E.
E. Antônio Vieira Campos
Formação
Continuada dos Docentes
19 e 20 de março 2018
Pauta de ATPCs
“A alegria não chega
apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e
aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.
Contextualização: A
partir das observações dos planos de ensinos das diferentes disciplinas do currículo
escolar, durante o início deste ano letivo, notou-se algumas fragilidades no processo
de ensino-aprendizagem que requer uma reflexão
imediata, quanto a sequência didática e registros das atividades, desenvolvidas
pelos alunos.
Vale ainda, relembrar a importância das avaliações externas,
no sentido de que sejam retomadas as habilidades inseridas na AAP-18ª. edição 2018
e habilidades SARESP, das salas avaliadas. Bem como, propor intervenções necessárias
para sana-las.
Objetivos:
ü Discutir o processo de registros escolares;
ü Análise dos indicadores: SARESP e AAP-18ª. edição (habilidades
prioritárias) e Sequências Didáticas;
ü Socializar práticas exitosas.
Conteúdos:
ü Regimento Escolar “DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO”;
ü
Plataforma Foco Aprendizagem.
Encaminhamento:
ü
Abertura com a leitura da pauta
e reflexão da frase de Paulo
freire com os PCs. Adriano/Débora;
ü
Esclarecimentos e
reflexão sobre o “DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO”;
ü
Apresentação da
Plataforma Foco Aprendizagem.
ü
Encerramento.
Curiosidade:
Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997)
foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos
pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial,[1] tendo influenciado o movimento
chamado pedagogia crítica.
É também o Patrono da Educação Brasileira.
Sua
prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o
objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em
contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o
educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não
seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o
educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu
trabalho na área da educação popular,
voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.
Atenção: Todos
os professores presentes devem assinar a “Ata da Reunião”.
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