Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Inglês
6° Ano do Ensino Fundamental
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Ler, compreender, analisar e interpretar:
fichas de identificação pessoal, formulários para assinantes, cartões de
identificação estudantil, piadas, adivinhas, diálogos e verbetes de dicionário,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais
02- Formular perguntas e respostas, em inglês,
sobre informações pessoais, tais como nome, idade, endereço e telefone
03- Reconhecer empréstimos linguísticos
04- Identificar e comparar níveis de formalidade
em pequenos diálogos com cumprimentos em inglês
05- Escolher entre cumprimentos mais formais ou
mais informais de acordo com o interlocutor
06- Reconhecer e usar números de
0 a 20 para fornecer informações pessoais
07- Reconhecer o uso de he/his e she/her
para referir-se a homens e mulheres, respectivamente
08- Reconhecer os usos das
formas am, is e are (verbo to be)
09- Preencher formulários ou fichas de cadastro
10- Produzir cartões de identificação estudantil
11- Produzir diálogos
|
19- Ler, compreender, analisar e interpretar: emails,
planta baixa, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
20- Organizar grupos de palavras
em categorias
21- Reconhecer o significado de preposições que
descrevem a localização dos objetos no espaço e de adjetivos que qualificam
diferentes substantivos
22- Identificar o uso de preposições de lugar
23- Produzir textos descritivos
sobre o tema em estudo
|
||
2º Bimestre
|
12- Ler, compreender, analisar e
interpretar: rótulos de produtos, placas e pôsteres, capas de revista,
piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como
suas finalidades e usos sociais
13- Reconhecer a origem estrangeira de nomes
próprios e sobrenomes
14- Identificar nomes e sobrenomes em inglês
15- Reconhecer variações de nomes próprios
(nomes de batismo/registro) e apelidos na língua inglesa
16- Reconhecer o uso do apóstrofo (’s) como
marca de posse
17- Reconhecer o uso de “the +
sobrenome + s” como expressão que indica uma família
18- Produzir pôsteres com base em um tema
|
4º Bimestre
|
24- Ler, compreender, analisar e
interpretar: planta baixa, depoimentos, piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais
25- Relacionar informações em
textos
26- Organizar grupos de palavras
em categorias
27- Reconhecer o significado de
preposições que descrevem a localização dos objetos no espaço e de adjetivos
que qualificam diferentes substantivos
28- Identificar o uso de
adjetivos em um texto descritivo
29- Relacionar palavras por sinonímia e
antonímia
30- Produzir textos descritivos
sobre o tema em estudo
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Inglês
7° Ano do Ensino Fundamental
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Ler, compreender, analisar e
interpretar: mapas, placas indicativas de avisos sobre serviços e espaços
públicos, tabelas de horário, piadas, adivinhas, diálogos e verbetes de
dicionário, inferindo seus
traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
02- Identificar os elementos da estrutura
composicional dos gêneros citados
03- Reconhecer informações em um
verbete de dicionário e localizar o significado de palavras
04- Reconhecer mensagens verbais e não verbais
com base na leitura de placas de avisos
05- Reconhecer o uso apropriado das formas
verbais there is/isn’t; there are/aren’t
06- Reconhecer o uso do tempo
verbal presente simples para indicar rotinas e informações factuais
07- Formular hipóteses sobre
regras de uso da língua, com base na análise de regularidades, e aplicá-las
em produções escritas, revisões e leituras
08- Agrupar palavras e
expressões em categorias de acordo com um determinado tema
09- Produzir texto descritivo com base em um tema
|
21- Ler, compreender, analisar e
interpretar: guias e folhetos informativos e turísticos, calendários, tabelas
de horário, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais
22- Reconhecer o uso do tempo verbal presente
simples para indicar rotinas e informações factuais
23- Formular hipóteses sobre regras de uso da
língua, com base na análise de regularidades, e aplicá-las em produções
escritas, revisões e leituras
24- Agrupar palavras e
expressões em categorias de acordo com um determinado tema
25- Produzir informe e folheto
informativo
|
||
2º Bimestre
|
10- Ler, compreender, analisar e interpretar:
fichas e cartões de identificação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo
seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
11- Reconhecer empréstimos
linguísticos
12- Identificar semelhanças entre informações
apresentadas em diferentes textos
13- Reconhecer o uso do tempo
verbal presente simples para indicar rotinas e informações factuais
14- Reconhecer os usos do tempo verbal pre sente
contínuo em contraste com o presente Simples
15- Reconhecer o uso do presente contínuo para
indicar ações em progresso
16- Reconhecer o uso do verbo modal can para
indicar habilidades
17- Identificar padrões ortográficos na escrita
de palavras
18- Formular hipóteses sobre regras de uso da
língua, com base na análise de regularidades, e aplicá-las em produções
escritas, revisões e leituras
19- Agrupar palavras e expressões em categorias
de acordo com um determinado tema
20- Produzir fichas ou cartões
de identificação pessoal
|
4º Bimestre
|
26- Ler, compreender, analisar e
interpretar: entrevistas, perfis on-line, conversas em salas de bate-papo
(internet), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
27- Reconhecer o uso do tempo
verbal presente simples para indicar rotinas e informações factuais
28- Formular hipóteses sobre regras de uso da
língua com base na análise de regularidades e aplicá-las em produções
escritas, revisões e leituras
29- Agrupar palavras e expressões em categorias
de acordo com um determinado tema
30- Reescrever em inglês padrão mensagens
originalmente escritas em lingoes
31- Simular a produção de perfil pessoal para
uma comunidade virtual
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Inglês
8° Ano do Ensino Fundamental
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Ler, compreender, analisar e interpretar:
calendário, pôsteres de divulgação, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário
e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades
e usos sociais
02- Estabelecer relações entre as datas
comemorativas, os eventos especiais, os festivais do
Brasil com os de outros países,
enfocando os aspectos socioculturais
03- Solicitar e fornecer
informações nos tempos presente e passado
04- Formular hipóteses sobre regras de uso da
língua com base na análise de regularidades e aplicá-las em produções
escritas, revisões e leituras
05- Relacionar o uso de passado
simples (verbos regulares e irregulares) com acontecimentos passados, ações
completas, hábitos e estados finalizados
06- Fazer um pôster informativo
sobre uma data comemorativa, compreendendo a produção escrita como um
processo em etapas de elaboração e reelaboração
|
16- Ler, compreender, analisar e interpretar:
cardápios, infográficos, tabelas de nutrientes, rótulos de produtos, piadas,
adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais
17- Selecionar título ou legenda apropriada para
texto escrito, imagem, foto, figura etc.
18- Formular hipóteses sobre
regras de uso da língua com base na análise de regularidades e aplicá-las em
produções escritas, revisões e leituras
19- Reconhecer o significado de a lot of,
many, some, little, no etc. para indicar
quantidades
20- Distinguir alimentos
saudáveis e não saudáveis
21- Relacionar alimentos e bebidas a diferentes
refeições
22- Identificar hábitos alimentares em
diferentes culturas
23- Utilizar o verbo modal should para
dar conselhos
24- Produzir um cardápio,
compreendendo a produção escrita como um processo em etapas de elaboração e
reelaboração
|
||
2º Bimestre
|
07- Ler, compreender, analisar e
interpretar: páginas da internet, formulários, cartas pessoais e emails,
piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como
suas finalidades e usos sociais
08- Solicitar e fornecer
informações nos tempos presente e passado
09- Formular hipóteses sobre
regras de uso da língua, com base na análise de regularidades, e aplicá-las
em produções escritas, revisões e leituras
10- Relacionar o uso de passado
simples (verbos regulares e irregulares) com acontecimentos passados, ações
completas, hábitos e estados finalizados
11- Aplicar e diferenciar
estruturas afirmativas, negativas e interrogativas que indiquem ações e fatos
no presente e no passado
12- Usar conectivos (and,
but, so) para organizar o texto
13- Reconhecer expressões adverbiais de tempo
14- Preencher um formulário com dados pessoais
15- Escrever uma carta ou email
pessoal, compreendendo a produção escrita como um processo em etapas de
elaboração e reelaboração
|
4º Bimestre
|
25- Ler, compreender, analisar e
interpretar: entrevistas, trechos de artigos de revista, linha do tempo,
questionários, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
26- Formular hipóteses sobre
regras de uso da língua com base na análise de regularidades e aplicá-las em
produções escritas, revisões e leituras
27- Identificar mudanças nos
hábitos das pessoas durante determinados períodos da vida: infância, namoro,
estudo, alimentação, atividades de lazer etc.
28- Organizar eventos em uma linha do tempo
29- Reconhecer advérbios e
expressões adverbiais de tempo
30- Utilizar os tempos verbais passado, passado
contínuo e used to para descrever mudanças nos hábitos das pessoas
durante determinados períodos da vida
31- Produzir uma entrevista e uma linha do
tempo, compreendendo a produção escrita como um processo em etapas de
elaboração e reelaboração
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Inglês
9° Ano do Ensino Fundamental
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Ler, compreender, analisar e interpretar:
biografias, entrevistas, perfis, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário e
diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais
02- Solicitar e fornecer informações sobre ações
e fatos passados
03- Formular hipóteses sobre regras de uso da
língua escrita, a partir da análise de regularidades, e aplicá-las em
produções escritas, revisões e leituras
04- Reconhecer o uso do presente
perfeito
05- Diferenciar frases e perguntas que tratam do
presente e aquelas que tratam do passado
06- Aplicar e diferenciar
estruturas afirmativas, negativas e interrogativas que indiquem ações e fatos
no presente e no passado
07- Relatar experiências vividas ou
acontecimentos, adequando a sequência temporal
08- Preencher uma ficha com dados biográficos
|
15- Ler, compreender, analisar e
interpretar: reportagens de revista e jornal, entrevistas, páginas da
internet, depoimentos pessoais, fóruns da internet, diários, roteiros,
piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como
suas finalidades e usos sociais
16- Solicitar e fornecer
informações sobre ações e fatos passados
17- Organizar em sequência informações
explícitas distribuídas ao longo do texto, considerando a ordem em que
aparecem
18- Formular hipóteses sobre
regras de uso da língua escrita, a partir da análise de regularidades, e
aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
19- Aplicar e diferenciar
estruturas afirmativas, negativas e interrogativas que indiquem ações e fatos
no presente e no passado
20- Fazer a distinção entre diferentes formas do
verbo no passado e passado contínuo
21- Nomear sentimentos e sensações
22- Identificar interjeições e
onomatopeias que expressam sensações e sentimentos
23- Reconhecer o uso de expressões adverbiais de
tempo
24- Relatar experiências vividas ou
acontecimentos, adequando a sequência temporal e causal
25- Elaborar
roteiro de um episódio de vida para dramatizá-lo
26- Organizar uma lista de eventos em ordem
cronológica
27- Produzir um roteiro para dramatização de uma
cena, compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e
reelaboração
|
||
2º Bimestre
|
09- Ler, compreender, analisar e interpretar:
verbetes de enciclopédia, anúncios publicitários, páginas da internet,
catálogos e fichas com descrição de produtos e invenções, piadas, adivinhas e
diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais
10- Solicitar e fornecer
informações sobre ações e fatos passados
11- Formular hipóteses sobre
regras de uso da língua escrita, a partir da análise de regularidades, e
aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
12- Reconhecer o uso da voz passiva em
expressões como “it’s used for ... ing” e “it was invented”
13- Transpor informações de um
texto para uma tabela
14- Relatar experiências vividas ou
acontecimentos, adequando a sequência temporal e causal
|
4º Bimestre
|
28- Ler, compreender, analisar e interpretar:
citações, entrevistas, reportagens de revista e jornal, piadas, adivinhas e
diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e
usos sociais
29- Formular hipóteses sobre
regras de uso da língua escrita, a partir da análise de regularidades, e
aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras
30- Reconhecer o uso de formas
comparativas dos adjetivos
31- Reconhecer o uso de expressões adverbiais de
tempo
32- Reconhecer o uso do futuro (will)
33- Reconhecer o uso de estruturas verbais para
expressar desejos e expectativas (hope to, wish to, would like to)
34- Produzir um relato autobiográfico,
compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e
reelaboração
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Inglês
1ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
• Ler, compreender, analisar e
interpretar: páginas da internet sobre programas de
intercâmbio, depoimentos, emails,
piadas, adivinhas, verbetes de dicionário e diálogos,
inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
• Identificar os países que
utilizam o inglês como língua materna e a influência dessa língua
no Brasil
• Identificar informações sobre
os países cuja língua oficial é o inglês e compa rá-las com as
de países de expressão em língua
portuguesa
• Compreender os conceitos de
língua estrangeira e de língua franca e refletir sobre o papel
da aprendizagem de línguas
estrangeiras no mundo
• Deduzir uma regra gramatical
com base na análise de exemplos
• Reconhecer o uso do simple
present em textos informativos
• Reconhecer os usos de algumas
preposições em contexto: respect for, based on, in the
world,
adopted at, threatened by
•
Reconhecer o uso dos conectivos consequently, when e before
• Usar formas verbais do
presente simples e do passado simples em um texto informativo
• Reconhecer os usos dos
pronomes interrogativos
• Produzir um texto informativo
para um programa de intercâmbio cultural voltado a
estudantes que queiram estudar
português no Brasil, compreendendo a produção como
um
processo em etapas de elaboração e reelaboração
|
• Ler, compreender, analisar e interpretar: informes de
lazer, programação de
entretenimento, horóscopos, palavras cruzadas, piadas,
adivinhas e diálogos, inferindo
seus traços característicos, bem como suas finalidades e
usos sociais
• Identificar a tradução, a definição, a antonímia e a
sinonímia como diferentes processos
pelos quais é possível expressar o significado de uma
palavra
• Identificar os usos dos pronomes interrogativos
• Reconhecer, identificar e usar o futuro (will)
para fazer previsões
• Utilizar os conhecimentos de língua e de gênero para
participar de projeto de montagem
de jornal de classe
• Contribuir em momentos coletivos de tomada de decisão
e de produção escrita
• Produzir pistas para resolver palavras cruzadas
• Produzir previsões para diferentes signos do zodíaco
• Produzir texto para a coluna de sugestões de lazer e
cultura em um jornal,
compreendendo a produção como um processo em etapas de
elaboração e reelaboração
|
||
2º Bimestre
|
• Ler, compreender, analisar e
interpretar: opinião do leitor, classificados, primeira página,
notas de correção, piadas,
adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem
como suas finalidades e usos
sociais
• Relacionar definições às
palavras ligadas ao tema (jornal e jargão jornalístico)
• Relacionar os nomes das seções
de um jornal em língua portuguesa aos nomes em
língua inglesa
• Relacionar conteúdos de
manchetes às suas respectivas seções em um jornal
• Identificar as características
de organização de uma manchete e de uma nota de correção
em um jornal
• Inferir o significado de
abreviações apoiando-se em pistas presentes no texto e na
mobilização de conhecimentos
prévios
• Reconhecer os usos do passado
simples e da voz passiva em um texto informativo
• Reconhecer os usos de pronomes
interrogativos e de pronomes relativos (who, that,
where, when)
• Produzir um anúncio
classificado, observando suas características de organização
• Escrever notas de correção,
observando suas características de organização
|
4º Bimestre
|
• Ler, compreender, analisar e interpretar: notícias, lead,
piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais
• Comparar gêneros de textos distintos, identificando
suas características
• Usar formas verbais do presente simples e do passado
simples (voz ativa ou passiva) em
um texto informativo
• Reconhecer e utilizar os pronomes interrogativos
• Escrever uma manchete, observando suas características
de organização
• Elaborar leads
• Utilizar os conhecimentos de língua e de gênero para
participar de projeto de montagem
de jornal de classe
• Contribuir em momentos coletivos de tomada de decisão
e de produção escrita
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Inglês
2ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Ler,
compreender, analisar e interpretar: sinopses e resenhas críticas de filmes,
roteiros, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
02- Comparar gêneros de textos distintos, identificando
suas características
03- Comparar conteúdos em gêneros diferentes
04- Reconhecer a diferença entre sinopse e resenha
crítica
05- Identificar
as situações de uso de diferentes tempos verbais
06- Identificar
conjunções (contraste, adição, conclusão e concessão) e marcadores
sequenciais
07- Reconhecer o
processo de formação de palavras: prefixação e sufixação
08- Reconhecer
expressões que mostram uma opinião contrária e as que mostram a continuidade
de acontecimentos
09- Produzir uma
resenha crítica de filme, compreendendo a produção como um processo em etapas
de elaboração e reelaboração
|
20- Ler, compreender, analisar e
interpretar: entrevistas, seção “Pergunte ao especialista” (revista juvenil),
legendas de filmes, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais
21- Reconhecer estereótipos
sociais e preconceitos em textos
22- Identificar as situações de uso de
diferentes tempos verbais
23- Identificar as situações de uso de verbos
modais should, must, might
24- Reconhecer as situações de uso de orações
condicionais para falar de relações de causa e consequência (tipo 1) e
suposições (tipo 2)
25- Inferir o significado de palavras por meio
da análise de sua estrutura e de comparação com a língua portuguesa
26- Produzir uma carta para a seção de revista
juvenil, compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e
reelaboração
|
||
2º Bimestre
|
10- Ler, compreender, analisar e interpretar: roteiros,
anúncios ou propagandas publicitárias, piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais
11- Reconhecer diferentes objetivos das propagandas
12- Reconhecer e
analisar os recursos linguísticos presentes em uma propaganda para que ela atinja
seus objetivos
13- Reconhecer e
analisar a organização textual de um roteiro de propaganda para TV
14- Reconhecer a diferença entre propagandas veiculadas
em diferentes meios de comunicação
15- Reconhecer mensagens implícitas em anúncios ou
propagandas (linguagens verbal e não verbal)
16- Identificar
as situações de uso de diferentes tempos verbais
17- Reconhecer e
usar os graus do adjetivo
18- Identificar
diferentes usos do imperativo
19- Elaborar um
breve roteiro de anúncio publicitário para TV, compreendendo a produção como
um processo em etapas de elaboração e reelaboração
|
4º Bimestre
|
27- Ler, compreender, analisar e interpretar:
conto literário, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
28- Identificar os diferentes elementos que
estruturam o texto narrativo: personagens, marcadores de tempo e de
localização, o conflito gerador do enredo, sequência lógica dos fatos, modos
de narrar (1a e 3a pessoas); adjetivação na caracterização de personagens, cenários
e objetos; modos de marcar o discurso alheio (discursos direto e indireto)
29- Discutir a relação entre
cinema, literatura e identidade cultural com base na leitura de textos
30- Analisar e comparar o enredo no texto
literário com sua adaptação para o cinema
31- Identificar as situações de uso de
diferentes tempos verbais
32- Identificar conjunções (contraste, adição,
conclusão e concessão) e marcadores sequenciais
33- Identificar as situações de uso dos
discursos direto e indireto
34- Produzir um roteiro para dramatização de
esquete com base em um filme ou livro, compreendendo a produção como um
processo em etapas de elaboração e reelaboração
|
Março/2015
Acompanhamento Pedagógico
/Currículo Oficial do Estado de SP
Espera-se que o aluno desenvolva
as seguintes Habilidades
EE. Antônio Vieira Campos
Quadro de Conteúdos e
Habilidades de Inglês
3ª Série do Ensino Médio
|
|||
1º Bimestre
|
Habilidades
|
3º Bimestre
|
Habilidades
|
01- Ler, compreender, analisar e interpretar: relatos de
experiência, páginas de internet, boletins informativos, piadas, adivinhas,
verbetes de dicionário e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem
como suas finalidades e usos sociais
02- Avaliar o
contexto em que o candidato a uma vaga se apresenta
03- Trocar informações pessoais
04- Identificar
as situações de uso de diferentes tempos verbais
05- Localizar e interpretar informações em um texto para
apresentar uma opinião e construir argumentação
06- Identificar
diferentes usos do presente perfeito (expressar continuidade de ações, falar
de experiência de vida, dar notícias)
07- Produzir um
depoimento de experiência de trabalho voluntário, compreendendo a produção
como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
|
16- Ler,
compreender, analisar e interpretar: depoimentos, livreto de apresentação de
cursos universitários (índice, carta de boas-vindas, tabelas com cursos,
resumo dos cursos, relatos de experiência, textos informativo-descritivos,
testemunhos), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
17- Identificar o
uso dos marcadores textuais que indicam opções (either ... or, neither ...
nor)
18- Identificar as situações de uso de estruturas
verbais para indicar ações no futuro: will, going to
19- Identificar
as situações de uso dos verbos modais: may, might
20- Produzir
depoimento pessoal sobre planos profissionais para o futuro, compreendendo a produção
como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
|
||
2º Bimestre
|
08- Ler,
compreender, analisar e interpretar: anúncios, boletins informativos, guias
de orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
09- Inferir o
significado de abreviações, apoiando-se em pistas presentes no texto e na mobilização
de conhecimentos prévios
10- Reconhecer as
características e a organização de um anúncio de emprego
11- Identificar,
em um anúncio de emprego, as diferentes habilidades solicitadas de um
candidato
12- Antecipar a
ordem de importância de informações mencionadas em uma pesquisa sobre qualificação
profissional
13- Reconhecer e
usar verbos que indicam diferentes habilidades
14- Identificar o
significado de verbos característicos de anúncios de emprego, categorizá-los e
usá-los em contexto
15- Produzir um anúncio
oferecendo-se para um emprego (“Ofereço-me para...”), compreendendo a
produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
|
4º Bimestre
|
21- Ler, compreender, analisar e interpretar: currículo,
boletins informativos, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
22- Comparar gêneros de textos distintos, identificando
suas características
23- Comparar conteúdos em gêneros diferentes
24- Reconhecer as
características e a organização de um currículo
25- Identificar o uso e o significado de abreviações em
currículo
26- Produzir um
currículo contendo informações pessoais, formação, habilidades e objetivos, compreendendo
a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração
|
Março/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário