segunda-feira, 29 de junho de 2015

Quadro de Conteúdos e Habilidades de História

Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos


Quadro de Conteúdos e Habilidades de História
6° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01-  Compreender fenômenos de natureza histórica
02-  Reconhecer os acontecimentos históricos em sua temporalidade, estabelecendo relações de anterioridade e posterioridade
03-  Reconhecer as diferentes formas histórico-sociais de marcação do tempo
04-  Compreender que a construção do conhecimento histórico está vinculada a informações de natureza variada
05-  Identificar a existência das diferentes linguagens das fontes históricas
06- Reconhecer a importância da escrita, identificando seus diferentes suportes ao longo da história
07-  Elaborar o conceito de memória, reconhecendo sua importância para a construção do conhecimento histórico
08- Desenvolver o espírito investigativo e a autonomia ao buscar dados e informações





22-  Estabelecer relações entre pontos de vista diversos sobre determinada questão histórica, visando à elaboração de argumentação consistente
23-  Analisar textos históricos a partir das estratégias de estudo dirigido à leitura
24-  Compreender a historicidade dos conceitos históricos a partir do estudo das sociedades antigas
25-  Identificar as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história
26-  Compreender a importância da cidade para o estabelecimento e a organização das instituições sociais ao longo da história
27-  Compreender os processos históricos e sociais de formação das instituições políticas e sociais
28-  Reconhecer a importância da preservação da memória para o conhecimento da história da humanidade
2º Bimestre


09-  Reconhecer a importância do trabalho humano, a partir de registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos histórico-sociais
10-  Reconhecer a importância do trabalho escravo para as sociedades antigas
11-  Identificar a importância dos recursos naturais para a organização do espaço histórico-geo gráfico
12- Estabelecer relações entre a ação humana e as transformações do espaço natural
13-  Identificar os principais traços da organização política da sociedade, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e organização
14-  Identificar nos códigos legais a presença e a preservação das desigualdades que caracterizam as sociedades ao longo da história
15- Reconhecer a África como o lugar de surgimento da humanidade a partir de dados e vestígios arqueológicos
16-  Reconhecer a importância da cultura material para a construção do conhecimento histórico
17-  Identificar as características e os conceitos relacionados às várias temporalidades históricas
18-  Reconhecer a importância das práticas de religiosidade para a construção das identidades socioculturais
19-  Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da história
20- Estabelecer relações entre as manifestações culturais do presente e as raízes históricas de sua constituição
21-  Identificar as principais contribuições das culturas antigas – em seus múltiplos aspectos – para a conformação das sociedades contemporâneas

4º Bimestre


29-  Reconhecer as características históricas dos fluxos populacionais
30-  Identificar as principais causas e características dos movimentos de migração que caracterizaram o processo histórico de ocupação territorial
31-  Identificar fenômenos e fatos histórico-sociais em suas dimensões espaciais e temporais
32- Identificar e valorizar a diversidade do patrimônio cultural, reconhecendo suas manifestações e inter-relações em diferentes sociedades
33-  Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural para a preservação da memória e da identidade dos variados grupos sociais
34-  Reconhecer os elementos socioculturais que constituem as identidades, a partir do estudo das questões de alteridade
35-  Reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais
36-  Identificar, nas manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de sua constituição
37- Reconhecer as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações
38-  Identificar, a partir de mapas e documentos iconográficos, as principais características das formações sociais
Março/2015


Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de História
7° Ano do Ensino Fundamental
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01-  Identificar as principais características do sistema de trabalho na Idade Média europeia
02-  Classificar cronologicamente os principais períodos que dividem a história das sociedades ocidentais
03- Reconhecer a importância das fontes iconográ ficas para a construção do conhecimento histórico
04- Reconhecer os principais elementos conformadores das relações sociais no cotidiano
05- Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas, responsáveis pela formação e ocupação territorial
06-  Estabelecer relações entre os principais elementos que caracterizam o processo de formação das instituições políticas e sociais ao longo da história, aplicando conceitos de permanência e ruptura
07-  Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural para a preservação da memória e o conhecimento da história
08-  Estabelecer relações entre as manifestações culturais do presente e as raízes históricas de sua constituição
09-  Identificar os principais fundamentos religiosos e sociais das Cruzadas medievais
10-  Reconhecer que a formação das sociedades contemporâneas é resultado de interações e conflitos de caráter econômico, político e cultural
11-  Reconhecer, a partir de diferentes referências, a importância da cultura material como fonte histórica
12-  Analisar a importância da Cidade para o estabelecimento e a organização das instituições sociais ao longo da história
13- Identificar os principais fatores que possibilitaram o crescimento urbano na Europa Ocidental a partir da Baixa Idade Média
14-  Estabelecer relações entre dados e informações contidos em documentos de variada natureza
15-  Identificar as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história
16- Reconhecer a importância das manifestações artísticas e literárias para o conhecimento histórico
17-  Identificar as principais características do Renascimento (antropocentrismo, racionalismo, naturalismo, individualismo, mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica greco-latina)
18-  Estabelecer relações entre a invenção da imprensa na Europa ocidental e a circulação e o desenvolvimento do conhecimento em suas variadas formas

30- Identificar, a partir de mapas e documentos escritos e iconográficos, as principais características das sociedades pré-colombianas (maias, astecas e incas)
31-  Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural
32-  Reconhecer as formas atuais das sociedades como resultado das lutas pelo poder entre as nações
33-  Reconhecer e valorizar a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos, identificando-a em suas manifestações e representações ao longo da história
34-  Reconhecer a importância da cultura material para a construção do conhecimento histórico
35-  Relacionar a ocupação do território brasileiro ao longo da história à transformação e/ou destruição das sociedades indígenas
36-  Identificar as principais características e consequências das relações ampliadas ou estabelecidas entre os europeus e os povos de outros continentes, como África, Ásia e América
2º Bimestre

19- Identificar os principais resultados culturais da longa permanência dos árabes na Península Ibérica
20-  Estabelecer relações entre o processo de reconquista da Península Ibérica e a formação de Portugal
21-  Reconhecer os principais elementos formadores das teorias absolutistas
22-  Estabelecer relações entre o absolutismo e a teoria de direito divino dos reis
23- Identificar os principais fatores que levaram ao enfraquecimento do poder da Igreja Católica no início dos Tempos Modernos
24-  Identificar os principais fundamentos das transformações religiosas ocorridas na Europa no final da Idade Média (Reforma e Contrarreforma)
25-  Reconhecer as principais características da Reforma Protestante
26-  Reconhecer as principais características da Contrarreforma Católica
27-  Identificar as principais características do Iluminismo, relacionando-o às questões do poder real
28-  Identificar as principais características das monarquias absolutistas instaladas na Europa no final da Idade Média
29-  Identificar os principais objetivos e características do processo europeu de expansão e conquista a partir dos séculos XV-XVI
4º Bimestre

37- Reconhecer a importância do trabalho humano, identificando e interpretando registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos históricos
38- Identificar as principais características do trabalho escravo no engenho açucareiro e nas minas
39- Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas responsáveis pela formação e ocupação territorial
40- Identificar as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos
41- Reconhecer que a formação das sociedades contemporâneas é resultado de interações e conflitos de caráter econômico, político e cultural
42-  Identificar as principais revoltas e rebeliões do período regencial, suas características, objetivos e resultados
43- Identificar os principais fatores que levaram à crise do Sistema Colonial no Brasil
44-  Analisar os processos sócio-históricos de formação das instituições políticas e sociais
Março/2015


Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de História
8° Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01- Identificar as principais características do pensamento iluminista e os valores por ele defendidos
02- Identificar os principais campos da atividade humana influenciados pelo Iluminismo
03-  Reconhecer as principais influências do pensamento iluminista na organização política da sociedade ocidental
04-  Relacionar a ruptura dos EUA com a metrópole à crise do Antigo Regime
05-  Identificar o papel de cada grupo social no processo de independência dos EUA
06-  Identificar, a partir de documentos, índios e negros como excluídos após a independência dos EUA
07- Identificar as influências do pensamento iluminista nos textos declaratórios da independência dos EUA
08-  Identificar os principais fatos e acontecimentos que podem estabelecer um encadeamento cronológico relativo ao processo de independência dos EUA
09-  Reconhecer os motivos que levaram os EUA a conquistar sua emancipação política
10- Reconhecer, no processo de independência dos EUA, a convivência entre o ideal de liberdade política e a manutenção da escravidão
11- Identificar as principais características das formas de trabalho introduzidas na América pelos europeus
12-  Identificar as principais formas de resistência das populações ameríndias às relações de exploração de trabalho introduzidas pelos espanhóis
13-  Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças
14-  Reconhecer a importância de analisar textos de época para melhor compreensão de temas e conteúdos históricos
15-  Identificar o sentido do direito de encomienda no processo de colonização espanhola, relacionando-o à catequese dos indígenas
16- Identificar o sentido dos repartimientos nas colônias espanholas da América
17- Reconhecer as principais características dos processos de independência das colônias europeias na América
18- Estabelecer relações entre a Revolução Industrial e o processo de urbanização e crescimento demográfico
19-  Identificar as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história
20- Estabelecer relações entre o uso de máquinas e o controle do tempo do trabalhador industrial
21-  Reconhecer a importância da divisão do trabalho para o processo de Revolução Industrial
22- Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador industrial
23- Estabelecer relações entre a exploração do trabalho infantil à época da Revolução Industrial e nas sociedades contemporâneas, inclusive no Brasil
24-  Identificar, a partir do estudo sobre o trabalho infantil e o da mulher, as permanências na dinâmica do processo histórico

41- Identificar as principais revoltas e rebeliões do Período Regencial, suas características, seus objetivos e seus resultados
42-  Reconhecer a importância de considerar o respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural nas análises de fatos e processos histórico-sociais
43-  Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado das lutas coletivas
44- Reconhecer a importância dos movimentos sociais pela melhoria das condições de vida e trabalho ao longo da história
45-  Identificar os principais conceitos do ideário dos movimentos revolucionários europeus do século XIX e suas influências nas posições político-partidárias da atualidade
46- Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, reconhecendo propostas que visem a reduzir as desigualdades sociais
47-  Identificar, a partir de mapas, os principais movimentos históricos de ocupação territorial
48- Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas, responsáveis pelos movimentos populacionais
49-  Reconhecer que a formação das sociedades contemporâneas é resultado de interações e conflitos de caráter econômico e cultural
50-  Identificar diferentes formas de representação de fatos econômico-sociais expressos em diferentes linguagens
51- Analisar o processo histórico de formação das instituições políticas brasileiras
2º Bimestre


25-  Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida
26-  Identificar as principais influências da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, nas formas características das sociedades contemporâneas
27-  Identificar os principais conceitos necessários à compreensão da Revolução Francesa (sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo Regime, Iluminismo, revolução burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte, sufrágio censitário, sufrágio universal,
cidadania, direitos humanos e liberalismo)
28- Reconhecer a importância da existência de um documento que estabeleça quais são os principais direitos humanos
29- Identificar, na sociedade contemporânea, práticas e situações de desrespeito aos direitos humanos
30- Estabelecer relações entre a Revolução Francesa e a expansão napoleônica
31-  Identificar, no Código Civil Napoleônico, de 1804, as principais ideias burguesas e liberais que inspiraram a Revolução Francesa (por exemplo, a igualdade jurídica entre as pessoas e a proteção do direito à propriedade privada)
32-  Reconhecer a importância do uso de obras de arte para a construção do conhecimento histórico, especialmente para períodos anteriores à invenção da fotografia
33-  Reconhecer, pelo estudo de obras de arte, a importância da presença dos viajantes estrangeiros para a “redescoberta do Brasil”
34-  Estabelecer relações entre a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1808, a expansão napoleônica e o bloqueio continental
35-  Reconhecer a importância dos interesses dos ingleses para a transferência da Corte portuguesa para o Brasil
36-  Estabelecer relações entre as principais decorrências da transferência da Corte portuguesa para o Brasil (abertura dos portos brasileiros às Nações Amigas; Tratado de Comércio e Navegação; Tratado de Paz, Aliança e Amizade; Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves) e o processo de independência política do Brasil
37- Identificar as principais características dos regimes políticos denominados Monarquia e República
38-  Reconhecer a independência do Brasil como um processo que resultou no estabelecimento de um Estado adequado aos interesses da elite agrária e escravista
39-  Estabelecer relações passado–presente no estudo das permanências e rupturas que caracterizam a dinâmica do processo histórico
40- Reconhecer a importância do voto para o exercício da cidadania plena






4º Bimestre


52- Compreender a questão da terra no Brasil, identificando as diversas formas de propriedade ao longo da história, bem como a organização fundiária e os movimentos sociais a ela ligados
53-  Identificar as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos
54-  Relacionar a Lei de Terras, de 1850, ao processo de substituição da mão de obra escrava pela dos imigrantes europeus
55-  Identificar os principais traços da organização política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e organização
56-  Identificar as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história
57- Analisar, a partir de textos, os processos de transformação histórica, identificando suas principais características econômicas, políticas e sociais
58-  Analisar criticamente o significado da construção dos diferentes marcos relacionados à formação histórica da sociedade brasileira
59- Analisar historicamente as principais características e dinâmicas dos fluxos populacionais ocorridos no Brasil
60- Estabelecer relações a partir da seleção e organização de informações registradas em documentos de natureza variada
61- Identificar as características fundamentais de fontes históricas de natureza variada
62-  Reconhecer a importância do uso de obras de arte para a construção do conhecimento histórico
8° Ano do Ensino Fundamental
Março/2015















Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e Habilidades de História
9° Ano do Ensino Fundamental
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01-  Identificar, a partir de mapas, os principais movimentos históricos de ocupação territorial
02-  Reconhecer a importância do Imperialismo como componente essencial do processo de construção das desigualdades socioeconômicas entre o conjunto das potências capitalistas e o mundo dos países pobres
03- Analisar as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta
04-  Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações e suas decorrências nos conflitos armados
05-  Estabelecer relações entre a expansão imperialista durante o século XIX e a necessidade de novos mercados consumidores para as potências industrializadas comercializarem sua produção industrial
06-  Estabelecer relações entre o combate ao tráfico de escravos e os interesses das potências europeias na manutenção da mão de obra africana naquele continente
07-  Estabelecer relações entre os avanços tecnológicos da indústria bélica às perdas humanas ocorridas na Primeira Guerra Mundial
08-  Reconhecer as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações
09-  Relacionar as condições de vida dos trabalhadores aos movimentos sociais por eles desenvolvidos
10-  Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, reconhecendo propostas que visem a reduzir as desigualdades sociais
11- Reconhecer que as relações de dominação, subordinação e resistência fazem parte da construção das instituições políticas, sociais e econômicas
12- Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história
13-  Relacionar o princípio de respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural às análises de fatos e processos histórico-sociais
14-  Reconhecer a importância de valorizar e respeitar as diferenças de variadas naturezas, que caracterizam os indivíduos e os grupos sociais
15-  Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural a partir da compreensão dos elementos culturais que constituem as identidades
16- Identificar e caracterizar os principais movimentos de contestação ao Império e sua influência na proclamação da República no Brasil
17-  Reconhecer as principais características dos regimes Monárquico e Republicano no Brasil
18- Reconhecer as principais características dos vários períodos da República no Brasil
26-  Reconhecer os principais movimentos nacionalistas na África e na Ásia envolvidos nas lutas pela independência
27-  Identificar os principais valores de defesa ao direito de autodeterminação dos povos
28-  Estabelecer relações entre a Segunda Guerra Mundial e o processo de descolonização da África e da Ásia
29-  Reconhecer as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações
30- Reconhecer, a partir de textos de natureza diversa, as principais características do período da Guerra Fria
31-  Estabelecer relações entre a Guerra Fria e os golpes militares na América Latina
32-  Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história
33- Analisar o processo histórico de formação das instituições políticas brasileiras
34-  Identificar as principais características do Estado brasileiro em diferentes períodos da República
35-  Identificar as principais características dos governos populistas no Brasil
36- Caracterizar os governos militares instalados no Brasil a partir de 1964, considerando especialmente a supressão das liberdades e a repressão à oposição
2º Bimestre
19- Reconhecer o papel da propaganda de massa nas sociedades históricas
20-  Valorizar e respeitar as diferenças de variadas naturezas que caracterizam os indivíduos e os grupos sociais
21-  Reconhecer o respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural como fundamento da vida social
22-  Reconhecer a liberdade de práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais como um direito básico da cidadania
23- Reconhecer a importância dos documentos visuais para a construção do conhecimento histórico
24- Identificar diferentes formas de representação de fatos econômico-sociais expressos em diferentes linguagens
25-  Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado das lutas coletivas
4º Bimestre
37-  Identificar os principais movimentos de resistência aos governos militares, até a deflagração da campanha das “Diretas Já”
38-  Estabelecer relações entre a supressão da censura à imprensa e o processo de redemocratização do Brasil
39-  Reconhecer os principais movimentos rurais e urbanos de contestação aos sistemas políticos e econômicos ao longo da história
40- Reconhecer que o processo histórico não decorre apenas da ação dos chamados grandes personagens
41- Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história
42-  Reconhecer a importância dos mapas para o estudo da história
43- Identificar a influência da cultura norte-americana nos hábitos culturais da sociedade brasileira atual
44- Estabelecer relações a partir da seleção e organização de informações registradas em documentos de natureza variada
45- Reconhecer os principais elementos que definem os conceitos de Nova Ordem Mundial e globalização
46-  Identificar as principais tecnologias que caracterizam a vida cotidiana na sociedade contemporânea
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos

Quadro de Conteúdos e Habilidades de História
1ª Série do Ensino Médio
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades

01-  Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber
02-  Identificar características e conceitos relacionados às várias temporalidades históricas
03-  Reconhecer a diversidade dos processos históricos e das experiências humanas
04-  Reconhecer a importância de submeter à crítica o conceito de Pré-história, com base na crítica ao viés eurocêntrico e à delimitação pela ausência da escrita
05- Reconhecer a importância da escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade, identificando seus diferentes suportes
06-  Identificar as diferentes linguagens das fontes históricas, para a compreensão de fenômenos histórico-sociais
07-  Reconhecer o papel dos diferentes meios de comunicação na construção do conhecimento histórico
08-  Estabelecer relações espaciais e temporais, relativas ao surgimento da humanidade e ao povoamento de diferentes espaços geográficos
09-  Analisar os processos de formação das instituições sociais e políticas, a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da história
10-  Comparar diferentes explicações para fatos e processos histórico-sociais
11-  Relacionar sociedade e natureza, analisando suas interações na organização das sociedades
12-  Identificar as principais características do processo histórico de constituição da Cidade, analisando sua importância e significados ao longo do tempo
13-  Identificar as diversidades geocronológicas das produções culturais

23-  Analisar, a partir de textos, os processos de transformação histórica, identificando suas principais características econômicas, políticas e sociais
24-  Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais, relacionando-os às transformações do contexto histórico
25-  Reconhecer fenômenos e fatos histórico-sociais a partir da análise comparada de mapas, considerando suas dimensões temporais e espaciais
26-  Identificar as principais características do processo histórico de constituição, transformação e uso dos espaços urbanos
27-  Comparar diferentes pontos de vista sobre situações de natureza histórico-cultural, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados
28-  Identificar as principais causas e características dos movimentos de migração que caracterizaram o processo histórico de ocupação territorial
29-  Identificar fenômenos e fatos histórico-sociais em suas dimensões espaciais e temporais
 30-  Identificar e valorizar a diversidade do patrimônio cultural, reconhecendo suas manifestações e inter-relações em diferentes sociedades
31-  Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural para a preservação da memória e da identidade dos variados grupos sociais
32- Desenvolver a compreensão dos elementos socioculturais que constituem as identidades, a partir do estudo das questões de alteridade
33- Reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais
34- Identificar, nas manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de sua constituição
35-  Reconhecer as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações
36-  Identificar as principais características do sistema de trabalho na Idade Média europeia
37-  Identificar as características do Império Bizantino e do mundo árabe na Idade Média
38-  Classificar cronologicamente os principais períodos que dividem a história das sociedades ocidentais
39- Reconhecer os principais elementos conformadores das relações sociais nos ambientes cotidianos

2º Bimestre

14-  Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais
15-  Identificar os principais traços da organização política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e organização
16-  Identificar os instrumentos para ordenar os eventos históricos, relacionando-os a fatores econômicos, políticos e culturais
17-  Identificar, a partir de mapas, fenômenos e fatos histórico-sociais, considerando suas dimensões temporais e espaciais
18-  Confrontar formas de interações culturais, sociais e econômicas em diferentes contextos históricos
19-  Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações e as civilizações ao longo da história
20-  Valorizar a diversidade do patrimônio cultural e artístico, identificando suas manifestações
e representações em diferentes sociedades
21-  Analisar as práticas e o pensamento democrático grego
22-  Identificar a historicidade das interpretações históricas
4º Bimestre

40-  Interpretar processos de transformação histórica, a partir da construção e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento
41-  Analisar as formas de circulação da cultura em diferentes momentos da história
42-  Analisar processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos
43-  Reconhecer e valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos de diferentes sociedades
44-  Identificar propostas que reconheçam a importância do patrimônio étnico-cultural e artístico para a preservação das memórias e das identidades nacionais
45-  Compreender a gênese e a transformação das diferentes organizações territoriais e os múltiplos fatores que nelas intervêm como produtos das relações de poder
46-  Identificar os principais objetivos e características do processo de expansão e conquista desenvolvido pelos europeus a partir dos séculos XV-XVI
47-  Identificar, a partir de documentos de variada espécie, as principais características das sociedades pré-colombianas (maias, astecas e incas)
48-  Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural
49-  Reconhecer as formas atuais das sociedades como resultado das lutas pelo poder entre as nações
50- Reconhecer e valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-a em suas manifestações e representações ao longo da história
51- Reconhecer a importância da cultura material para a construção do conhecimento histórico

Março/2015
Quadro de Conteúdos e Habilidades de História
2ª Série do Ensino Médio
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01-  Associar as manifestações culturais do presente aos processos históricos de sua constituição
02- Valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-os em suas manifestações e representações em diferentes sociedades
03-  Comparar diferentes pontos de vista sobre situações de natureza histórico-cultural, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados
04-  Correlacionar textos analíticos e interpretativos sobre diferentes processos histórico-sociais
05-  Identificar as principais características dos modelos de representação cartográfica e artística do mundo
06-  Identificar as principais características do Renascimento (antropocentrismo, racionalismo, naturalismo, individualismo, mecenato e recuperação de valores da Antiguidade clássica greco-latina)
07-  Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural a partir da compreensão dos elementos culturais que constituem as identidades
08- Analisar os significados históricos das relações de poder entre as nações, confrontando formas de interação cultural, social e econômica, em contextos históricos específicos
09-  Identificar as principais características do encontro entre os europeus e as diferentes civilizações da Ásia, da África e da América
10-  Reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais
11-  Reconhecer que a liberdade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais representa um direito humano fundamental
12-  Identificar nas manifestações atuais de religião e religiosidade os processos históricos de sua constituição
13- Relacionar as manifestações do pensamento e da criação artístico-literária aos seus contextos históricos específicos
28-  Identificar os principais conceitos necessários à compreensão da Revolução Francesa (sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo Regime, Iluminismo, revolução burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte, sufrágio censitário, sufrágio universal,
cidadania, direitos humanos e liberalismo)
29- Relacionar os princípios iluministas à ocorrência da Revolução Francesa
30-  Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida
31-  Identificar as principais influências da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, nas formas características das sociedades contemporâneas
32-  Reconhecer a importância da existência de um documento que estabeleça quais são os principais direitos humanos
33-  Ordenar os eventos históricos que caracterizam o processo da Revolução Francesa, relacionando-os a fatores econômicos, políticos e sociais
34-  Problematizar conceitos como direito, igualdade e liberdade no contexto da Revolução Francesa
35- Analisar as mudanças ocorridas na França em função do processo revolucionário, com destaque para as mudanças ocorridas na lógica social
36-  Identificar, no Código Civil Napoleônico, de 1804, as principais ideias burguesas e liberais que inspiraram a Revolução Francesa (por exemplo, a igualdade jurídica entre as pessoas
e a proteção do direito à propriedade privada)
37-  Reconhecer o conceito de imperialismo com base na caracterização da expansão napoleônica
38-  Estabelecer relações entre a Revolução Francesa e o processo de expansão napoleônica, analisando as consequências políticas para os povos da Europa
39- Identificar os principais conceitos e influências do ideário dos movimentos revolucionários europeus dos séculos XVII e XVIII para a identificação das posições político-partidárias da atualidade
40-  Localizar historicamente as lutas sociais em defesa da cidadania e da democracia em diferentes contextos históricos
41-  Identificar os principais traços da organização política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e organização
42-  Reconhecer as principais características dos processos de independência das colônias europeias na América
43- Reconhecer a importância da divisão do trabalho para o processo de Revolução Industrial
44-  Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador industrial
45-  Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas coletivas
46-  Reconhecer a importância dos movimentos sociais pela melhoria das condições de vida e trabalho ao longo da história
47- Identificar os principais conceitos do ideário dos movimentos revolucionários europeus do século XIX e suas influências nas posições político-partidárias da atualidade
48-  Identificar, a partir de análise cartográfica comparada, o processo de formação territorial das sociedades contemporâneas
49-  Analisar historicamente as principais características e dinâmicas dos fluxos populacionais
2º Bimestre
14-  Comparar processos de formação socioeconômica, relacionando-os com seus contextos histórico e geográfico
15-  Comparar diferentes processos de produção e analisar suas implicações histórico-sociais
16-  Relacionar sociedade e natureza, reconhecendo suas interações na organização do espaço, em diferentes contextos histórico-geográficos
17-  Associar as manifestações do ideário político contemporâneo às influências históricas
18-  Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, de forma a favorecer a atuação consciente e o comportamento ético do indivíduo na sociedade
19-  Identificar os significados das relações de poder na sociedade
20-  Estabelecer relações entre as instituições políticas e a organização econômica das sociedades
21-  Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças
22-  Estabelecer relações entre as manifestações do pensamento e da criação artístico-literária aos seus contextos históricos específicos
23-  Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da história
24- Estabelecer relações entre as manifestações culturais do presente e as raízes históricas de sua constituição
25-  Reconhecer a importância de utilizar criticamente as fontes e informações históricas, independentemente de sua natureza
26-  Analisar os processos de formação das instituições políticas, econômicas e sociais como resultado da atuação dos diferentes grupos e atores sociais ao longo da história
27-  Confrontar proposições e refletir sobre processos de transformação política, econômica e social a partir de situações históricas diferenciadas no tempo e no espaço
4º Bimestre
50-  Reconhecer a importância do uso de obras de arte para a construção do conhecimento histórico
51-  Identificar, a partir de documentos, índios e negros como excluídos após a independência dos Estados Unidos da América
52-  Compreender as características essenciais das relações sociais de trabalho ao longo da história
53-  Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas coletivas
54- Identificar as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos
55- Relacionar a Lei de Terras, de 1850, ao processo de substituição da mão de obra escrava pela dos imigrantes europeus
56-  Analisar, a partir de textos, os processos de transformação histórica, identificando suas principais características econômicas, políticas e sociais
57- Analisar criticamente o significado da construção dos diferentes marcos relacionados à formação histórica da sociedade brasileira
Acompanhamento Pedagógico /Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e Habilidades de História
3ª Série do Ensino Médio
1º Bimestre
Habilidades
3º Bimestre
Habilidades
01-  Analisar criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais)
02-  Relacionar o princípio de respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural, nas análises de fatos e processos histórico-sociais
03-  Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre um determinado aspecto da cultura
04-  Interpretar realidades histórico-sociais a partir de conhecimentos sobre a economia e as práticas sociais e culturais
05-  Posicionar-se criticamente sobre os processos de transformações políticas, econômicas e sociais
06-  Reconhecer alternativas de intervenção em conflitos sociais e crises institucionais que respeitem os valores humanos e a diversidade sociocultural
07-  Estabelecer relações entre a mecanização das guerras, a desumanização do inimigo e o papel da pesquisa científica para elevar a eficácia destruidora das guerras tecnológicas
08- Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações e suas decorrências nos conflitos armados
09-  Comparar as novas tecnologias e as modificações nas relações da vida social e no mundo do trabalho
10-  Relacionar as implicações socioambientais do uso das tecnologias de produção industrial em diferentes contextos sociais
11-  Identificar as principais características dos regimes totalitários
12-  Discutir situações da vida cotidiana relacionadas a preconceitos étnicos, culturais, religiosos e de qualquer outra natureza
13-  Reconhecer o papel da propaganda de massa nas sociedades históricas
14-  Reconhecer a importância de aplicar os conteúdos aprendidos na escola a intervenções solidárias na realidade, com o objetivo de garantir o respeito aos valores humanos

24-  Reconhecer, a partir de textos de natureza diversa, as principais características do período da Guerra Fria
25-  Estabelecer relações entre a Guerra Fria e os golpes militares na América Latina
36- Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história
37-Analisar o processo histórico da formação das instituições políticas brasileiras
38- Identificar as principais características do Estado brasileiro em diferentes períodos da República
39- Reconhecer as principais características dos governos populistas no Brasil
40-  Caracterizar os governos militares instalados no Brasil a partir de 1964, considerando especialmente a supressão das liberdades e a repressão à oposição
41- Reconhecer os principais movimentos rurais e urbanos de contestação aos sistemas político-econômicos ao longo da história
42-  Reconhecer que o processo histórico não decorre apenas da ação dos chamados grandes personagens
2º Bimestre

15-  Analisar fatores socioeconômicos e ambientais associados ao desenvolvimento, às condições de vida e à saúde de populações humanas, por meio de diferentes indicadores
16- Identificar diferentes formas de representação de fatos econômico-sociais expressos em diferentes linguagens
17-  Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço
18-  Analisar os efeitos da globalização da economia e os processos de interdependência
19- entre as economias nacionais acentuados por esse processo
20-  Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais
21-  Identificar os processos históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade brasileira
22-  Investigar criticamente o significado dos diferentes marcos relacionados à formação histórica da sociedade brasileira
23- Estabelecer relações entre as obras de arte e o contexto histórico de sua elaboração
4º Bimestre
43- Identificar em diferentes documentos históricos os principais movimentos sociais brasileiros e seu papel na transformação da realidade
44- Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, reconhecendo propostas que visem a reduzir as desigualdades sociais
45-  Confrontar proposições e refletir sobre processos de transformação política, econômica e social a partir de situações históricas diferenciadas no tempo e no espaço
46- Identificar propostas para a superação dos desafios sociais, políticos e econômicos enfrentados pela sociedade brasileira na construção de sua identidade nacional
47-  Caracterizar as lutas sociais em defesa da cidadania e da democracia, em diferentes momentos históricos
48-  Analisar a questão da terra no Brasil, identificando as diversas formas de propriedade ao longo da história, bem como a organização fundiária e os movimentos sociais a ela ligados
49-  Identificar em diferentes documentos históricos os fundamentos da cidadania e da democracia em diversos momentos históricos
50-  Estabelecer relações entre consumismo e alienação e entre consumismo e negação da solidariedade
51-  Interpretar os significados de diferentes manifestações populares como representação do patrimônio regional e cultural
52- Avaliar propostas para a superação dos desafios sociais, políticos e econômicos enfrentados pelas sociedades contemporâneas
53- Analisar o significado histórico das instituições sociais, considerando as relações de poder, a partir de situação dada
54- Discutir situações em que os direitos do cidadão foram conquistados, mas não usufruídos por todos os segmentos sociais
55- Reconhecer a importância do voto para o exercício da cidadania
56-  Compreender os processos de formação e transformação das instituições político-sociais como resultado de lutas coletivas
57-  Identificar as principais características e a intensidade dos movimentos sociais do Brasil no século XX
58- Estabelecer relações entre a conjuntura econômica do Brasil no século XX e os movimentos sociais ocorridos no período
59-  Comparar propostas e ações das instituições sociais e políticas para o enfrentamento de problemas de ordem econômico-social
60-  Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações
70-  Identificar, a partir de documentos de natureza diversa, o processo de globalização da economia e seus principais efeitos sobre a sociedade brasileira
80-  Estabelecer relações entre os processos históricos de formação das instituições nacionais e a organização política e econômica das sociedades contemporâneas
Março/2015



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