quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Projeto - Água limpa

Escola Antônio Vieira Campos








Projeto - Água limpa
Professora: Débora Lia Loureiro de Carvalho













Sorocaba/2017
Justificativa
O projeto com o tema “água limpa”, tem como meta apresentar para os alunos dos 6° anos os inúmeros problemas causados pela falta de tratamento de água. Visando proporcionar uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores.

Objetivos
·         Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico;
·         Conscientizar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; 
·         Mostrar as interferências negativas e positivas que o homem faz na natureza e que a água não deve ser desperdiçada, e muito menos poluída
·         Relacionar algumas doenças com o consumo de água não tratada. 

Público Alvo: Alunos de 6º anos (A-B-C-D-E)

Atividades/ Problematização
Desenvolver esse projeto com a problematização das experiências já vividas pelos alunos, capacitando-os para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.
Iniciando o projeto em sala de aula e com o término na visitação da Estação de tratamento de água da cidade de Votorantim.


Estratégias /Etapas

Etapa I
·         Roda de conversa sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.


Etapa II
·          Trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma.

Etapa III
·         Explicação, debate e vídeo sobre o funcionamento de uma estação de tratamento de água e sua importância.
Etapa IV
·         Visitação a estação de tratamento de água na cidade de Votorantim.
Etapa V
·         Cartazes sobre as doenças relacionadas a falta de tratamento de água
Etapa VI
·         Seminário apresentados por grupos sobre as doenças pesquisadas.
Etapa VII
·         Finalizando com uma roda de conversa sobre as experiências concretas de cada grupo, mostrando a importância da água limpa para nossas vidas.

Recursos didáticos:
Data Show
Ônibus fretado

Avaliação
 A avaliação será realizada de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto.


Referência bibliográfica:  Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,





























Nenhum comentário:

Postar um comentário