Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Química
1ª Série do Ensino Médio
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Identificar matérias-primas empregadas e
produtos obtidos em diferentes processos industriais
02- Identificar a formação de novas substâncias
a partir das evidências macroscópicas (mudanças
de cor, desprendimento de gás, mudanças de temperatura, formação de
precipitado, emissão de luz etc.)
03- Reconhecer a ocorrência de transformações
químicas no dia a dia e no sistema produtivo
04- Identificar formas de energia envolvidas nas
transformações químicas
05- Descrever as transformações químicas em
linguagem discursiva
06- Reconhecer o estado físico dos materiais a
partir de suas temperaturas de fusão e de ebulição
07- Classificar fenômenos que resultem em
formação de novas substâncias como transformações químicas
08- Comparar o tempo necessário
para que transformações químicas ocorram (rapidez)
09- Classificar transformações químicas como
fenômenos endotérmicos e exotérmicos
10- Classificar transformações químicas como
revertíveis ou não revertíveis
11- Realizar cálculos e estimativas e
interpretar dados de solubilidade, densidade, temperatura de fusão e de
ebulição para identificar e diferenciar substâncias em misturas
12- Avaliar aspectos gerais que influenciam nos
custos (ambiental e econômico) da produção de diferentes materiais
13- Avaliar e escolher métodos de separação de
substâncias (filtração, destilação, decantação etc.) com base nas
propriedades dos materiais
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28- Reconhecer e localizar os
elementos químicos na tabela periódica
29- Representar substâncias usando fórmulas
químicas
30- Representar transformações químicas usando
equações químicas balanceadas
31- Identificar os reagentes e produtos
envolvidos na metalurgia do ferro e do cobre
32- Reconhecer algumas
aplicações de metais no cotidiano
33- Calcular massas moleculares das substâncias
a partir das massas atômicas dos elementos químicos constituintes
34- Interpretar fórmulas químicas de substâncias
35- Interpretar equações
químicas em termos de quantidades de partículas de reagentes e produtos envolvidos
36- Aplicar a ideia de conservação de átomos nas
transformações químicas para balancear equações químicas
37- Relacionar as massas moleculares de
reagentes e produtos e as massas mensuráveis (gramas, quilogramas, toneladas)
dessas substâncias
38- Prever massas de reagentes e produtos usando
suas massas moleculares
39- Relacionar as propriedades específicas dos
metais a suas aplicações tecnológicas e seus usos cotidianos
40- Avaliar aspectos sociais,
tecnológicos, econômicos e ambientais envolvidos na produção, no uso e no
descarte de metais
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2º Bimestre
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14- Identificar os reagentes e produtos e
aspectos energéticos envolvidos em reações de combustão
15- Reconhecer a conservação de massa em
transformações químicas
16- Reconhecer que nas transformações químicas
há proporções fixas entre as massas de reagentes e produtos
17- Reconhecer os impactos socioambientais
decorrentes da produção e do consumo de carvão vegetal e mineral e de outros
combustíveis
18- Reconhecer a importância e as limitações do
uso de modelos explicativos na ciência
19- Descrever as principais ideias sobre a
constituição da matéria a partir das ideias de Dalton (modelo atômico de
Dalton)
20- Realizar cálculos e fazer estimativas
relacionando massa de combustível, calor produzido e poder calorífico
21- Interpretar figuras, diagramas e textos
referentes à formação da chuva ácida e ao efeito estufa
22- Interpretar transformações químicas e
mudanças de estado físico a partir das ideias de Dalton sobre a constituição da
matéria
23- Relacionar quantidade de
calor e massas de reagentes e produtos envolvidos nas transformações químicas
24- Aplicar as leis de conservação de massa e
proporções fixas para prever massas de reagentes ou produtos
25- Analisar critérios como poder
calorífico, custo de produção e impactos ambientais de combustíveis para
julgar a melhor forma de obtenção de calor em uma dada situação
26- Aplicar o modelo atômico de Dalton na
interpretação das transformações químicas
27- Aplicar o modelo atômico de Dalton na
interpretação da lei de conservação de massa
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4º Bimestre
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41- Identificar as principais formas de poluição
geradas na extração e na metalurgia de minérios de ferro e de cobre
42- Representar as quantidades de substâncias em
termos de quantidade de matéria (mol)
43- Calcular massas molares das substâncias
44- Realizar cálculos envolvendo massa, massa
molar, quantidade de matéria e número de partículas
45- Prever as quantidades de
reagentes e produtos envolvidos nas transformações químicas em termos de
massas e quantidade de matéria (mol)
46- Avaliar os impactos ambientais decorrentes
da extração e da metalurgia de minérios de ferro e de cobre
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Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Química
2ª Série do Ensino Médio
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Reconhecer como a
solubilidade e o calor específico da água possibilitam a vida no planeta
02- Reconhecer as unidades de concentração
expressas em g/L, % em massa, em volume e em mol/L
03- Preparar soluções a partir de informações de
massas, quantidade de matéria e volumes e a partir de outras soluções mais
concentradas
04- Refletir sobre o significado do senso comum
de água “pura” e água potável
05- Interpretar dados apresentados em gráficos e
tabelas relativos ao critério brasileiro de portabilidade da água
06- Interpretar dados relativos à solubilidade e
aplicá-los em situações do cotidiano
07- Expressar e inter-relacionar as composições
de soluções (em g.L–1 e mol.L –1 , ppm e % em massa)
08- Avaliar a qualidade de diferentes águas por
meio da aplicação do conceito de concentração (g.L–1 e mol.L–1)
09- Identificar e explicar os
procedimentos envolvidos no tratamento da água
10- Definir Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)
11- Interpretar dados de DBO para entender a
importância do oxigênio dissolvido no meio aquático
12- Aplicar o conceito de DBO para entender
problemas ambientais
13- Aplicar conceitos de separação de misturas,
de solubilidade e de transformação química para compreender os processos
envolvidos no tratamento da água para consumo humano
14- Realizar cálculos envolvendo concentrações
de soluções e de DBO e aplicá-los para reconhecer problemas relacionados à
qualidade da água para consumo
15- Avaliar a necessidade do uso
consciente da água, interpretando informações sobre o seu tratamento e consumo
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30- Reconhecer os estados sólido, líquido e
gasoso em função das interações eletrostáticas entre átomos, íons e moléculas
31- Representar sólidos iônicos por meio de
arranjos tridimensionais dos íons constituintes
32- Estabelecer diferenciações
entre as substâncias a partir de suas propriedades
33- Reconhecer ligações
covalentes em sólidos e macromoléculas
34- Reconhecer as forças de interação
intermoleculares (forças de London e ligações de hidrogênio)
35- Relacionar as propriedades
macroscópicas das substâncias às ligações químicas entre seus átomos,
moléculas ou íons
36- Interpretar em nível microscópico a
dissolução de sais em água
37- Interpretar a dependência da
temperatura de ebulição das substâncias em função da pressão atmosférica
38- Fazer previsões a respeito de propriedades
dos materiais a partir do entendimento das interações químicas inter e
intrapartículas
39- Fazer previsões sobre o tipo
de ligação química de uma substância a partir da análise de suas propriedades
40- Analisar informações sobre impactos
ambientais, econômicos e sociais da produção e dos usos dos materiais
estudados
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2º Bimestre
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16- Reconhecer a natureza elétrica da matéria e
a necessidade de modelos que a expliquem
17- Utilizar a linguagem química para descrever
átomos em termos de núcleo e eletros fera
18- Relacionar o número atômico com o número de
prótons e o número de massa com o número de prótons e nêutrons
19- Reconhecer que há energia envolvida na
quebra e formação de ligações químicas
20- Conceituar transformações químicas como
quebra e formação de ligações
21- Explicar a estrutura da matéria com base nas
ideias de Rutherford e de Bohr
22- Relacionar a presença de
íons em materiais com a condutibilidade elétrica
23- Compreender a tabela periódica a partir dos
números atômicos dos elementos
24- Construir o conceito de ligação química em
termos das atrações e repulsões entre elétrons e núcleos
25- Identificar possíveis correlações entre os
modelos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica) e as propriedades
das substâncias (temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade,
condutibilidade e estado físico à temperatura e pressão ambientes)
26- Compreender e saber construir diagramas que
representam a variação de energia envolvida em transformações químicas
27- Fazer previsões sobre modelos de ligação
química baseadas na tabela periódica e na eletronegatividade
28- Fazer previsões a respeito
da energia envolvida numa transformação química, considerando a ideia de
quebra e formação de ligações e os valores das energias de ligação
29- Aplicar o conceito de eletronegatividade
para prever o tipo de ligação química
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4º Bimestre
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41- Reconhecer as evidências das
transformações químicas que ocorrem entre metais e ácidos e entre metais e
íons metálicos
42- Identificar transformações químicas que
ocorrem com o envolvimento de energia elétrica
43- Relacionar a energia elétrica produzida e
consumida na transformação química com os processos de oxidação e de redução
44- Estabelecer uma ordem de reatividade dos
metais em reações com ácidos e íons metálicos
45- Descrever o funcionamento de uma pilha
galvânica
46- Interpretar os processos de oxidação e de
redução a partir de ideias sobre a estrutura da matéria
47- Avaliar as implicações
sociais e ambientais das transformações químicas que ocorrem com o
envolvimento de energia elétrica
48- Avaliar os impactos
ambientais causados pelo descarte de pilhas galvânicas e baterias
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Março/2015
Acompanhamento
Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Química
3ª Série do Ensino Médio
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Reconhecer o ar atmosférico
como formado por uma mistura de gases
02- Optar pelo processo de destilação fracionada
para separar substâncias com temperaturas de ebulição próximas
03- Reconhecer que existem transformações
químicas que não se completam, atingindo um estado chamado de equilíbrio
químico, em que reagentes e produtos coexistem
04- Reconhecer e explicar como funcionam as
variáveis (estado de agregação, temperatura, pressão, concentração e
catalisador) que podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação
química
05- Reconhecer a orientação e a energia de
colisão como fatores determinantes para que ocorra uma colisão efetiva
06- Reconhecer que transformações químicas podem
ocorrer em mais de uma etapa e identificar a etapa lenta de uma transformação
química como a determinante da velocidade com que ela ocorre
07- Identificar transformações químicas que
entraram em equilíbrio químico pela comparação entre dados tabelados
referentes ao rendimento real e o estequiometricamente previsto dessas
transformações
08- Relacionar a energia de ativação da etapa
lenta da transformação química com a velocidade com que ela ocorre
09- Aplicar os conhecimentos referentes às
influências da pressão e da temperatura na rapidez e na extensão de
transformações químicas de equilíbrio para escolher condições reacionais mais
adequadas
10- Fazer previsões qualitativas sobre como
composições de variáveis podem afetar as velocidades de transformações
químicas, usando modelos explicativos
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28- Reconhecer os processos de
transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e
substâncias utilizados no sistema produtivo
29- Reconhecer a importância econômica e
ambiental da purificação do gás natural
30- Reconhecer a biomassa como
recurso renovável da biosfera
31- Escrever fórmulas estruturais de
hidrocarbonetos a partir de sua nomenclatura e vice-versa
32- Classificar substâncias como isômeras, dadas
suas nomenclaturas ou fórmulas estruturais
33- Reconhecer que isômeros (com
exceção dos isômeros ópticos) apresentam diferentes fórmulas estruturais,
diferentes propriedades físicas (como temperaturas de fusão, de ebulição e
densidade) e mesmas fórmulas moleculares
34- Analisar e classificar fórmulas estruturais
de aminas, amidas, ácidos carboxílicos, ésteres, éteres, aldeídos, cetonas,
alcoóis e gliceróis quanto às funções
35- Avaliar vantagens e desvantagens do uso da
biomassa como fonte alternativa (ao petróleo e ao gás natural) de materiais
combustíveis
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2º Bimestre
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11- Identificar métodos
utilizados em escala industrial para a obtenção de produtos a partir da água
do mar: obtenção do cloreto de sódio por evaporação, do gás cloro e do sódio metálico
por eletrólise ígnea, do hidróxido de sódio e do gás cloro por eletrólise da salmoura,
do carbonato de sódio pelo processo Solvay e de água potável por destilação e
por osmose reversa
12- Reconhecer o processo de autoionização da
água pura no nível microscópico como responsável pela condutibilidade
elétrica por ela apresentada
13- Reconhecer que se podem obter soluções
neutras e a formação de sais a partir de reações entre soluções ácidas e
básicas
14- Reconhecer os fatores que alteram os estados
de equilíbrio químicos: temperatura, pressão e mudanças na concentração de
espécies envolvidas no equilíbrio
15- Extrair dados de esquemas relativos a
subprodutos do cloreto de sódio e a alguns de seus processos de obtenção
16- Utilizar valores da escala de pH para
classificar soluções aquosas como ácidas, básicas e neutras (a 25 ºC)
17- Interpretar reações de neutralização entre
ácidos fortes e bases fortes como reações entre H+ e OH–
18- Interpretar a constante de equilíbrio como
uma relação que indica as concentrações relativas de reagente e produtos que
coexistem em equilíbrio dinâmico
19- Saber construir a equação representativa da
constante de equilíbrio de uma transformação química a partir de sua equação
química balanceada
20- Prever modificações no equilíbrio químico
causadas por alterações de temperatura, observando as entalpias das reações
direta e inversa
21- Prever como as alterações nas pressões
modificam equilíbrios envolvendo fases líquidas e gasosas (solubilidade de
gases em líquidos)
22- Valorizar o uso responsável da água levando
em conta sua disponibilidade e os custos ambientais e econômicos envolvidos
em sua captação e distribuição
23- Avaliar a importância dos produtos extraídos
da água do mar como matéria-prima e para consumo direto (cloreto de sódio,
principalmente)
24- Calcular valores de pH a partir das
concentrações de H+ e vice-versa
25- Saber prever a quantidade (em massa, em
quantidade de matéria e em volume) de base forte que deve ser adicionada a um
ácido forte para que a solução obtida seja neutra, dadas as concentrações das
soluções
26- Saber calcular a constante de equilíbrio de
uma transformação química a partir de dados empíricos
27- Avaliar, entre diferentes transformações
químicas, a que apresenta maior extensão, dadas as equações químicas e as
constantes de equilíbrio correspondentes
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4º Bimestre
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36- Reconhecer os gases SO2, CO2 e CH4 como os
principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e identificar as
principais fontes de emissão desses gases
37- Reconhecer os gases SO2, NOx
e CO2 como os principais responsáveis pela intensificação de chuvas ácidas e
identificar as principais fontes de emissão desses gases
38- Reconhecer a diminuição da camada de ozônio
como resultado da atuação de clorofluorcarbonetos (CFCs) no equilíbrio químico
entre ozônio e oxigênio
39- Reconhecer agentes poluidores de águas
(esgotos residenciais, industriais e agropecuários, detergentes, praguicidas)
40- Reconhecer a importância da coleta e do
tratamento de esgotos para a qualidade das águas
41- Reconhecer perturbações na
biosfera causadas pela poluição de águas e do ar, além de outras ocasionadas
pelo despejo direto de dejetos sólidos
42- Reconhecer que a poluição
atmosférica está relacionada com o tempo de permanência e com a solubilidade
dos gases poluentes, assim como com as reações envolvendo esses gases
43- Relacionar as propriedades dos gases
lançados pelos seres humanos na atmosfera para entender alguns prognósticos
sobre possíveis consequências socioambientais do aumento do efeito estufa, da
intensificação de chuvas ácidas e da redução da camada de ozônio
44- Interpretar e explicar os ciclos da água, do
nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico, suas inter-relações e os impactos
gerados por ações humanas
45- Aplicar conceitos de concentração em ppm, de
solubilidade, de estrutura molecular e
de equilíbrio químico para
entender a bioacumulação de pesticidas ao longo da cadeia alimentar
46- Avaliar custos e benefícios sociais,
ambientais e econômicos da transformação e da utilização de materiais obtidos
pelo extrativismo
47- Organizar conhecimentos e aplicá-los para
avaliar situações-problema relacionadas a desequilíbrios ambientais e propor
ações que busquem minimizá-las ou solucioná-las
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Março/2015
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