ATENÇÃO: Verificar e dar ciência diariamente no livro de COMUNICADOS E CONVOCAÇÕES que fica ao lado do livro ponto na secretaria.
Verificar toda 2ª e 5ª feira os
boletins informativos no site da Diretoria de Ensino de Sorocaba http://desorocaba.educacao.sp.gov.br
E. E. Antônio Vieira Campos
Formação Continuada dos Docentes
22 e 23
novembro de 2016
PAUTA
"A alegria
não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca.
Ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da
alegria."
(Paulo Freire)
ü
Elaborar
questões para avaliação multidisciplinar.
ü
Plano de
Aula novembro de 2016 , adaptação curricular e orientações gerais Saresp 2016.
Justificativa:
ü É importante salientar
que todas as pautas das ATPCs realizadas na EE Antônio Vieira Campos são
discutidas e estudadas pela equipe gestora durante as reuniões semanais dos
gestores e, não obstante, a temática abordada vem ao encontro das necessidades
da Unidade Escolar apontadas pelo corpo docente, bem como as demandas da SEE-SP
via Diretoria de Ensino - Região de Sorocaba – SP.
Desenvolvimento:
ü Leitura da pauta;
ü Elaborar questões para avaliação multidisciplinar (6
questões múltipla escolha e 4 dissertativas), enviar no e-mail da escola até
22/11/2016, conformo modelo anexado no livro de comunicados, provas 1ª e 2ª série do Ensino Médio.
ü Plano de Aula novembro de 2016, adaptação curricular
e orientações gerais Saresp 2016.
Encerramento.
Curiosidade:
Paulo Reglus Neves Freire, ou somente Paulo Freire, (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997)
foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro.
É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial,[1]tendo influenciado o movimento
chamado pedagogia crítica.
É também o Patrono da Educação Brasileira.
Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular,
voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.
Autor de Pedagogia do Oprimido,
livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do
"vanguardismo" dos intelectuais tradicionais da educação, sempre
defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo
de ser realmente democrático. Desta maneira todos teriam acesso à capacitação.
Freire foi influenciado pelo personalismo, marxismo e catolicismo. Inicialmente ele adota um
pensamento personalista até uma proposição que dialoga com o marxismo. Sob a
influência personalista, a liberdade para Freire é definida como o ligar-se ao
Criador. Todavia, o exílio aproxima Freire do marxismo ocidental, e sua ideia
tradicional de ligação-individual com o Criador é substituída pela ideia de que
a ligação indivíduo-Criador tem que ser necessariamente mediatizada pelo
coletivo dos homens.[2][3]
Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando
assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a
realidade, em contraposição à por ele denominada ''educação bancária'',
tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele
próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se
de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado,
mas conhecido como Método Paulo Freire,
que aproxima o aluno do conteúdo, pela utilização de palavras conhecidas pelo
mesmo [4]. Inicialmente o método só era usado
na alfabetização, mas logo se estendeu para outras áreas [5]. Avalia-se que o método Paulo Freire
exprimia ideais cristãos[6].
Foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 29 títulos
de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o
prêmio da UNESCO de
Educação para a Paz em 1986.[7][8][9][10][11] Em
13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo
Freire Patrono da Educação Brasileira.[12]
Atenção: Todos
os professores presentes devem assinar a “Ata da Reunião”.
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