escolher procedimentos para caracterizar deslocamentos, tempos de percurso e variações de velocidade em situações reais
04-  Identificar diferentes formas de representar movimentos, como trajetórias, gráficos, funções etc.
05-  Reconhecer causas da variação de movimentos associadas a forças e ao tempo de duração das interações
06-  Identificar as interações nas formas de controle das alterações do movimento
07-  Reconhecer a conservação da quantidade de movimento, a partir da observação, análise e experimentação de situações concretas, como quedas, colisões, jogos ou movimentos de automóveis
08-  Comparar modelos explicativos das variações no movimento pelas leis de Newton
09-  Reconhecer que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas físicos



25-  Identificar e caracterizar diferentes elementos que compõem o Universo
26-  Reconhecer e comparar modelos explicativos sobre a origem e a constituição do Universo segundo diferentes culturas ou em diferentes épocas
27-  Identificar e interpretar situações, fenômenos e processos conhecidos, envolvendo interações gravitacionais na Terra e no Universo
28-  Compreender as interações gravitacionais entre objetos na superfície da Terra ou entre astros no Universo, identificando e relacionando variáveis relevantes nessas interações
29-  Elaborar hipóteses e fazer previsões sobre lançamentos oblíquos na superfície terrestre
30-  Identificar e relacionar variáveis relevantes e estratégias para resolver situações-problema envolvendo movimentos na superfície terrestre
31-  Reconhecer e utilizar a conservação da quantidade de movimento linear e angular em interações astronômicas para fazer previsões e solucionar problemas
2º Bimestre

10-  Identificar a presença de fontes de energia nos movimentos no dia a dia, tanto nas translações como nas rotações, nos diversos equipamentos e máquinas e em atividades físicas e esportivas
11-  Classificar as fontes de energia que produzem ou alteram movimentos
12-  Identificar energia potencial elástica e energia cinética como componentes da energia mecânica
13-  Identificar a variação da energia mecânica pelo trabalho da força de atrito
14-  Reconhecer o trabalho de uma força como medida da variação de um movimento, inclusive em situações que envolvem forças de atrito
15- Reconhecer variáveis que caracterizam a energia mecânica no movimento de translação
16- Identificar a energia potencial gravitacional e sua transformação em energia cinética
17-  Identificar o trabalho da força gravitacional na transformação de energia potencial gravitacional em energia cinética; por exemplo, em projéteis ou quedas-d'água
18-  Identificar o trabalho da força de atrito na dissipação de energia cinética numa freada
19-  Estabelecer critérios para manter distância segura numa estrada em função da velocidade, avaliando os riscos de altas velocidades
20-  Determinar parâmetros do movimento, utilizando a conservação da energia mecânica
21-  Reconhecer a evolução histórica e implicações na sociedade de processos de utilização de trabalho mecânico, como no desenvolvimento de meios de transporte ou de máquinas mecânicas
22-  Distinguir situações de equilíbrio daquelas de não equilíbrio, diante de situações naturais ou em artefatos tecnológicos
23-  Identificar as condições necessárias para a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico de objetos no ar ou na água, avaliando pressão e empuxo
24-  Reconhecer, representar e classificar processos de ampliação de forças em diferentes ferramentas, máquinas e instrumentos





4º Bimestre

32-  Descrever, representar e comparar os modelos geocêntrico e heliocêntrico do Sistema Solar
33- Debater e argumentar sobre a transformação da visão de mundo geocêntrica em heliocêntrica, relacionando-a às mudanças sociais da época
34-  Identificar campos, forças e relações de conservação para descrever movimentos no sistema planetário e de outros astros, naves e satélites
35-  Reconhecer a natureza cíclica de movimentos do Sol, Terra e Lua e suas interações, associando-a a fenômenos naturais e ao calendário, e suas influências na vida humana
36-  Reconhecer os modelos atuais propostos para a origem, evolução e constituição do Universo, os debates entre eles e os limites de seus resultados
37-  Relacionar ordens de grandeza de medidas astronômicas de espaço e tempo para fazer estimativas e cálculos
38-  Utilizar ordens de grandeza de medidas astronômicas para situar temporal e espacialmente a vida em geral e a vida humana em particular
39-  Identificar condições essenciais para a existência da vida, tal como é hoje conhecida na Terra
40-  Formular e debater hipóteses e explicações científicas acerca da possibilidade de vida fora da Terra
41-  Identificar as principais características do modelo cosmológico atual
42- Identificar as diferentes formas pelas quais os modelos explicativos do Universo se relacionam com a cultura ao longo da história da humanidade
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Física
2ª Série do Ensino Médio
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01-  Identificar fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a diferentes usos e situações
02-  Identificar e caracterizar a participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos
03- Reconhecer as propriedades térmicas dos materiais e sua influência nos processos de troca de calor
04-  Reconhecer o calor como energia em trânsito
05-  Estimar a ordem de grandeza de temperatura de elementos do cotidiano
06-  Propor procedimentos em que sejam realizadas medidas de temperatura
07-  Identificar e caracterizar o funcionamento dos diferentes termômetros
08-  Compreender e aplicar a situações reais o conceito de equilíbrio térmico
09-  Explicar as propriedades térmicas das substâncias, associando-as ao conceito de temperatura e à sua escala absoluta, utilizando o modelo cinético das moléculas
10-  Identificar as propriedades térmicas dos materiais nas diferentes formas de controle da temperatura
11-  Relacionar mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais e em processos tecnológicos com as variações de energia térmica e de temperatura
12-  Explicar fenômenos térmicos cotidianos, com base nos conceitos de calor específico e capacidade térmica
13-  Identificar a ocorrência da condução, convecção e irradiação em sistemas naturais e tecnológicos
14-  Explicar as propriedades térmicas das substâncias e as diferentes formas de transmissão de calor, com base no modelo cinético das moléculas
15-  Comparar a energia liberada na combustão de diferentes substâncias
16-  Analisar a relação entre energia liberada e fonte nutricional dos alimentos
17-  Identificar os processos de troca de calor e as propriedades térmicas das substâncias, explicando fenômenos atmosféricos ou climáticos
18-  Identificar e caracterizar os processos de formação de fenômenos climáticos como chuva, orvalho, geada e neve
19-  Identificar e caracterizar as transformações de estado no ciclo da água
20-  Identificar e caracterizar as diferentes fontes de energia e os processos de transformação para produção social de energia
21-  Analisar o uso de diferentes combustíveis, considerando seu impacto no meio ambiente
22-  Caracterizar efeito estufa e camada de ozônio, sabendo diferenciá-los
23-  Debater e argumentar sobre avaliações e hipóteses acerca do aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais

39-  Reconhecer a constante presença das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos, fenômenos e sistemas que produzem sons
40-  Associar diferentes características de sons a grandezas físicas, como frequência e intensidade, para explicar, reproduzir, avaliar e controlar a emissão de sons por instrumentos musicais e outros sistemas
41-  Caracterizar ondas mecânicas (por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação e ressonância) a partir de exemplos de músicas e de sons cotidianos
42-  Reconhecer escalas musicais e princípios físicos de funcionamento de alguns instrumentos
43- Explicar o funcionamento da audição humana para monitorar os limites de conforto, deficiências auditivas e poluição sonora
44-  Reconhecer e argumentar sobre problemas decorrentes da poluição sonora para a saúde humana e possíveis formas de controlá-los
45-  Identificar objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no cotidiano
46- Reconhecer o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de sombras, reflexão, refração etc.
47-  Associar as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas
48-  Reconhecer diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a visão, como olhos, óculos, lupas, telescópios, microscópios etc., visando à sua utilização adequada
49- Reconhecer aspectos e influências culturais nas formas de apreciação de imagens

2º Bimestre




24-  Reconhecer a evolução histórica do modelo de calor, a unificação entre trabalho mecânico e calor e o princípio de conservação da energia
25-  Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico, e nas máquinas mecânicas e a vapor
26-  Avaliar a capacidade de realização de trabalho a partir da expansão de um gás
27-  Reconhecer a evolução histórica do uso de máquinas térmicas
28-  Reconhecer os limites e possibilidades de uma máquina térmica que opera em ciclo
29- Explicar e representar os ciclos de funcionamento de diferentes máquinas térmicas
30-  Reconhecer os princípios fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o funcionamento das máquinas térmicas
31-  Analisar e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas
32-  Estimar ou calcular a potência e o rendimento de máquinas térmicas reais, como turbinas e motores a combustão interna
33-  Comparar e analisar a potência e o rendimento de diferentes máquinas térmicas a partir de dados reais
34-  Compreender o ciclo de Carnot e a impossibilidade de existência de uma máquina térmica com 100% de rendimento
35-  Identificar as diferentes fontes de energia na Terra, suas transformações e sua degradação
36-  Reconhecer o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre
37- Compreender os balanços energéticos de alguns processos de transformação da energia na Terra
38-  Identificar e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas


4º Bimestre




50-  Identificar a luz branca como composição de diferentes cores
51- Associar a cor de um objeto a formas de interação da luz com a matéria (reflexão, refração, absorção)
52-  Estabelecer diferenças entre cor-luz e cor-pigmento
53-  Identificar as cores primárias e suas composições no sistema de percepção de cores do olho humano e de equipamentos
54-  Utilizar informações para identificar o uso adequado de iluminação em ambientes do cotidiano
55-  Utilizar o modelo eletromagnético da luz como uma representação possível das cores na natureza
56- Identificar a luz no espectro de ondas eletromagnéticas, diferenciando as cores de acordo com as frequências
57-  Reconhecer e explicar a emissão e a absorção de diferentes cores de luz
58-  Identificar e caracterizar modelos de explicação da natureza da luz ao longo da história humana, seus limites e embates
59-  Reconhecer o atual modelo científico utilizado para explicar a natureza da luz
60-  Identificar os principais meios de produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas no cotidiano
61-  Explicar o funcionamento básico de equipamentos e sistemas de comunicação, como rádio, televisão, telefone celular e fibras ópticas, com base nas características das ondas eletromagnéticas
62-  Reconhecer a evolução dos meios de comunicação e informação, assim como seus impactos sociais, econômicos e culturais
63-  Acompanhar e debater criticamente notícias e artigos sobre aspectos socioeconômicos, científicos e tecnológicos
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e Habilidades de Física
3ª Série do Ensino Médio
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01- Identificar a presença da eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos elétricos como em outras atividades
02- Classificar equipamentos elétricos do cotidiano segundo a sua função
03-  Caracterizar os aparelhos elétricos a partir das especificações dos fabricantes sobre suas características (voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os símbolos relacionados a cada grandeza
04-  Relacionar informações fornecidas pelos fabricantes de aparelhos elétricos a propriedades e modelos físicos para explicar seu funcionamento
05- Identificar e caracterizar os principais elementos de um circuito elétrico simples
06-  Relacionar as grandezas mensuráveis dos circuitos elétricos com o modelo microscópico da eletricidade no interior da matéria
07-  Compreender o choque elétrico como resultado da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, avaliando efeitos, perigos e cuidados no manuseio da eletricidade
08-  Diferenciar um condutor de um isolante elétrico em função de sua estrutura, avaliando o uso de diferentes materiais em situações diversas
09-  Compreender os significados das redes de 110 V e 220 V, calibre de fios, disjuntores e fios terra para analisar o funcionamento de instalações elétricas domiciliares
10-  Dimensionar o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse consumo
11- Dimensionar circuitos elétricos domésticos em função das características das residências
12-  Propor estratégias e alternativas seguras de economia de energia elétrica doméstica
13-  Relacionar o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento
14-  Reconhecer propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de interação por meio de campos
15-  Estimar a ordem de grandezas de fenômenos ligados a grandezas elétricas, como a corrente de um raio; carga acumulada num capacitor e tensão numa rede de transmissão




34-  Identificar e estimar ordens de grandeza de espaço em escala subatômica, nelas situando fenômenos conhecidos
35- Explicar características macroscópicas observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos atômicos
36-  Explicar a absorção e a emissão de radiação pela matéria, recorrendo ao modelo de quantização da energia
37-  Reconhecer a evolução dos conceitos que levaram à idealização do modelo quântico para o átomo
38-  Interpretar a estrutura, as propriedades e as transformações dos materiais com base em modelos quânticos
39-  Identificar diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)
40-  Reconhecer a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e efeitos
41-  Reconhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina
42-  Explicar diferentes processos de geração de energia nuclear (fusão e fissão), reconhecendo-os em fenômenos naturais e em sistemas tecnológicos
43-  Caracterizar o funcionamento de uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis riscos e as vantagens de sua utilização em diferentes situações
44-  Pesquisar e argumentar acerca do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo
45- Avaliar e debater efeitos biológicos e ambientais da radiatividade e das radiações ionizantes, assim como medidas de proteção
2º Bimestre
16-  A partir de observações ou de representações, formular hipóteses sobre a direção do campo magnético em um ponto ou região do espaço, utilizando informações de outros pontos ou regiões
17-  Identificar as linhas do campo magnético e reconhecer os polos magnéticos de um ímã, por meio de figuras desenhadas, malhas de ferro ou outras representações
18-  Representar o campo magnético de um ímã utilizando linguagem icônica de pontos, traços ou linhas
19-  Identificar a relação entre a corrente elétrica e o campo magnético correspondente em termos de intensidade, direção e sentido
20-  Relacionar a variação do fluxo do campo magnético com a geração de corrente elétrica
21-  Reconhecer a relação entre fenômenos elétricos e magnéticos a partir de resultados de observações ou textos históricos
22-  Interpretar textos históricos relativos ao desenvolvimento do eletromagnetismo, contextualizando as informações e comparando-as com as informações científicas atuais
23- Explicar o funcionamento de motores e geradores elétricos e seus componentes e os correspondentes fenômenos e interações eletromagnéticos
24-  Reconhecer as transformações de energia envolvidas em motores e geradores elétricos
25-  Identificar critérios que orientam a utilização de aparelhos elétricos, como as especificações do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), riscos, eficiência energética e direitos do consumidor
26-  Identificar semelhanças e diferenças entre os processos físicos em sistemas que geram energia elétrica, como pilhas, baterias, dínamos, geradores ou usinas
27- Identificar fases e/ou características da transformação de energia em usinas geradoras de eletricidade
28-  Identificar e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica
29-  Representar por meio de esquemas a transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo
30-  Relacionar a produção de energia com os impactos ambientais e sociais desses processos
31-  Estimar perdas de energia ao longo do sistema de transmissão de energia elétrica, reconhecendo a necessidade de transmissão em alta-tensão
32-  Identificar quantitativamente as diferentes fontes de energia elétrica no Brasil
33-  Relacionar a evolução da produção de energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida
4º Bimestre
46-  Reconhecer os principais modelos explicativos dos fundamentos da matéria ao longo da história, dos átomos da Grécia Clássica aos quarks
47-  Identificar a existência e a diversidade das partículas subatômicas
48-  Reconhecer e caracterizar processos de identificação e detecção de partículas subatômicas
49-  Reconhecer, na história da ciência, relações entre a evolução dos modelos explicativos da matéria e da pesquisa com aspectos sociais, políticos e econômicos
50-  Reconhecer a natureza das interações e a relação massa–energia nos processos nucleares  e nas transformações de partículas subatômicas
51-  Identificar a presença de componentes eletrônicos, como semicondutores, e suas propriedades em equipamentos do mundo contemporâneo
52-  Identificar elementos básicos da microeletrônica no processamento e armazenamento de informações (processadores, microcomputadores, discos magnéticos, CDs etc.)
54-  Identificar e caracterizar os novos materiais e processos utilizados no desenvolvimento  da informática
55-  Avaliar e debater os impactos de novas tecnologias na vida contemporânea, analisando
as implicações da relação entre ciência e ética
Março/2015





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