segunda-feira, 29 de junho de 2015

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Química

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Química  
1ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01-  Identificar matérias-primas empregadas e produtos obtidos em diferentes processos industriais
02-  Identificar a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas (mudanças de cor, desprendimento de gás, mudanças de temperatura, formação de precipitado, emissão de luz etc.)
03-  Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo
04-  Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas
05-  Descrever as transformações químicas em linguagem discursiva
06-  Reconhecer o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de fusão e de ebulição
07-  Classificar fenômenos que resultem em formação de novas substâncias como transformações químicas
08- Comparar o tempo necessário para que transformações químicas ocorram (rapidez)
09-  Classificar transformações químicas como fenômenos endotérmicos e exotérmicos
10-  Classificar transformações químicas como revertíveis ou não revertíveis
11-  Realizar cálculos e estimativas e interpretar dados de solubilidade, densidade, temperatura de fusão e de ebulição para identificar e diferenciar substâncias em misturas
12-  Avaliar aspectos gerais que influenciam nos custos (ambiental e econômico) da produção de diferentes materiais
13-  Avaliar e escolher métodos de separação de substâncias (filtração, destilação, decantação etc.) com base nas propriedades dos materiais


28- Reconhecer e localizar os elementos químicos na tabela periódica
29-  Representar substâncias usando fórmulas químicas
30-  Representar transformações químicas usando equações químicas balanceadas
31-  Identificar os reagentes e produtos envolvidos na metalurgia do ferro e do cobre
32- Reconhecer algumas aplicações de metais no cotidiano
33-  Calcular massas moleculares das substâncias a partir das massas atômicas dos elementos químicos constituintes
34-  Interpretar fórmulas químicas de substâncias
35- Interpretar equações químicas em termos de quantidades de partículas de reagentes e produtos envolvidos
36-  Aplicar a ideia de conservação de átomos nas transformações químicas para balancear equações químicas
37-  Relacionar as massas moleculares de reagentes e produtos e as massas mensuráveis (gramas, quilogramas, toneladas) dessas substâncias
38-  Prever massas de reagentes e produtos usando suas massas moleculares
39-  Relacionar as propriedades específicas dos metais a suas aplicações tecnológicas e seus usos cotidianos
40- Avaliar aspectos sociais, tecnológicos, econômicos e ambientais envolvidos na produção, no uso e no descarte de metais
2º Bimestre

14-  Identificar os reagentes e produtos e aspectos energéticos envolvidos em reações de combustão
15-  Reconhecer a conservação de massa em transformações químicas
16-  Reconhecer que nas transformações químicas há proporções fixas entre as massas de reagentes e produtos
17-  Reconhecer os impactos socioambientais decorrentes da produção e do consumo de carvão vegetal e mineral e de outros combustíveis
18-  Reconhecer a importância e as limitações do uso de modelos explicativos na ciência
19-  Descrever as principais ideias sobre a constituição da matéria a partir das ideias de Dalton (modelo atômico de Dalton)
20-  Realizar cálculos e fazer estimativas relacionando massa de combustível, calor produzido e poder calorífico
21-  Interpretar figuras, diagramas e textos referentes à formação da chuva ácida e ao efeito estufa
22-  Interpretar transformações químicas e mudanças de estado físico a partir das ideias de Dalton sobre a constituição da matéria
23- Relacionar quantidade de calor e massas de reagentes e produtos envolvidos nas transformações químicas
24-  Aplicar as leis de conservação de massa e proporções fixas para prever massas de reagentes ou produtos
25- Analisar critérios como poder calorífico, custo de produção e impactos ambientais de combustíveis para julgar a melhor forma de obtenção de calor em uma dada situação
26-  Aplicar o modelo atômico de Dalton na interpretação das transformações químicas
27-  Aplicar o modelo atômico de Dalton na interpretação da lei de conservação de massa

4º Bimestre

41-  Identificar as principais formas de poluição geradas na extração e na metalurgia de minérios de ferro e de cobre
42-  Representar as quantidades de substâncias em termos de quantidade de matéria (mol)
43-  Calcular massas molares das substâncias
44-  Realizar cálculos envolvendo massa, massa molar, quantidade de matéria e número de partículas
45- Prever as quantidades de reagentes e produtos envolvidos nas transformações químicas em termos de massas e quantidade de matéria (mol)
46-  Avaliar os impactos ambientais decorrentes da extração e da metalurgia de minérios de ferro e de cobre

Março/2015


Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de Química
2ª Série do Ensino Médio

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01- Reconhecer como a solubilidade e o calor específico da água possibilitam a vida no planeta
02-  Reconhecer as unidades de concentração expressas em g/L, % em massa, em volume e em mol/L
03-  Preparar soluções a partir de informações de massas, quantidade de matéria e volumes e a partir de outras soluções mais concentradas
04-  Refletir sobre o significado do senso comum de água “pura” e água potável
05-  Interpretar dados apresentados em gráficos e tabelas relativos ao critério brasileiro de portabilidade da água
06-  Interpretar dados relativos à solubilidade e aplicá-los em situações do cotidiano
07-  Expressar e inter-relacionar as composições de soluções (em g.L–1 e mol.L –1 , ppm e % em massa)
08-  Avaliar a qualidade de diferentes águas por meio da aplicação do conceito de concentração (g.L–1 e mol.L–1)
09- Identificar e explicar os procedimentos envolvidos no tratamento da água
10-  Definir Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)
11-  Interpretar dados de DBO para entender a importância do oxigênio dissolvido no meio aquático
12-  Aplicar o conceito de DBO para entender problemas ambientais
13-  Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de transformação química para compreender os processos envolvidos no tratamento da água para consumo humano
14-  Realizar cálculos envolvendo concentrações de soluções e de DBO e aplicá-los para reconhecer problemas relacionados à qualidade da água para consumo
15- Avaliar a necessidade do uso consciente da água, interpretando informações sobre o seu tratamento e consumo


30-  Reconhecer os estados sólido, líquido e gasoso em função das interações eletrostáticas entre átomos, íons e moléculas
31-  Representar sólidos iônicos por meio de arranjos tridimensionais dos íons constituintes
32- Estabelecer diferenciações entre as substâncias a partir de suas propriedades
33- Reconhecer ligações covalentes em sólidos e macromoléculas
34-  Reconhecer as forças de interação intermoleculares (forças de London e ligações de hidrogênio)
35- Relacionar as propriedades macroscópicas das substâncias às ligações químicas entre seus átomos, moléculas ou íons
36-  Interpretar em nível microscópico a dissolução de sais em água
37- Interpretar a dependência da temperatura de ebulição das substâncias em função da pressão atmosférica
38-  Fazer previsões a respeito de propriedades dos materiais a partir do entendimento das interações químicas inter e intrapartículas
39- Fazer previsões sobre o tipo de ligação química de uma substância a partir da análise de suas propriedades
40-  Analisar informações sobre impactos ambientais, econômicos e sociais da produção e dos usos dos materiais estudados
2º Bimestre

16-  Reconhecer a natureza elétrica da matéria e a necessidade de modelos que a expliquem
17-  Utilizar a linguagem química para descrever átomos em termos de núcleo e eletros fera
18-  Relacionar o número atômico com o número de prótons e o número de massa com o número de prótons e nêutrons
19-  Reconhecer que há energia envolvida na quebra e formação de ligações químicas
20-  Conceituar transformações químicas como quebra e formação de ligações
21-  Explicar a estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford e de Bohr
22- Relacionar a presença de íons em materiais com a condutibilidade elétrica
23-  Compreender a tabela periódica a partir dos números atômicos dos elementos
24-  Construir o conceito de ligação química em termos das atrações e repulsões entre elétrons e núcleos
25-  Identificar possíveis correlações entre os modelos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica) e as propriedades das substâncias (temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade, condutibilidade e estado físico à temperatura e pressão ambientes)
26-  Compreender e saber construir diagramas que representam a variação de energia envolvida em transformações químicas
27-  Fazer previsões sobre modelos de ligação química baseadas na tabela periódica e na eletronegatividade
28- Fazer previsões a respeito da energia envolvida numa transformação química, considerando a ideia de quebra e formação de ligações e os valores das energias de ligação
29-  Aplicar o conceito de eletronegatividade para prever o tipo de ligação química

4º Bimestre

41- Reconhecer as evidências das transformações químicas que ocorrem entre metais e ácidos e entre metais e íons metálicos
42-  Identificar transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia elétrica
43-  Relacionar a energia elétrica produzida e consumida na transformação química com os processos de oxidação e de redução
44-  Estabelecer uma ordem de reatividade dos metais em reações com ácidos e íons metálicos
45-  Descrever o funcionamento de uma pilha galvânica
46-  Interpretar os processos de oxidação e de redução a partir de ideias sobre a estrutura da matéria
47- Avaliar as implicações sociais e ambientais das transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia elétrica
48- Avaliar os impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas galvânicas e baterias

Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de Química
3ª Série do Ensino Médio
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01- Reconhecer o ar atmosférico como formado por uma mistura de gases
02-  Optar pelo processo de destilação fracionada para separar substâncias com temperaturas de ebulição próximas
03-  Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam, atingindo um estado chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistem
04-  Reconhecer e explicar como funcionam as variáveis (estado de agregação, temperatura, pressão, concentração e catalisador) que podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química
05-  Reconhecer a orientação e a energia de colisão como fatores determinantes para que ocorra uma colisão efetiva
06-  Reconhecer que transformações químicas podem ocorrer em mais de uma etapa e identificar a etapa lenta de uma transformação química como a determinante da velocidade com que ela ocorre
07-  Identificar transformações químicas que entraram em equilíbrio químico pela comparação entre dados tabelados referentes ao rendimento real e o estequiometricamente previsto dessas transformações
08-  Relacionar a energia de ativação da etapa lenta da transformação química com a velocidade com que ela ocorre
09-  Aplicar os conhecimentos referentes às influências da pressão e da temperatura na rapidez e na extensão de transformações químicas de equilíbrio para escolher condições reacionais mais adequadas
10-  Fazer previsões qualitativas sobre como composições de variáveis podem afetar as velocidades de transformações químicas, usando modelos explicativos
28- Reconhecer os processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias utilizados no sistema produtivo
29-  Reconhecer a importância econômica e ambiental da purificação do gás natural
30- Reconhecer a biomassa como recurso renovável da biosfera
31-  Escrever fórmulas estruturais de hidrocarbonetos a partir de sua nomenclatura e vice-versa
32-  Classificar substâncias como isômeras, dadas suas nomenclaturas ou fórmulas estruturais
33- Reconhecer que isômeros (com exceção dos isômeros ópticos) apresentam diferentes fórmulas estruturais, diferentes propriedades físicas (como temperaturas de fusão, de ebulição e densidade) e mesmas fórmulas moleculares
34-  Analisar e classificar fórmulas estruturais de aminas, amidas, ácidos carboxílicos, ésteres, éteres, aldeídos, cetonas, alcoóis e gliceróis quanto às funções
35-  Avaliar vantagens e desvantagens do uso da biomassa como fonte alternativa (ao petróleo e ao gás natural) de materiais combustíveis

2º Bimestre
11- Identificar métodos utilizados em escala industrial para a obtenção de produtos a partir da água do mar: obtenção do cloreto de sódio por evaporação, do gás cloro e do sódio metálico por eletrólise ígnea, do hidróxido de sódio e do gás cloro por eletrólise da salmoura, do carbonato de sódio pelo processo Solvay e de água potável por destilação e por osmose reversa
12-  Reconhecer o processo de autoionização da água pura no nível microscópico como responsável pela condutibilidade elétrica por ela apresentada
13-  Reconhecer que se podem obter soluções neutras e a formação de sais a partir de reações entre soluções ácidas e básicas
14-  Reconhecer os fatores que alteram os estados de equilíbrio químicos: temperatura, pressão e mudanças na concentração de espécies envolvidas no equilíbrio
15-  Extrair dados de esquemas relativos a subprodutos do cloreto de sódio e a alguns de seus processos de obtenção
16-  Utilizar valores da escala de pH para classificar soluções aquosas como ácidas, básicas e neutras (a 25 ºC)
17-  Interpretar reações de neutralização entre ácidos fortes e bases fortes como reações entre H+ e OH–
18-  Interpretar a constante de equilíbrio como uma relação que indica as concentrações relativas de reagente e produtos que coexistem em equilíbrio dinâmico
19-  Saber construir a equação representativa da constante de equilíbrio de uma transformação química a partir de sua equação química balanceada
20-  Prever modificações no equilíbrio químico causadas por alterações de temperatura, observando as entalpias das reações direta e inversa
21-  Prever como as alterações nas pressões modificam equilíbrios envolvendo fases líquidas e gasosas (solubilidade de gases em líquidos)
22-  Valorizar o uso responsável da água levando em conta sua disponibilidade e os custos ambientais e econômicos envolvidos em sua captação e distribuição
23-  Avaliar a importância dos produtos extraídos da água do mar como matéria-prima e para consumo direto (cloreto de sódio, principalmente)
24-  Calcular valores de pH a partir das concentrações de H+ e vice-versa
25-  Saber prever a quantidade (em massa, em quantidade de matéria e em volume) de base forte que deve ser adicionada a um ácido forte para que a solução obtida seja neutra, dadas as concentrações das soluções
26-  Saber calcular a constante de equilíbrio de uma transformação química a partir de dados empíricos
27-  Avaliar, entre diferentes transformações químicas, a que apresenta maior extensão, dadas as equações químicas e as constantes de equilíbrio correspondentes
4º Bimestre
36-  Reconhecer os gases SO2, CO2 e CH4 como os principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e identificar as principais fontes de emissão desses gases
37- Reconhecer os gases SO2, NOx e CO2 como os principais responsáveis pela intensificação de chuvas ácidas e identificar as principais fontes de emissão desses gases
38-  Reconhecer a diminuição da camada de ozônio como resultado da atuação de clorofluorcarbonetos (CFCs) no equilíbrio químico entre ozônio e oxigênio
39-  Reconhecer agentes poluidores de águas (esgotos residenciais, industriais e agropecuários, detergentes, praguicidas)
40-  Reconhecer a importância da coleta e do tratamento de esgotos para a qualidade das águas
41- Reconhecer perturbações na biosfera causadas pela poluição de águas e do ar, além de outras ocasionadas pelo despejo direto de dejetos sólidos
42- Reconhecer que a poluição atmosférica está relacionada com o tempo de permanência e com a solubilidade dos gases poluentes, assim como com as reações envolvendo esses gases
43-  Relacionar as propriedades dos gases lançados pelos seres humanos na atmosfera para entender alguns prognósticos sobre possíveis consequências socioambientais do aumento do efeito estufa, da intensificação de chuvas ácidas e da redução da camada de ozônio
44-  Interpretar e explicar os ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico, suas inter-relações e os impactos gerados por ações humanas
45-  Aplicar conceitos de concentração em ppm, de solubilidade, de estrutura molecular e
de equilíbrio químico para entender a bioacumulação de pesticidas ao longo da cadeia alimentar
46-  Avaliar custos e benefícios sociais, ambientais e econômicos da transformação e da utilização de materiais obtidos pelo extrativismo
47-  Organizar conhecimentos e aplicá-los para avaliar situações-problema relacionadas a desequilíbrios ambientais e propor ações que busquem minimizá-las ou solucioná-las
Março/2015







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