Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de História
6° Ano do Ensino Fundamental
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Compreender fenômenos de natureza histórica
02- Reconhecer os acontecimentos históricos em
sua temporalidade, estabelecendo relações de anterioridade e posterioridade
03- Reconhecer as diferentes formas
histórico-sociais de marcação do tempo
04- Compreender que a construção do conhecimento
histórico está vinculada a informações de natureza variada
05- Identificar a existência das diferentes
linguagens das fontes históricas
06- Reconhecer a importância da
escrita, identificando seus diferentes suportes ao longo da história
07- Elaborar o conceito de memória, reconhecendo
sua importância para a construção do conhecimento histórico
08- Desenvolver
o espírito investigativo e a autonomia ao buscar dados e informações
|
22- Estabelecer relações entre pontos de vista
diversos sobre determinada questão histórica, visando à elaboração de
argumentação consistente
23- Analisar textos históricos a partir das
estratégias de estudo dirigido à leitura
24- Compreender a historicidade dos conceitos
históricos a partir do estudo das sociedades antigas
25- Identificar as características essenciais
das relações sociais de trabalho ao longo da história
26- Compreender a importância da cidade para o
estabelecimento e a organização das instituições sociais ao longo da história
27- Compreender os processos históricos e
sociais de formação das instituições políticas e sociais
28- Reconhecer a importância da preservação da
memória para o conhecimento da história da humanidade
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2º Bimestre
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09- Reconhecer a importância do trabalho humano,
a partir de registros sobre as formas de sua organização em diferentes
contextos histórico-sociais
10- Reconhecer a importância do trabalho escravo
para as sociedades antigas
11- Identificar a importância dos recursos
naturais para a organização do espaço histórico-geo gráfico
12- Estabelecer relações entre a
ação humana e as transformações do espaço natural
13- Identificar os principais traços da
organização política da sociedade, reconhecendo o papel das leis em sua
estruturação e organização
14- Identificar nos códigos legais a presença e
a preservação das desigualdades que caracterizam as sociedades ao longo da
história
15- Reconhecer a África como o
lugar de surgimento da humanidade a partir de dados e vestígios arqueológicos
16- Reconhecer a importância da cultura material
para a construção do conhecimento histórico
17- Identificar as características e os
conceitos relacionados às várias temporalidades históricas
18- Reconhecer a importância das práticas de
religiosidade para a construção das identidades socioculturais
19- Reconhecer a importância das manifestações
do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da
história
20- Estabelecer relações entre
as manifestações culturais do presente e as raízes históricas de sua
constituição
21- Identificar as principais contribuições das
culturas antigas – em seus múltiplos aspectos – para a conformação das
sociedades contemporâneas
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4º Bimestre
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29- Reconhecer as características históricas dos
fluxos populacionais
30- Identificar as principais causas e
características dos movimentos de migração que caracterizaram o processo
histórico de ocupação territorial
31- Identificar fenômenos e fatos
histórico-sociais em suas dimensões espaciais e temporais
32- Identificar e valorizar a
diversidade do patrimônio cultural, reconhecendo suas manifestações e
inter-relações em diferentes sociedades
33- Reconhecer a importância do patrimônio
étnico-cultural para a preservação da memória e da identidade dos variados
grupos sociais
34- Reconhecer os elementos socioculturais que
constituem as identidades, a partir do estudo das questões de alteridade
35- Reconhecer a importância de valorizar a
diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos
sociais
36- Identificar, nas manifestações atuais de
religião e religiosidade, os processos históricos de sua constituição
37- Reconhecer as formas
históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as
nações
38- Identificar, a partir de mapas e documentos
iconográficos, as principais características das formações sociais
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Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de História
7° Ano do Ensino Fundamental
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Identificar as principais características do
sistema de trabalho na Idade Média europeia
02- Classificar cronologicamente os principais
períodos que dividem a história das sociedades ocidentais
03- Reconhecer a importância das
fontes iconográ ficas para a construção do conhecimento histórico
04- Reconhecer os principais
elementos conformadores das relações sociais no cotidiano
05- Identificar processos
históricos relativos às atividades econômicas, responsáveis pela formação e
ocupação territorial
06- Estabelecer relações entre os principais
elementos que caracterizam o processo de formação das instituições políticas
e sociais ao longo da história, aplicando conceitos de permanência e ruptura
07- Reconhecer a importância do patrimônio
étnico-cultural para a preservação da memória e o conhecimento da história
08- Estabelecer relações entre as manifestações
culturais do presente e as raízes históricas de sua constituição
09- Identificar os principais fundamentos
religiosos e sociais das Cruzadas medievais
10- Reconhecer que a formação das sociedades
contemporâneas é resultado de interações e conflitos de caráter econômico,
político e cultural
11- Reconhecer, a partir de diferentes
referências, a importância da cultura material como fonte histórica
12- Analisar a importância da Cidade para o
estabelecimento e a organização das instituições sociais ao longo da história
13- Identificar os principais
fatores que possibilitaram o crescimento urbano na Europa Ocidental a partir
da Baixa Idade Média
14- Estabelecer relações entre dados e
informações contidos em documentos de variada natureza
15- Identificar as características essenciais
das relações sociais de trabalho ao longo da história
16- Reconhecer a importância das
manifestações artísticas e literárias para o conhecimento histórico
17- Identificar as principais características do
Renascimento (antropocentrismo, racionalismo, naturalismo, individualismo,
mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica greco-latina)
18- Estabelecer relações entre a invenção da
imprensa na Europa ocidental e a circulação e o desenvolvimento do
conhecimento em suas variadas formas
|
30- Identificar, a partir de
mapas e documentos escritos e iconográficos, as principais características
das sociedades pré-colombianas (maias, astecas e incas)
31- Reconhecer a importância do estudo das
questões de alteridade para compreender as relações de caráter
histórico-cultural
32- Reconhecer as formas atuais das sociedades
como resultado das lutas pelo poder entre as nações
33- Reconhecer e valorizar a diversidade dos
patrimônios etnoculturais e artísticos, identificando-a em suas manifestações
e representações ao longo da história
34- Reconhecer a importância da cultura material
para a construção do conhecimento histórico
35- Relacionar a ocupação do território
brasileiro ao longo da história à transformação e/ou destruição das
sociedades indígenas
36- Identificar as principais características e
consequências das relações ampliadas ou estabelecidas entre os europeus e os
povos de outros continentes, como África, Ásia e América
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2º Bimestre
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19- Identificar os principais
resultados culturais da longa permanência dos árabes na Península Ibérica
20- Estabelecer relações entre o processo de
reconquista da Península Ibérica e a formação de Portugal
21- Reconhecer os principais elementos
formadores das teorias absolutistas
22- Estabelecer relações entre o absolutismo e a
teoria de direito divino dos reis
23- Identificar os principais
fatores que levaram ao enfraquecimento do poder da Igreja Católica no início
dos Tempos Modernos
24- Identificar os principais fundamentos das
transformações religiosas ocorridas na Europa no final da Idade Média
(Reforma e Contrarreforma)
25- Reconhecer as principais características da
Reforma Protestante
26- Reconhecer as principais características da
Contrarreforma Católica
27- Identificar as principais características do
Iluminismo, relacionando-o às questões do poder real
28- Identificar as principais características
das monarquias absolutistas instaladas na Europa no final da Idade Média
29- Identificar os principais objetivos e
características do processo europeu de expansão e conquista a partir dos
séculos XV-XVI
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4º Bimestre
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37- Reconhecer a importância do
trabalho humano, identificando e interpretando registros sobre as formas de
sua organização em diferentes contextos históricos
38- Identificar as principais
características do trabalho escravo no engenho açucareiro e nas minas
39- Identificar processos
históricos relativos às atividades econômicas responsáveis pela formação e
ocupação territorial
40- Identificar as formas de
resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho
escravo, com ênfase para os quilombos
41- Reconhecer que a formação
das sociedades contemporâneas é resultado de interações e conflitos de
caráter econômico, político e cultural
42- Identificar as principais revoltas e
rebeliões do período regencial, suas características, objetivos e resultados
43- Identificar os principais
fatores que levaram à crise do Sistema Colonial no Brasil
44- Analisar os processos sócio-históricos de
formação das instituições políticas e sociais
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Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de História
8° Ano do Ensino Fundamental
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
|
Habilidades
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01- Identificar as principais
características do pensamento iluminista e os valores por ele defendidos
02- Identificar os principais
campos da atividade humana influenciados pelo Iluminismo
03- Reconhecer as principais influências do
pensamento iluminista na organização política da sociedade ocidental
04- Relacionar a ruptura dos EUA com a metrópole
à crise do Antigo Regime
05- Identificar o papel de cada grupo social no
processo de independência dos EUA
06- Identificar, a partir de documentos, índios
e negros como excluídos após a independência dos EUA
07- Identificar as influências
do pensamento iluminista nos textos declaratórios da independência dos EUA
08- Identificar os principais fatos e
acontecimentos que podem estabelecer um encadeamento cronológico relativo ao
processo de independência dos EUA
09- Reconhecer os motivos que levaram os EUA a
conquistar sua emancipação política
10- Reconhecer, no processo de
independência dos EUA, a convivência entre o ideal de liberdade política e a
manutenção da escravidão
11- Identificar as principais
características das formas de trabalho introduzidas na América pelos europeus
12- Identificar as principais formas de
resistência das populações ameríndias às relações de exploração de trabalho
introduzidas pelos espanhóis
13- Estabelecer relações entre as formas de
colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e
diferenças
14- Reconhecer a importância de analisar textos
de época para melhor compreensão de temas e conteúdos históricos
15- Identificar o sentido do direito de encomienda
no processo de colonização espanhola, relacionando-o à catequese dos
indígenas
16- Identificar o sentido dos repartimientos
nas colônias espanholas da América
17- Reconhecer as principais
características dos processos de independência das colônias europeias na
América
18- Estabelecer relações entre a
Revolução Industrial e o processo de urbanização e crescimento demográfico
19- Identificar as características essenciais
das relações sociais de trabalho ao longo da história
20- Estabelecer relações entre o
uso de máquinas e o controle do tempo do trabalhador industrial
21- Reconhecer a importância da divisão do
trabalho para o processo de Revolução Industrial
22- Identificar o significado e
as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador industrial
23- Estabelecer relações entre a
exploração do trabalho infantil à época da Revolução Industrial e nas
sociedades contemporâneas, inclusive no Brasil
24- Identificar, a partir do estudo sobre o
trabalho infantil e o da mulher, as permanências na dinâmica do processo
histórico
|
41- Identificar as principais
revoltas e rebeliões do Período Regencial, suas características, seus objetivos
e seus resultados
42- Reconhecer a importância de considerar o
respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural nas análises de
fatos e processos histórico-sociais
43- Reconhecer que os processos de formação e
transformação das instituições político-sociais são resultado das lutas
coletivas
44- Reconhecer a importância dos
movimentos sociais pela melhoria das condições de vida e trabalho ao longo da
história
45- Identificar os principais conceitos do
ideário dos movimentos revolucionários europeus do século XIX e suas
influências nas posições político-partidárias da atualidade
46- Comparar organizações
políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, reconhecendo
propostas que visem a reduzir as desigualdades sociais
47- Identificar, a partir de mapas, os
principais movimentos históricos de ocupação territorial
48- Identificar processos
históricos relativos às atividades econômicas, responsáveis pelos movimentos
populacionais
49- Reconhecer que a formação das sociedades
contemporâneas é resultado de interações e conflitos de caráter econômico e
cultural
50- Identificar diferentes formas de
representação de fatos econômico-sociais expressos em diferentes linguagens
51- Analisar o processo
histórico de formação das instituições políticas brasileiras
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2º Bimestre
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25- Identificar os principais valores
propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789,
estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi
produzida
26- Identificar as principais influências da
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, nas formas
características das sociedades contemporâneas
27- Identificar os principais conceitos
necessários à compreensão da Revolução Francesa (sociedade estamental,
burguesia, nobreza, Antigo Regime, Iluminismo, revolução burguesa,
Constituição, Assembleia Constituinte, sufrágio censitário, sufrágio
universal,
cidadania, direitos humanos e
liberalismo)
28- Reconhecer a importância da
existência de um documento que estabeleça quais são os principais direitos
humanos
29- Identificar, na sociedade
contemporânea, práticas e situações de desrespeito aos direitos humanos
30- Estabelecer relações entre a
Revolução Francesa e a expansão napoleônica
31- Identificar, no Código Civil Napoleônico, de
1804, as principais ideias burguesas e liberais que inspiraram a Revolução
Francesa (por exemplo, a igualdade jurídica entre as pessoas e a proteção do
direito à propriedade privada)
32- Reconhecer a importância do uso de obras de
arte para a construção do conhecimento histórico, especialmente para períodos
anteriores à invenção da fotografia
33- Reconhecer, pelo estudo de obras de arte, a
importância da presença dos viajantes estrangeiros para a “redescoberta do
Brasil”
34- Estabelecer relações entre a vinda da
Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1808, a expansão napoleônica e o
bloqueio continental
35- Reconhecer a importância dos interesses dos
ingleses para a transferência da Corte portuguesa para o Brasil
36- Estabelecer relações entre as principais
decorrências da transferência da Corte portuguesa para o Brasil (abertura dos
portos brasileiros às Nações Amigas; Tratado de Comércio e Navegação; Tratado
de Paz, Aliança e Amizade; Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves) e o
processo de independência política do Brasil
37- Identificar as principais
características dos regimes políticos denominados Monarquia e República
38- Reconhecer a independência do Brasil como um
processo que resultou no estabelecimento de um Estado adequado aos interesses
da elite agrária e escravista
39- Estabelecer relações passado–presente no
estudo das permanências e rupturas que caracterizam a dinâmica do processo
histórico
40- Reconhecer a importância do
voto para o exercício da cidadania plena
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4º Bimestre
|
52- Compreender a questão da
terra no Brasil, identificando as diversas formas de propriedade ao longo da
história, bem como a organização fundiária e os movimentos sociais a ela
ligados
53- Identificar as formas de resistência dos
africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com
ênfase para os quilombos
54- Relacionar a Lei de Terras, de 1850, ao processo
de substituição da mão de obra escrava pela dos imigrantes europeus
55- Identificar os principais traços da
organização política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em sua
estruturação e organização
56- Identificar as características essenciais
das relações sociais de trabalho ao longo da história
57- Analisar, a partir de
textos, os processos de transformação histórica, identificando suas principais
características econômicas, políticas e sociais
58- Analisar criticamente o significado da
construção dos diferentes marcos relacionados à formação histórica da
sociedade brasileira
59- Analisar historicamente as
principais características e dinâmicas dos fluxos populacionais ocorridos no
Brasil
60- Estabelecer relações a
partir da seleção e organização de informações registradas em documentos de
natureza variada
61- Identificar as
características fundamentais de fontes históricas de natureza variada
62- Reconhecer a importância do uso de obras de
arte para a construção do conhecimento histórico
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8° Ano do Ensino Fundamental
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de História
9° Ano do Ensino Fundamental
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1º Bimestre
|
Habilidades
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3º Bimestre
|
Habilidades
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01- Identificar, a partir de mapas, os
principais movimentos históricos de ocupação territorial
02- Reconhecer a importância do Imperialismo
como componente essencial do processo de construção das desigualdades
socioeconômicas entre o conjunto das potências capitalistas e o mundo dos
países pobres
03- Analisar as justificativas
ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias
regiões do planeta
04- Identificar os significados históricos das
relações de poder entre as nações e suas decorrências nos conflitos armados
05- Estabelecer relações entre a expansão
imperialista durante o século XIX e a necessidade de novos mercados
consumidores para as potências industrializadas comercializarem sua produção
industrial
06- Estabelecer relações entre o combate ao
tráfico de escravos e os interesses das potências europeias na manutenção da
mão de obra africana naquele continente
07- Estabelecer relações entre os avanços
tecnológicos da indústria bélica às perdas humanas ocorridas na Primeira
Guerra Mundial
08- Reconhecer as formas históricas das
sociedades como resultado das relações de poder entre as nações
09- Relacionar as condições de vida dos trabalhadores
aos movimentos sociais por eles desenvolvidos
10- Comparar organizações políticas, econômicas
e sociais no mundo contemporâneo, reconhecendo propostas que visem a reduzir
as desigualdades sociais
11- Reconhecer que as relações
de dominação, subordinação e resistência fazem parte da construção das
instituições políticas, sociais e econômicas
12- Reconhecer a importância dos
movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a
preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história
13- Relacionar o princípio de respeito aos
valores humanos e à diversidade sociocultural às análises de fatos e
processos histórico-sociais
14- Reconhecer a importância de valorizar e
respeitar as diferenças de variadas naturezas, que caracterizam os indivíduos
e os grupos sociais
15- Reconhecer a importância do estudo das
questões de alteridade para compreender as relações de caráter
histórico-cultural a partir da compreensão dos elementos culturais que constituem
as identidades
16- Identificar e caracterizar
os principais movimentos de contestação ao Império e sua influência na
proclamação da República no Brasil
17- Reconhecer as principais características dos
regimes Monárquico e Republicano no Brasil
18- Reconhecer
as principais características dos vários períodos da República no Brasil
|
26- Reconhecer os principais movimentos
nacionalistas na África e na Ásia envolvidos nas lutas pela independência
27- Identificar os principais valores de defesa
ao direito de autodeterminação dos povos
28- Estabelecer relações entre a Segunda Guerra
Mundial e o processo de descolonização da África e da Ásia
29- Reconhecer as formas históricas das
sociedades como resultado das relações de poder entre as nações
30- Reconhecer, a partir de
textos de natureza diversa, as principais características do período da
Guerra Fria
31- Estabelecer relações entre a Guerra Fria e
os golpes militares na América Latina
32- Reconhecer a importância dos movimentos
coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a preservação dos
direitos dos cidadãos ao longo da história
33- Analisar o processo
histórico de formação das instituições políticas brasileiras
34- Identificar as principais características do
Estado brasileiro em diferentes períodos da República
35- Identificar as principais características
dos governos populistas no Brasil
36- Caracterizar os governos
militares instalados no Brasil a partir de 1964, considerando especialmente a
supressão das liberdades e a repressão à oposição
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2º Bimestre
|
19- Reconhecer o papel da
propaganda de massa nas sociedades históricas
20- Valorizar e respeitar as diferenças de
variadas naturezas que caracterizam os indivíduos e os grupos sociais
21- Reconhecer o respeito aos valores humanos e
à diversidade sociocultural como fundamento da vida social
22- Reconhecer a liberdade de práticas de
religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais como um direito
básico da cidadania
23- Reconhecer a importância dos
documentos visuais para a construção do conhecimento histórico
24- Identificar diferentes
formas de representação de fatos econômico-sociais expressos em diferentes
linguagens
25- Reconhecer que os processos de formação e
transformação das instituições político-sociais são resultado das lutas
coletivas
|
4º Bimestre
|
37- Identificar os principais movimentos de
resistência aos governos militares, até a deflagração da campanha das
“Diretas Já”
38- Estabelecer relações entre a supressão da
censura à imprensa e o processo de redemocratização do Brasil
39- Reconhecer os principais movimentos rurais e
urbanos de contestação aos sistemas políticos e econômicos ao longo da
história
40- Reconhecer que o processo
histórico não decorre apenas da ação dos chamados grandes personagens
41- Reconhecer a importância dos
movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a
preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história
42- Reconhecer a importância dos mapas para o
estudo da história
43- Identificar a influência da
cultura norte-americana nos hábitos culturais da sociedade brasileira atual
44- Estabelecer relações a
partir da seleção e organização de informações registradas em documentos de
natureza variada
45- Reconhecer os principais
elementos que definem os conceitos de Nova Ordem Mundial e globalização
46- Identificar as principais tecnologias que
caracterizam a vida cotidiana na sociedade contemporânea
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de História
1ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
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3º Bimestre
|
Habilidades
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01- Analisar processos histórico-sociais
aplicando conhecimentos de várias áreas do saber
02- Identificar características e conceitos
relacionados às várias temporalidades históricas
03- Reconhecer a diversidade dos processos
históricos e das experiências humanas
04- Reconhecer a importância de submeter à
crítica o conceito de Pré-história, com base na crítica ao viés eurocêntrico
e à delimitação pela ausência da escrita
05- Reconhecer a importância da
escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade, identificando seus
diferentes suportes
06- Identificar as diferentes linguagens das
fontes históricas, para a compreensão de fenômenos histórico-sociais
07- Reconhecer o papel dos diferentes meios de
comunicação na construção do conhecimento histórico
08- Estabelecer relações espaciais e temporais,
relativas ao surgimento da humanidade e ao povoamento de diferentes espaços
geográficos
09- Analisar os processos de formação das
instituições sociais e políticas, a partir de diferentes formas de
regulamentação das sociedades ao longo da história
10- Comparar diferentes explicações para fatos e
processos histórico-sociais
11- Relacionar sociedade e natureza, analisando
suas interações na organização das sociedades
12- Identificar as principais características do
processo histórico de constituição da Cidade, analisando sua importância e
significados ao longo do tempo
13- Identificar as diversidades geocronológicas
das produções culturais
|
23- Analisar, a partir de textos, os processos
de transformação histórica, identificando suas principais características
econômicas, políticas e sociais
24- Reconhecer a dinâmica da organização dos
movimentos sociais, relacionando-os às transformações do contexto histórico
25- Reconhecer fenômenos e fatos
histórico-sociais a partir da análise comparada de mapas, considerando suas
dimensões temporais e espaciais
26- Identificar as principais características do
processo histórico de constituição, transformação e uso dos espaços urbanos
27- Comparar diferentes pontos de vista sobre
situações de natureza histórico-cultural, identificando os pressupostos de
cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados
28- Identificar as principais causas e
características dos movimentos de migração que caracterizaram o processo
histórico de ocupação territorial
29- Identificar fenômenos e fatos histórico-sociais
em suas dimensões espaciais e temporais
30- Identificar e valorizar a diversidade do
patrimônio cultural, reconhecendo suas manifestações e inter-relações em
diferentes sociedades
31- Reconhecer a importância do patrimônio
étnico-cultural para a preservação da memória e da identidade dos variados
grupos sociais
32- Desenvolver a compreensão
dos elementos socioculturais que constituem as identidades, a partir do
estudo das questões de alteridade
33- Reconhecer a importância de
valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos
indivíduos e grupos sociais
34- Identificar, nas
manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de sua
constituição
35- Reconhecer as formas históricas das
sociedades como resultado das relações de poder entre as nações
36- Identificar as principais características do
sistema de trabalho na Idade Média europeia
37- Identificar as características do Império
Bizantino e do mundo árabe na Idade Média
38- Classificar cronologicamente os principais
períodos que dividem a história das sociedades ocidentais
39- Reconhecer os principais
elementos conformadores das relações sociais nos ambientes cotidianos
|
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2º Bimestre
|
14- Analisar os processos de formação histórica
das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas
dos diferentes grupos e agentes sociais
15- Identificar os principais traços da
organização política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em sua
estruturação e organização
16- Identificar os instrumentos para ordenar os
eventos históricos, relacionando-os a fatores econômicos, políticos e
culturais
17- Identificar, a partir de mapas, fenômenos e
fatos histórico-sociais, considerando suas dimensões temporais e espaciais
18- Confrontar formas de interações culturais,
sociais e econômicas em diferentes contextos históricos
19- Identificar os significados históricos das
relações de poder entre as nações e as civilizações ao longo da história
20- Valorizar a diversidade do patrimônio
cultural e artístico, identificando suas manifestações
e representações em diferentes
sociedades
21- Analisar as práticas e o pensamento
democrático grego
22- Identificar a historicidade das
interpretações históricas
|
4º Bimestre
|
40- Interpretar processos de transformação
histórica, a partir da construção e aplicação de conceitos de diversas áreas
do conhecimento
41- Analisar as formas de circulação da cultura
em diferentes momentos da história
42- Analisar processos sociais utilizando
conhecimentos históricos e geográficos
43- Reconhecer e valorizar a diversidade dos
patrimônios étnico-culturais e artísticos de diferentes sociedades
44- Identificar propostas que reconheçam a
importância do patrimônio étnico-cultural e artístico para a preservação das
memórias e das identidades nacionais
45- Compreender a gênese e a transformação das
diferentes organizações territoriais e os múltiplos fatores que nelas
intervêm como produtos das relações de poder
46- Identificar os principais objetivos e
características do processo de expansão e conquista desenvolvido pelos
europeus a partir dos séculos XV-XVI
47- Identificar, a partir de documentos de
variada espécie, as principais características das sociedades pré-colombianas
(maias, astecas e incas)
48- Reconhecer a importância do estudo das
questões de alteridade para compreender as relações de caráter
histórico-cultural
49- Reconhecer as formas atuais das sociedades
como resultado das lutas pelo poder entre as nações
50- Reconhecer e valorizar a
diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-a em
suas manifestações e representações ao longo da história
51- Reconhecer a importância da
cultura material para a construção do conhecimento histórico
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Março/2015
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de História
2ª Série do Ensino Médio
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Associar as manifestações culturais do
presente aos processos históricos de sua constituição
02- Valorizar a diversidade dos patrimônios
étnico-culturais e artísticos, identificando-os em suas manifestações e
representações em diferentes sociedades
03- Comparar diferentes pontos de vista sobre
situações de natureza histórico-cultural, identificando os pressupostos de
cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados
04- Correlacionar textos analíticos e
interpretativos sobre diferentes processos histórico-sociais
05- Identificar as principais características
dos modelos de representação cartográfica e artística do mundo
06- Identificar as principais características do
Renascimento (antropocentrismo, racionalismo, naturalismo, individualismo,
mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica greco-latina)
07- Reconhecer a importância do estudo das questões
de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural a
partir da compreensão dos elementos culturais que constituem as identidades
08- Analisar os significados
históricos das relações de poder entre as nações, confrontando formas de
interação cultural, social e econômica, em contextos históricos específicos
09- Identificar as principais características do
encontro entre os europeus e as diferentes civilizações da Ásia, da África e
da América
10- Reconhecer a importância de valorizar a
diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos
sociais
11- Reconhecer que a liberdade nas práticas de
religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais representa um
direito humano fundamental
12- Identificar nas manifestações atuais de
religião e religiosidade os processos históricos de sua constituição
13- Relacionar as manifestações
do pensamento e da criação artístico-literária aos seus contextos históricos
específicos
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28- Identificar os principais conceitos
necessários à compreensão da Revolução Francesa (sociedade estamental,
burguesia, nobreza, Antigo Regime, Iluminismo, revolução burguesa,
Constituição, Assembleia Constituinte, sufrágio censitário, sufrágio
universal,
cidadania, direitos humanos e
liberalismo)
29- Relacionar os princípios
iluministas à ocorrência da Revolução Francesa
30- Identificar os principais valores
propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789,
estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi
produzida
31- Identificar as principais influências da
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, nas formas
características das sociedades contemporâneas
32- Reconhecer a importância da existência de um
documento que estabeleça quais são os principais direitos humanos
33- Ordenar os eventos históricos que
caracterizam o processo da Revolução Francesa, relacionando-os a fatores
econômicos, políticos e sociais
34- Problematizar conceitos como direito,
igualdade e liberdade no contexto da Revolução Francesa
35- Analisar as mudanças
ocorridas na França em função do processo revolucionário, com destaque para
as mudanças ocorridas na lógica social
36- Identificar, no Código Civil Napoleônico, de
1804, as principais ideias burguesas e liberais que inspiraram a Revolução
Francesa (por exemplo, a igualdade jurídica entre as pessoas
e a proteção do direito à
propriedade privada)
37- Reconhecer o conceito de imperialismo com
base na caracterização da expansão napoleônica
38- Estabelecer relações entre a Revolução
Francesa e o processo de expansão napoleônica, analisando as consequências
políticas para os povos da Europa
39- Identificar os principais
conceitos e influências do ideário dos movimentos revolucionários europeus
dos séculos XVII e XVIII para a identificação das posições
político-partidárias da atualidade
40- Localizar historicamente as lutas sociais em
defesa da cidadania e da democracia em diferentes contextos históricos
41- Identificar os principais traços da organização
política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e
organização
42- Reconhecer as principais características dos
processos de independência das colônias europeias na América
43- Reconhecer a importância da
divisão do trabalho para o processo de Revolução Industrial
44- Identificar o significado e as consequências
da divisão do trabalho para o trabalhador industrial
45- Reconhecer que os processos de formação e
transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas
coletivas
46- Reconhecer a importância dos movimentos
sociais pela melhoria das condições de vida e trabalho ao longo da história
47- Identificar os principais
conceitos do ideário dos movimentos revolucionários europeus do século XIX e
suas influências nas posições político-partidárias da atualidade
48- Identificar, a partir de análise
cartográfica comparada, o processo de formação territorial das sociedades
contemporâneas
49- Analisar historicamente as principais
características e dinâmicas dos fluxos populacionais
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2º Bimestre
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14- Comparar processos de formação
socioeconômica, relacionando-os com seus contextos histórico e geográfico
15- Comparar diferentes processos de produção e
analisar suas implicações histórico-sociais
16- Relacionar sociedade e natureza,
reconhecendo suas interações na organização do espaço, em diferentes
contextos histórico-geográficos
17- Associar as manifestações do ideário
político contemporâneo às influências históricas
18- Compreender e valorizar os fundamentos da
cidadania e da democracia, do presente e do passado, de forma a favorecer a
atuação consciente e o comportamento ético do indivíduo na sociedade
19- Identificar os significados das relações de
poder na sociedade
20- Estabelecer relações entre as instituições
políticas e a organização econômica das sociedades
21- Estabelecer relações entre as formas de
colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e
diferenças
22- Estabelecer relações entre as manifestações
do pensamento e da criação artístico-literária aos seus contextos históricos
específicos
23- Reconhecer a importância das manifestações
do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da
história
24- Estabelecer relações entre
as manifestações culturais do presente e as raízes históricas de sua
constituição
25- Reconhecer a importância de utilizar
criticamente as fontes e informações históricas, independentemente de sua
natureza
26- Analisar os processos de formação das
instituições políticas, econômicas e sociais como resultado da atuação dos
diferentes grupos e atores sociais ao longo da história
27- Confrontar proposições e refletir sobre
processos de transformação política, econômica e social a partir de situações
históricas diferenciadas no tempo e no espaço
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4º Bimestre
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50- Reconhecer a importância do uso de obras de
arte para a construção do conhecimento histórico
51- Identificar, a partir de documentos, índios
e negros como excluídos após a independência dos Estados Unidos da América
52- Compreender as características essenciais
das relações sociais de trabalho ao longo da história
53- Reconhecer que os processos de formação e
transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas
coletivas
54- Identificar as formas de
resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho
escravo, com ênfase para os quilombos
55- Relacionar a Lei de Terras,
de 1850, ao processo de substituição da mão de obra escrava pela dos
imigrantes europeus
56- Analisar, a partir de textos, os processos
de transformação histórica, identificando suas principais características
econômicas, políticas e sociais
57- Analisar criticamente o
significado da construção dos diferentes marcos relacionados à formação
histórica da sociedade brasileira
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Acompanhamento
Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o
aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio
Vieira Campos
Quadro de
Conteúdos e Habilidades de História
3ª Série do Ensino Médio
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1º Bimestre
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Habilidades
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3º Bimestre
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Habilidades
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01- Analisar criticamente as justificativas
ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias
regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos
atuais)
02- Relacionar o princípio de respeito aos
valores humanos e à diversidade sociocultural, nas análises de fatos e
processos histórico-sociais
03- Comparar pontos de vista expressos em
diferentes fontes sobre um determinado aspecto da cultura
04- Interpretar realidades histórico-sociais a
partir de conhecimentos sobre a economia e as práticas sociais e culturais
05- Posicionar-se criticamente sobre os
processos de transformações políticas, econômicas e sociais
06- Reconhecer alternativas de intervenção em conflitos
sociais e crises institucionais que respeitem os valores humanos e a
diversidade sociocultural
07- Estabelecer relações entre a mecanização das
guerras, a desumanização do inimigo e o papel da pesquisa científica para
elevar a eficácia destruidora das guerras tecnológicas
08- Identificar os significados
históricos das relações de poder entre as nações e suas decorrências nos
conflitos armados
09- Comparar as novas tecnologias e as
modificações nas relações da vida social e no mundo do trabalho
10- Relacionar as implicações socioambientais do
uso das tecnologias de produção industrial em diferentes contextos sociais
11- Identificar as principais características
dos regimes totalitários
12- Discutir situações da vida cotidiana
relacionadas a preconceitos étnicos, culturais, religiosos e de qualquer
outra natureza
13- Reconhecer o papel da propaganda de massa
nas sociedades históricas
14- Reconhecer a importância de aplicar os
conteúdos aprendidos na escola a intervenções solidárias na realidade, com o
objetivo de garantir o respeito aos valores humanos
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24- Reconhecer, a partir de textos de natureza
diversa, as principais características do período da Guerra Fria
25- Estabelecer relações entre a Guerra Fria e
os golpes militares na América Latina
36- Reconhecer a importância dos
movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a
preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história
37-Analisar o processo histórico
da formação das instituições políticas brasileiras
38- Identificar as principais
características do Estado brasileiro em diferentes períodos da República
39- Reconhecer as principais
características dos governos populistas no Brasil
40- Caracterizar os governos militares
instalados no Brasil a partir de 1964, considerando especialmente a supressão
das liberdades e a repressão à oposição
41- Reconhecer os principais
movimentos rurais e urbanos de contestação aos sistemas político-econômicos
ao longo da história
42- Reconhecer que o processo histórico não
decorre apenas da ação dos chamados grandes personagens
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2º Bimestre
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15- Analisar fatores socioeconômicos e
ambientais associados ao desenvolvimento, às condições de vida e à saúde de
populações humanas, por meio de diferentes indicadores
16- Identificar diferentes
formas de representação de fatos econômico-sociais expressos em diferentes
linguagens
17- Caracterizar formas de circulação de
informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço
18- Analisar os efeitos da globalização da
economia e os processos de interdependência
19- entre as economias nacionais
acentuados por esse processo
20- Analisar o papel histórico das instituições
sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes
agentes e forças sociais
21- Identificar os processos históricos de
formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade
brasileira
22- Investigar criticamente o significado dos
diferentes marcos relacionados à formação histórica da sociedade brasileira
23- Estabelecer relações entre
as obras de arte e o contexto histórico de sua elaboração
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4º Bimestre
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43- Identificar em diferentes
documentos históricos os principais movimentos sociais brasileiros e seu
papel na transformação da realidade
44- Comparar organizações políticas,
econômicas e sociais no mundo contemporâneo, reconhecendo propostas que visem
a reduzir as desigualdades sociais
45- Confrontar proposições e refletir sobre
processos de transformação política, econômica e social a partir de situações
históricas diferenciadas no tempo e no espaço
46- Identificar propostas para a
superação dos desafios sociais, políticos e econômicos enfrentados pela
sociedade brasileira na construção de sua identidade nacional
47- Caracterizar as lutas sociais em defesa da
cidadania e da democracia, em diferentes momentos históricos
48- Analisar a questão da terra no Brasil,
identificando as diversas formas de propriedade ao longo da história, bem
como a organização fundiária e os movimentos sociais a ela ligados
49- Identificar em diferentes documentos
históricos os fundamentos da cidadania e da democracia em diversos momentos
históricos
50- Estabelecer relações entre consumismo e
alienação e entre consumismo e negação da solidariedade
51- Interpretar os significados de diferentes
manifestações populares como representação do patrimônio regional e cultural
52- Avaliar propostas para a
superação dos desafios sociais, políticos e econômicos enfrentados pelas
sociedades contemporâneas
53- Analisar o significado
histórico das instituições sociais, considerando as relações de poder, a
partir de situação dada
54- Discutir situações em que os
direitos do cidadão foram conquistados, mas não usufruídos por todos os
segmentos sociais
55- Reconhecer a importância do
voto para o exercício da cidadania
56- Compreender os processos de formação e
transformação das instituições político-sociais como resultado de lutas
coletivas
57- Identificar as principais características e
a intensidade dos movimentos sociais do Brasil no século XX
58- Estabelecer relações entre a
conjuntura econômica do Brasil no século XX e os movimentos sociais ocorridos
no período
59- Comparar propostas e ações das instituições
sociais e políticas para o enfrentamento de problemas de ordem
econômico-social
60- Identificar os significados históricos das
relações de poder entre as nações
70- Identificar, a partir de documentos de
natureza diversa, o processo de globalização da economia e seus principais
efeitos sobre a sociedade brasileira
80- Estabelecer relações entre os processos
históricos de formação das instituições nacionais e a organização política e
econômica das sociedades contemporâneas
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Março/2015
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