Escola
Antônio Vieira Campos
Projeto
- Água limpa
Professora:
Débora Lia Loureiro de Carvalho
Sorocaba/2017
Justificativa
O projeto com
o tema “água limpa”, tem como meta apresentar para os alunos dos 6° anos os inúmeros
problemas causados pela falta de tratamento de água. Visando proporcionar uma
grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam
ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e
assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores.
Objetivos
·
Reconhecer que
a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico;
·
Conscientizar,
por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de
uma postura crítica;
·
Mostrar as
interferências negativas e positivas que o homem faz na natureza e que a água
não deve ser desperdiçada, e muito menos poluída
·
Relacionar
algumas doenças com o consumo de água não tratada.
Público
Alvo: Alunos de 6º anos (A-B-C-D-E)
Atividades/
Problematização
Desenvolver
esse projeto com a problematização das experiências já vividas pelos alunos,
capacitando-os para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem
enfrentando com a poluição e a escassez de água.
Iniciando o
projeto em sala de aula e com o término na visitação da Estação de tratamento
de água da cidade de Votorantim.
Estratégias /Etapas
Etapa I
·
Roda de
conversa sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que
vivemos.
Etapa II
·
Trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes,
onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da
mesma.
Etapa III
·
Explicação, debate e vídeo sobre o
funcionamento de uma estação de tratamento de água e sua importância.
Etapa IV
·
Visitação a estação de tratamento de água na
cidade de Votorantim.
Etapa V
·
Cartazes sobre as doenças relacionadas a falta
de tratamento de água
Etapa VI
·
Seminário apresentados por grupos sobre as
doenças pesquisadas.
Etapa VII
·
Finalizando
com uma roda de conversa sobre as experiências concretas de cada grupo,
mostrando a importância da água limpa para nossas vidas.
Recursos didáticos:
Data Show
Ônibus fretado
Avaliação
A avaliação será realizada de forma contínua,
com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes
diante do projeto.
Referência bibliográfica: Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e
Saúde,
Nenhum comentário:
Postar um comentário