terça-feira, 22 de novembro de 2016

Pauta de ATPCs dias 22 e 23 novembro de 2016

ATENÇÃO: Verificar e dar ciência diariamente no livro de COMUNICADOS E CONVOCAÇÕES que fica ao lado do livro ponto na secretaria.
Verificar toda 2ª e 5ª feira os boletins informativos no site da Diretoria de Ensino de Sorocaba http://desorocaba.educacao.sp.gov.br
E. E. Antônio Vieira Campos
Formação Continuada dos Docentes
22 e 23 novembro de 2016

PAUTA

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. Ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."                                                                                                                                                                   (Paulo Freire)

ü               Elaborar questões para avaliação multidisciplinar.

ü               Plano de Aula novembro de 2016 , adaptação curricular e orientações gerais Saresp 2016.

Justificativa:

ü  É importante salientar que todas as pautas das ATPCs realizadas na EE Antônio Vieira Campos são discutidas e estudadas pela equipe gestora durante as reuniões semanais dos gestores e, não obstante, a temática abordada vem ao encontro das necessidades da Unidade Escolar apontadas pelo corpo docente, bem como as demandas da SEE-SP via Diretoria de Ensino - Região de Sorocaba – SP.

Desenvolvimento:

ü  Leitura da pauta;

ü  Elaborar questões para avaliação multidisciplinar (6 questões múltipla escolha e 4 dissertativas), enviar no e-mail da escola até 22/11/2016, conformo modelo anexado no livro de comunicados, provas 1ª e 2ª série do Ensino Médio.

ü  Plano de Aula novembro de 2016, adaptação curricular e orientações gerais Saresp 2016.

Encerramento.


Curiosidade: Paulo Reglus Neves Freire, ou somente Paulo Freire, (Recife, 19 de setembro de 1921  São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial,[1]tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.
Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais tradicionais da educação, sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. Desta maneira todos teriam acesso à capacitação. Freire foi influenciado pelo personalismo, marxismo e catolicismo. Inicialmente ele adota um pensamento personalista até uma proposição que dialoga com o marxismo. Sob a influência personalista, a liberdade para Freire é definida como o ligar-se ao Criador. Todavia, o exílio aproxima Freire do marxismo ocidental, e sua ideia tradicional de ligação-individual com o Criador é substituída pela ideia de que a ligação indivíduo-Criador tem que ser necessariamente mediatizada pelo coletivo dos homens.[2][3]
Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada ''educação bancária'', tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado, mas conhecido como Método Paulo Freire, que aproxima o aluno do conteúdo, pela utilização de palavras conhecidas pelo mesmo [4]. Inicialmente o método só era usado na alfabetização, mas logo se estendeu para outras áreas [5]. Avalia-se que o método Paulo Freire exprimia ideais cristãos[6].
Foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986.[7][8][9][10][11] Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.[12]

Atenção: Todos os professores presentes devem assinar a “Ata da Reunião”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário