Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Física
1ª Série do Ensino Médio
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Identificar movimentos que se realizam no
dia a dia e as grandezas relevantes que os caracterizam
02- Reconhecer características comuns aos
movimentos e sistematizá-las segundo trajetórias, variações de velocidade e
outras variáveis
03- Fazer estimativas, realizar
ou interpretar medidas e escolher procedimentos para caracterizar
deslocamentos, tempos de percurso e variações de velocidade em situações
reais
04- Identificar diferentes formas de representar
movimentos, como trajetórias, gráficos, funções etc.
05- Reconhecer causas da variação de movimentos
associadas a forças e ao tempo de duração das interações
06- Identificar as interações nas formas de
controle das alterações do movimento
07- Reconhecer a conservação da quantidade de
movimento, a partir da observação, análise e experimentação de situações
concretas, como quedas, colisões, jogos ou movimentos de automóveis
08- Comparar modelos explicativos das variações
no movimento pelas leis de Newton
09- Reconhecer que tanto as leis de conservação
das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e
características dos movimentos em sistemas físicos
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25- Identificar e caracterizar diferentes
elementos que compõem o Universo
26- Reconhecer e comparar modelos explicativos
sobre a origem e a constituição do Universo segundo diferentes culturas ou em
diferentes épocas
27- Identificar e interpretar situações,
fenômenos e processos conhecidos, envolvendo interações gravitacionais na
Terra e no Universo
28- Compreender as interações gravitacionais
entre objetos na superfície da Terra ou entre astros no Universo,
identificando e relacionando variáveis relevantes nessas interações
29- Elaborar hipóteses e fazer previsões sobre
lançamentos oblíquos na superfície terrestre
30- Identificar e relacionar variáveis
relevantes e estratégias para resolver situações-problema envolvendo
movimentos na superfície terrestre
31- Reconhecer e utilizar a conservação da
quantidade de movimento linear e angular em interações astronômicas para
fazer previsões e solucionar problemas
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2º Bimestre
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10- Identificar a presença de fontes de energia
nos movimentos no dia a dia, tanto nas translações como nas rotações, nos
diversos equipamentos e máquinas e em atividades físicas e esportivas
11- Classificar as fontes de energia que
produzem ou alteram movimentos
12- Identificar energia potencial elástica e
energia cinética como componentes da energia mecânica
13- Identificar a variação da energia mecânica
pelo trabalho da força de atrito
14- Reconhecer o trabalho de uma força como
medida da variação de um movimento, inclusive em situações que envolvem
forças de atrito
15- Reconhecer variáveis que
caracterizam a energia mecânica no movimento de translação
16- Identificar a energia
potencial gravitacional e sua transformação em energia cinética
17- Identificar o trabalho da força
gravitacional na transformação de energia potencial gravitacional em energia
cinética; por exemplo, em projéteis ou quedas-d'água
18- Identificar o trabalho da força de atrito na
dissipação de energia cinética numa freada
19- Estabelecer critérios para manter distância
segura numa estrada em função da velocidade, avaliando os riscos de altas
velocidades
20- Determinar parâmetros do movimento,
utilizando a conservação da energia mecânica
21- Reconhecer a evolução histórica e
implicações na sociedade de processos de utilização de trabalho mecânico,
como no desenvolvimento de meios de transporte ou de máquinas mecânicas
22- Distinguir situações de equilíbrio daquelas
de não equilíbrio, diante de situações naturais ou em artefatos tecnológicos
23- Identificar as condições necessárias para a
manutenção do equilíbrio estático e dinâmico de objetos no ar ou na água,
avaliando pressão e empuxo
24- Reconhecer, representar e classificar
processos de ampliação de forças em diferentes ferramentas, máquinas e
instrumentos
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4º Bimestre
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32- Descrever, representar e comparar os modelos
geocêntrico e heliocêntrico do Sistema Solar
33- Debater e argumentar sobre a
transformação da visão de mundo geocêntrica em heliocêntrica, relacionando-a
às mudanças sociais da época
34- Identificar campos, forças e relações de
conservação para descrever movimentos no sistema planetário e de outros
astros, naves e satélites
35- Reconhecer a natureza cíclica de movimentos
do Sol, Terra e Lua e suas interações, associando-a a fenômenos naturais e ao
calendário, e suas influências na vida humana
36- Reconhecer os modelos atuais propostos para
a origem, evolução e constituição do Universo, os debates entre eles e os
limites de seus resultados
37- Relacionar ordens de grandeza de medidas
astronômicas de espaço e tempo para fazer estimativas e cálculos
38- Utilizar ordens de grandeza de medidas
astronômicas para situar temporal e espacialmente a vida em geral e a vida
humana em particular
39- Identificar condições essenciais para a
existência da vida, tal como é hoje conhecida na Terra
40- Formular e debater hipóteses e explicações
científicas acerca da possibilidade de vida fora da Terra
41- Identificar as principais características do
modelo cosmológico atual
42- Identificar as diferentes
formas pelas quais os modelos explicativos do Universo se relacionam com a
cultura ao longo da história da humanidade
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Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Física
2ª Série do Ensino Médio
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Identificar fenômenos, fontes e sistemas que
envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a diferentes usos e
situações
02- Identificar e caracterizar a participação do
calor nos processos naturais ou tecnológicos
03- Reconhecer as propriedades
térmicas dos materiais e sua influência nos processos de troca de calor
04- Reconhecer o calor como energia em trânsito
05- Estimar a ordem de grandeza de temperatura
de elementos do cotidiano
06- Propor procedimentos em que sejam realizadas
medidas de temperatura
07- Identificar e caracterizar o funcionamento
dos diferentes termômetros
08- Compreender e aplicar a situações reais o
conceito de equilíbrio térmico
09- Explicar as propriedades térmicas das
substâncias, associando-as ao conceito de temperatura e à sua escala
absoluta, utilizando o modelo cinético das moléculas
10- Identificar as propriedades térmicas dos
materiais nas diferentes formas de controle da temperatura
11- Relacionar mudanças de estado da matéria em
fenômenos naturais e em processos tecnológicos com as variações de energia
térmica e de temperatura
12- Explicar fenômenos térmicos cotidianos, com
base nos conceitos de calor específico e capacidade térmica
13- Identificar a ocorrência da condução, convecção
e irradiação em sistemas naturais e tecnológicos
14- Explicar as propriedades térmicas das
substâncias e as diferentes formas de transmissão de calor, com base no
modelo cinético das moléculas
15- Comparar a energia liberada na combustão de
diferentes substâncias
16- Analisar a relação entre energia liberada e
fonte nutricional dos alimentos
17- Identificar os processos de troca de calor e
as propriedades térmicas das substâncias, explicando fenômenos atmosféricos
ou climáticos
18- Identificar e caracterizar os processos de
formação de fenômenos climáticos como chuva, orvalho, geada e neve
19- Identificar e caracterizar as transformações
de estado no ciclo da água
20- Identificar e caracterizar as diferentes
fontes de energia e os processos de transformação para produção social de
energia
21- Analisar o uso de diferentes combustíveis,
considerando seu impacto no meio ambiente
22- Caracterizar efeito estufa e camada de
ozônio, sabendo diferenciá-los
23- Debater e argumentar sobre avaliações e
hipóteses acerca do aquecimento global e suas consequências ambientais e
sociais
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39- Reconhecer a constante presença das ondas
sonoras no dia a dia, identificando objetos, fenômenos e sistemas que
produzem sons
40- Associar diferentes características de sons
a grandezas físicas, como frequência e intensidade, para explicar,
reproduzir, avaliar e controlar a emissão de sons por instrumentos musicais e
outros sistemas
41- Caracterizar ondas mecânicas (por meio dos
conceitos de amplitude, comprimento de onda, frequência, velocidade de
propagação e ressonância) a partir de exemplos de músicas e de sons
cotidianos
42- Reconhecer escalas musicais e princípios
físicos de funcionamento de alguns instrumentos
43- Explicar o funcionamento da
audição humana para monitorar os limites de conforto, deficiências auditivas
e poluição sonora
44- Reconhecer e argumentar sobre problemas
decorrentes da poluição sonora para a saúde humana e possíveis formas de
controlá-los
45- Identificar objetos, sistemas e fenômenos
que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no cotidiano
46- Reconhecer o papel da luz,
suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de
sombras, reflexão, refração etc.
47- Associar as características de obtenção de
imagens a propriedades físicas da luz para explicar, reproduzir, variar ou
controlar a qualidade das imagens produzidas
48- Reconhecer diferentes instrumentos ou
sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a visão, como olhos, óculos,
lupas, telescópios, microscópios etc., visando à sua utilização adequada
49- Reconhecer aspectos e
influências culturais nas formas de apreciação de imagens
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2º Bimestre
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24- Reconhecer a evolução histórica do modelo de
calor, a unificação entre trabalho mecânico e calor e o princípio de
conservação da energia
25- Avaliar a conservação de energia em sistemas
físicos, como nas trocas de calor com mudanças de estado físico, e nas
máquinas mecânicas e a vapor
26- Avaliar a capacidade de realização de trabalho
a partir da expansão de um gás
27- Reconhecer a evolução histórica do uso de
máquinas térmicas
28- Reconhecer os limites e possibilidades de
uma máquina térmica que opera em ciclo
29- Explicar e representar os
ciclos de funcionamento de diferentes máquinas térmicas
30- Reconhecer os princípios fundamentais da
termodinâmica que norteiam a construção e o funcionamento das máquinas
térmicas
31- Analisar e interpretar os diagramas P x V de
diferentes ciclos das máquinas térmicas
32- Estimar ou calcular a potência e o
rendimento de máquinas térmicas reais, como turbinas e motores a combustão
interna
33- Comparar e analisar a potência e o
rendimento de diferentes máquinas térmicas a partir de dados reais
34- Compreender o ciclo de Carnot e a impossibilidade
de existência de uma máquina térmica com 100% de rendimento
35- Identificar as diferentes fontes de energia
na Terra, suas transformações e sua degradação
36- Reconhecer o ciclo de energia no Universo e
sua influência nas fontes de energia terrestre
37- Compreender os balanços
energéticos de alguns processos de transformação da energia na Terra
38- Identificar e caracterizar a conservação e
as transformações de energia em diferentes processos de geração e uso social,
e comparar diferentes recursos e opções energéticas
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4º Bimestre
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50- Identificar a luz branca como composição de
diferentes cores
51- Associar a cor de um objeto
a formas de interação da luz com a matéria (reflexão, refração, absorção)
52- Estabelecer diferenças entre cor-luz e
cor-pigmento
53- Identificar as cores primárias e suas
composições no sistema de percepção de cores do olho humano e de equipamentos
54- Utilizar informações para identificar o uso
adequado de iluminação em ambientes do cotidiano
55- Utilizar o modelo eletromagnético da luz
como uma representação possível das cores na natureza
56- Identificar a luz no
espectro de ondas eletromagnéticas, diferenciando as cores de acordo com as
frequências
57- Reconhecer e explicar a emissão e a absorção
de diferentes cores de luz
58- Identificar e caracterizar modelos de
explicação da natureza da luz ao longo da história humana, seus limites e
embates
59- Reconhecer o atual modelo científico
utilizado para explicar a natureza da luz
60- Identificar os principais meios de produção,
propagação e detecção de ondas eletromagnéticas no cotidiano
61- Explicar o funcionamento básico de
equipamentos e sistemas de comunicação, como rádio, televisão, telefone
celular e fibras ópticas, com base nas características das ondas eletromagnéticas
62- Reconhecer a evolução dos meios de
comunicação e informação, assim como seus impactos sociais, econômicos e
culturais
63- Acompanhar e debater criticamente notícias e
artigos sobre aspectos socioeconômicos, científicos e tecnológicos
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Março/2015
Acompanhamento
Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o
aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio
Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de Física
3ª Série do Ensino Médio
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Identificar a presença da
eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos elétricos como em outras atividades
02- Classificar equipamentos
elétricos do cotidiano segundo a sua função
03- Caracterizar os aparelhos elétricos a partir
das especificações dos fabricantes sobre suas características (voltagem,
potência, frequência etc.), reconhecendo os símbolos relacionados a cada
grandeza
04- Relacionar informações fornecidas pelos
fabricantes de aparelhos elétricos a propriedades e modelos físicos para
explicar seu funcionamento
05- Identificar e caracterizar
os principais elementos de um circuito elétrico simples
06- Relacionar as grandezas mensuráveis dos
circuitos elétricos com o modelo microscópico da eletricidade no interior da
matéria
07- Compreender o choque elétrico como resultado
da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, avaliando efeitos,
perigos e cuidados no manuseio da eletricidade
08- Diferenciar um condutor de um isolante
elétrico em função de sua estrutura, avaliando o uso de diferentes materiais
em situações diversas
09- Compreender os significados das redes de 110
V e 220 V, calibre de fios, disjuntores e fios terra para analisar o
funcionamento de instalações elétricas domiciliares
10- Dimensionar o gasto de energia elétrica de
uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse consumo
11- Dimensionar circuitos
elétricos domésticos em função das características das residências
12- Propor estratégias e alternativas seguras de
economia de energia elétrica doméstica
13- Relacionar o campo elétrico com cargas
elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento
14- Reconhecer propriedades elétricas e
magnéticas da matéria e suas formas de interação por meio de campos
15- Estimar a ordem de grandezas de fenômenos
ligados a grandezas elétricas, como a corrente de um raio; carga acumulada
num capacitor e tensão numa rede de transmissão
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34- Identificar e estimar ordens de grandeza de
espaço em escala subatômica, nelas situando fenômenos conhecidos
35- Explicar características
macroscópicas observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos atômicos
36- Explicar a absorção e a emissão de radiação
pela matéria, recorrendo ao modelo de quantização da energia
37- Reconhecer a evolução dos conceitos que
levaram à idealização do modelo quântico para o átomo
38- Interpretar a estrutura, as propriedades e
as transformações dos materiais com base em modelos quânticos
39- Identificar diferentes radiações presentes no
cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro eletromagnético e sua
utilização por meio das tecnologias a elas associadas (rádio, radar, forno de
micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)
40- Reconhecer a presença da radioatividade no
mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e
efeitos
41- Reconhecer a natureza das interações e a
dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu
uso na geração de energia elétrica, na indústria, na agricultura e na
medicina
42- Explicar diferentes processos de geração de
energia nuclear (fusão e fissão), reconhecendo-os em fenômenos naturais e em
sistemas tecnológicos
43- Caracterizar o funcionamento de uma usina
nuclear, argumentando sobre seus possíveis riscos e as vantagens de sua
utilização em diferentes situações
44- Pesquisar e argumentar acerca do uso de
energia nuclear no Brasil e no mundo
45- Avaliar e debater efeitos
biológicos e ambientais da radiatividade e das radiações ionizantes, assim
como medidas de proteção
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2º Bimestre
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16- A partir de observações ou de
representações, formular hipóteses sobre a direção do campo magnético em um
ponto ou região do espaço, utilizando informações de outros pontos ou regiões
17- Identificar as linhas do campo magnético e
reconhecer os polos magnéticos de um ímã, por meio de figuras desenhadas,
malhas de ferro ou outras representações
18- Representar o campo magnético de um ímã
utilizando linguagem icônica de pontos, traços ou linhas
19- Identificar a relação entre a corrente
elétrica e o campo magnético correspondente em termos de intensidade, direção
e sentido
20- Relacionar a variação do fluxo do campo
magnético com a geração de corrente elétrica
21- Reconhecer a relação entre fenômenos elétricos
e magnéticos a partir de resultados de observações ou textos históricos
22- Interpretar textos históricos relativos ao desenvolvimento
do eletromagnetismo, contextualizando as informações e comparando-as com as
informações científicas atuais
23- Explicar o funcionamento de
motores e geradores elétricos e seus componentes e os correspondentes
fenômenos e interações eletromagnéticos
24- Reconhecer as transformações de energia
envolvidas em motores e geradores elétricos
25- Identificar critérios que orientam a
utilização de aparelhos elétricos, como as especificações do Instituto
Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro),
riscos, eficiência energética e direitos do consumidor
26- Identificar semelhanças e diferenças entre
os processos físicos em sistemas que geram energia elétrica, como pilhas,
baterias, dínamos, geradores ou usinas
27- Identificar fases e/ou
características da transformação de energia em usinas geradoras de eletricidade
28- Identificar e caracterizar os diversos
processos de produção de energia elétrica
29- Representar por meio de esquemas a
transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo
30- Relacionar a produção de energia com os
impactos ambientais e sociais desses processos
31- Estimar perdas de energia ao longo do
sistema de transmissão de energia elétrica, reconhecendo a necessidade de
transmissão em alta-tensão
32- Identificar quantitativamente as diferentes
fontes de energia elétrica no Brasil
33- Relacionar a evolução da produção de energia
com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida
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4º Bimestre
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46- Reconhecer os principais modelos
explicativos dos fundamentos da matéria ao longo da história, dos átomos da
Grécia Clássica aos quarks
47- Identificar a existência e a diversidade das
partículas subatômicas
48- Reconhecer e caracterizar processos de
identificação e detecção de partículas subatômicas
49- Reconhecer, na história da ciência, relações
entre a evolução dos modelos explicativos da matéria e da pesquisa com
aspectos sociais, políticos e econômicos
50- Reconhecer a natureza das interações e a
relação massa–energia nos processos nucleares
e nas transformações de partículas subatômicas
51- Identificar a presença de componentes
eletrônicos, como semicondutores, e suas propriedades em equipamentos do
mundo contemporâneo
52- Identificar elementos básicos da
microeletrônica no processamento e armazenamento de informações
(processadores, microcomputadores, discos magnéticos, CDs etc.)
54- Identificar e caracterizar os novos
materiais e processos utilizados no desenvolvimento da informática
55- Avaliar e debater os impactos de novas
tecnologias na vida contemporânea, analisando
as implicações da relação entre
ciência e ética
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Março/2015
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