segunda-feira, 29 de junho de 2015

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Filosofia

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e Habilidades de Filosofia
1ª Série do Ensino Médio
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01-  Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador
02-  Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos
03- Identificar informações em textos filosóficos
04-  Identificar características de argumentação em diferentes gêneros textuais
05- Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico
06- Relacionar questões atuais a questões da História da Filosofia
07- Praticar escuta atenta e atitudes de cooperação no trabalho em equipe
08-  Praticar negociações abrindo mão de suas propostas diante de propostas mais adequadas a objetivos que beneficiem a todos
09-  Expressar por escrito e oralmente conceitos relativos ao funcionamento do intelecto

17-  Expressar escrita e oralmente o conceito de Estado
18-  Construir argumentos que expressem reflexão crítica sobre o conceito de Estado
19- Identificar características e ações da organização estatal brasileira nas próprias experiências de vida
20-  Identificar e discutir problemas do Estado brasileiro
21-  Analisar a relação entre Estado e sociedade a partir da compreensão dos conceitos centrais do anarquismo e do socialismo
22- Analisar o mundo do trabalho e da política a partir de teorias filosóficas
2º Bimestre
10-  Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade absoluta
11- Identificar e realizar procedimentos de pesquisa, tais como: observação, entrevistas, elaboração de roteiros para entrevistas e observações, registros, classificações, interpretações
12- Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para a análise de diferentes culturas
13-  Relacionar práticas de cidadania ao respeito às diferenças
14-  Discutir a condição estética e existencial dos seres humanos
15-  Questionar o conceito de etnocentrismo no contexto da reflexão sobre relações entre diferentes culturas
16-  Discutir a relação entre cultura e natureza
4º Bimestre
23-  Reconhecer a condição de pobreza material como questão social importante
24-  Analisar a questão da pobreza no âmbito da reflexão sobre justiça social
25-  Expressar escrita e oralmente a relevância dos direitos humanos
26- Identificar diferentes conceitos de democracia e sua relação com a igualdade efetiva entre os cidadãos
27-  Reconhecer e planejar práticas de participação política na relação com autoridades locais
28-  Identificar e discutir fenômenos históricos, sociais, culturais e artísticos no exercício de reflexão filosófica
29-  Sistematizar informações levantadas em pesquisa e apresentadas pelo professor e pelos colegas
30-  Identificar, selecionar e problematizar informações em textos filosóficos
31-  Elaborar textos-síntese a partir dos conteúdos filosóficos estudados
32-  Relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações, para construir argumentação consistente

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Filosofia
2ª Série do Ensino Médio
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01- Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária
02-  Identificar diferentes conceitos de liberdade com base em algumas teorias filosóficas
03- Relacionar liberdade à solidariedade
04-  Desenvolver habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual
05-  Relacionar ética e moral
12-  Identificar e criticar práticas de humilhação social
13-  Construir argumentação crítica sobre as práticas sociais de discriminação e preconceitos
14-  Analisar a condição dos seres humanos a partir de reflexão filosófica sobre diferenças e igualdades entre homens e mulheres
15- Identificar e questionar práticas de racismo
16-  Expressar por escrito e oralmente a relevância da educação para a superação de preconceitos e desigualdades sociais
2º Bimestre
06- Refletir sobre a ética na perspectiva do indivíduo que se percebe como parte da natureza e da sociedade
07-  Refletir sobre as perspectivas de pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e seres da natureza
08-  Identificar diferentes concepções de indivíduo
09-  Identificar as subjetividades como resultado de construção social
10-  Identificar processos sociais merecedores de crítica
11-  Expressar, por escrito e oralmente, uma reflexão que inclua compreensão aprofundada dos conceitos de indústria cultural e alienação moral
4º Bimestre

17-  Reconhecer a relevância da reflexão filosófica para a análise dos temas que emergem dos problemas das sociedades contemporâneas
18-  Expressar por escrito e oralmente questionamentos sobre o avanço tecnológico, o pensamento tecnicista e as consequências para a vida no planeta
19-  Discutir questões do campo da Bioética, distinguindo o papel da reflexão filosófica para o seu enfrentamento
20-  Identificar e problematizar valores sociais e culturais da sociedade contemporânea
21-  Identificar, selecionar e problematizar informações em textos filosóficos
22-  Elaborar textos-síntese a partir dos conteúdos filosóficos estudados no bimestre
23-  Relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações para construir argumentação consistente

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Filosofia
3ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades


01-  Identificar situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos
02- Reconhecer a dimensão política do preconceito diante da Filosofia e se posicionar em relação a ela
03- Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos
04-  Elaborar hipóteses e questões a partir das leituras e debates realizados
05-  Identificar a presença da Filosofia no cotidiano
06-  Estabelecer a distinção entre o “filosofar” espontâneo, próprio do senso comum, e o “filosofar” propriamente dito, típico dos filósofos especialistas
07- Identificar características da Filosofia como reflexão
08-  Distinguir diferenças e aproximações entre linguagem e língua
09- Relacionar pensamento, linguagem e língua
10-  Identificar a importância da língua para a produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e imaginar diferentes realidades










20- Distinguir questões associadas ao tema “liberdade” no contexto da contribuição filosófica
21-  Distinguir diferentes concepções sobre a ideia de liberdade
22-  Relacionar liberdade à política por meio da mediação do conceito de democracia
23- Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos
24-  Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados
25- Discutir o conceito de liberdade, destacando questões associadas a diferentes entendimentos sobre o ser livre
26-  Relacionar liberdade à solidariedade na perspectiva de uma sociedade democrática
2º Bimestre


11- Identificar marcas dos discursos filosófico, mitológico e religioso
12-  Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados
13- Identificar situações de desigualdade social, sobretudo no Brasil, e abordá-las de uma perspectiva problematizadora e crítica
14-  Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos
15- Reconhecer o caráter insatisfatório, ingênuo e mesmo ideológico de certas explicações normalmente aceitas pelo senso comum para o problema da desigualdade
16- Identificar aspectos do pensamento de Platão e operar com os conceitos platônicos trabalhados
17-  Distinguir a perspectiva de Platão (natureza) da concepção de Rousseau (convenção) acerca da desigualdade social
18- Distinguir a argumentação de Rousseau acerca da origem da desigualdade e de como superá-la por meio do contrato social
19- Questionar o papel social do Estado e das leis






4º Bimestre


27-  Refletir sobre o tema felicidade no contexto da contribuição filosófica
28-  Distinguir relações mantidas por pessoas de diferentes culturas com a ideia de felicidade
29-  Distinguir abordagens pessoais e sociais a respeito da ideia de felicidade
30- Ler, compreender e interpretar textos filosóficos
31-  Desenvolver habilidades de leitura e escrita, bem como de expressão oral na abordagem de temas filosóficos
32-  Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados
33- Identificar diferentes conceitos de felicidade, destacando questões associadas a diferentes entendimentos contemporâneos sobre “ser feliz”
34- Relacionar a ideia de felicidade a uma ética solidária

Março/2015




Nenhum comentário:

Postar um comentário