Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Filosofia
1ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Identificar movimentos associados ao
processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para
desenvolver o pensamento autônomo e questionador
02- Reconhecer a importância do uso de
diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos
reflexivos
03- Identificar informações em
textos filosóficos
04- Identificar características de argumentação
em diferentes gêneros textuais
05- Reconhecer manifestações
históricas e sociais do pensamento filosófico
06- Relacionar questões atuais a
questões da História da Filosofia
07- Praticar escuta atenta e
atitudes de cooperação no trabalho em equipe
08- Praticar negociações abrindo mão de suas
propostas diante de propostas mais adequadas a objetivos que beneficiem a
todos
09- Expressar por escrito e oralmente conceitos
relativos ao funcionamento do intelecto
|
17- Expressar escrita e oralmente o conceito de
Estado
18- Construir argumentos que expressem reflexão
crítica sobre o conceito de Estado
19- Identificar características
e ações da organização estatal brasileira nas próprias experiências de vida
20- Identificar e discutir problemas do Estado
brasileiro
21- Analisar a relação entre Estado e sociedade
a partir da compreensão dos conceitos centrais do anarquismo e do socialismo
22- Analisar o mundo do trabalho
e da política a partir de teorias filosóficas
|
||
2º Bimestre
|
10- Criticar a concepção de conhecimento
científico como verdade absoluta
11- Identificar e realizar
procedimentos de pesquisa, tais como: observação, entrevistas, elaboração de
roteiros para entrevistas e observações, registros, classificações, interpretações
12- Refletir sobre a importância
do conceito de alteridade para a análise de diferentes culturas
13- Relacionar práticas de cidadania ao respeito
às diferenças
14- Discutir a condição estética e existencial
dos seres humanos
15- Questionar o conceito de etnocentrismo no
contexto da reflexão sobre relações entre diferentes culturas
16- Discutir a relação entre cultura e natureza
|
4º Bimestre
|
23- Reconhecer a condição de pobreza material
como questão social importante
24- Analisar a questão da pobreza no âmbito da
reflexão sobre justiça social
25- Expressar escrita e oralmente a relevância
dos direitos humanos
26- Identificar diferentes
conceitos de democracia e sua relação com a igualdade efetiva entre os
cidadãos
27- Reconhecer e planejar práticas de
participação política na relação com autoridades locais
28- Identificar e discutir fenômenos históricos,
sociais, culturais e artísticos no exercício de reflexão filosófica
29- Sistematizar informações levantadas em
pesquisa e apresentadas pelo professor e pelos colegas
30- Identificar, selecionar e problematizar
informações em textos filosóficos
31- Elaborar textos-síntese a partir dos
conteúdos filosóficos estudados
32- Relacionar informações, representadas de
diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações, para
construir argumentação consistente
|
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Filosofia
2ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Questionar a realidade
social e planejar ações de intervenção solidária
02- Identificar diferentes conceitos de
liberdade com base em algumas teorias filosóficas
03- Relacionar liberdade à
solidariedade
04- Desenvolver habilidades de leitura, escrita
e planejamento investigativo para autonomia intelectual
05- Relacionar ética e moral
|
12- Identificar e criticar práticas de
humilhação social
13- Construir argumentação crítica sobre as
práticas sociais de discriminação e preconceitos
14- Analisar a condição dos seres humanos a
partir de reflexão filosófica sobre diferenças e igualdades entre homens e
mulheres
15- Identificar e questionar
práticas de racismo
16- Expressar por escrito e oralmente a
relevância da educação para a superação de preconceitos e desigualdades
sociais
|
||
2º Bimestre
|
06- Refletir sobre a ética na
perspectiva do indivíduo que se percebe como parte da natureza e da sociedade
07- Refletir sobre as perspectivas de
pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e
seres da natureza
08- Identificar diferentes concepções de
indivíduo
09- Identificar as subjetividades como resultado
de construção social
10- Identificar processos sociais merecedores de
crítica
11- Expressar, por escrito e oralmente, uma
reflexão que inclua compreensão aprofundada dos conceitos de indústria
cultural e alienação moral
|
4º Bimestre
|
17- Reconhecer a relevância da reflexão filosófica
para a análise dos temas que emergem dos problemas das sociedades
contemporâneas
18- Expressar por escrito e oralmente
questionamentos sobre o avanço tecnológico, o pensamento tecnicista e as
consequências para a vida no planeta
19- Discutir questões do campo da Bioética,
distinguindo o papel da reflexão filosófica para o seu enfrentamento
20- Identificar e problematizar valores sociais
e culturais da sociedade contemporânea
21- Identificar, selecionar e problematizar
informações em textos filosóficos
22- Elaborar textos-síntese a partir dos
conteúdos filosóficos estudados no bimestre
23- Relacionar informações, representadas de
diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações para
construir argumentação consistente
|
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Filosofia
3ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Identificar situações de preconceito,
particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos
02- Reconhecer a dimensão
política do preconceito diante da Filosofia e se posicionar em relação a ela
03- Desenvolver habilidades de
escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos
04- Elaborar hipóteses e questões a partir das
leituras e debates realizados
05- Identificar a presença da Filosofia no
cotidiano
06- Estabelecer a distinção entre o “filosofar”
espontâneo, próprio do senso comum, e o “filosofar” propriamente dito, típico
dos filósofos especialistas
07- Identificar características
da Filosofia como reflexão
08- Distinguir diferenças e aproximações entre
linguagem e língua
09- Relacionar pensamento, linguagem
e língua
10- Identificar a importância da língua para a
produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real
e imaginar diferentes realidades
|
20- Distinguir questões
associadas ao tema “liberdade” no contexto da contribuição filosófica
21- Distinguir diferentes concepções sobre a
ideia de liberdade
22- Relacionar liberdade à política por meio da
mediação do conceito de democracia
23- Desenvolver habilidades de
escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos
24- Elaborar hipóteses e questões a partir de
leituras e debates realizados
25- Discutir o conceito de
liberdade, destacando questões associadas a diferentes entendimentos sobre o
ser livre
26- Relacionar liberdade à solidariedade na perspectiva
de uma sociedade democrática
|
||
2º Bimestre
|
11- Identificar marcas dos
discursos filosófico, mitológico e religioso
12- Elaborar hipóteses e questões a partir de
leituras e debates realizados
13- Identificar situações de
desigualdade social, sobretudo no Brasil, e abordá-las de uma perspectiva
problematizadora e crítica
14- Desenvolver habilidades de escrita, leitura
e expressão oral na abordagem de temas filosóficos
15- Reconhecer o caráter insatisfatório,
ingênuo e mesmo ideológico de certas explicações normalmente aceitas pelo
senso comum para o problema da desigualdade
16- Identificar aspectos do
pensamento de Platão e operar com os conceitos platônicos trabalhados
17- Distinguir a perspectiva de Platão
(natureza) da concepção de Rousseau (convenção) acerca da desigualdade social
18- Distinguir a argumentação de
Rousseau acerca da origem da desigualdade e de como superá-la por meio do
contrato social
19- Questionar o papel social do
Estado e das leis
|
4º Bimestre
|
27- Refletir sobre o tema felicidade no contexto
da contribuição filosófica
28- Distinguir relações mantidas por pessoas de
diferentes culturas com a ideia de felicidade
29- Distinguir abordagens pessoais e sociais a
respeito da ideia de felicidade
30- Ler, compreender e
interpretar textos filosóficos
31- Desenvolver habilidades de leitura e
escrita, bem como de expressão oral na abordagem de temas filosóficos
32- Elaborar hipóteses e questões a partir de
leituras e debates realizados
33- Identificar diferentes
conceitos de felicidade, destacando questões associadas a diferentes entendimentos
contemporâneos sobre “ser feliz”
34- Relacionar a ideia de
felicidade a uma ética solidária
|
Março/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário