sábado, 21 de fevereiro de 2015

Professor visite o site e conheça o CURRÍCULO+

DIRETORIA DE ENSINO DE SOROCABA
Boletim Nº 12, de 19 de fevereiro de 2015



INFORMAÇÃO 7: CURRÍCULO+

 Em atendimento ao Boletim CGEB nº 82, retransmitimos. 

Lançada em fevereiro de 2014, a iniciativa Currículo+ desdobra-se a partir de uma plataforma online de conteúdos digitais (vídeos, videoaulas, jogos, animações, simuladores e infográficos), articulados com o Currículo do Estado de São Paulo e disponibilizados por meio de um processo de curadoria realizado por uma equipe composta por Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico de diversas Diretorias de Ensino da Rede, representantes de todos os níveis de ensino e disciplinas do Currículo. O Currículo+ objetiva: 
 Oferecer aos professores recursos pedagógicos digitais, articulados com o Currículo, assim como orientações para implementação, para tornar as aulas mais contextualizadas, significativas, interativas e personalizadas; 
 Disponibilizar ao aluno recursos digitais para reforçar, recuperar ou complementar seus estudos, dentro ou fora da escola; Com pouco mais de 1 ano de operação, a plataforma já atingiu cerca de 500 mil acessos, sendo que em 2014, aproximadamente 3.300 escolas estaduais a utilizaram em algum momento. Em 2015 o Currículo+ está de “cara nova”. Essa nova versão apresenta uma interface ainda mais interativa, um sistema de busca aprimorado e mais de 500 novos conteúdos! Clique aqui para visitar o site! Para entender melhor como as soluções pedagógicas digitais já vêm sendo utilizadas por diversas escolas estaduais, assista ao vídeo “Currículo+ transforma a utilização da tecnologia em sala de aula”, com depoimentos de professores e alunos. Sugestões para o Professor Coordenador na semana De Planejamento: (Re)Apresentando e trabalhando O Currículo+: 
 Exibir o vídeo Currículo+ transforma a utilização da tecnologia em sala de aula aos professores e, à luz dos depoimentos, discutir a importância dessas novas possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem; 
 Levar os professores para a sala de informática e incentivar que todos acessem a plataforma para (re)conhecer o seu conteúdo; Sugerir que os professores identifiquem um objeto digital de aprendizagem em suas respectivas disciplinas/segmentos e pedir para que socializem suas escolhas e possibilidades de uso com os alunos – se quiser ir além, sugerir que cada professor elabore uma atividade com o(s) objeto(s) digital de aprendizagem selecionado(s); 
 Discutir as dinâmicas de uso ao longo do ano – Como a escola vai se organizar para utilizar os recursos tecnológicos que hoje estão à disposição visando a integração do Currículo+ à prática pedagógica? 



OBSERVAÇÃO: Os Boletins e seus Anexos estão disponíveis no site da Diretoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário